Mesmo com queda de 25% nas vendas em 2015 (até novembro), as montadoras
não tirarão o pé do acelerador dos lançamentos em 2016. Como o
planejamento é a médio e longo prazo, as marcas acreditam que o cenário
irá melhorar em alguns anos. Até a volta da bonança, seguem apostando em
modelos novos para pelo menos conter a queda.
Se 2015 foi o
ano dos SUVs,
o próximo terá lançamentos mais diversificados. Após anos sem novidades
de peso, a Fiat terá logo dois: a picape Toro e um novo subcompacto
ainda sem nome. Honda e Chevrolet apostarão em novas gerações para seus
sedãs médios, Civic e Cruze.
O ano que vem também terá a inauguração das fábricas de
Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP) e
Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ).
Além dos modelos já citados, quase todos os segmentos terão novidades.
Confira abaixo mais de 70 modelos que devem chegar em 2016.
Audi
Audi A4 (Foto: Divulgação)
A4 - nova geração
Sedã mais tradicional da Audi, o A4 estava defasado em relação à
concorrência, BMW Série 3 e Mercedes Classe C. Porém, o jogo tende a
mudar com a nova geração, apresentada ao público no Salão de Frankfurt.
Ela chega ao Brasil no primeiro trimestre do ano que vem, e promete
acirrar a disputa no segmento. O sedã foi totalmente refeito, e ficou
maior, mais espaçoso e mais leve.
Leia mais
Novo Audi A4 Avant (Foto: Divulgação)
A4 Avant - nova geração
Mesmo com um mercado pequeno para peruas, a Audi trará ao país a versão
wagon do A4, chamada de Avant. Assim como no sedã, o visual é
totalmente novo. No porta-malas, vão 505 litros, mas o volume, com os
bancos rebatidos, a capacidade pode chegar a 1.510 litros.
Leia mais
Audi Q3 2016 (Foto: Flavio Moraes/G1)
Q3 - produção nacional
O segundo modelo da Audi a sair da planta em São José dos Pinhais (PR) é
o Q3. O crossover já é vendido no país com visual atualizado, porém, o
produto nacional pode passar pelo mesmo processo de simplificação do A3
Sedan, ao se tornar brasileiro. O sedã perdeu a suspensão traseira
multilink e o câmbio S-Tronic, para contar com eixo de torção e uma
transmissão automática convencional.
Leia mais
Novo Audi Q7 (Foto: Divulgação)
Q7 - nova geração
Maior SUV da Audi, o Q7 chega no primeiro semestre, com visual
totalmente novo e mais tecnologia. Um dos destaques é o que a Audi chama
de Virtual Cockpit, o quadro de instrumentos configurável, que pode
exibir orientações do GPS, informações do computador de bordo e dispor
os mostradores de várias formas.
audi TTS matéria (Foto: Martial Trezzini/AP)
TTS - nova geração
Opção mais potente ao TT de 230 cv, o TTS chega logo no início de 2016,
com um propulsor de 2 litros, mas reprogramado para desenvolver 310 cv.
Com ele, o cupê faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, digno de
esportivos maiores, mais potentes e mais caros. Se por aqui, o TT sai
por R$ 230 mil, o TTS deve beirar os R$ 300 mil.
Leia mais
BMW
BMW Série 3 2016 (Foto: Divulgação)
Série 3 - reestilização leve
A discreta mudança no visual do Série 3, anunciada em maio, chegará ao
Brasil apenas em 2016. O sedã, mais vendido da história da empresa alemã
foi o primeiro modelo a ser produzido na fábrica de Araquari. As
mudanças são bem discretas, que apenas olhos mais acostumados com o
modelo podem notar com mais facilidade. O para-choque teve detalhes
redesenhados, e as lanternas passam a contar com novos desenhos
internos.
Leia mais
BMW Série 7 (Foto: Divulgação)
Série 7 - nova geração
Maior e mais luxuoso sedã da marca alemã, o Série 7 chega ao Brasil em
março, repleto de novas tecnologias. É possível controlar a central
multimídia por meio de gestos, sem precisar tocar na tela. Se a vaga é
muito apertada, basta descer do carro e fazer a manobra com movimentos
na chave, que conta com uma pequena tela.
Leia mais
Novo BMW X1 (Foto: Divulgação)
X1 - produção nacional e de nova geração
Produzido em solo nacional desde novembro de 2014, o X1 ganhará nova
geração, também montada no Brasil. O modelo foi apresentado na Europa em
junho, e começa a sair da fábrica de Araquari (SC) entre março e abril.
Leia mais
Chery
Novo Chery QQ (Foto: Divulgação)
QQ - produção nacional
A previsão de iniciar a
produção do novo QQ em Jacareí ainda em 2015 foi revista,
e agora, o compacto só sairá da primeira fábrica da Chery no Brasil no
ano que vem. Se a nacionalização ajudar na melhoria da qualidade, como
fez com o Celer, o pequeno pode se tornar uma opção a ser pensada para
quem não quer investir muito em um carro novo.
Leia mais
Tiggo 5, da Chery, é exibido no Salão do Automóvel de São Paulo (Foto: Alan Morici/G1)
Tiggo 5 - nova geração
Mesmo com a chegada do Tiggo 5, de nova geração, o Tiggo que é
atualmente vendido no Brasil deve continuar em cena. Caberá ao novo
modelo ser o mais requintado Chery vendido no país. A
produção nacional do Tiggo 5 também foi confirmada pela Chery. A montagem, porém, só deve começar em 2017. As vendas do importado começam antes.
Leia mais
Chevrolet
6ª GERAÇÃO: Chevrolet Camaro 2016 (Foto: Divulgação)
Camaro - nova geração
Mesmo com o câmbio desfavorável, o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz,
afirmou que a nova geração do Camaro seria vendida por aqui.
A marca ainda estuda como fará para trazer o esportivo sem reajustar
demais a tabela de preços (o atual modelo está na casa dos R$ 240 mil).
Motores V6 e 2.0 turbo estão descartados.
Leia mais
Novo Chevrolet Cruze chega aos EUA em 2016 (Foto: Divulgação)
Cruze - nova geração
Deve ser a principal aposta da Chevrolet para o ano que vem. Porém,
deve ficar para o fim do segundo semestre, como linha 2017. Isso porque o
novo Cruze ainda não começou a ser vendido nem nos Estados Unidos, e
também o Cruze “brasileiro” atual acabou de ganhar a tecnologia OnStar.
Leia mais
Onix - reestilização leve
Líder de vendas no Brasil em 2015, o hatch da Chevrolet completou três
anos no mercado. Seu maior rival, o Hyundai HB20 acaba de passar pela
reestilização da metade do ciclo. Com o Onix, o mesmo não deve demorar
para acontecer. A GM não confirma, mas o modelo deve receber mudanças na
dianteira, para deixar o visual mais próximo ao da nova identidade
visual da marca.
Prisma reestilizado - reestilização leve
Se o Onix é o mais vendido do país, o Prisma também faz sucesso, e
lidera a categoria dos sedãs compactos. Mesmo assim, o modelo deve
acompanhar o Onix nas mudanças, e ganhar uma nova dianteira, inspirada
na nova geração do sedã maior, Cruze. Junto com o Onix, deve trazer a
nova geração da multimídia MyLink.
S10 - reestilização leve
Com uma linha praticamente toda renovada, será uma tarefa árdua para a
Chevrolet renovar tantos produtos em um ano. A picape S10, que tem o
mesmo visual desde 2012, deve ganhar pontuais mudanças no visual,
sobretudo na dianteira. Também deve ter novos equipamentos, para ficar
ainda mais parecida com um veículo de passeio.
Leia mais
Trailblazer - reestilização leve
Opção de SUV da S10, a Trailblazer acompanhará o “tapa” no visual da
picape. Além disso, com as mudanças, ela também ficaria mais competitiva
em relação a Toyota Hilux SW4. Em relação aos
motores, o utilitário não deve ter novidades, já que recebeu atualizações há pouco mais de um ano.
Dodge
Dodge Challenger SRT Hellcat (Foto: Divulgação/Barret-Jackson Auctions)
Challenger Hellcat - modelo inédito
Rival histórico de Mustang e Camaro, o Challenger ganhou, no ano
passado, sua versão mais potente da história, a Hellcat. Ela traz motor
V8 6.2 de incríveis 717 cv e mais de 90 kgfm de torque. A marca ainda
estuda a importação, mas, mesmo que em quantidades pequenas, o modelo
deve, sim, ser vendido por aqui.
Leia mais
Dodge Charger SRT Hellcat (Foto: Divulgação)
Charger Hellcat - modelo inédito
Já imaginou um sedã com mais de 700 cv? É o que a Dodge fez com o
Charger, em sua versão mais potente, Hellcat. A própria marca diz que
ele é o sedã mais rápido do mundo. A aceleração de 0 a 160 km/h é feita
em menos de 13 segundos e a máxima é de 328 km/h. Tudo isso graças ao V8
de 6.2 litros. A Dodge ainda não confirmou oficialmente o modelo, mas a
chegada, em quantidades bem pequenas, devido ao preço alto, é provável.
Leia mais
Ferrari
Ferrari 488 Spider no Salão de Frankfurt (Foto: Michael Probst/AP)
488 Spider - modelo inédito
A versão conversível da 488 foi apresentada no Salão de Frankfurt e
desembarca no país no ano que vem. Ela conta com motor V8 de 3.9 litros e
670 cv. São 3 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, 8,7 segundos para
chegar aos 200 km/h e 18 segundos para abrir ou fechar a capota. A 458
Spider, antecessora da 488, custa atualmente R$ 2,5 milhões. É possível
imaginar que o novo modelo chegue com preços mais altos.
Veja vídeo
Fiat
Fiat Toro: primeira imagem da picape (Foto: Divulgação)
Toro - modelo inédito
Após anos sem lançar modelos inéditos, a Fiat vem com novidades de peso
em 2016. A primeira, que chega logo no início do ano é a picape
“quase-média” Toro. Grande rival para a Renault Oroch, a Toro será
produzida na fábrica de Goiana (PE), e terá a mesma base do Jeep
Renegade. O conjunto mecânico, inclusive, será compartilhado.
Inicialmente, deve contar com motores 1.8 flex e 2.0 diesel, este,
aliado à tração 4x4. A picape terá 4,91 m de comprimento e capacidade de
carga de 1 tonelada.
Leia mais
Subcompacto (projeto XH1) - modelo inédito
Aposta de maior volume da Fiat no ano, o subcompacto XH1 ainda não tem o
nome definido. Ele chega entre o final do primeiro semestre e o início
do segundo, para substituir, de uma só vez, Uno Vivace e Palio Fire. Na
estreia, o XH1 será vendido com o atual motor 1.0 de quatro cilindros,
enquanto o de três cilindros não fica pronto. Será rival de
Volkswagenx Up e do Renault Kwid, quando este chegar, no começo de 2017.
Ford
EcoSport - reestilização e novo motor
Após “sofrer” com a chegada da dupla
Honda
HR-V e Jeep Renegade, o EcoSport terá em 2016, a missão de tentar virar
o jogo contra os estreantes. Para isso, a Ford irá apostar em uma
mudança, após 4 anos com este visual. Aposte em uma versão reduzida do
Edge, com uma grade mais marcante. O modelo também deve contar com uma
nova motorização. O mais cotado é o 1.0 EcoBoost de três cilindros e 125
cv. Deve ficar mais para o fim do ano, como linha 2017.
Ford Edge 2016 (Foto: André Paixão/G1)
Edge - nova geração
O crossover, que deu as caras no Salão de São Paulo em 2014, só chegará
no ano que vem, quase dois anos após a revelação desta geração. Se os
cromados em demasia são a marca registrada do modelo atual, o novo será
um pouco mais discreto, com grade menor e lanternas posicionadas na
horizontal.
Leia mais
Fusion - reestilização leve
O sedã passará por facelift no Salão de Detroit, no início de janeiro.
Com a nova cara, deve chegar ao Brasil mais para o final de 2016. Não
espere muitas novidades estéticas, a aposta deve ser em conectividade.
Motor Ford EcoBoost 1.0 (Foto: Divulgação)
Motor Ecoboost 1.0 - novo motor
Neste caso, não trata-se de um modelo específico, mas sim de uma
tecnologia. Mais um motor da família EcoBoost deve chegar ao Brasil no
ano que vem. Desta vez, na menor opção possível, o 1.0 de três cilindros
com turbo e 125 cv. Na Europa, ele é utilizado em boa parte da linha,
desde o Fiesta ao sedã grande Mondeo (igual ao nosso Fusion). Por aqui, o
favorito para receber o moderno propulsor é o Fiesta.
Ford Ranger (Foto: Divulgação)
Ranger - reestilização leve
Prevista para ser lançada ainda em 2015, a reestilização da Ranger
ficou para 2016. O modelo, apresentado na Tailândia no início do ano,
ganhará visual mais moderno, com faróis afilados e grade hexagonal. Deve
manter as motorizações, mas ganhar em sofisticação.
Leia mais
Honda
Honda Accord 2016 (Foto: Divulgação)
Accord - reestilização leve
Maior sedã da Honda no país, o Accord recebe o facelift do modelo
americano. Ele chega logo no começo do ano. Os faróis devem ganhar luzes
de LED, enquanto os dois filetes finos da grade dão lugar a uma única
barra, mais grossa e cromada.
Honda Civic 2016 (Foto: Divulgação)
Civic - nova geração
Se em 2015, o grande lançamento da Honda foi o HR-V, para 2016, as
expectativas estão em torno da 10ª geração do Civic. O sedã, que é o
vice-líder da categoria, bem atrás do rival Corolla, quer tomar a
dianteira, e para isso, foi completamente reformulado. Entre as
novidades, além do ousado visual,
há um novo motor 1.5 turbo de 174 cv. Ele chega, já nacional, no segundo semestre.
Leia mais
Jac Motors
Jac S2 é o futuro T3, que deve ser fabricado no Brasil (Foto: Divulgação)
T3 - modelo inédito
Sem planos para continuar a fábrica em Camaçari (BA), a Jac se vira
como pode no Brasil. E para 2016, a chinesa prepara o lançamento de seu
menor modelo aventureiro. O T3, que é um hatch com proposta aventureira,
assim como o Volkswagen CrossFox, será importado para brigar com as
versões convencionais dos hatches pequenos, como o próprio Fox e o
Renault Sandero.
Leia mais
T5 é exibido no estande da JAC no Salão de São Paulo (Foto: Caio Kenji/G1)
T5 - modelo inédito
Para completar a família de SUVs da marca, a Jac lançará no país o T5,
que bebe da mesma água do irmão maior, T6, e oferecerá porte de
EcoSport, mas com preço mais em conta do que um CrossFox. Chega em
março, por R$ 59 mil, trazendo motor 1.5 de 125 cv e câmbio manual de
seis marchas. Meses depois, em agosto, chega a versão CVT, o primeiro
Jac com transmissão automática no país. Na versão mais completa, terá
controles de tração e estabilidade e ar-condicionado digital. Ela
custará R$ 72 mil.
Leia mais
Jaguar
Jaguar F-Pace (Foto: Divulgação)
F-Pace - modelo inédito
Se o XE foi o lançamento mais importante da Jaguar em 2015, o ano de
2016 será do F-Pace. Primeiro crossover da marca inglesa, ele foi
apresentado quebrando recordes: percorreu o maior looping do mundo, de
19 metros de altura. A ocasião escolhida foi o Salão de Frankfurt. Já é
certo que ele
terá três versões, e custará por volta de R$ 300 mil.
Leia mais
Jaguar XF entra em nova geração, com mais alumínio na carroceria (Foto: Shannon Stapleton / Reuters)
XF - nova geração
O XF, que não é mais o sedã de entrada da Jaguar, ganha uma nova
geração em 2016. Lançado em março deste ano, a marca preferiu esperar
para trazer o sedã renovado ao país. Tudo isso por conta do lançamento
do XE, modelo que deve ser o de maior volume da empresa. Mais curto,
porém com entre-eixos melhor, o XF passou por uma “dieta”, e ficou até
80 kg mais leve.
Leia mais
Kia
Novo Kia Cerato (Foto: Divulgação)
Cerato - nova geração
A inauguração da
nova fábrica da Kia no México
promete dar fôlego novo para a marca no Brasil. Sem o pesado imposto de
importação, já que Brasil e México possuem acordo bilateral, a marca
investirá em vários lançamentos por aqui. O primeiro é o sedã Cerato, já
em nova geração. Ele chega em maio, e, se tiver preço menos, deve fazer
concorrência a Ford New Fiesta Sedan e Honda City.
Novo Kia KX3, SUV compacto da marca coreana (Foto: Divulgação)
KX3 - modelo inédito
Se a Hyundai reluta em confirmar a vinda do SUV compacto Creta (ou
ix25) para o Brasil, a Kia logo confirmou que trará sua versão
equivalente, o KX3. Pode ser que ele receba outro nome, como é comum com
alguns modelos da empresa. Mas a chegada, para novembro, é certa. Ele
tem 4,26 m de comprimento, 2,59 m de entre-eixos e, na versão
conceitual, foi apresentado com motor 1.6 turbo.
Kia Optima Hybrid (Foto: Divulgação)
Optima híbrido - modelo de volta ao Brasil
Na mesma situação do Soul elétrico, a versão híbrida do sedã Optima,
que já foi vendida no Brasil, deve retornar. Ele tem motor 2.4 a
gasolina de 159 cv, além de um elétrico, de 47 cv. Somados, fornecem 199
cv. Não há prazo ou preços definidos.
Kia Rio deve chegar, importado do México, em julho de 2016 (Foto: Divulgação)
Rio - modelo inédito
A Kia também terá um hatch imediatamente acima do Picanto. É o Rio, que
chega em julho, também vindo do México. Ele chega com motor 1.6 para
ser mais um rival do Hyundai HB20. Se o visual é mais conservador do que
o “primo”, o Rio deve contar com um acabamento mais caprichado.
Kia Soul EV (Foto: Divulgação)
Soul elétrico - nova versão
Com o anúncio da redução de imposto de importação para híbridos e
elétricos, a Kia confirmou que irá vender no país a versão elétrica do
monovolume Soul. O modelo foi exibido no Salão de São Paulo, ainda como
clínica para clientes. A autonomia é de 219 km, e ainda não há preço
confirmado.
Leia mais
Novo Kia Sportage (Foto: Divulgação)
Sportage - nova geração
Destaque da marca no Salão de Frankfurt, a nova geração do Sportage
será um dos primeiros lançamentos da Kia no país em 2016. Deve ser
lançado no 2º trimestre, importado do México, e com a isenção de imposto
de importação, será mais competitivo. Traz design controverso, mas deve
compensar com ganho em refinamento na comparação com a geração atual.
Leia mais
Lamborghini
Lamborghini Huracán Spyder (Foto: Divulgação)
Huracán Spyder - modelo inédito
Outro esportivo conversível lançado no Salão de Frankfurt, a Huracán
Spyder, desembarca no Brasil em 2016. A rival da Ferrari 488 traz motor
V10 5.1 naturalmente aspirado. Os 610 cv fazem o italiano acelerar de 0 a
100 km/h em apenas 3,4 segundos. A máxima é de 324 km/h, e o preço deve
ser maior do que os R$ 2,6 milhões que a marca cobra pela Huracán de
teto fechado no Brasil.
Veja vídeo
Land Rover
Land Rover Discovery Sport (Foto: Divulgação)
Discovery Sport - produção nacional
Poucas semanas após o início da produção do Evoque, a linha de Itatiaia
também passará a montar o Discovery Sport, maior e mais barato do que o
Evoque. Ele será produzido com as motorizações gasolina e diesel.
Leia mais
Range Rover Evoque Conversível (Foto: AP Photo/John Locher)
Evoque conversível - modelo inédito
Primeiro conversível legítimo da Land Rover, o Evoque acaba de ser
mostrado na Europa, e chega ao Brasil para ocupar um segmento de nicho.
Até por isso, poucas unidades devem ser trazidas.
Leia mais
Land Rover Discovery Sport e Evoque serão produzidos em Itatiaia, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Evoque - produção nacional
O veículo responsável por inaugurar a primeira fábrica da Land Rover
fora do Reino Unido será o Evoque. O SUV começa a sair da planta de
Itatiaia entre abril e maio. Porém, desde a metade de novembro, unidades
de pré-série, feitas para alinhar padrões de qualidade, já estão sendo
construídas. A marca já afirmou que os modelos não serão mais baratos do
que os atuais, importados.
Leia mais
Lifan
X50 foi um dos destaques da Lifan no Salão de São Paulo de 2014 (Foto: Caio Kenji/G1)
X50 - modelo inédito
O instável cenário econômico do Brasil fez a Lifan
atrasar em praticamente um ano a chegada do hatch com pegada aventureira, X50.
Com isso, ele só deve ser lançado por aqui no final do 1º semestre. É
menor do que um EcoSport, e por isso, deve concorrer, em porte, com
Sandero Stepway e CrossFox. Espere um preço mais baixo. O motor é 1.5 de
103 cv.
Mercedes-Benz
Mercedes-Benz Classe C Coupé (Foto: Divulgação)
Classe C Coupé - modelo inédito
Terceiro membro da família Classe C, o Coupé (assim mesmo, com acento),
chega ao país no primeiro semestre. Com visual mais elegante do que as
versões sedã e perua, o cupê de duas portas tem dianteira idêntica aos
demais modelos, porém, na traseira, se assemelha mais do irmão maior,
Classe S Coupé.
Leia mais
Mercedes-Benz Classe C (Foto: Victor Moriyama/G1)
Classe C - produção nacional
O responsável por trazer de volta a produção de veículos de passeio da
Mercedes no Brasil é o sedã mais tradicional da marca, o Classe C. Ele
chega no primeiro semestre, ao que tudo indica, com o mesmo preço da
versão importada.
Mercedes-Benz GLA 250 (Foto: Divulgação)
GLA - produção nacional
Será o segundo modelo a sair da fábrica de Iracemápolis (SP), logo após
o sedã Classe C. O crossover tem importância fundamental para a marca
no país, por ser um dos modelos mais vendidos por aqui. Porém, quando
anunciou a produção nacional do GLA, a Mercedes afirmou que o modelo não
deve ficar mais barato.
Mercedes-Benz GLC (Foto: Divulgação)
GLC - reestilização profunda e novo nome
Se o nome parece de um veículo inédito, o carro correspondente nada
mais é do que a nova geração do GLK. No ano passado, a Mercedes resolveu
rebatizar toda sua linha de SUVs, seguindo a lógica de fazer “pares”
com outros modelos equivalentes. Desta forma, o GLK, que na verdade, é o
utilitário da família C, virou GLC. Chega ao país seguindo a nova
identidade da marca, inspirada nos Classe C, E e S.
Leia mais
Mercedes-Benz GLE (Foto: Divulgação)
GLE - reestilização profunda e novo nome
Outro modelo que foi rebatizado, o ML agora é chamado de GLE. Ele chega
no começo do ano, e em relação ao GLC, tem alterações mais discretas.
Além da mudança na estética, o GLE deve chegar com motores mais
eficientes. Na Europa, há desde um diesel de 207 cv até o V8 de 585 cv.
Leia mais
Mini
Novo Mini Cooper Conversível (Foto: Divulgação)
Mini conversível - nova geração
A única novidade prevista para a Mini em 2016 é a chegada da nova
geração do Mini conversível. Ele desembarca por aqui no final do
primeiro semestre, e traz as inovações do hatch e da perua. O modelo
está mais espaçoso, moderno e potente. O motor é um 2.0 de 192 cv.
Leia mais
Mitsubishi
Mitsubishi L200 (Foto: Divulgação)
L200 Triton - nova geração
A picape, apresentada no Salão de Genebra deste ano, em março, deve ser
o destaque da marca no Salão de São Paulo, no final de 2016. As vendas,
no entanto, começariam um pouco depois. Porém, versões mais simples da
Triton devem continuar com o visual da picape vendida atualmente. A nova
conta com motor 2.4 diesel de 184 cv.
Leia mais
Nissan
Altima - nova geração
Rival de Ford Fusion,
Toyota
Camry e Honda Accord, o Nissan Altima deve ganhar nova geração no
Brasil no ano que vem. O sedã foi lançado em setembro nos Estados
Unidos, de onde a marca importa para o nosso mercado. Com o fim dos
estoques (lá e aqui), a troca de geração deve ser feita. Nesta geração, o
sedã ficou mais agressivo no visual, porém, o interior segue com traços
mais conservadores.
Nissan GT-R (Foto: Ivan Carneiro/Divulgação)
GT-R - modelo inédito
Esportivo dos mais cultuados do mundo, o GT-R teve a chegada ao Brasil
confirmada pela Nissan no Salão de Tóquio. Com o câmbio desfavorável,
porém, deve sair por volta de R$ 1 milhão. De acordo com a marca, será
vendido sob encomenda. Ele conta com motor V6 3.8 turbo com 552 cv.
Leia mais
Nissan Kicks mostrado no Salão de Buenos Aires (Foto: Rafael Miotto/G1)
Kicks - modelo inédito
O Kicks é a grande aposta da Nissan para o Brasil. Porém, a marca
esconde muito bem o desenvolvimento do SUV compacto. E a cada vez que
consultada, desmente com veemência a chegada do modelo. Contudo, como
tem um ambicioso objetivo de crescimento por aqui, o utilitário que
brigaria com EcoSport, Renegade e HR-V, é peça fundamental para o
aumento no volume de vendas.
Leia mais
Nissan Sentra (Foto: REUTERS/Mike Blake)
Sentra - reestilização profunda
O Sentra foi recentemente remodelado nos Estados Unidos, já como linha
2016. Como o modelo que a marca vende no Brasil atualmente vai bem,
obrigado, a Nissan deve prolongar a vida do sedã por aqui. A chegada do
modelo reestilizado deve acontecer apenas no final de 2016, como linha
2017.
Leia mais
Peugeot
Peugeot 208 (Foto: André Paixão/G1)
208 - reestilização leve
Assim que a Peugeot apresentou, no Salão de Genebra, em março, o
primeiro facelift do 208, a filial brasileira afirmou que o modelo não
mudaria tão cedo por aqui. Após quase um ano, o modelo, lançado no país
em 2013, deve acompanhar as mudanças do carro europeu, e ganhar mudanças
pontuais na dianteira e na traseira.
Peugeot 208 fotografado em São Paulo (Foto: André Paixão/G1)
208 THP - nova versão
Outro modelo da Peugeot que estava previsto para 2015, mas não veio é o
208 esportivo, com motor THP. Já rodando em testes pelo Brasil, deve
ser lançado como um grande rival para Renault Sandero RS e Fiat Punto
T-Jet. Porém, deve ficar um passo a frente, já que o motor 1.6 turbo é o
mais potente desta trinca. Nos demais modelos em que ele é oferecido na
versão flex, são 173 cv, contra 150 cv do Sandero e 154 cv do Punto.
Leia mais
Peugeot
308 – a segunda geração do hatch ficou maior em relação à anterior, o
que deve colaborar na árdua tarefa de enfrentar o novo VW Golf, campeão
do Car Of The Year 2013 (Foto: Divulgação)
308 europeu - modelo inédito
Os planos para a Peugeot em 2015 foram mantidos, parcialmente. Porém, o
que dependia de importação da Europa, ficou para o ano que vem. Um
destes projetos, era o de importar o 308 europeu, muito mais moderno do
que o 308 que acabou de receber um facelift. A marca, porém, deve
traze-lo em 2016 para brigar com versões mais caras de Volkswagen Golf e
Ford Focus.
Leia mais
Porsche
Novo Porsche 911 Carrera (Foto: Divulgação)
911 - nova geração
Com
operação própria no Brasil desde o começo de 2015,
a Porsche terá novidades importantes em 2016. A primeira é a chegada da
nova geração de seu esportivo mais icônico, o 911, já no primeiro
trimestre. Ele será oferecido na versão de entrada, com motor de seis
cilindros boxer de 370 cv e Carrera S, de 420 cv. Vale lembrar, que a
Porsche só usará motores com turbo nesta nova geração.
Leia mais
Porsche Boxster Spyder (Foto: AP Photo/Craig Ruttle)
Boxster Spyder - nova geração
Porsche feito para os puristas, o Boxster Spyder conta com um câmbio
manual de seis marchas. Ele, inclusive, tem versões sem ar-condicionado
ou rádio. Tudo para que o motorista desfrute ao máximo dos 375 cv
oferecidos pelo motor 3.8 boxer, de seis cilindros. Com ele, o esportivo
acelera até os 290 km/h.
Porsche Cayenne S E-Hybrid (Foto: Divulgação)
Cayenne S E-Hybrid - nova versão
Com o incentivo para veículos elétricos e híbridos no país, as chances
de a Porsche trazer para o país o Cayenne S E-Hybrid aumentaram, de
acordo com o próprio diretor da Porsche no Brasil, Matthias Brück. O SUV
possui um motor a combustão de 333 cv e um elétrico de 95 cv. Somados,
resultam em potência de 416 cv para as rodas.
Leia mais
Porsche Macan GTS (Foto: Divulgação)
Macan GTS - nova versão
Entre março e abril, é a vez da versão intermediária do SUV Macan
desembarcar no Brasil. A GTS conta com motor V6 turbo de 360 cv. São 40
cv a menos do que a topo de linha, Turbo, mas 20 cv a mais do que a
intermediária, S. Os preços ainda não estão definidos.
Renault
Carroceria em dois tons é um dos aspectos do design do Renault Captur (Foto: Divulgação)
Captur - modelo inédito
Depois de tantas especulações sobre a chegada do crossover Captur ao
Brasil, a Renault parece ter tomado uma decisão. Se importa-lo é
inviável, por conta do câmbio flutuante e da inflação, o modelo será
nacionalizado, porém com modificações. Com a plataforma do Duster, o
Captur ficará maior, e será posicionado acima do próprio Duster.
Leia mais
Oroch automática - nova versão
Após o boom de lançamento, a picape “quase-média” da Renault ganhará
novas versões para concorrer com a Fiat Toro. A Renault lançará novas
versões, com câmbio automático e tração 4x4, que deverão ajudar nas
vendas do modelo.
Sandero e Logan 1.0 3 cilindros - novo motor
Sem mudanças visuais, a dupla Sandero e Logan devem ter a motorização
1.0 trocada. Sai o 1.0 16V de quatro cilindros e entra uma opção de três
cilindros e mesma capacidade cúbica, de 12V. A potência não deve
aumentar muito, mas o modelo deve ser mais eficiente no consumo de
combustível. Este motor também será utilizado no subcompacto Kwid, que
fica para 2017.
Rolls-Royce
Rolls-Royce Dawn no Salão de Frankfurt (Foto: Odd Andersen/AFP)
Dawn - modelo inédito
Na época do lançamento na Europa, a marca afirmou que este era o modelo
mais sexy da marca até hoje. Propagandas a parte, o Dawn chega ao país
em 2016 trazendo o já conhecido luxo britânico. São 5,28 m de
comprimento, com 3,11 m de entre-eixos, o que garante bom espaço para os
quatro ocupantes. Ainda não tem preço definido, mas, assim como todos
os Rolls-Royce, deve sair por uns bons milhões de reais.
Leia mais
Toyota
Hilux flex - novo motor
A picape, que acabou de ganhar uma nova geração após 10 anos, deve
ganhar, no segundo semestre, opção de motor flex, e com isso, ser mais
competitiva na parte de baixo do segmento. Atualmente, a opção mais
barata, Standard, com cabine simples e câmbio manual, parte de R$
118.690, valor suficiente para comprar uma S10 flex 4x4 topo de linha.
Leia mais
Toyota Fortuner, modelo australiano da Hilux SW4 (Foto: Divulgação)
Hilux SW4 - nova geração
Após a picape Hilux, o SUV SW4 também chegará ao Brasil renovado.
Vendido na Tailândia com o nome de Fortuner, ele terá visual diferente
do da picape. As versões, bem como opções de motores devem ser iguais:
2.8 diesel de 177 cv e câmbio automático de seis marchas. Uma
motorização flex deve ser lançada posteriormente. Os preços, para a
diesel, devem ficar acima dos R$ 204 mil pedidos atualmente pela versão
com 5 lugares, e R$ 210 mil para a configuração com 7 lugares.
Toyota Prius 2016 (Foto: Divulgação)
Prius - nova geração
A Toyota ainda não confirmou a produção nacional da nova geração do
Prius. O híbrido foi completamente remodelado em setembro, e terá as
vendas iniciadas no Japão agora em dezembro. Com a isenção de impostos
para híbridos e elétricos, poderá ser vendido por preços mais
acessíveis, e assim, com maior volume nas vendas, justificar a produção
por aqui.
Leia mais
Volkswagen
Gol - reestilização leve
A trajetória do Gol desde o final de 2013 foi dolorosa. De líder de
vendas por 27 anos, o Gol perdeu o posto para o Fiat Palio, em 2014. Em
2015, deve amargar uma modesta quinta posição entre os mais vendidos.
Por isso, a Volkswagen deve se mexer já em 2016. Enquanto uma nova
geração não chega, o hatch deve receber um modesto tapa no visual. Na
mecânica, o motor 1.0 de quatro cilindros deve ser aposentado, dando
lugar ao de mesma capacidade, mas de três cilindros.
Golf - produção nacional
Compartilhando a linha de montagem com o Audi A3 Sedan, o Golf nacional
deve começar a ser vendido no início de 2016. Ele terá o motor 1.4 TSI
flex de 150 cv, além de um 1.6 aspirado, que irá equipar as versões de
entrada. Assim como no A3, pode ter a suspensão traseira e o câmbio
simplificados.
Volkswagen Passat 2016 (Foto: Divulgação)
Passat - nova geração
Apresentado no final de novembro, e com preços já confirmados, o sedã
da Volkswagen só terá as primeiras unidades entregues em janeiro. Na
oitava geração, o modelo ficou menor no comprimento, mas
consideravelmente maior no entre-eixos. Também traz mais tecnologia,
além de um motor ligeiramente mais potente, com 220 cv no 2.0 turbo. Irá
partir de R$ 144,5 mil.
Leia mais
Zotye
Zotye Z100 (Foto: Divulgação)
Z100 - modelo inédito
A marca chinesa Zotye, que recentemente comprou a fabricantes
brasileira TAC, inicia suas operações no Brasil em 2016, quase um ano
após o previsto. O modelo de estreia será o compacto Z100, que deve
apostar na tradicional receita chinesa: vender por menos um produto
completo.
Zotye T200 (Foto: Divulgação)
T200 - modelo inédito
Outro modelo da chinesa deve ser o SUV compacto T200. Mesmo em um
segmento que está “bombando”, o concorrente chinês não deve sequer fazer
cócegas nos competidores mais tradicionais. A briga dele, deve mesmo
ser com Chery Tiggo e Lifan X60, e ainda assim, talvez em um patamar
mais baixo.