Pesquisar este blog

sábado, 1 de junho de 2024

Tempo e Temperatura em São Paulo sp

 

Notícias - CGE

01/06/2024 18:34 - Sábado

Aumento de nebulosidade, temperaturas em declínio e sensação de frio durante a noite a paulistana. A temperatura média na cidade de São Paulo é de 18°C. Região de Parelheiros, na Zona Sul, registra 14°C. A umidade relativa do ar apresenta índice de 72%. A sensação térmica é de até 2°C inferior em relação à temperatura observada. Os termômetros tendem a declínio, podendo chegar aos 12°C durante a próxima madrugada. Não há previsão de chuva. 

Maio terminou com chuva abaixo da média. Foram registrados 46,8mm, que reflete um percentual de 84,6% dos 55,3mm esperados para o mês. Em contrapartida, as temperaturas mínima e máxima ficaram acima da média, com valores de 16,8°C e 26,5°C, respectivamente. A Defesa Civil Municipal mantém toda a Capital paulista em estado de ALERTA para baixas temperaturas desde às 10h40 do dia 28/05/24 - (terça-feira).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

As simulações atmosféricas mais recentes começam a indicar a passagem rápida de uma frente fria pela costa paulista na próxima terça-feira (04). O sistema deve apresentar chuva fraca e baixo potencial para a formação de alagamentos. As temperaturas se mantêm baixas, com madrugadas e noites ainda frias, mas com elevação gradativa durante as tardes.

O domingo (02), também promete ser ensolarado e com ligeira elevação das temperaturas, mas ainda com sensação de frio entre o fim da madrugada e o amanhecer. Mínima de 12°C e a máxima por volta dos 24°C durante a tarde, com percentuais de umidade do ar entre 40% e 90%.

Na segunda-feira (03), o cenário atmosférico se mantém inalterado. Não há previsão de chuva e o predomínio será de sol entre poucas nuvens. As temperaturas variam entre mínima de 13°C e a máxima chega aos 25°C no período da tarde. A umidade do ar declina um pouco mais, com valores mínimos ao redor dos 38%.

  • https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=48833

Charges do Renato Aroeira

 Três destinos 



Ziraldo é homenageado na programação das fábricas de Cultura de SP

 

Publicado em 01/06/2024 - 08:52 
Por Camila Boehm - 
Repórter da Agência Brasil - 
São Paulo

Ziraldo é homenageado na programação das fábricas de Cultura de SP

Eventos começam neste sábado no Jardim São Luís



O cartunista Ziraldo será homenageado na  programação do mês de junho da Fábrica de Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Autor de diversas obras infantis e criador de O Menino Maluquinho, o artista morreu em abril deste ano. Os eventos ocorrerão nas unidades da capital, Diadema e Osasco, gratuitamente.

A programação começa neste sábado (1º), às 10h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, com a ação Grafite Arte Urbana: Viva Ziraldo. Os artistas Leche e Alore farão um mural original em homenagem ao cartunista, com alguns de seus personagens. Outra ação de grafite ocorre de 6 a 8 de junho, na unidade Jaçanã. A grafiteira e artista visual Caluz criará um painel com os principais personagens de Ziraldo.

No Capão Redondo, a atividade O humor como denúncia resgata as produções humorísticas de Ziraldo criadas durante o período da ditadura militar no país. Nessa oficina, que será realizada no dia 5, o público poderá criar os próprios cartuns relacionando às opressões dos dias atuais. O resultado será uma intervenção artística no formato de exposição.

No mesmo dia, na Fábrica de Cultura Osasco, ocorre a oficina de autorretrato inspirado na obra do cartunista. O público poderá conhecer obras como O Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, para criar desenhos a partir do estilo do artista. Em Diadema, a oficina Universo de Ziraldo ensinará a fazer tirinhas ao estilo do cartunista no dia 11.

Já no dia 13, a unidade Brasilândia terá apresentação do espetáculo O Menino Maluquinho: Lisonjeiro ao Mestre, do grupo Trapiche Teatro. Na história, o criador do O Menino Maluquinho tenta trabalhar em seu ateliê em meio às brincadeiras dos netos, revisitando suas principais obras. Uma sessão de cinema com a exibição do filme O Menino Maluquinho (1995) será realizada na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, no dia 25.

E de 4 a 13 de junho, diferentes fábricas de Cultura terão a atividade Sucatinha: um menino maluquinho sustentável. Na atividade, haverá a criação de robôs-luminárias, a partir de resíduos, inspirados no personagem. Entre os dias 21 e 28 de junho, o público poderá participar da contação de histórias As cores de Ziraldo, relembrando personagens criados por ele.

A programação completa está disponível no site da Fábrica de Cultura

Edição: Fernando Fraga

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/ziraldo-e-homenageado-na-programacao-das-fabricas-de-cultura-de-sp

'Dia da Pizza 🍕10 de Julho

 



Dia da Pizza no Brasil

No Brasil, o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho. A data foi instituída em 1985 pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho, que organizou um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de pizza de mussarela e margherita. Desde então, a celebração se espalhou por todo o país, refletindo a popularidade e o amor dos brasileiros por essa iguaria de origem italiana.

A pizza, que chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos no final do século XIX, encontrou um lar especialmente caloroso em São Paulo. A cidade, que possui uma das maiores comunidades italianas fora da Itália, abraçou a pizza de tal forma que se tornou um dos maiores consumidores desse prato no mundo. A influência italiana é evidente nas tradicionais pizzarias paulistanas, que mantêm viva a autenticidade das receitas italianas, ao mesmo tempo em que inovam com novos sabores e combinações.

Curiosidades sobre a Pizza

  1. Origem: A pizza tem suas raízes na antiga cidade de Nápoles, na Itália, por volta do século XVII. Desde então, ganhou popularidade mundial, especialmente entre os italianos e posteriormente em diversas partes do mundo.

  2. Diversidade: A pizza foi adaptada em vários países de acordo com a cultura e ingredientes locais. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe a famosa deep dish pizza de Chicago.

  3. Clássica: A pizza Margherita, com molho de tomate, queijo mussarela e manjericão, foi criada em 1889 pelo pizzaiolo Raffaele Esposito em homenagem à rainha Margherita da Itália, representando as cores da bandeira italiana: vermelho, branco e verde.

  4. Pizza no Brasil: No Brasil, existe a "pizza de metro", uma variação retangular ideal para servir grandes grupos. Essa tradição começou em São Paulo na década de 1950, com um imigrante italiano adaptando a pizza para as feiras livres locais.

  5. Pizza em São Paulo: São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas no mundo, perdendo apenas para Nova York. São aproximadamente 800.000 pizzas consumidas diariamente na cidade, com as mais pedidas sendo de mussarela​ (The Brazil Business)​​ (Hey Explorer)​​ (PMQ Pizza)​.

Com uma cultura tão rica e diversificada, o Brasil celebra o Dia da Pizza com muita criatividade e sabor, reafirmando a paixão nacional por essa iguaria global.

Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família, mas mantém prisões

 

Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família, mas mantém prisões

A PF prendeu na sexta dois suspeitos de envolvimento em ameaças contra a família do ministro



Por José Marques e Renato Machado, da Folhapress

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes se declarou impedido neste sábado (1º) de permanecer no caso da ameaça e perseguição contra membros de sua família. No entanto, também manteve a prisão preventiva dos dois suspeitos que haviam sido presos nesta sexta-feira (31), pelo suposto envolvimento nas ameaças, apontando que há “fortes indícios de autoria”.

“Os fatos narrados pela Procuradoria-Geral da República são graves e, presentes a comprovação de materialidade e fortes indícios de autoria, apontam a intenção consciente e voluntária dos agentes em restringir o exercício livre da função judiciária, notadamente quanto às investigações decorrentes dos atos praticados no dia 08/01/23”, afirma o ministro em sua decisão.

“Evidente, portanto, a presença dos requisitos necessários e suficientes para a manutenção de ambas as prisões preventivas, apontando, portanto, a imprescindível compatibilização entre Justiça Penal e o direito de liberdade, contexto que deve ser considerado”, acrescenta.

Após pedido da PGR e ordem de Moraes, a PF prendeu na sexta dois suspeitos de envolvimento em ameaças contra a família do ministro.

Um dos presos é o fuzileiro naval Raul Fonseca de Oliveira, sargento atualmente lotado no Comando da Marinha, segundo o Portal Transparência do governo federal. O outro é Oliverino de Oliveira Júnior.

Moraes é criticado por especialistas

Moraes foi alvo de críticas de especialistas pelo fato de ter decidido sobre um tema que lhe diz respeito.

“A lei brasileira não permite que a vítima julgue o próprio caso”, afirmou à coluna Painel, da Folha, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti.

O presidente da OAB também avaliou que o STF erra ao julgar pessoas sem foro especial.

Professor de direito da PUC-SP, o advogado Ricardo Sayeg afirmou que a prisão autorizada por Moraes era “absolutamente ilegal”.

“É muito grave ameaçar um ministro do Poder Judiciário e a família dele. Essa gravidade é proporcional ao impedimento dele de ser o magistrado da causa.”

Ele citou como base para justificar o impedimento de Moraes o Artigo 252 do Código de Processo Penal, que afirma que o juiz não pode exercer jurisdição no processo em que “ele próprio ou seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito”.
Em entrevista ao jornal O Globo em janeiro, Moraes disse que as investigações dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 revelaram três planos para matá-lo.

“O primeiro previa que as Forças Especiais do Exército me prenderiam em um domingo e me levariam para Goiânia. No segundo, se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia. Aí, não seria propriamente uma prisão, mas um homicídio”, disse o ministro, à época.

“E o terceiro, de uns mais exaltados, defendia que, após o golpe, eu deveria ser preso e enforcado na Praça dos
Três Poderes”, completou.

Presidente do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), o advogado Renato Stanziola Vieira concordou que, de forma geral, um ministro não deve julgar um caso em que ele seja parte interessada. Ainda afirmou que o Supremo só deve avaliar questões relacionadas ao próprio tribunal, não aos ministros.

“Se não for uma questão do Supremo, e for de um dos seus integrantes pessoalmente, tem de ser avaliado em primeiro grau. E a vítima não pode ser quem vá determinar uma decisão judicial”, disse ele.

O presidente do instituto ainda disse que prisões preventivas não podem ser decretada por conta do tipo penal, mas em casos em que há risco ao processo se o suspeito permanecer solto. “Ameaça é um tipo penal, por isso, sem outro contexto de perigo ao processo, ninguém pode ser preso preventivamente. Prisão preventiva supõe risco de algo, não apenas o cometimento de um crime, seja ele pouco ou muito grave.”

Ele ponderou, no entanto, que não é possível avaliar o caso de forma aprofundada, pois a decisão está sob sigilo. 


https://iclnoticias.com.br/moraes-impedido-prisoes-ameaca-familia/

Declarações de IR entregues chegam a 42 milhões e superam 2023

 

Declarações de IR entregues chegam a 42 milhões e superam 2023

 IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

Publicado em 01/06/2024 - 10:51 Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O total de declarações de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) entregues neste ano foi de 42.421.153, ainda não alcançando a expectativa máxima da Receita Federal (43 milhões), mas ficando acima de 2023, quando 41,2 milhões foram enviadas.

Assim como em todos os anos, um número significativo de brasileiros deixou para entregar o IRPF no fim do prazo. Cerca de 4 milhões de declarações foram enviadas entre os dias 30 e 31 de maio, os últimos para entrega.

O número de envios pode ter subido este ano devido à maior disponibilidade de declarações pré-preenchidas, que facilitam todo o procedimento e alcançaram 75% dos contribuintes. No final, o recurso foi utilizado por 41% dos declarantes.

Quem não entregou a declaração dentro do prazo fica sujeito a multa mínima de R$ 165,74, mas que pode chegar a 20% do valor devido, a depender do montante não declarado.

O número de declarações entregues ainda pode aumentar, uma vez que a Receita, de modo extraordinário, prolongou para 30 de agosto o prazo para contribuintes do Rio Grande do Sul, em razão da tragédia climática que atinge o estado gaúcho desde o fim de abril, afetando mais de 2,3 milhões de pessoas.

Doações  

Neste ano, aumentou também o número de doações feitas diretamente na declaração do Imposto de Renda. O valor global em 2024 chegou a R$ 330,43 milhões, destinados por 237.081 contribuintes, acima dos R$ 283,75 milhões alcançados no ano anterior.

O estado que mais recebeu recursos neste ano foi o Rio Grande do Sul, com mais de R$ 86 milhões direcionados a fundos e proteção a crianças, adolescentes e idosos. Em seguida ficaram São Paulo (R$ 68 milhões) e Minas Gerais (R$ 34 milhões).

O dinheiro, na verdade, corresponde a impostos pagos que o contribuinte pode direcionar para causas que considere importantes. Podem ser destinados até 6% do tributo devido, a serem aplicados em instituições e causas escolhidas. Essa é uma das poucas formas de o cidadão participar diretamente, sem intermediários, da aplicação de recursos públicos.

Apesar do aumento, o número de doações segue bastante abaixo do potencial máximo. Caso todos os contribuintes indicassem o destino do dinheiro, a quantia direcionada chegaria a R$ 12,9 bilhões.

Estatísticas

Das declarações entregues neste ano, 60,6% têm direito a alguma restituição do IRPF. Os valores começaram a ser pagos nessa sexta-feira (31). Foram desembolsados R$ 9,5 bilhões a 5.562.065 contribuintes.

Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Em 2024, a média de idade dos contribuintes ficou em 47 anos. Ainda, 18,9% de pessoas isentas enviaram a declaração do IPRF. Pela primeira vez, a fatia de contribuintes que preencheram a declaração de forma online, diretamente na nuvem da Receita Federal, por meio da plataforma SouGov, ficou acima de 10%. Outros 7,3% preencheram a declaração pelo celular. A maioria ainda utiliza o programa disponibilizado pelo leão (82%).

Edição: Graça Adjuto. 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-06/declaracoes-de-ir-entregues-chegam-42-milhoes-e-superam-2023

Não entregou o Imposto de Renda? Veja quais são as punições

 

Não entregou o Imposto de Renda? Veja quais são as punições


Quem perdeu o  prazo e não entregou a declaração de Imposto de Renda até as 23h59 de ontem (31) está sujeito a uma série de restrições, como multa, CPF irregular e até acusação criminal, nos casos mais graves.

A declaração continua sendo obrigatória mesmo para quem perdeu o prazo. Nesse caso, o contribuinte deve fazer sua declaração assim que possível e pagar  a multa por atraso na entrega de declaração (MAED).
Imposto de Renda tem punições por atraso

O valor mínimo da MAED é de R$ 165,74 –para quem não teria imposto a pagar– e pode chegar até 20% do valor total do Imposto de Renda no exercício de 2023. O valor da punição é de 1% ao mês sobre o IR devido. O prazo para o cálculo da multa começa hoje e termina no momento em que a declaração for entregue ou  na data do lançamento de ofício pela Receita Federal –no caso de o contribuinte não entregar a declaração.

Além de pagar multa, o cidadão também pode ficar com o CPF irregular caso não entregue a declaração mesmo com atraso e pague a multa devida. Nessa hipótese, o CPF pode ser suspenso pela Receita Federal, acarretando em uma série de transtornos, como bloqueio de contas bancárias, proibição de acesso a crédito, de participação em concursos públicos e até de tirar passaporte.

Em casos mais graves, o contribuinte que não entrega a declaração de Imposto de Renda pode ser enquadrado ainda no crime de sonegação fiscal, com pena de 6 meses a 2 anos de detenção, além de multa que pode chegar a 10 vezes o valor do imposto devido.

Balanço final do Imposto de Renda

A Receita Federal divulgou o balanço final da entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024. Até às 23h59 do dia 31 de maio, prazo final para envio, foram recebidas 42.421.153 declarações, esse número representa 102,9% em relação ao total de declarações entregues em 2023.

De acordo com o supervisor nacional do programa do IRPF, auditor-fiscal José Carlos Fonseca: “Neste ano o processo de entrega da declaração ocorreu de maneira extremamente tranquila, não tivemos nenhum problema tecnológico, não tivemos nenhuma sobrecarga, nenhuma indisponibilidade. Foi um dos anos que temos somente que nos orgulhar, isso mostra a estabilidade de todo o processo que construímos até agora”.

Excepcionalmente, para domiciliados nos municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o prazo de entrega se estenderá até 30 de agosto de 2024. Consulte aqui as medidas e atos relacionados às prorrogações e ações.

Uma das novidades em 2024 foi a ampliação da disponibilidade da declaração pré-preenchida, agora acessível para 75% dos declarantes.

Este recurso, que reduz significativamente as chances de erros e o risco de cair na malha fina, foi utilizado por 41,0% dos contribuintes, enquanto em 2023 apenas 23,9% utilizaram esse recurso durante todo o período de entrega da declaração.

https://iclnoticias.com.br/nao-entregou-imposto-de-renda-veja-as-punicoes/

Conheça nossa nossa página de Atualidades é Curiosidades do Alto Tietê

 Avine - Atualidades e Curiosidades


CONHEÇA NOSSA NOVA PÁGINA 👈👈👈

CLIQUE AQUI PARA👈 CONTINUAR ACOMPANHANDO INFORMAÇÕES DO DIA A DIA   


sexta-feira, 31 de maio de 2024

Confira os destaques do Jornal da Cultura desta sexta-feira (31): projeto “mover” perde a validade com impasse sobre taxação de importados; Polícia Federal prende dois irmãos suspeitos de ameaçar a família de Alexandre de Moraes; Donald Trump diz que julgamento foi injusto e xinga juiz que o condenou e Estados Unidos dão aval para Ucrânia usar armas em território russo.

 


Restituição do IR: Receita paga maior lote da história



Por Wéllton Máximo 

(Agência Brasil) — Cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa recebem nesta sexta-feira (31) o primeiro dos cinco lotes de restituição de 2024.

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores e inclui todos os contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber.

No maior lote de restituição do Imposto de Renda da história, a Receita Federal vai desembolsar R$ 9,5 bilhões a 5.562.065 contribuintes. O pagamento será feito ao longo do dia, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

A maior parte, 2.595.933 contribuintes têm entre 60 e 79 anos. Em seguida, há 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Em terceiro, vêm 886.260 declarações de contribuintes gaúchos, incluindo exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão.

Em quarto lugar, estão 787.747 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento. O restante dos contribuintes são 258.877 idosos acima de 80 anos e 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

O contribuinte que quiser saber se está incluído no lote pode fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

O que fazer se restituição não for depositada

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Passo a passo da declaração à restituição para quem teve rendimentos tributáveis em 2023 (Imagem: Agência Brasil)

Passo a passo da declaração à restituição para quem teve rendimentos tributáveis em 2023. Imagem: Agência Brasil

https://iclnoticias.com.br/restituicao-ir-receita-maior-lote-da-historia/

IR 2024: mais de 2 milhões não entregaram declaração; prazo acaba hoje


Do UOL, em São Paulo
Atualizada em
Orientação é não deixar para transmitir a declaração na última hora
Orientação é não deixar para transmitir a declaração na última hora Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Cerca de 2,2 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2024. O prazo termina nesta sexta-feira (31), às 23h59.

O que aconteceu

A Receita Federal recebeu mais de 40,7 milhões de declarações até as 16h desta quinta-feira (31). A meta é chegar a 43 milhões até o fim do prazo.

A orientação é não deixar para transmitir a declaração na última hora. Para aqueles que vão enviar o documento apenas hoje, é recomendado agilizar o preenchimento o quanto antes. No fim do dia, qualquer eventual sobrecarga pode impossibilitar a entrega.

Prazo maior para contribuintes do Rio Grande do Sul. Devido ao desastre natural que atingiu o estado, a Receita prorrogou o prazo de entrega para moradores dos 336 municípios afetados pelas chuvas. Esses contribuintes têm até o dia 30 de agosto para enviar o documento.

Quem perder o prazo fica sujeito ao pagamento de multa para regularizar a situação. Aqueles que não conseguirem entregar a declaração na data correta terão que aguardar até a reabertura do sistema da Receita, às 8h do dia 3 de junho.

Conteúdo UOL

O contribuinte fica sujeito ao pagamento de uma multa mínima de, no mínimo, R$ 165,74, válida para as declarações sem imposto a pagar. Para quem dever imposto, a mordida do Leão pelo atraso é maior: a multa varia entre 1% ao mês e 20% do valor devido, mais os juros proporcionais à taxa Selic vigente, atualmente em 10,50% ao ano.

O contribuinte que entregar a declaração com atraso tem 30 dias para quitar as pendências. O pagamento deve ser realizado pelo Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) gerada ao transmitir a declaração atrasada.

Nos casos daqueles com imposto a restituir, também existe a cobrança da multa. No entanto, o pagamento da dívida pode ser abatido do valor a ser reembolsado pela Receita Federal.

Continua após a publicidade

Pouco mais de 40% dos contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida. Ela economiza tempo e evita erros, segundo a Receita, e quem a usar terá prioridade para receber a restituição.

A entrega da declaração pode ser feita desde o dia 15 de março. O download do programa está disponível no site da Receita.

Estratégias para evitar a multa

Se você não conseguiu reunir todos os documentos, envie a declaração incompleta. Posteriormente, corrija as informações por meio de uma declaração retificadora. Lembre-se, entretanto, que o modelo de tributação escolhido inicialmente não poderá ser alterado na retificação.

Utilize o modelo pré-preenchido, lançado no ano passado, para facilitar o processo. Essa opção, disponível para contribuintes com contas no sistema Gov.br, preenche automaticamente a maioria das informações necessárias. É fundamental verificar e complementar os dados inseridos.

Quem é obrigado a declarar

  • Rendimentos tributáveis: Quem recebeu mais de R$ 30.639,90 em salários e aposentadorias.
  • Patrimônio: Quem possuía, em 31 de dezembro, bens ou direitos acima de R$ 800 mil.
  • Atividade rural: Quem teve receita bruta de R$ 153.199,50 ou pretende compensar prejuízos.
  • Residência no Brasil: Quem se tornou residente em qualquer mês de 2024 e permaneceu assim até 31 de dezembro.
  • Rendimentos isentos: Quem recebeu mais de R$ 200 mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte.
  • Ganho de capital: Quem obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência de imposto.
  • Operações em bolsas: Quem realizou operações em bolsas de valores com soma superior a R$ 40 mil ou com ganhos líquidos sujeitos a imposto.
  • Isenção de IR: Quem optou pela isenção de IR sobre ganho de capital na venda de imóveis residenciais, reinvestindo em imóveis no Brasil dentro de 180 dias.
  • Bens no exterior: Quem declarou bens, direitos e obrigações detidos por entidades controladas no exterior como se fossem próprios.
  • Trusts: Quem é titular de trusts ou contratos semelhantes regidos por lei estrangeira.
  • Atualização de valor de mercado: Quem optou por atualizar o valor de mercado de bens e direitos no exterior.  

https://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/noticias/redacao/2024/05/31/imposto-de-renda-2024-entrega-declaracoes-31-de-maio.htm

charges do Nando Motta

 


Heloísa Villela - Trump condenado, agora só falta Bolsonaro

 



CONHEÇA NOSSA NOVA PÁGINA

AvineAtualidades e Curiosidades

CONHEÇA NOSSA NOVA PÁGINA 👈👈👈

CLIQUE AQUI PARA👈 CONTINUAR ACOMPANHANDO INFORMAÇÕES DO DIA A DIA   




Clique para fazer seu pedido











A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page