Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2016

Mogi das Cruzes - Samu: tablet agiliza atendimento

Prefeito Bertaiolli conheceu a tecnologia adotada pelo Samu ao lado do secretário Cusatis / Foto: Jonny Ueda

 www.odiariodemogi.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mogi das Cruzes aposta na tecnologia para garantir mais agilidade aos atendimentos. 


 O uso de tablets permite a interação em tempo real entre as equipes de rua e o médico regulador, que fica na base. No futuro próximo, o sistema vai possibilitar a aplicação de glicose em vítimas de hipoglicemia, sem a necessidade de deslocá-lo a uma unidade básica de saúde.
O novo software já está em uso desde outubro, mas foi apresentado ontem pela coordenadora da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Samu), Marly Inês dos Reis Monteiro. 

Além de dar agilidade, o programa também deverá garantir informações mais confiáveis e economizar milhares de folhas de papel sulfite utilizadas diariamente.
Antes do software, todos os atendimentos de urgência geravam fichas, em papel, com informações clínicas sobre a vítima. Elas eram preenchidas à caneta e transmitidas, via rádio, ao médico regulador. 

O problema é que, com 11 equipes de rua, os dados poderiam demorar a chegar ao sistema, pois eram recebidos por apenas um médico regulador.
“Por vezes, tínhamos diversas viaturas querendo falar com o médico regulador ao mesmo tempo. Isso está sendo muito agilizado, porque diminui a necessidade de comunicação via rádio”, avalia Marly. 

Agora, todos os relatórios preenchidos na rua são transmitidos em tempo real para a tela do computador.
Além das 11 ambulâncias do Samu, outros quatro veículos do Setor de Ambulâncias da Prefeitura (que dão suporte ao Samu) também utilizam o novo sistema. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Estado de São Paulo a implantar o tablet em toda a frota; a Capital também já começou a adotar essa tecnologia. (Danilo Sans)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Especialistas esclarecem dúvidas de grávidas sobre o zika vírus

É melhor adiar os planos? Dá pra ter uma gravidez tranquila usando repelente? Algumas dúvidas têm respostas, outras precisam de pesquisas.

 O vírus zika começou a circular no Brasil há nove meses. Não existe vacina, nem tratamento pra doença. E sobram dúvidas, principalmente em relação aos riscos durante a gravidez.

A Rafaela Christina de Paula queria ter o segundo filho este ano, mas desistiu.

‘Eu decidi, conversando junto com o meu obstetra, adiar mais um pouquinho essa decisão, pelo menos esse ano de 2016 pra gente ver como é que fica a doença e tudo”, conta a nutricionista.

E são muitas as perguntas. Então vamos lá: o que já tem resposta certa:
Vera Maria Portela de Brito, grávida de 6 meses: 

Se eu estando no sexto mês, o meu bebê ainda corre risco de microcefalia, caso eu venha a ter esse vírus?

Artur Timerman, infectologista: Por analogia com outras infecções, os períodos críticos são nas 12 primeiras semanas de gestação. 


Os três primeiros meses. Porque é o período em que o feto está mais vulnerável, que a placenta não está totalmente formada, quando ela está totalmente formada, ela protege, estabelece uma barreira que impede que infecções da mãe passem para a criança.

O Ministério da Saúde explica que cerca de 80% das pessoas que tiveram o zika vírus não apresentaram sintomas. Que são: manchas vermelhas na pele, coceira, vermelhidão nos olhos, febre, indisposição e em alguns casos, dor nas articulações.

E vem mais uma dúvida: quando o exame tem que ser feito para o resultado ser seguro?

“Quando o vírus zika entra numa pessoa, ele circula na corrente circulatória por um período muito curto, de quatro a seis dias. Esse vírus na circulação é que vai ser detectado por esse teste que vai ser disponível”, explica Artur Timerman.

“Somente no período inicial da doença. Depois, passado esse período quando o vírus não está mais circulando, é impossível detectar”, diz Cláudio Maierovitch, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde.

E o que a ciência ainda precisa esclarecer?

Juliane Carmino, analista de sistemas: Quem pega zika vírus uma vez fica imune ou pode pegar novamente?

Cláudio Maierovitch: Do que se conhece hoje não é possível ter certeza ainda. Caso o vírus zika tenha o comportamento parecido com os outros vírus que são parentes dele, como o próprio vírus da dengue, o vírus da febre amarela e alguns outros, ele só deve acontecer uma vez.


 Imagina-se, mas não há comprovação científica, ainda, de que também a doença pelo vírus zika só deva acontecer uma vez, mas isso deve ser objeto de pesquisa que ainda não tem resultados, ainda não tem conclusão.   
   
Jaine Samara Lima, estudante: Eu queria saber se uma pessoa que teve zika vírus, se ela pode engravidar, se é seguro e qual seria essa margem de segurança?

Não há consenso sobre quanto tempo a mulher deve esperar para engravidar.  Nem a Organização Mundial de Saúde tem orientação, neste momento, sobre isso.  

E quando a mulher já teve neném? Ela tem que parar a amamentação?
Artur Timerman: Não se sabe direito, mas a priori não há relato de excreção do vírus pelo leite materno. Então, elas poderiam amamentar, mas isso é tudo suposição.


Enquanto os pesquisadores do Brasil inteiro estão trabalhando pra responder às dúvidas, a recomendação do Ministério da Saúde é que as gestantes façam todos os exames, informem o médico sobre qualquer alteração durante a gestação e principalmente reforcem a prevenção contra o mosquito.

São indicados o uso de roupas de mangas compridas e repelentes próprios para gestantes. E pra todo mundo, nunca é demais lembrar: não deixar água parada em casa nem no trabalho pra evitar que o mosquito nasça.

 

De Frente com Gabi - Entrevista o médico Elsimar Coutinho - Completo - 24022013


Menstruação - A Sangria Inútil - ElsimarCoutinho


Preguiça - Drauzio Varella


Esclarecimentos sobre a fosfoetanolamina - Dr. Drauzio


Chikungunya - entenda como tudo começou - Dr. Drauzio


Microcefalia e zika: entenda como tudo começou - Dr. Drauzio


Inúmeros casos de microcefalia vêm sendo diagnosticados em todo país e uma das principais causa é a contaminação por Zika vírus.
 Dr. Drauzio explica o que é essa condição neurológica raríssima.


Poá - Marcos Borges se esforça para Poá não perder R$ 150 milhões do ISS



 http://oidiario.com.br/
O prefeito de Poá Marcos Borges solicitou o apoio do deputado federal Arnaldo Faria de Sá na intermediação de reuniões em Brasília com o objetivo de tentar impedir a aprovação do Projeto de Lei nº 386/2012 que altera a Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências.

testinha marcos
De acordo com o chefe do Executivo poaense, esta proposta é prejudicial, do ponto de vista financeiro ao município de Poá porque, caso seja aprovada, vai acarretar uma perda considerável de arrecadação de impostos.

 “Pedimos a ajuda do deputado federal Arnaldo Faria de Sá [PTB], que nos visitou nesta quarta-feira [27/01], para agendarmos uma reunião em Brasília com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e com o senador Roberto Rocha [PSB], que é o relator deste projeto, para justamente mostrarmos que, se este projeto for aprovado na forma como está sendo proposto, inviabiliza economicamente a cidade de Poá”, afirmou o prefeito.

O Projeto de Lei é uma emenda feita pelo deputado Hildo Rocha (PMDB) na Lei Complementar nº 116, a qual define que a cobrança do imposto ISS sejá feita no local onde o serviço é prestado, mesmo que a empresa prestadora esteja localizada em outro município, como é o caso dos serviços de cartões de crédito e de leasing. “Todos sabemos que temos a sede do Banco Itaú em Poá e que esta sede é repsonsável por todas as operações financeiras de cartão de crédito e débito realizadas em território nacional.

 A atual lei determina que o recolhimento do ISS seja feito aqui em Poá e, esta proposta que está em trâmite no Senado, faz com que Poá deixe de arrecadar um montante considerável, causando um grande prejuízo financeiro em nosso orçamento”, explicou o prefeito, ressaltando que as perdas chegariam a aproximadamente R$ 150 milhões no ano.

Críticas ao ex-prefeito
O prefeito Marcos Borges também fez críticas à gestão anterior que não acompanhou o trâmite do projeto de lei em Brasília. “Este projeto vai inviabilizar a administração de Poá. 

Porque no passado, foram omissos e não cuidaram da cidade. Não fizeram o que deveria ser feito. Em 2012, quando este projeto de lei começou a ser discutido no Congresso Nacional, o município, a Prefeitura de Poá, aqueles que tinham obrigação de cuidar desta questão, ir lá, discutir, debater e defender os interesses da cidade, não foram. 

Quem são eles? 

O ex-prefeito, os ex-secretários, que tinham obrigação de correr para defender os interesses da cidade e não foram. O projeto de lei andou, correu, foi aprovado na Câmara da maneira como eles entenderam, prejudicando substancialmente a cidade de Poá, no que diz respeito ao ISS, que hoje é fundamental e importante. Além disso, criaram uma estrutura pesada, onerosa ao município, sem cuidar do dever de casa, deixando uma série de gastos vultosos e sem estes recursos, inviabiliza nossa cidade”, definiu.

Itaquaquecetuba - Prefeito ‘arrebenta’ no Facebook. Postagem de Mamoru ultrapassa um milhão de visualizações




mamoru facebook
 http://oidiario.com.br

 Uma postagem realizada pelo prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), se tornou um verdadeiro fenômeno de audiência no Facebook. 

No dia 20 de janeiro o chefe do Executivo de Itaquá publicou em sua página uma solicitação para que as pessoas adotassem animais abandonados, cuidados pelo Centro de Controle de Zoonoses do município, e pediu para que seus seguidores compartilhassem a publicação. Porém, o prefeito não esperava que a publicação se tornasse praticamente “viral”, e transcendesse os limites da cidade, para todo o Brasil.

“Tenho utilizado o Facebook constantemente e temos um retorno muito positivo da população que faz suas reclamações e elogios a nossa administração, e por meio dessa ferramenta conseguimos falar com milhares de pessoas e ao mesmo tempo atender a muitas solicitações feitas pelos moradores. Porém, essa publicação sobre os animais cuidados pelo Centro de Zoonoses, não imaginava que teria essa audiência fabulosa”, disse o prefeito.

Até o final da tarde de ontem, dia 26, a postagem contava com quase 1,1 milhão de visualizações, 15 mil compartilhamentos, cerca de 4 mil curtidas e quase 500 comentários, e de acordo com o próprio prefeito, sem o investimento de um real, se quer.


 Um detalhe que chama a atenção é a interação que o prefeito tem com os internautas, respondendo a praticamente todos os comentários em todas as suas postagens e principalmente quando se trata de alguma reclamação ou solicitação por algum serviço.

“Conseguimos atender muita gente por meio do Facebook. Reservo algumas horas do meu dia para conversar com a população por meio da nossa página. Entre uma atividade e outra, e quando estou em casa a noite, checo tudo que foi comentado na página, e procuro responder ao maior número de comentários possíveis”, contou Mamoru.


Logo após a postagem, os telefones do Centro de Controle de Zoonoses ficaram congestionados, com pessoas interessadas em adotar um animal. Centenas de ligações de várias partes do país foram registradas. Alguns cães e gatos já ganharam um novo lar.


Nakashima se tornou o prefeito mais popular no Facebook do Alto Tietê, e conta com mais de 28 mil seguidores em sua página, o maior número entre os gestores da região. 


De acordo com o instituto Medialogue, empresa especializada em pesquisa de mídia, o Facebook do prefeito itaquaquecetubense é a segunda melhor página de prefeitos do estado de São Paulo, já que segundo a pesquisa, foram considerados requisitos como a interatividade, tempo de resposta, qualidade das respostas, e comunicabilidade com os internautas, entre outros. -

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Mogi das Cruzes - Crescer abre inscrições para mais de 4,6 mil vagas nesta sexta e sábado

O Crescer - Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes abrirá, nesta sexta-feira e sábado (29 e 30 de janeiro), inscrições para 4.615 vagas em cursos gratuitos nas unidades da Vila Natal, Braz Cubas, Centro e Vila Brasileira. A partir desta etapa de inscrição, foram estabelecidas novas regras para melhor atender os participantes. Os interessados poderão concorrer a vagas em quaisquer cursos, mas poderão se matricular em até dois cursos nas unidades.
As inscrições poderão ser feitas no dia 29, das 8 às 18 horas e no dia 30, das 8 às 12 horas pelo site da Prefeitura de Mogi das Cruzes e pessoalmente nas unidades do Crescer. O maior número de vagas está em Braz Cubas com 1.810 oportunidades em mais de 50 cursos. Na Vila Natal são oferecidas 1.625 vagas, 860 no Centro e 320 na Vila Brasileira. São várias opções de cursos. A listagem completa está no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes (www.mogidascruzes.sp.gov.br). Confira abaixo os links para as inscrições

Inscrições Crescer Vila Natal
Inscrições Crescer Braz Cubas
Inscrições Crescer Vila Brasileira
Inscrições Crescer Centro
Cursos oferecidos

Uma das novidades são turmas de informática básica para pessoas com mais de 50 anos, que são realizadas nas unidades Centro, Vila Natal e Braz Cubas. Há também cursos para jovens entre 11 e 17 anos na Vila Natal, como inglês e espanhol instrumental e violão. Na mesma unidade, alunos a partir dos 14 anos, podem aprender patchcolagem, pintura em panos de prato e pintura em vidro.

Vagas Crescer Centro
Vagas Crescer Braz Cubas
Vagas Crescer Vila Natal
Vagas Crescer Vila Brasileira
Novas regras para Matrículas
No ato da inscrição, é preciso apresentar o RG ou documento de identidade. Em alguns casos, é necessária a cópia da declaração de escolaridade em nível de Ensino Fundamental e para as capacitações em nível avançado, o candidato deve levar a cópia do certificado de conclusão do curso básico. Caso o número de inscrições seja superior ao de vagas, será realizado sorteio na unidade do Crescer em que o candidato se inscreveu nos dias 3 e 4 de fevereiro a partir das 9 horas. As listas com a primeira chamada serão divulgadas no dia 5 de fevereiro a partir das 16 horas nas unidades CRESCER e no site da Prefeitura. As aulas começarão a partir do dia 11 de fevereiro.

Para mais informações, os candidatos devem procurar uma das unidades do Crescer. A unidade Centro fica na rua Ipiranga, 579 e atende no telefone 4727- 4971. Já em Braz Cubas, o endereço é rua Capitão Francisco de Almeida, 47, e atende no número 4798-5729. A unidade da Vila Natal fica na Rua dos Vicentinos, 1216, com o telefone 4725-1985 e a unidade da Vila Brasileira está na rua João Gualberto Mafra Machado, 221, telefone 4721-2423. (KCB)

CPTM vistoria hoje nova estação de Suzano


Presidente da CPTM vistoria hoje nova estação de Suzano



O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo de Magalhães, fará uma vistoria hoje às obras da nova Estação Suzano. Durante os trabalhos, há a expectativa de que ele anuncie a data da entrega do equipamento.
Segundo a companhia, a estação terá sua primeira etapa concluída e será aberta ao público, em breve. Porém, a CPTM não informou qual a data específica da entrega.
A data de inauguração da nova estação já foi adiada oito vezes. A última data havia sido anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em outubro do ano passado, garantindo a inauguração para 15 de janeiro.
A primeira promessa era concluir as obras até dezembro de 2012. As obras se iniciaram em 2011. Somente a primeira parte da construção será entregue. O restante ainda não tem previsão de finalização.
Diário de SuzanoESTRUTURA
Atualmente, a Estação Suzano transporta 34 mil passageiros em dias úteis. Com a nova estação, a CPTM estima aumento de 126% no fluxo de usuários, uma vez que a expectativa é que cerca de 77 mil pessoas passem a usar o equipamento diariamente. A unidade recebe investimentos de R$ 46,2 milhões.
Na inauguração será entregue a primeira etapa da obra, ou seja, os dois acessos – Norte e Sul. Ambos funcionarão 24 horas, com escadas rolantes e elevadores para atender passageiros com necessidades especiais.

O prefeito de Poá agradece Junji Abe por liberação de emendas parlamentares .



Molde

O prefeito de Poá, Marcos Borges, recebeu o suplente de deputado Junji Abe (PSD) na tarde desta quarta-feira, dia 27, em seu gabinete para agradecer a liberação de recursos financeiros provenientes de emendas parlamentares enquanto o ex-prefeito de Mogi das Cruzes ocupava uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

No total, entre 2013 e 2015 Poá recebeu aproximadamente R$ 1,5 milhão, voltados para investimento na área da Saúde e de Infraestrutura.

“O sempre deputado Junji Abe é um amigo pessoal e, mais do que isso, um amigo da cidade de Poá. 

Nos sentimos muito honrados com sua visita, que teve como objetivo agradecer todo o empenho de Junji dedicado a Poá, com a liberação de verbas, por meio de emendas parlamentares, que têm sido muito úteis para que possamos desenvolver alguns trabalhos, mais especificamente nas áreas da Saúde e de Infraestrutura”, disse o prefeito.

“Para nós é uma honra muito grande poder visitar as cidades que sempre ajudamos. Quero agradecer ao vereador Sumirê [Mario Sumirê, presidente da Câmara Municipal de Poá], que desenvolve um trabalho sério na cidade e nos indicou Poá para estas emendas. Além disso, estou sempre à disposição em poder ajudar”, frisou Junji.

No encontro, que contou ainda com a presença dos secretários municipais Augusto de Jesus (Planejamento), Sidiclei Lessa (Governo) e Alexandre Russo (Saúde), o assunto principal, dentre tantos outros, foi sobre o tema chuvas e enchente não ficou de fora. O prefeito Marcos Borges destacou a grande importância de poder ouvir aqueles que já tiveram esta vivência de Executivo e também como deputado. 

“O Junji contou o exemplo que ocorreu em Mogi das Cruzes e que não ocorre em Poá. Lá se tratava exclusivamente de um rio que nascia e morria em Mogi e que com um trabalho de desassoreamento profundo, a questão foi resolvida. Expus a ele que em Poá tem um agravante, por envolver outros municípios, já que o rio Itaim nasce em Guaianazes, na divisa de Ferraz de Vasconcelos com São Paulo, recebendo todo volume de água, passando por Ferraz, onde este volume aumenta substancialmente e toda esta água vem para Poá que é a parte mais baixa”, explicou.
 
O prefeito Marcos Borges destacou que vai solicitar uma audiência com o governador Geraldo Alckmin e convidar os prefeitos de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto, e de São Paulo, Fernando Haddad, para buscar soluções viáveis para o problema das enchentes nesta região.

“Também já estamos estudando projetos alternativos, que venham complementar o serviço que é feito pelo piscinão, porque só a estrutura atual do piscinão não é suficiente. 

E já iniciamos estudos para ter estas obras complementares. As Secretarias Municipais de Planejamento e de Obras e alguns engenheiros que estão nos assessorando nesta questão já estão trabalhando para criar estes projetos complementares e assim, acabarmos de uma vez por todas com este problema”, definiu o prefeito. 
http://oidiario.com.br

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Energia deve cair a partir de fevereiro

Aneel aprovou mudanças no sistema de bandeiras tarifárias.
Cor vermelha passa a ter 2 patamares: R$ 3 e R$ 4,50 para cada 100 kWh.

 O sistema de bandeiras tarifárias, que aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando está mais caro produzir energia no país, terá mudanças a partir de fevereiro. As alterações foram aprovadas nesta terça-feira (26) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a principal delas é a criação de um novo patamar de cobrança.

 

Fábio Amato
Do G1, em Brasília

A decisão deve levar a um barateamento das contas de luz a partir de 1º de fevereiro. Isso porque o valor da tarifa extra a ser paga pelos consumidores (bandeira vermelha) deve cair dos atuais R$ 4,50 para R$ 3,00 a cada 100 killowatts-hora (kWh) de energia consumidos.

sistema de bandeiras tarifárias entenda (Foto: Editoria de Arte/G1)
O que muda?
A Aneel decidiu nesta terça que, a partir de fevereiro, a bandeira vermelha passará a ser dividida em dois patamares: um mais barato, com cobrança extra de R$ 3,00 para cada 100 kWh, e outro mais caro, que mantém o valor de R$ 4,50 por 100 kWh consumidos.
 

O sistema hoje tem três patamares, representados pelas bandeiras verde, amarela e vermelha.
Na verde, não há custo adicional e, portanto, os consumidores não pagam nada a mais.

A amarela significa que houve algum aumento no custo para gerar energia e, a vermelha, que esse custo de produção está muito alto.
Na decisão desta terça, a Aneel também decidiu reduzir, em 40%, o valor da tarifa adicional da bandeira amarela: de R$ 2,50 para R$ 1,50.

Por que a cobrança deverá cair em fevereiro?
 
O que define quando uma ou outra entra em vigor é o custo da energia produzida pelas termelétricas (usinas movidas a combustível) em operação no país. O patamar mais caro da bandeira vermelha (R$ 4,50) será aplicado se esse custo for igual ou superior a R$ 610 para cada megawatt-hora (MWh) produzido.


De acordo com o relator do processo na Aneel, diretor André Pepitone, hoje a termelétrica mais cara em operação tem custo de R$ 600 para cada MWh produzido. Se essa situação continuar assim, a partir de fevereiro a taxa extra a ser aplicada nas contas de luz dos brasileiros será a do primeiro patamar da bandeira vermelha, ou seja, R$ 3 para cada 100 kWh.

Como hoje estão sendo cobrados R$ 4,50, haveria uma redução de 33% desconto do custo extra representado pelo acionamento da bandeira vermelha máxima nas tarifas de energia.

A definição da bandeira que vigorará em fevereiro no país deverá ser anunciada oficialmente pela Aneel nos próximos dias.

Bandeira amarela

Pela nova regra definida pela Aneel, a bandeira amarela entrará em vigor caso as termelétricas em operação no país tenham custo de produção entre R$ 211,28 e R$ 422,56 para cada megawatt-hora.

A bandeira amarela ainda não vigorou no país desde o início do regime de bandeiras.
Se continuar chovendo forte – e nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país continuar a subir -, existe a possibilidade que a bandeira das contas de luz fique amarela ainda neste ano.

Chuvas e termelétricas
Pepitone disse que as alterações no sistema de bandeiras se devem à melhora no cenário do setor elétrico brasileiro, principalmente devido ao aumento das chuvas nos últimos meses e que vem garantindo a recuperação dos reservatórios das principais hidrelétricas do país.

Entre 2012 e meados de 2015, a falta de chuvas levou a uma forte redução no armazenamento dessas represas. E, para poupar água das hidrelétricas, todas as termelétricas disponíveis passaram a gerar energia.

As termelétricas, porém, produzem energia mais cara, pois funcionam por meio da queima de combustíveis como óleo, gás e biomassa.

Sistema de bandeiras
Em janeiro de 2015, entrou em vigor o sistema de bandeiras. Além de sinalizar ao consumidor qual o custo de produção da energia, ele permite a cobrança automática de recursos para cobrir o aumento desses custos, por meio de um adicional na tarifa.

Desde então, sempre vigorou a bandeira vermelha. A partir de janeiro de 2015, ela gerou uma cobrança extra de R$ 3. Mas logo em março a Aneel reajustou o valor para R$ 5,50, devido ao aumento dos custos no setor elétrico.

Em agosto, a bandeira vermelha caiu para R$ 4,50, já refletindo a melhora das chuvas e da situação nos reservatórios das hidrelétricas. É esse valor que vigora atualmente.

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page