Pesquisar este blog

sábado, 28 de março de 2015

Suzano - Programação do aniversário de Suzano começa nesta segunda

História

Programação do aniversário de Suzano começa nesta segunda

A programação do aniversário de 66 anos de Suzano começará na próxima segunda-feira (30). A abertura oficial das festividades acontecerá com o hasteamento da bandeira de Suzano na praça dos Expedicionários “Antônio Garcia”.
Depois disso, às 17 horas, acontecerá a abertura da exposição “Nossa Herança Nordestina” – música, artesanato e lições da seca, no Teatro Municipal “Dr. Armando de Ré”. Essa atividade, que é de responsabilidade do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), contará com a participação da Associação Nordestina do Alto Tietê (ANAT), da Sabesp e de alunos da rede municipal que assistirão uma palestra sobre a importância da economia da água.
No dia 31, a agenda começa às 8 horas, com o Torneio Esportivo para a Melhoridade, no Suzano Futebol Clube, o Suzaninho. Às 15 horas, acontecerá o musical “Nossa terra, Nossa gente”, da Secretaria de Cultura, no Teatro “Dr. Armando de Ré”.
Na quarta-feira, dia 1 de abril, a programação inicia com a abertura do Feirão do Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, às 8 horas, na praça dos Expedicionários. Essa pasta também será responsável pelo “2º Concurso do Melhor Pastel de Feira de Suzano”, às 18 horas, no Largo da Feira. A noite será marcada com o show “Legado de Luiz Gonzaga, o rei do Baião”, com o coral da Melhoridade do Saspe, às 19h30, também no Teatro “Dr. Armando de Ré”. Em todos os dias letivos, as atividades escolares seguem com as suas programações.
Já no dia 2 de abril, às 8 horas, será celebrada a missa de Ação de Graças com o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, na Igreja São Sebastião. Depois disso, por volta das 9 horas, acontecerá o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal e o desfile cívico-militar na rua General Francisco Glicério, no número 544. Este ano, a previsão é que participem mais de 2.500 pessoas no desfile.
Na sexta-feira Santa, a programação contará com o culto em ação de graça, no Largo da Feira, a partir das 16 horas. O cantor gospel Régis Danese participará do ato.
A final da Copa de Futsal “Prefeito Abdo Rachid” será realizada na noite de sábado, dia 4 de abril, às 21 horas, no Ginásio Municipal “Paulo Portela”. O domingo, dia 5, contará com um campeonato de skate (9 horas) e o 14° Encontro de Fuscas (10 horas), no Parque Municipal “Max Feffer” e ainda com a final da Taça “Vereador Jessé de Almeida”, no Estádio Municipal “Francisco Marques Figueira”. O horário do jogo será definido pela Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.
Programação
30 de março
8 horas
Abertura oficial das festividades
Hasteamento da bandeira de Suzano
Praça dos Expedicionários
Período Escolar
Atividades nas escolas da rede municipal
Exposições, atividades culturais e palestras
17 horas
Abertura da exposição “Nossa herança nordestina – música, artesanato e lições da seca”
Teatro “Dr. Armando de Ré”
Período Noturno
Copa de Futsal “Prefeito Abdo Rachid”
Ginásio Municipal “Paulo Portela” e Ginásio Municipal Roberto David, no Sesc
31 de março
8 horas
Torneio Esportivo da Melhoridade
Suzano Futebol Clube, o Suzaninho
Período Escolar
Atividades nas escolas da rede municipal
Exposições, atividades culturais e palestras
9 às 18 horas
Abertura da exposição “Nossa herança nordestina – música, artesanato e lições da seca”
Teatro “Dr. Armando de Ré”
15 horas
Musical “Nossa terra, nossa gente”
Teatro “Dr. Armando de Ré”
Período Noturno
Copa de Futsal “Prefeito Abdo Rachid”
Ginásio Municipal “Paulo Portela” e Ginásio Municipal Roberto David, no Sesc
01 de abril
Período Escolar
Atividades nas escolas da rede municipal
Exposições, atividades culturais e palestras
8 às 16 horas
Feirão do Emprego
Praça dos Expedicionários
9 às 18 horas
Abertura da exposição “Nossa herança nordestina – música, artesanato e lições da seca”
Teatro “Dr. Armando de Ré”
14 horas
Abertura da exposição do futebol amador de Suzano – 1948 a 1978
Suzano Shopping
18 horas
Lançamento do “2º Concurso do Melhor Pastel de Feira de Suzano”
Largo da Feira
19h30
Coral da Melhoridade do Saspe – “Legado de Luiz Gonzaga, o rei do Baião”
Teatro “Dr. Armando de Ré”
Período Noturno
Copa de Futsal “Prefeito Abdo Rachid”
Ginásio Municipal “Paulo Portela” e Ginásio Municipal Roberto David, no Sesc
02 de abril
8 horas
Missa de Ação de Graças – com o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini
Igreja São Sebastião
9 horas
Hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal
Rua General Francisco Glicério, 544
9h45
Desfile cívico-militar
Rua General Francisco Glicério, 544
18 horas
Chiquinho & Teresa
Marcos & Bueno
Michel Teló
Largo da Feira
03 de abril
16 horas
Culto em Ação de Graças
Momento Gospel com Régis Danese
Largo da Feira
04 de abril
21 horas
Final da Copa de Futsal “Prefeito Abdo Rachid”
Ginásio Municipal “Paulo Portela”
05 de abril
9 horas
Jam Session – Campeonato de skate
Pista de Skate do Parque Municipal “Max Feffer”
10 horas
14º Encontro de Fuscas
Pavilhão roxo do Parque Municipal “Max Feffer”
Final da Taça “Vereador Jessé de Almeida”
Estádio Municipal “Francisco Marques Figueira”


HISTÓRIA

Como surgiu Suzano

Desde o século XVI já era conhecido o local onde hoje está situado o município de Suzano. Incursões a caça de índios ou de ouro já aconteciam com gente vinda do Litoral, de São Vicente (fundada em 1532), inicialmente. Depois, já com os povoados de São Paulo de Piratininga, São Miguel Paulista e Itaquaquecetuba, a região foi se tornando mais conhecida.

Em documento de delimitação da Vila depois conhecida por Mogi das Cruzes, de 1663, já temos citada uma “Estrada Real do Guaió”, por onde passariam todos os que viessem do Litoral ou de São Paulo para essa Vila. 

Essa estrada deveria passar ao sul da atual sede do município de Suzano, percorrendo passagem entre os rios Guaió e Taiaçupeba Mirim. Nessa região vieram a ser descobertos veios de ouro, que vão adquirir significativo relevo, sendo no tempo consideradas as lavras auríferas mais importantes da Capitania.
Nesse percurso da Estrada Real do Guaió, próximo à cabeceira do rio Taiaçupeba Mirim, uma paragem vai sendo conhecida desde os fins do século XVII. 

O local passa a receber mais gente e se torna um núcleo populacional conhecido por Taiaçupeba.

Na segunda metade do século XVIII já está identificada na comunidade a liderança do rico proprietário Antonio Francisco Baruel. É dessa época que o local, antes conhecido por Taiaçupeba passa a ser denominado pelo sobrenome de seu mais importante proprietário, Baruel. Cerca de um século depois a família desse nome terá desaparecido da região, mas ficará para sempre como designação do local.

A comunidade do Baruel aguardava na segunda metade do século XIX a passagem da estrada de ferro por ali. Com um movimento crescente de treze casas comerciais no local, consegue a instalação da primeira escola da região, uma classe de meninos, junto à Capela de Nossa Senhora da Piedade, em 28 de março de 1870.

Contudo, o início da construção da ligação ferroviária entre Rio de Janeiro e São Paulo vai se dar pela Companhia Ferrocarril em 1873 provocando uma alteração radical e definitiva do centro populacional de nossa comunidade. 

O trecho ferroviário entre São Paulo e Mogi das Cruzes é inaugurado em 6 de novembro de 1875, com uma primeira parada na região de Guaianases.

 Bem no centro dos oito quilômetros de ferrovia que cortam o atual território de Suzano, entre os rios Guaió e Taiaçupeba Açu, conhecido como Campos de Mirambava, foi construída uma segunda parada para o embarque de lenha.

 Essa parada vai ser chamada de Piedade, em razão da proximidade, uns dez quilômetros ao sul, e dada a importância do vilarejo de Baruel, com sua Capela à Nossa Senhora da Piedade.
É junto à Parada Piedade que o jovem feitor da ferrovia Antonio Marques Figueira vai construir sua casa, a primeira do local, terminada em 22 de maio de 1885. 

Figueira vai juntar-se a outros proprietários da região, o Major Francisco Pinheiro Froez, dono das Fazendas Boa Vista e Revista, ao Major Guilherme Boucault, líder político de Mogi das Cruzes, e ao Conde João Romariz, proprietário da fazenda que se localizava onde hoje é o bairro da Vila Amorim. 

Visavam fundar um arruamento junto à Parada Piedade. Romariz fez o desenho da futura “Vila da Concórdia”, que foi aprovada em 11 de dezembro de 1890, pelo novo Governo Republicano.

Em 11 de abril de 1891, depois da encampação da Ferrocarril pela Estrada de Ferro Central do Brasil, o povo local consegue que no lugar da sua humilde Parada seja inaugurada a Estação Piedade. 

Em 1894 é inaugurado o Posto Telegráfico.

Entrando no século XX, a estaçãozinha de madeira já mostrava sinais de sua precariedade.  Os trens já não mais demandavam lenha. O povo temia o pior, a desativação da estação. 

Os líderes locais foram então solicitar ao engenheiro da ferrovia residente em Mogi das Cruzes que construísse uma estação de alvenaria. O engenheiro Joaquim Augusto Suzano Brandão autorizou a construção, que em 22 de dezembro de 1907, teve em sua homenagem, a placa trocada de Piedade para Suzano. 

Mas é só a 11 de dezembro de 1908, dezoito anos depois da Fundação, que a Vila passou a chamar-se definitivamente Suzano.

Como seu crescimento foi natural, em 17 de dezembro de 1919, pela Lei Estadual nº 1.705, promulgada pelo então presidente do Estado, Dr. Altino Arantes, a Vila de Suzano se tornou Distrito de Mogi das Cruzes.

 Mas o ato oficial de instalação só veio a ocorrer efetivamente em 4 de maio de 1920, depois da nomeação três dias antes, do sub-prefeito Antonio José da Costa Conceição.

A criação da Paróquia de Suzano, apesar da tradição religiosa de seu povo, só veio a se concretizar em 8 de dezembro de 1940, por decisão do arcebispo de São Paulo dom José Gaspar de Affonseca e Silva.

No entanto só depois de muita luta e determinação de seus líderes é que foi finalmente conseguida a sua autonomia. Ela vem a ocorrer apenas em 24 de dezembro de 1948, com a promulgação da lei Estadual nº 233, assinada pelo então governador do Estado, Dr. Adhemar de Barros. 

As eleições para os primeiros vereadores e prefeito foi realizada em 13 de março de 1949. A posse deles foi realizada no Cine Suzano, localizado então na Praça João Pessoa, em 2 de abril de 1949. Essa foi a data escolhida posteriormente para as comemorações de aniversário da cidade.

A criação da Comarca de Suzano ocorre pela Lei Estadual nº 5.285, sancionada em 31 de dezembro de 1958, mas promulgada apenas em 18 de fevereiro de 1959, pelo então governador do Estado, Dr. Jânio da Silva Quadros. Mas a sua instalação só ocorrerá em 25 de maio de 1962, sendo seu primeiro magistrado o Dr. José Dourador.


Suzano - Passe livre transforma a vida de estudantes em Suzano

No ano passado, mais de 6 mil alunos foram contemplados com o benefício; investimento foi de R$ 1,9 milhão

Secoi Suzano
Guilherme dos Santos: ´Benefício ajuda nas despesas´
Mogi News
Fábio Miranda
De Suzano
Pioneira na implantação do passe livre estudantil no transporte público municipal, a Prefeitura de Suzano conseguiu disponibilizar o benefício em 2014 para mais de 6 mil pessoas na cidade. Com o programa, que já completou um ano de operação, os estudantes suzanenses economizam, em média, R$ 77. Já foram investidos R$ 1,9 milhão, parte do pacote de R$ 500 milhões que a cidade vem recebendo.

De acordo com a administração municipal, o passe livre é um programa que garante transporte gratuito aos alunos matriculados regularmente em instituições de ensino, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e que residem a mais de dois quilômetros de distância da instituição ou do local de transbordo (estação ferroviária, por exemplo).

Para o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), a inclusão do projeto na cidade tem se mostrado um importante aliado para a manutenção dos alunos nas instituições de ensino. "O programa tem contribuído para a manutenção de centenas de estudantes nas salas de aula e é uma grande oportunidade para a formação de quadros que, no futuro, trabalharão para o desenvolvimento do País".

Melhor programa
Para boa parte dos beneficiados pelo passe livre, o projeto de gratuidade no transporte público municipal é o melhor da cidade. Com ele, as famílias conseguem uma ajuda para manter os filhos estudando e o dinheiro que sobra, quando sobra, é utilizado em outras ocasiões.

"Este é, sem dúvida, um dos melhores programas da prefeitura. Economizamos cerca de R$ 450 por mês e com esse dinheiro posso investir ainda mais na educação deles e também oferecer mais conforto, como comer na faculdade, comprar livros e outros materiais para a escola e até uma roupa ou calçado. Quem tem filho na escola sabe que os gastos são muitos", apontou a diarista Maria Silvana Virginia de Almeida, moradora do bairro Chácara Ceres, mãe de três rapazes que utilizam o benefício.

Os mais jovens não são os únicos a utilizar o programa. Pessoas mais velhas puderam voltar a estudar com a ajuda do passe livre. É o caso da cabeleireira Suzete Lopes, moradora do Cidade Miguel Badra. Em 2014, ela se matriculou no curso técnico de Reabilitação para Dependentes Químicos e foi contemplada pelo benefício. "Utilizo o passe livre para ir até a estação de trem", contou a mulher que estuda em Mogi das Cruzes. Além da cabeleireira, a filha dela, Yasmin Lopes Quintan, também é uma das beneficiadas do projeto. Juntas, as duas economizam R$ 200, que são investidos no complemento da renda da casa.

O estudante do ensino médio Guilherme Vieira dos Santos destacou que o programa ajuda para não deixar as despesas da casa tão comprometidas. "O benefício faz a diferença no fim do mês para que as despesas não fiquem tão pesadas. O passe livre foi muito importante também para que minha irmã pudesse se formar, no fim do ano passado".

Itaquaquecetuba - Mamoru se reúne com secretários para traçar metas para a cidade

Osvaldo Birke/AIPMI
Mamoru reuniu todos secretários da cidade
De Itaquá
O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PTN), se reuniu ontem com todo o seu secretariado para traçar metas de avanços para a cidade nos próximos meses.

Durante o encontro, Mamoru falou sobre suas visitas diárias aos bairros da cidade, verificando problemas e ouvindo a população sobre as necessidades da cidade. Todas as demandas provenientes dos pedidos anotados durantes essas caminhadas pelos bairros foram repassadas aos secretários que terão autonomia e prazo para resolverem as solicitações.

"Todo dia visito de 3 a 4 bairros, saio de casa 6:30 da manhã sem horário para retornar, converso com muita gente, vejo os problemas, anoto todos os pedidos e tem sido gratificante porque a população tem visto o nosso esforço e está disposta a ajudar", disse o prefeito.

Mamoru contou aos secretários que a administração vive um bom momento e justamente por causa do governo participativo que foi implantado em sua gestão.
Mogi News"Sempre disse que seríamos uma administração que ouviria o povo e estamos fazendo isso, através do meu facebook, que hoje tem 20 mil seguidores, nas visitas aos bairros, nos encontros com os empresários e comerciantes do município, enfim, agora todos tem voz em Itaquá", concluiu Mamoru.

Nesse encontro, todos os secretários foram informados sobre todas as obras e ações que estão sendo feitas na cidade.

Ferraz de Vasconcelos - Prefeito entrega ovos de Páscoa nas escolas

Ontem, dois estabelecimentos de ensino da cidade foram beneficiados com presentes

Verônica Ribeiro/Secom Ferraz
Filló fez questão de visitar escola ontem de manhã
Mogi News
De Ferraz
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), deu início, na manhã de ontem, à entrega de ovos de chocolate em razão da Páscoa, que será comemorada, oficialmente, em 5 de abril. Num primeiro momento, duas escolas foram contempladas com os doces adquiridos pela Secretaria de Educação. A previsão é que todas as unidades de ensino da gestão local recebam os ovos, beneficiando, assim, mais de 20 mil alunos.

O chefe do Poder Executivo fez a distribuição, hoje, acompanhado do vice-prefeito ferrazense, José Izidro Neto (PMDB), do secretário de Governo, Juracy Ferreira da Silva, e da titular da Educação, Denize Ribeiro. Ao todo, 22,5 mil ovos serão entregues nas 45 unidades municipais, bem como nos 16 Centros de Educação Infantil (Ceis) subvencionados, totalizando 61 instituições.

Ontem, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) "José Sebastião", localizada no Cambiri, e o Cei "Professora Analivia Pedro", do Jardim das Flores, foram as primeiras da rede municipal a serem contempladas com as entregas dos chocolates de Páscoa. As visitas começarão a ser intensificadas na próxima semana, quando as comemorações alusivas à Páscoa estarão mais próximas.

De acordo com a secretária de Educação de Ferraz, a equipe gestora da pasta "teve muito cuidado" na elaboração do projeto que possibilita a distribuição dos doces aos educados neste ano. Denize explica que o objetivo é levar alegria e interatividade para as crianças e, ao mesmo tempo, compartilhar com os estudantes o verdadeiro sentido da Páscoa, que, "vai além do chocolate".

"Infelizmente, muitas crianças carentes não têm condições de ganhar um ovo de Páscoa, devido à alta vulnerabilidade social na cidade onde vivemos", completou Denize.

Mogi das Cruzes - Jundiapeba - Mutirão de combate à dengue

Mutirão de combate à dengue será realizado neste sábado em Jundiapeba

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove neste sábado (28/3) um grande mutirão contra a dengue no Distrito de Jundiapeba. Das 8h30 às 16h30, mais de 100 pessoas entre agentes de controle de vetores, agentes comunitários de saúde, funcionários de diversos setores da Administração Municipal e atiradores do Tiro de Guerra percorrerão de 800 a 1.000 imóveis para orientar e promover as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (27/03), equipamentos municipais promoveram o Dia D de Combate à Dengue. 

O trabalho deste sábado se concentrará na Vila Nova Jundiapeba devido ao número de casos autóctones concentrados nessa região. Somente neste ano, até o momento, já foram confirmadas 16 ocorrências. “Vamos concentrar nossos esforços na região que mais precisa de atenção neste momento e, dependendo do resultado, poderemos estender esse trabalho para outros bairros”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. No dia 1º de abril, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma reunião de esclarecimento no Distrito de Cezar de Souza.

Entre as ações técnicas programadas para este sábado estão: reiterar orientações sobre a doença e a eliminação de possíveis criadouros aos moradores por meio de visita aos imóveis; realizar a nebulização nas residências onde foram registrados casos positivos de dengue e seu entorno; pulverizar as margens do rio Jundiaí para eliminação de vetores (mosquitos) adultos; utilizar veículos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para o recolhimento de materiais inservíveis e possíveis criadouros móveis; aplicação de larvicida biológico em criadouros imóveis.

A principal orientação é para que os moradores da Vila Nova Jundiapeba colaborem com a ação recebendo as equipes em suas casas. No total, serão 40 equipes que, juntas, deverão percorrer entre 40 e 60 quadras do bairro, num total de 800 a 1.000 imóveis visitados. A divulgação começou na quinta-feira (26) com o carro de som e a panfletagem das residências para que os moradores pudessem separar os materiais para descarte. 

Atualmente, Mogi das Cruzes registra 67 casos de dengue, dos quais 49 autóctones e 18 importados. Há, ainda, 128 notificações aguardando resultados dos exames encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Mogi das Cruzes - Lançamento da Safra do Caqui 2015 será realizada neste domingo, no Mercado do Produtor

O caqui é uma fruta rica em fibras, sem gordura e indicada para a prevenção de doenças cardiológicas; lançamento da safra 2015 acontece neste domingo, no Mercado Produtor



Lançamento da Safra do Caqui 2015 será realizada neste domingo, no Mercado do Produtor

O lançamento da Safra do Caqui 2015 será realizado neste domingo (29/03), a partir das 7 horas, no Mercado Municipal do Produtor Minor Harada, no Mogilar. Durante o evento, os visitantes poderão degustar diversos produtos feitos a partir da fruta, como sucos, sorvetes, pães e tortas. O evento é organizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria Municipal de Agricultura, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sebrae, Fatec, Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e Associação dos Fruticultores do Alto Tietê (Afruti).

Mogi das Cruzes é referência nacional na produção de caqui, sendo responsável por 55% de todo o volume produzido no Brasil. “O lançamento da Safra do Caqui é um evento que já se tornou tradicional na cidade, sendo realizado todos os anos para valorizar a produção local e incentivar as várias formas de usos e consumo da fruta”, explica o secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao. 

O caqui é uma fruta rica em fibras, sem gordura e indicada para a prevenção de doenças cardiológicas. Seu aspecto nutricional foi um dos fatores que levou a fruta para o cardápio dos alunos da rede municipal desde 2010. “Além de conhecer um fruto produzido em nossa cidade, as crianças recebem um alimento saudável e nutritivo, que já caiu no gosto delas”, explica o secretário Nagao. 

A cidade tem uma produção anual estimada em mais de 60 mil toneladas. São mais de 1,7 mil hectares de área destinada à produção da fruta e 473 produtores. No evento deste domingo, além das receitas feitas a partir da fruta, os visitantes poderão conhecer também os diferentes tipos de caqui. 

 Lançamento da Safra do Caqui 2015 será realizada neste domingo, no Mercado do Produtor

Confira os detalhes: 

Caqui fuyu: Tem sabor adocicado e textura macia e deve ser consumido ainda duro.

Caqui guiombo: É doce e crocante e também deve ser consumido ainda duros.

Caqui rama-forte: É doce e macio e deve ser consumido bem maduro.

Dicas Sobre o CAQUI
Dicas de saúde - suco de caqui - natural 








sexta-feira, 27 de março de 2015

Suzano - Nova estação vai beneficiar 30 mil passageiros por dia

População terá acesso ao Expresso Leste em período integral, o que eliminará a baldeação em Guaianazes


Secoi Suzano
Governo estadual promete entregar a nova estação no próximo semestre; investimento chega a R$ 46 milhões
Fábio Miranda
De Suzano
A nova Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atenderá aproximadamente 30 mil passageiros por dia quando for entregue. A obra, orçada em R$ 46 milhões, faz parte dos R$ 500 milhões que estão sendo investidos na cidade e está programada para ser concluída no próximo semestre, segundo informações da própria CPTM.

Diferentemente do estilo antigo das estações construídas na região, o futuro local de embarque e desembarque de passageiros contará com escadas rolantes, maiores espaços e coberturas. Uma vez pronto, juntamente com os de Ferraz de Vasconcelos e Poá, possibilitará a vinda do Expresso Leste direto da Estação Luz, em São Paulo, sem a necessidade de realizar baldeação em Guaianazes. Caso contrário, a passagem dessa composição, mais moderna e com ar-condicionado, seria comprometida já que as plataformas antigas não estão de acordo com o tamanho do trem, que possui oito vagões, contra seis do modelo atual que circula pela Linha 11-Coral.

A vinda direta do Expresso Leste também deverá tirar de Guaianazes o posto de estação para troca de composições para usuários de outras cidades. Não apenas os suzanenses serão beneficiados com o trem mais moderno. Passageiros de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba farão a baldeação em Suzano. A Linha 12-Safira também chegará até Suzano, saindo da Estação Brás, na capital, passando pela zona leste até chegar em Itaquá e Poá. 
A nova linha que está sendo construída pelo governo estadual, que fará a ligação da Estação Engenheiro Goulart, da Linha 12, até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, também poderá ser acessada a partir de Suzano.

Mogi NewsNovo terminal
Com a moderna estação, os usuários de ônibus também terão à disposição o novo Terminal Sul de Suzano. Projetado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o futuro local terá 5,2 mil metros quadrados de área construída e deverá atender 100 mil pessoas por dia. Por lá passarão tanto os coletivos que atendem as linhas municipais como os que fazem os itinerários intermunicipais e as vans do transporte alternativo da cidade.

A paisagem no entorno do novo terminal também deverá ser recuperada pela EMTU. Ao todo, serão investidos R$ 15 milhões pelo governo do Estado para desapropriações, implantações de dispositivos de tráfegos e realização de paisagismos.

Cem municípios de SP estão com epidemia de dengue


Cem municípios de SP estão com epidemia de dengue


Sorocaba é a cidade com maior número de casos confirmados.
Na capital paulista, número de casos já é três vezes maior do que em 2014.


Carla ModenaSão Paulo


Cem municípios do estado de São Paulo já enfrentam uma epidemia de dengue. Só na capital paulista, o número de casos confirmados este ano é três vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2014.
Com o aumento do número de casos da doença, o Hospital Municipal de Cajamar ficou sobrecarregado. Para acelerar o atendimento, uma tenda foi montada. Nela, são feitas as notificações e os pacientes são encaminhados para colher sangue, em uma parte também improvisada.
É com o exame que os médicos podem dizer se é realmente dengue. A cidade de Cajamar tem 70 mil habitantes e o número de casos confirmados é grande. “Trezentos e setenta e quatro casos desses dois mil notificados, isso significa que realmente uma porcentagem muito grande, 20% dos notificados foram acometidos. Estamos em epidemia”, afirma Giuseppe Conte, secretário de Saúde de Cajamar.
Até o dia 7 de março, já foram confirmados 224 mil casos de dengue em todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Em São Paulo, o último balanço aponta que o estado tem 80.283 diagnósticos confirmados. Já são 100 municípios com a epidemia da doença.
Sorocaba é a cidade com maior número de casos confirmados (7.489). Um centro de monitoramento foi instalado na cidade para atender quem está com a doença. A Prefeitura deCatanduva também montou uma unidade para receber os pacientes com dengue.
A capital paulista enfrenta um surto da doença. Nos primeiros três meses do ano, São Paulo teve 4.436 casos de dengue, três vezes mais que no mesmo período do ano passado.
A hidratação é indispensável para quem tem dengue. Os médicos recomendam tomar bastante líquido, não tomar remédio sem orientação e procurar ajuda profissional. “Assim que tiverem um início súbito de febre, um quadro de dor muscular ou dor nas articulações, às vezes acompanhado de vômito, a gente pede pras pessoas procurarem o pronto-socorro”, orienta o médico Cláudio Oliveira da Silva.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo anunciou que dobrou o número de agentes que atuam na prevenção da dengue, de 500 para 1.000 e que 30 médicos da Polícia Militar também vão reforçar o atendimento à população.

Jardim Santos Dumont recebe a 48ª unidade do Programa Municipal de Expansão de Creches

Jardim Santos Dumont recebe a 48ª unidade do Programa Municipal de Expansão de Creches

Durante a solenidade de entrega, o prefeito Marco Bertaiolli lembrou que a população do Jardim Santos Dumont terá em breve um novo CEMPRE e uma UPA 24 horas


O prefeito Marco Bertaiolli fez, na tarde desta quinta-feira (26/03), a entrega do Centro de Educação Infantil Municipal Profª Clara Rodrigues Nahum. É a 48ª creche/escola a ser entregue desde o ano de 2009, quando foi implantado o Programa Municipal de Expansão de Creches. De lá para cá, 6.485 crianças passaram a frequentar as creches/escola da Prefeitura em diversas partes do município.

Durante a solenidade, Bertaiolli destacou que, especificamente na região do Jardim Santos Dumont, as crianças já terão uma unidade de ensino fundamental próxima para darem sequencia em seus estudos, após concluírem o ensino infantil. É o CEMPRE da avenida Kaoru Hiramatasu, que está em início de obras e terá capacidade para atender cerca de mil alunos em período integral e com a ampla estrutura física já conhecida dos CEMPREs – já são cinco inaugurados desde 2009. 

O prefeito lembrou ainda que, além do sexto CEMPRE, a população atendida pelo CEIM Profª Clara Rodrigues Nahum também terá uma unidade de saúde para atendimentos de urgência e emergência em regime de 24 horas. É a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construída na esquina da avenida Japão com a Kaoru Hiramatasu, dentro do amplo pacote de melhorias em andamento naquela região.

“Vamos entregar nas próximas semanas a UPA do Rodeio, que fica na avenida Pedro Romero, ao lado da AACD e estamos agora finalizando o processo licitatório para a UPA do Jardim Aeroporto. Será um equipamento de fundamental importância para a comunidade de toda aquela região, porque é um pronto-socorro público e que nunca fecha”, pontuou.

O CEIM Profª Clara Rodrigues Nahum é a 6ª creche/escola a ser entregue na região do Oropó. A unidade, que já iniciará as aulas na próxima segunda-feira (30/03), terá capacidade para atender 150 alunos com idades entre quatro meses e cinco anos. A unidade foi feita em parceria com o governo federal, por meio do programa Proinfância. A União destinou R$ 1.453.990,52 para a obra, enquanto o município entrou com R$ 1.617.062,74. O investimento total, portanto, é de R$ 3.071.053,26.

A creche/escola será administrada pela Instituição Evangélica Beneficente e Assistencial Bom Samaritano e presta homenagem à saudosa professora que dedicou toda sua vida ao magistério e passou por instituições como Lar Batista e Instituto Dona Placidina. Na solenidade, seu filho, Marco Antonio Rodrigues Nahum, que é desembargador, falou em nome de toda a família e agradeceu à homenagem. 

“Há dois meses estamos entregando uma creche a cada semana, toda quinta-feira. E vamos continuar assim. Serão mais cinco até maio, outras quatro no segundo semestre do ano e as demais no ano que vem. Desta forma, chegaremos a 2016 com a meta das 65 creches cumprida. Lembrando que, dessas todas, 40 já entregamos durante o primeiro mandato”, acrescentou o chefe do Executivo mogiano.

 Jardim Santos Dumont recebe a 48ª unidade do Programa Municipal de Expansão de Creches

A solenidade contou com a presença do deputado estadual, André do Prado, do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, do presidente da Câmara Municipal, Antonio Lino, além de outras autoridades e a comunidade local. (LMS)


Mogi das Cruzes - Professores recebem capacitação da Unilivre para visitação ao Parque Municipal

Professores recebem capacitação da Unilivre para visitação ao Parque Municipal

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, explicou aos professores da rede estadual sobre as normas e benefícios das visitações ao Parque Municipal



Nos últimos dias 19 e 20 de março, um grupo de professores da rede estadual de ensino passou por uma capacitação, realizada na Universidade Livre do Meio Ambiente, no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello. O trabalho, que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, tem por objetivo preparar esses profissionais para que a visitação à reserva ambiental passe a ser uma atividade multidisciplinar na grade curricular da rede estadual.

A atividade contou com a participação de 80 professores das disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia de 65 escolas da rede estadual de ensino de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. Além da rede estadual, o programa também está disponível para a rede particular de ensino. As escolas interessadas devem entrar em contato com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, pelo telefone 4798-5962. As próximas capacitações serão realizadas no Parque Centenário, em Cezar de Souza e no Parque Leon Feffer, em Braz Cubas. 

A UniLivre não é uma universidade no sentido formal. O termo “livre” é usado para diferenciá-la das instituições acadêmicas. Sua proposta é de que as pessoas tenham livre acesso ao conhecimento, promovendo a construção da cidadania ambiental. A aula inaugural aconteceu em setembro de 2013. 

Trata-se, portanto, de um espaço de difusão de educação socioambiental para toda a comunidade. Suas bases são a construção do conhecimento, o estímulo à criatividade, a visão crítica de processos e a incorporação de novos hábitos e atitudes que privilegiem a sustentabilidade. Além das atividades no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, uma unidade de conservação integral da Mata Atlântica, os cursos também são ministrados em outros núcleos, como a Ilha Marabá e demais parques do município. 

Os cidadãos interessados em conhecer a programação de cursos podem entrar em contato com a Unilivre-MC pelos telefones 4790-3529 e 4790-5354, além do e-mail parquenaturalmunicipal@pmmc.com.br. (LMS)


Professores de Itaquaquecetuba e Mogi fazem protesto Eles reivindicação ajuste salarial e melhores condições de trabalho. Dirigente diz que professores já receberam aumento de salário.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Professores em greve nas cidades de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba fizeram protestos nesta quinta-feira (26) por melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Em Mogi, a manifestação foi na região central. Em Itaquaquecetuba, o grupo também saiu às ruas com faixas e cartazes. "Nós temos em Mogi um percentual de 30% dos professores paralisados", explicou a coordenadora da Apeoesp de Mogi, Vânia Pereira da Silva.
Entre as principais reinvindicações estão: equiparação salarial com o ensino superior; abertura de 3 mil salas; contratação de professores e convocação dos concursados; combate a violência; perseguição e assédio moral nas escolas.
Alguns pais de alunos apoiam o protesto. "Precisa melhorar muita coisa, principalmente os salários dos professores", diz a dona de casa Josélia dos Santos Rodrigues.
Em Itaquaquecetuba, grupos de professores também saíram às ruas. "São 65% de professores parados. Um total de 1,1 mil professores parados e mais de 10 escolas fechadas", conta a coordenadora da Apeoesp de Itaquaquecetuba, Maria de Lourdes Rafael.
Pouco movimento
Um grupo de estudantes de Mogi das Cruzes reclama que o movimento de frequência de alunos na escola onde estudam, no Jardim Maricá, caiu. Eles dizem ainda que os professores eventuais aplicam conteúdo que eles já estudaram. "A gente vem para não ficar com falta", diz a estudante Isabel Velai. O aluno enso Gustavo dizque não há atividades. "Fazemos lição de eventual. Lição que já aprendemos e não tem nada a ver com a matéria
Na tarde desta quinta-feira, a dirigente regional de ensino de Mogi das Cruzes, Rosania Morales Morroni disse que em Mogi das Cruzes não existem classes superlotadas. Sobre a questão da violência, ela disse que há um projeto de professores que são mediadores de conflitos e que incentivam a cultura de paz, bem como parcerias com as polícias civil e militar. Ela explicou ainda que, com relação a salários, houve um aumento escalonado em quatro anos de 45%. "E agora estamos terminando as discussões objetivando um plano de carreira atraente", diz.
Ela ainda afirmou que os alunos da escola Maria Rodrigues Gonçalves não estão sem atividades. "Não estão só fazendo leituras. Alguns reclamaram e não procedia. Outros reclamaram e estou apurando se de fato procedia. Até agora tínhamos duas reclamações: uma era verdadeira e outra não", detalha. off
muitos pais e alunos apoiam a causa.

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page