Pesquisar este blog

sábado, 17 de maio de 2025

Atenção, eleitoras e eleitores!

 

PT - Partido dos Trabalhadores
O prazo para regularizar o título termina segunda-feira (19). Mais de 5 milhões de pessoas ainda estão com pendências e correm o risco de ter o título cancelado.

Quem não regularizar pode perder o direito de votar, não conseguir tirar passaporte, tomar posse em concurso público ou até renovar matrícula em escolas oficiais.

Não deixa pra última hora!
Verifique sua situação no site do TSE ou pelo app e-Título.

👉 Regularize até segunda-feira e garanta seus direitos!

Mujica tinha uma capacidade ímpar de traduzir em frases de extrema simplicidade e beleza

 Mujica tinha uma capacidade ímpar de traduzir em frases de extrema simplicidade e beleza o compromisso de uma vida de luta em defesa do socialismo. Suas palavras também fazem parte deste imenso legado a ser compartilhado entre todos aqueles e aquelas que sonham com um mundo melhor!


Memes

 


Comércio brasileiro atinge o maior nível em 25 anos, segundo o IBGE! 📊Quando o povo tem renda, a economia gira!


ptbrasil
PT - Partido dos Trabalhadores
ptbrasil

Comércio brasileiro atinge o maior nível em 25 anos, segundo o IBGE! 📊


É a terceira alta consecutiva nas vendas, com crescimento puxado por livros (alta de 28,2%), supermercados, farmácias e vestuário. O dado reforça a recuperação da economia, com resultados positivos espalhados por quase todo o varejo.

Quando o povo tem renda, a economia gira!

Charges do Renato Aroeira

 


Brasil deve escolher um lado entre EUA e China? Economista e professor de R.I. da ESPM pondera

 Leonardo Trevisan, economista e professor de relações internacionais da ESPM, analisou o impacto da ascensão da China e o papel do Brasil nesse novo xadrez global. Ele relembrou decisões históricas de Vargas e destacou como o país pode usar a disputa China-EUA como oportunidade estratégica.


LULA NA CHINA E O COMPLEXO DE VIRALATA DA NOSSA ELITE E CLASSE MÉDIA - PEDRO COSTA JR

 Nesta análise incisiva, Pedro Costa Jr. reflete sobre o espírito viralatista que tomou parte da elite e da classe média brasileira, justamente em uma semana marcada por avanços históricos na política externa do país. Enquanto o presidente Lula cumpre uma agenda internacional de peso — com viagens à Rússia e à China, acordos bilionários e protagonismo no BRICS e na CELAC — a mídia hegemônica insiste em pautas superficiais, ignorando os avanços concretos.

Pedro destaca o contraste entre os desafios geopolíticos enfrentados pelo Brasil e os obstáculos internos representados por uma elite do atraso, que rejeita a soberania nacional e despreza o povo brasileiro. Em vez de valores como iluminismo, coletivismo e fraternidade, essa elite e a classe média que a reproduz são guiadas apenas pelo dinheiro fácil e pela admiração por símbolos vulgares do consumo estrangeiro, como "Miami". Uma reflexão necessária sobre como o complexo de vira-lata segue sendo um entrave à construção de um projeto soberano de país — justo no momento em que o Brasil volta a ser ouvido e respeitado no cenário internacional.

No Jornal da Cultura deste sábado (17), você vai ver: cresce a lista de países que suspenderam a compra de frango do Brasil; Hugo Motta quer urgência na votação de projetos contra fraudes no INSS; calor extremo causado pelo aquecimento global eleva risco de doenças na gravidez; Israel e Hamas retomam negociações de cessar-fogo em meio a novos bombardeios na Faixa de Gaza e muito mais!

 


Servidor do INSS revela que sofreu ameaças por ter impedido descontos ilegais, cinco anos atrás

 


Diálogo revela desespero de Cid com derrota de Bolsonaro para Lula: "Pancada forte"

 


Diálogo revela desespero de Cid com derrota de Bolsonaro para Lula: "Pancada forte"

Em troca de mensagens com o pai, o ex-faz-tudo do ex-presidente demonstra inconformismo com a vitória de Lula em 2022



Por Marcelo Hailer
Escrito  POLÍTICA 17/5/2025 · 18:58 hs


Um conjunto de mensagens trocadas entre Mauro Cid e seu pai, o general Mauro Lorena Cid, revela que o ex-faz-tudo do ex-presidente Jair Bolsonaro entrou em desespero com a derrota do ex-presidente para o então candidato Lula. As mensagens foram obtidas pelo UOL.

Após a conclusão do primeiro turno do pleito de 2022, quando Lula (PT) saiu na frente com 48% contra 43% de votos para Bolsonaro, Mauro Lorena Cid envia uma mensagem para o filho: "Boa noite, filho! Estamos juntos! Não deu agora? Vai dar certo na próxima", escreveu Lorena. Mauro Cid não responde.

No entanto, no dia seguinte ao primeiro turno da eleição de 2022, Mauro Cid responde o pai e afirma que o resultado do primeiro turno "foi uma pancada um pouco forte" e questiona o sistema eleitoral:

"Realmente foi uma pancada um pouco forte. A gente que era do núcleo mais operacional do presidente, nas viagens, pé no chão, contato com o povo, a impressão era primeiro turno ou sair na frente, largar na frente pro segundo turno. Mas o grupo político, o pessoal que já tem mais cancha de eleição, inclusive mostraram isso ontem. O grupo político já tinha levantado esse percentual, 48 a 44, só que a gente não conseguia ver isso na rua. Muito estranho isso aí. E esse mesmo pessoal que fez essa previsão tá dizendo agora, com as alianças pro segundo turno, é dez por cento, ele bate dez por cento à frente do Lula. Vamos ver se realmente vai acontecer", declarou Cid.

Com a derrota de Bolsonaro para Lula no segundo turno da eleição de 2022, o pai de Cid volta a perguntar se pode ajudá-lo; Cid responde: "Não tem muito o que fazer. Deixa baixar a poeira para analisar o cenário."
 

Wajngarten e Cid fazem chacota e detonam Michelle Bolsonaro: "prefiro o Lula" 

Uma troca de mensagens entre o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), e Fabio Wajngarten, ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e parte do corpo jurídico do ex-presidente, divulgada pelo portal Uol nesta sexta-feira (16) revela chacota entre aos dois ao tratarem da suposta candidatura de Michelle Bolsonaro (PL) ao Planalto em 2026.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro se recusou a falar em meio ao 8/1: "então ele vai se fod*", disse Paulo Figueiredo a Cid

A conversa, datada de 27 de janeiro de 2023, um dia após Michelle voltar de Orlando, onde fugiu com o marido no dia 30 de dezembro de 2022, antes da posse de Lula.

Cid estava com Bolsonaro nos EUA e recebeu de Wajngarten a notícia de que Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, estaria cogitando lançar Michelle candidata à Presidência em 2026.

Em tom de chacota, Cid responde: "Prefiro o Lula", com uma "hahahahahahaha", de gargalhadas, em seguida. Wajngarten reage: "idem".

O ex-Secom, homem de confiança de Bolsonaro, passa a detonar a ex-primeira-dama, compartilhando uma mensagem que dizia que o "PL vai pagar 39k por mês para a Michele (SIC) 'porque ele carrega o bolsonarismo sem a rejeição do Bolsonaro". Em seguida, outra mensagem encaminhada por Wajngarten indaga: "em que mundo o Valdemar está vivendo?".

Cid, então, manda um áudio, transcrito na troca de mensagens, revelando o que pensa da ex-primeira-dama. "Cara, se a dona Michelle tentar entrar pra política num cargo alto, ela vai ser destruída, porque eu acho que ela tem muita coisa suja... não suja, mas ela né, a personalidade dela, eles vão usar tudo contra pra acabar com ela".

Em 5 de fevereiro, os dois voltam ao assunto após Cid enviar uma reportagem sobre a possível candidatura de Michelle.

Wajngarten então expõe a Cid uma suposta conversa com Bolsonaro sobre o assunto. "Cada vez que expõem a Dama para um diferente aventura. Falaram até agora que ela seria vossa sucessora e concorreria para Presidência. Agora falam no Senado Rio e SP", diz o ex-Secom, que mostra a Cid uma indagação que teria feito ao ex-presidente. "Tem anuência do Sr?".

"Ele me ligou na hora", emenda Wajngarten, sem revelar o conteúdo da conversa.

Cid aproveita a deixa e faz mistério sobre o que pensa de Michelle: "E ela tem muito furo... Muita coisa para queimar... inclusive no passado", afirma.

Em entrevista ao mesmo portal Uol nesta quarta-feira (14), se esquivou de responder se apoiaria o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) em uma disputa presidencial e falou de uma possível candidatura de Michelle Bolsonaro que, na visão dele, teria mais chances que o filho, Eduardo, que está nos EUA - e diz que só voltará ao Brasil após sanções a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e algoz do clã.

"O Tarcísio acabou de dizer que direita sem Bolsonaro não existe. O que eu vejo são outros possíveis candidatos, numa linha que é direito deles, cada partido discute sua proposta", afirmou, tentando sair do assunto.

Em seguida, Bolsonaro citou o movimento articulado por Michel Temer (MDB) - revelado pela Fórum em 17 de abril - para unir a direita em torno de uma candidatura única contra Lula, sendo o governador paulista o mais cotado para o posto.

"Agora temos a liderança de Michel Temer que está tratando de unir a direita sem o Bolsonaro e sem os radicais, palavras dele e ele tem todo o direito de falar o que bem entender. Agora o Tarcísio o que tem falado ultimamente: sou candidato à reeleição, tenho uma dívida com Bolsonaro", disse o ex-presidente, que nessa terça-feira (13) enviou um vídeo com recado para o ex-ministro, que está em Nova York com Temer e grande parte da terceira via.

Bolsonaro, então, passou a desqualificar Tarcísio, dizendo que o governador não teria a experiência política que ele tem.

Intriga

A reportagem do Uol, que teve acesso ao arquivo analisado pela PF, com mais de 158 mil mensagens trocadas por Mauro Cid, revela ainda a intriga do principal ajudante de Bolsonaro com Michelle.

Em conversa em 28 de dezembro de 2022, dois dias antes da fuga de Bolsonaro para os EUA, com o coronel Marcelo Câmara, que também atuava na assessoria do Planalto, Cid mostra o print de uma conversa com Michelle, que o acusa de vazar informações ao site Metrópoles em uma reportagem que mostra "os petardos de um auxiliar de Bolsonaro contra Michelle", que a classificavam como "teimosa", "medíocre" e "falsa crente".

"Agiu rápido, né?", indaga Michelle a Cid, acusando o militar de ter vazado - sem desmentir - a informação.

Em 11 de janeiro de 2023, Câmara ironiza Michelle em conversa com Cid: "Tive que sair com a PD [Primeira-dama]. Tua amiga", diz sobre o passeio nos EUA com a esposa de Bolsonaro.

Cid responde novamente com gargalhada - "hahahahahahaha" - e rebate a ironiza do amigo: "Está peixe dela". "Tô peixe nada, nem falo direito", reage Câmara.

Recusa em falar

Nesta quinta-feira (15), o Uol já havia revelando uma troca de mensagens entre Paulo Figueiredo, neto do ditador João Baptista Figueiredo e braço direito de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA, e Cid que mostra que o ex-presidente se recusou a se pronunciar para desmobilizar apoiadores em meio ao quebra-quebra do dia 8 de janeiro de 2023.

Às 16h35, quando os bolsonaristas depredavam Congresso, Palácio do Planalto e o edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF), Figueiredo enviou uma mensagem para Cid: "o presidente Bolsonaro precisa se manifestar contra isso AGORA", em letras garrafais.

"Pelo amor de Deus. Eu estou no ar na Jovem Pan", emendou Figueiredo.

Onze minutos depois, Cid responde. "Não vai [se manifestar]... Acabei de falar com ele", afirmou o ex-ajudante de ordens, mostrando que Bolsonaro estava ciente de tudo o que acontecia em Brasília. "Isso já deixou de ser por ele", continuou.

No mesmo minuto, Figueiredo retornou: "então ele vai se foder". "O povo não aguenta mais tanta arbitrariedade", reagiu Cid.

Figueiredo então retorna dizendo que "não vem nada de bom disso". Na troca intensa de mensagens, às 16h47, Cid afirma que "a panela de pressão estoura", provavelmente repercutindo a conversa com Bolsonaro.

Em pânico, Figueiredo emenda outras três mensagens. "Vai ter gente morta. Assim como a polícia do Capitólio ajudou no 6 de janeiro. Casa, esses fdps acabaram de destruir a direita brasileira".

Cid, então, responde: "é diferente... bem diferente".

Inconformado, Figueiredo responde em caixa alta - como se estivesse gritando - e faz um prenúncio do que aconteceria com o militar. "PUTA QUE PARIU", afirmou, para em seguida alertar: "Você vai ver o quão diferente quando estiver preso".

"Eu concordo com você... mas é um povo desesperado", reage Cid, que mira Figueiredo sobre uma suposta perseguição à época. "Olha o que fizeram com você. Isso deveria ser inaceitável em qualquer país do mundo".

"Claro. Essas pessoas estão lá por mim também, mas estão me atrapalhando. Na verdade estão nos fodendo", escreveu Figueiredo. 

"Eu sei... a repressão aumenta. E vão atrás do PR", respondeu Cid, já adiantando que Bolsonaro sabia que seria responsabilizado.

"O presidente precisa condenar isso urgente, cara. O Trump se fodeu porque demorou um pouco a fazê-lo", segue Figueiredo, mostrando desespero.

Cid, então, envia um vídeo da ação dos bolsonaristas depredando tudo e escreve: "passou dos limites"

Na última mensagem, às 18h46, o militar envia o link de uma reportagem do site Antagonista dizendo que o "governo Lula já estuda decretar GLO para conter manifestantes".

No entanto, a especulação disseminada pelo site bolsonarista não se concretizou e Lula não decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que colocaria os militares no comando da situação.

Bolsonaro só viria a se expressar, via redes sociais, às 21h17, quando a situação já estava controlada e a tentativa de golpe reprimida. 

"Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra", escreveu o ex-presidente, tentando se eximir de quaisquer responsabilidades.

https://revistaforum.com.br/politica/2025/5/17/dialogo-revela-desespero-de-cid-com-derrota-de-bolsonaro-para-lula-pancada-forte-179508.html

Estudo aponta número de passos diários para ajudar a prevenir 13 tipos de câncer

 

Estudo aponta número de passos diários para ajudar a prevenir 13 tipos de câncer

Estudo foi publicado no British Journal of Sports Medicine
 17/05/2025 | 17h50

Um estudo recente da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revelou que 7 mil passos são suficientes para reduzir o risco de desenvolver até 13 tipos diferentes de câncer. 

Com essa quantidade de passos, o risco de desenvolver câncer cai 11%. 

O estudo foi publicado no British Journal of Sports Medicine.

Os pesquisadores acompanharam mais de 85 mil pessoas no Reino Unido. Ao longo de uma semana, os participantes ganharam rastreadores de atividade, que mediam a quantidade e a intensidade de seus movimentos diários. 

Seis anos depois, os resultados mostraram que a caminhada entre 5 mil e 9 mil passos indicava um menor risco de câncer, independentemente da velocidade com que esses passos eram dados.

Resultados do estudo

Foram analisados os riscos de câncer de esôfago, fígado, pulmão, rim, estômago, endométrio, leucemia mieloide, mieloma, intestino, cabeça e pescoço, reto, bexiga e mama. 

Durante o período de acompanhamento de seis anos, apenas 3% dos participantes desenvolveram esses tipos de câncer.

Os mais comuns foram câncer de intestino e pulmão em homens, e câncer de mama, intestino, endométrio e pulmão em mulheres. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa do Câncer, os exercícios leves podem ajudar a controlar os níveis do hormônio insulina, o que ajuda o corpo a converter alimentos em energia. 

Os níveis flutuantes dos hormônios têm sido associados ao desenvolvimento e à progressão do câncer.

estudo

Estudo foi publicado no British Journal of Sports Medicine.

De acordo com Mhairi Morris, bioquímica e professora sênior da Universidade de Loughborough, os 7 mil passos diários não precisam ser completados de uma só vez. 


É possível dividir a caminhada ao longo do dia trocando o elevador pelas escadas, dando uma caminhada na hora do almoço, caminhando durante ligações ou estacionando um pouco mais longe do seu destino, por exemplo. 

https://iclnoticias.com.br/estudo-aponta-numeros-de-passos-diarios-cancer/

o Brasil está avançando.........

 Enquanto o governo Lula fecha acordos bilionários com a China, parte da mídia prefere atacar... a Janja.

💰 R$ 27 bilhões em investimentos, mais empregos, tecnologia, infraestrutura e avanços na relação internacional — mas o foco vira a primeira-dama.

Misoginia disfarçada de "crítica política" não engana.
A verdade é que o Brasil está avançando — e isso incomoda quem tenta atrapalhar.


Confira os dados de abril da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (PNCBA). Entre março e abril,

Confira os dados de abril da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (PNCBA). Entre março e abril, o custo da cesta básica aumentou em 15 das 17 capitais pesquisadas pelo DIEESE.


Cestas mais caras: São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro
Mais baratas: Aracaju, Salvador e João Pessoa
Salário mínimo necessário: deveria ter sido R$ 7.638,62


A pesquisa completa está disponível no site do DIEESE https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2025/202504cestabasica.pdf 



KAKAY: "ANISTIA DE BOLSONARO CAIU EM DESGRAÇA GERAL"

 


“Habemus golpe”? Golpistas não passarão!



 chico.alencar

“Habemus golpe”? Golpistas não passarão!


A extrema direita protofascista sempre dependeu do golpismo para acalentar suas pretensões tirânicas. Quando chefiava o Executivo, o autogolpe continuado fracassou. Tanques fumacentos não aprovaram o voto impresso. Perderam as eleições. E a “festa de Selma” foi um tiro no pé.

Com os generais da GLO e os “Kids Pretos” dos punhais sangrentos nos bancos dos réus, chegou a vez dos parceiros de colarinho branco. O epicentro do golpismo se deslocou para o Congresso Nacional, onde a titularidade da intentona passou às mãos dos anões gigantes do orçamento secreto.

A vergonhosa sessão da Câmara dos Deputados, que pretendeu sustar a Ação Penal que investiga o golpe em toda a sua ramagem, foi uma tentativa de legalizar o golpismo. Golpista no método e no mérito: rito sumário, sem debates, para “naturalizar” o 8 de janeiro e salvar os mandantes do desatino antidemocrático.

A resolução aprovada, acintosamente inconstitucional, não passou de uma provocação grosseira. Como não poderia deixar de ser, quebraram a cara. O Supremo Tribunal, guardião da Constituição Cidadã, aprovada com ódio e nojo da ditadura, já tornou sem efeito a malandragem inescrupulosa.

Primeiro passo de uma luta que continua. O caso em pauta revela a existência de um ordenamento secreto que, na calada da noite, produz novidades perigosas para a sorte da nossa democracia. O aumento do número de deputados, o assalto ao orçamento público pelas emendas secretas, a tentativa de cassação de mandatos combativos, como o de Glauber Braga.

Felizmente, os cartunistas, sempre na vanguarda, já nos alertaram sobre a fumaça tóxica que emana das cúpulas do Congresso. Contra o autoritarismo recorrente na nossa história, mais fortes são os poderes da resistência democrática. “Habemus Golpe”, mas os golpistas não passarão.

Charges do Clayton

 Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF 




🏳️‍🌈 17 de maio – Dia Internacional de Combate à LGBT+fobia Ninguém deveria sentir medo por amar ou por ser quem é.



senadorhumberto
HUMBERTO COSTA 🇧🇷
senadorhumberto


🏳️‍🌈 17 de maio – Dia Internacional de Combate à LGBT+fobia
Ninguém deveria sentir medo por amar ou por ser quem é.


Mas a violência contra pessoas LGBTQIA+ ainda é uma realidade dura no Brasil.

Hoje, lembramos que existir é um ato de coragem e que amar é um direito.

Seguimos, na luta por um país onde todas as pessoas possam viver com respeito, dignidade e liberdade.

Gripe aviária: fique tranquilo! 🙏



Gripe aviária: fique tranquilo! 🙏

Sim, o vírus da influenza aviária foi confirmado pela primeira vez em uma granja comercial no Brasil. Ainda assim, não há motivo para preocupação: nosso país está se preparando há quase duas décadas para lidar com esse cenário. ⏳

O mais importante é saber que a gripe aviária NÃO É TRANSMITIDA pelo consumo de ovos ou de carne cozidos. Todo produto inspecionado é seguro, portanto você pode comprar o seu frango e o seu ovo normalmente, sem medo. 🍳

Você sabia que o Brasil tem um Plano de Contingência Nacional para Influenza Aviária? Pois é, e todas as medidas previstas já foram tomadas. Agora é seguir trabalhando e seguindo os protocolos para que todas as exportações sejam retomadas logo. 🐓

Compartilhe esse post e pode espalhar por aí: calma que tá tudo bem! 🙌
Ver tradução

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page