Pesquisar este blog

sábado, 14 de setembro de 2019

João Doria - Entregamos hoje as obras de ampliação do Hospital do Câncer de Catanduva. Promessa que fiz exatamente há um ano, durante a campanha eleitoral. Com a nova estrutura, aumentamos a capacidade de atendimento em 60% e a unidade passa a ser referência no serviço de Oncologia para toda a região. Investimento em saúde para a população. Prioridade do Governo de São Paulo.


Marco Bertaiolli - Empreender é o ato de realizar e concretizar sonhos. E foi isso que pude dizer aos empreendedores e estudantes universitários da região de Votuporanga. Contem comigo para defender a micro e a pequena empresa, quem mais geram emprego e renda no País.


Agências da Caixa abrem neste sábado para saque de R$ 500 do FGTS As agências funcionam até às 15h. Os saques começaram, ontem, para correntistas do banco. O valor foi depositado automaticamente para quem tem conta poupança e nasceu nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Em São Paulo, o movimento nas agências é reduzido.

O prefeito de Guararema, Adriano Toledo Leite (PL), ao lado do deputado estadual André do Prado (PL) se reuniu ontem com o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti na sede da pasta

O prefeito de Guararema, Adriano Toledo Leite (PL), ao lado do deputado estadual André do Prado (PL) se reuniu ontem com o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti na sede da pasta. Durante a reunião, o chefe do Executivo de Guararema falou sobre a construção de um novo Fórum para a região a cidade.

João Doria - Sancionamos hoje o Projeto de Lei, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de São Paulo, que cria o programa “Dinheiro Direto na Escola Paulista” (PDDE-Paulista). Faço aqui um agradecimento especial aos deputados estaduais pela agilidade na aprovação desse projeto. Reconhecimento da importância da redução da burocracia para investir na educação das nossas crianças.

GUARAREMA - PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE GUARAREMA 2019


sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Santa Branca - Cidades da região aprovam ingresso de Santa Branca no Condemat -

Santa Branca está próxima de fazer parte do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). 

A inclusão da cidade ao grupo será por meio de projeto, que está em votação nas Câmaras Municipais da região e teve aprovação da maioria. 

O Condemat também propõe readequações em seu quadro de profissionais.
 
Atualmente o Condemat possui 11 cidades consorciadas, que somam cerca de três milhões de pessoas. 

O consórcio é formado pelas 10 cidades do Alto Tietê, mais a cidade de Guarulhos. 

Segundo o Condemat, com a inclusão de Santa Branca, o consórcio será o maior na região metropolitana de São Paulo.
 
Santa Branca possui, aproximadamente, 15 mil habitantes. 
 
A cidade faz parte do Vale do Paraíba e faz divisa com Guararema e Salesópolis, cidades do Alto Tietê. 
 
Quadro de Profissionais
 
Além de o projeto pedir a inclusão de Santa Branca ao consórcio, o Condemat busca readequar seu quadro de funcionários. 
 
O projeto prevê diminuir o número de empregos por comissão e aumentar os empregos efetivos. 

Além de alterar a carga horária e o piso salarial da categoria. 

O Condemat informou que as alterações foram aprovadas pela Assembleia do Conselho dos Prefeitos.

Por Fernando Barreto - de Suzano

Marcio Alvino - Os resultados do meu primeiro mandato como deputado federal para a cidade de Poá. A luta por mais recursos, principalmente na Área da Saúde, continua. Poá pode sempre contar comigo!

Senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), autor da Lava Toga fala em ‘acordão’ contra CPI com aval do governo: ‘Combate à corrupção foi sepultado’

O autor da CPI da Lava Toga, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), disse, nesta sexta-feira (13), que há um “acordão” sendo articulado pelo também senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), junto com o governo e o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), além de outros políticos, para que a comissão que investigaria o poder Judiciário não seja instalada.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, ele ressaltou que a pauta anticorrupção pela qual o governo de Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito já está “sepultada” desde que o filho do presidente, Flávio, passou a ser investigado no caso de seu assessor, Flávio Queiroz.
“Temos articulação do Flávio, da presidência do STF, do PT, do antigo MDB, do grupo de Renan Calheiros, tudo devidamente articulado e com a benção do Palácio do Planalto. Estão focados em um acordão pra deixar tudo como está. É cada vez mais claro, em Brasília, e lamentável que tenha deteriorado tão rapidamente o projeto de governo foi prometido nas urnas”, disse.
“Desde o episódio Queiroz esse projeto foi totalmente sepultado e o que a gente vê hoje, o que a gente testemunha, são ações diretas e objetivas do governo e desse grupo todo, desse antigo sistema, para reduzir a potência do combate a corrupção, pra dificultar esse trabalho e pra tentar, cada vez mais, devolver o Brasil para aquele estado anterior onde existiam poderosos que jamais poderiam ser investigados”, continuou.
Segundo ele, há vários relatos de senadores, principalmente bolsonaristas, sendo pressionados a não assinar a CPI. “São ligações do próprio senador Flávio sendo feitas, como as para a juíza Selma e o Major Olímpio, e temos ministros atuando nesse sentido, com destaque para o ministro do STF, Dias Toffoli, que confunde sua atuação de chefe de um poder com a de agente político-partidário.”
Vieira disse, ainda, que trabalha pela denúncia do “acordão” e que conseguiu reunir, pela terceira vez, assinaturas suficientes para a instalação da Lava Toga. Estamos concluindo pela terceira vez, falta coragem de [Davi] Alcolumbre para cumprir seu papel”, finalizou.

Mogi das Cruzes - Novo hipermercado na Vila Moraes irá gerar 1 mil empregos diretos e indiretos

O prefeito Marcus Melo recebeu na manhã do dia (09/09), no prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes no Centro Cívico, representantes do Grupo Alabarce que anunciaram a construção da quinta unidade do hipermercado na cidade. 
As obras devem ter início no próximo mês na rodovia Mogi-Bertioga, na Vila Moraes e deverão ser entregues em julho de 2020. 
O novo prédio irá gerar 1 mil empregos diretos e indiretos na construção e na operação do novo empreendimento.  
“Quero parabenizar a família Alabarce, uma empresa 100% mogiana que continua investindo e acreditando na cidade. Meu compromisso tem sido é fortalecer as oportunidades de emprego através do projeto Desenvolve Mogi, onde nossa meta é atingir nos próximos 24 meses 10 mil oportunidades de emprego”, disse o prefeito Marcus Melo, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.
As contratações para a operação do mercado, que irão gerar 250 empregos diretores serão feitas por meio do Emprega Mogi, programa da Administração Municipal, entre os meses de março e abril de 2020. 
Com o novo empreendimento, o Grupo, que já conta com quatro unidades na cidade, localizados no Centro, Vila Oliveira, Braz Cubas e Mogilar, alcançará a marca de 300 mil visitantes por dia e mil empregos diretos gerados na cidade.
“É uma grande alegria, representarmos nesta manhã o empresário que acredita no Brasil. Um ponto importante para a realização deste empreendimento é a desburocratização promovida pelo prefeito Marcus Melo, que está apoiando este novo empreendimento para a gente que quer oferecer mais emprego e investir mais na cidade”, disse o sócio-proprietário Ronaldo Alabarce, que representou os irmãos Roberta e Rafael, a mãe Valéria e o sobrinho João, que estiveram presentes no anúncio da nova unidade.
 
Um vídeo com a projeção da nova unidade foi apresentado durante o evento.
“O poder público está trabalhando lado a lado do povo da cidade e dos empreendedores para desburocratizar o processo para aqueles que desejam ampliar ou criar um novo negócio”, disse o vice-prefeito Juliano Abe. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, também ressaltou a importância desse trabalho.
“A Prefeitura tem feito um trabalho para apoiar os empresários. Estamos trabalhando para o desenvolvimento de nossa cidade”. Participaram do evento, secretários municipais e os vereadores Mauro Araújo, Marcos Furlan, Antonio Lino, Protássio Nogueira, Jean Lopes, Pedro Komura. (Kelli Correa Brito)
Fotos - Ney Sarmento - PMMC

Mogi das Cruzes - Prefeitura promove reunião com famílias que ocupam áreas da CTEEP

foto Ney Sarmento 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu, na noite desta quinta-feira (12/09), uma reunião de trabalho com moradores das áreas sob concessão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), em Jundiapeba. 
O encontro aconteceu no Ginásio Deputado Federal Paulo Kobayashi e contou com a participação de cerca de 250 pessoas. O objetivo foi abrir um diálogo direto entre o poder público municipal e as famílias, bem como informá-las sobre o posicionamento da Administração Municipal nesse caso.
“O pedido do nosso prefeito Marcus Melo é para que essa seja a primeira de muitas reuniões que devemos promover aqui com vocês. É importante esse contato, para que vocês sempre tenham em mãos a informação correta. A única maneira de resolver esse assunto é conversando, falando olho no olho e de maneira transparente. Vamos trabalhar junto com vocês e com a Câmara Municipal para encontrarmos uma solução e só teremos êxito com a união, o esforço e o entendimento de todos”, destacou o vice-prefeito, Juliano Abe, que fez a abertura da reunião.
A procuradora-geral do município, Dalciani Felizardo, fez uma apresentação, em que resgatou histórico da ocupação e informou as famílias sobre o estágio atual do caso. Pontuou, prioritariamente, que a Prefeitura é contra o cumprimento das ações de reintegração de posse de autoria da CTEEP sem que haja uma solução habitacional e alternativa de atendimento para todos os moradores.
Ela lembrou que, desde 2018, a determinação do prefeito foi para que Prefeitura e CTEEP mantivessem uma agenda periódica de reuniões, para dialogar e buscar soluções para o caso. Lembrou ainda que a Prefeitura reconhece a necessidade de desocupação de boa parte daquelas áreas, tendo em vista que as construções estão realmente em situação de risco, porém que não há justificativa para a urgência da concessionária em promover essas reintegrações agora, uma vez que a ocupação já vem de muitas décadas.
A procuradora-geral lembrou que a ocupação irregular foi crescendo ao longo dos anos pelo fato de a concessionária não ter feito a devida fiscalização. Assim, o entendimento do município é de que agora, com a ocupação já ampla e consolidada, é responsabilidade da empresa auxiliar a Prefeitura a encontrar e prover uma solução habitacional para essas famílias.
Segundo cadastro socioeconômico, o local possui 461 construções. Dessas, 322 estão totalmente abaixo das linhas de alta tensão e terão, portanto, que ser removidas. Outras 139 estão parcialmente abaixo das linhas, portanto há chances de que sejam mantidas, com a subtração de partes do imóvel. Há ainda outras 21 edificações identificadas como comércio, para as quais não há previsão de atendimento, pois a diretriz de trabalho da Prefeitura e da Coordenadoria de Habitação gira em torno da garantia de moradia para os cidadãos.
Sobre as ações de reintegração de posse promovidas pela CTEEP, Dalciani lembrou que a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos tem intermediado os processos em benefício das famílias e que o juiz da Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes foi sensível ao caso, não autorizando o cumprimento imediato das ordens de reintegração. “Se o caso for para o Tribunal de Justiça de São Paulo, também vamos lá conversar com o desembargador, para tentar fazê-lo entender a gravidade do caso”.
Já a respeito de soluções efetivas para o caso, a procuradora lembrou que no momento o município não dispõe de unidades habitacionais para oferecer a essas famílias, em razão da quase total paralisação dos programas habitacionais desenvolvidos pelos governos federal e estadual. 
“Nenhum município tem recursos para construir moradias populares sozinho. As mais de 5 mil unidades erguidas na cidade foram feitas com apoio direto do governo federal e também do governo estadual. Estamos pleiteando a retomada das construções de moradias, mas ainda não temos nenhuma confirmação nesse sentido”, explicou. Por isso, a Prefeitura está buscando, juntamente com a CTEEP, alternativas que poderiam garantir uma solução mais célere.
A reunião também contou com a participação da equipe técnica da Coordenadoria Municipal de Habitação e dos vereadores José Francimário Vieira de Macedo (Farofa), José Antonio Cuco Pereira, Jorge Rodrigo Valverde Santana, Iduigues Ferreira Martins e Fernanda Moreno da Silva. (Lívia de Sá)

João Doria - Pessoal, entregamos hoje 80 equipamentos agrícolas para municípios do interior de São Paulo, que poderão ser utilizados pelos agricultores das cidades beneficiadas. Privilégio poder auxiliar pequenos e médios produtores em suas atividades. Nossa gestão seguirá empenhada em apoiar o Agronegócio em São Paulo.

Equipamentos entregues:

• 20 tratores agrícolas
• 20 distribuidores de calcário e adubo
• 20 semeadoras hidráulicas
• 20 pulverizadores agrícolas

Cidades beneficiadas:

Américo de Campos, Areiópolis, Cajobi, Conchas, Espírito Santo do Pinhal, Guaimbê, Guará, Itaí, Itapetininga, Jambeiro, Juquitiba, Mendonça, Mogi Mirim, Paranapanema, Paulicéia, Promissão, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Taubaté e Teodoro Sampaio.

Marcio Alvino - TRÊS ALUNOS DA APAE DE MOGI DAS CRUZES DISPUTAM O TROFÉU THIAGO PEREIRA DE NATAÇÃO

Os alunos Stella de Mattos Correa, Gabriel de Souza Ghitelar Pedro e Weslei Gonçalves, todos com síndrome de down, participarão no próximo sábado (14), do campeonato de natação de grande repercussão no estado, o Troféu Thiago Pereira.


A competição é aberta a todos os nadadores, inclusive os paratletas.

Parabenizo a Apae Mogi Das Cruzes, na figura do presidente Joao Montes, do assistente social Jorge Alberto, da diretora Ana Paula Nogaroto, e do professor de educação física Everton Camilo, assim como a FEAPAES-SP – Federação das APAES do Estado de São Paulo – na figura da presidente, a dra. Cristiany Castro, também secretária executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Apaes, das Pestalozzis e Entidades Coirmãs pela iniciativa de incluir os três jovens na competição.

Os três jovens possuem um histórico de superação admirável, no ano passado durante as Olimpíadas Especiais das APAES, que ocorreu em Franca (SP), eles conquistaram cinco medalhas de ouro, duas de prata e foram classificados para participar da competição nacional que ocorreu em dezembro de 2018, na cidade de Canoas (RS).

O esporte é uma importante ferramenta na luta pela inclusão da Pessoa com Deficiência, em especial a Intelectual e Múltipla!

Como presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Apaes, das Pestalozzis e das Entidades Coirmãs, fico feliz e apoio incondicionalmente iniciativas como esta, que dão oportunidade às Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla a mostrarem seu potencial. 

Por isso, parabenizo mais uma vez todos os envolvidos nesse importante evento, principalmente às famílias dos três jovens. Desejo sucesso, vocês já são vencedores.

Missão Japão - Governo de São Paulo anuncia o aplicativo ‘Remédio Agora’ - ao vivo




Andre Do Prado - Os amigos de #Itaquaquecetuba, William Harada (secretário de Saúde e Finanças), e os vereadores: Carlinhos da Minercal, Celso Reis, Roberto Letrista e Arnô Cabeleireiro estiveram comigo na Assembleia Legislativa para tratar sobre alguns pedidos de investimentos para diversas áreas da cidade. Reafirmei a eles o meu desejo. Quero estar cada vez mais próximo de Itaquá para ajudar a vencer seus desafios e buscar recursos junto ao Governo do Estado.


quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Marcos Pontes recebe alta do hospital após atendimento de urgência

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontespassou por um atendimento de urgência nesta quinta-feira (12) no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e já recebeu alta. 


A informação foi divulgada pela pasta no início da tarde.

O ministério publicou nas redes sociais uma nota do hospital que informa que Pontes deu entrada às 7h45 com tontura, náuseas, vômitos e sudorese
Ele apresentava os sintomas há cerca de uma semana, mas eles se agravaram durante a madrugada.
Ele passou por avaliação clínica e pela otorrinolaringologista, fez exames, foi medicado e passou a manhã em observação, antes de ser liberado. 
Segundo a nota, deve ainda permanecer em repouso absoluto pelo período mínimo de 48 horas.
  • Por Jovem Pan - 
https://jovempan.com.br/noticias/brasil/marcos-pontes-recebe-alta-do-hospital-apos-atendimento-de-urgencia.html

Caixa esclarece dúvidas sobre saque do FGTS

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, participou hoje (12) de transmissão ao vivo, no Facebook, para esclarecer dúvidas sobre o saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 
Caixa inicia amanhã (13) o pagamento dos recursos. O banco fará o depósito automático para quem tem conta poupança no banco, seguindo calendário de mês de nascimento.
Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril recebe primeiro. Os próximos a ter acesso ao saque serão os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, no dia 9 de outubro, recebem os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.
Veja o vídeo:
Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.
Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.
Edição: Valéria Aguiar - Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil  Brasília

Ônibus de SP aceitarão cartão de crédito e débito a partir de segunda

Doze linhas de ônibus da cidade de São Paulo passarão a aceitar o pagamento da passagem por cartão de crédito ou débito a partir da próxima segunda-feira (16), de acordo com um anúncio, feito nesta quinta-feira (12), pela gestão Bruno Covas (PSDB)

De acordo com ele, cerca de 200 ônibus estão atualizados para receber a nova forma de pagamento, que ocorrerá no mesmo dispositivo do bilhete único.

O projeto-piloto vai durar três meses ou ficará ativo até atingir 500 mil transações. Segundo a Prefeitura, essas 12 linhas transportam 2,9 milhões de passageiros por mês. Na primeira fase, não será possível fazer integração tarifária e haverá um limite de dez pagamentos por dia por cartão.
O novo serviço valerá apenas para cartões físicos ou digitais com a tecnologia NFC  – que libera o pagamento com o toque do cartão, ou a versão digitalizada dele em um smartphone, pulseira ou smartwatch, sobre um dispositivo habilitado, sem uso de senha. Esse tipo de conectividade é adotada por plataformas como o Google Pay e a Apple Pay, por exemplo, além de cartões físicos identificados com símbolos de quatro ondas, como o Nubank.
A tecnologia já é utilizada no metrô do Rio de Janeiro e também no transporte municipal de Jundiaí, no interior de São Paulo, dentre outras cidades. Em São Paulo, inicialmente, serão aceitos cartões Visa e Mastercard (nacionais e internacionais) enquanto está em processo a adesão da Elo.
O cartão será a terceira alternativa de pagamento de passagem na capital paulista, que também aceita dinheiro e Bilhete Único. No último caso, aplicativos e outras tecnologias digitais já permitem a recarga com cartão de crédito.
Segundo a gestão municipal, a implementação do projeto-piloto será custeada pelas empresas participantes do projeto.
Confira as linhas participantes do projeto-piloto na cidade de São Paulo:
  • 2590/10 – Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
  • 4031/10 – Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
  • 6030/10 – Term. Sto. Amaro/UNISA-CAMPUS 1
  • 917M/10 – Metrô Ana Rosa/Morro Grande
  • 2002/10 – Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
  • 715M/10 – Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
  • 908T/10 – Butantã/Pq. D. Pedro II
  • 9300/10 – Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
  • 9500/10 – Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
  • 5129/10 – Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
  • 807M/10 – Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
  • 675R/10 – Metrô Jabaquara/Grajaú
*Com Estadão Conteúdo
  • Por Jovem Pan
  •  

Marco Bertaiolli - Só vale a pena se for para mudar a vida das pessoas para melhor. Saúde é e sempre será minha prioridade.

Marco Bertaiolli - Só vale a pena se for para mudar a vida das pessoas para melhor. É uma grande notícia, mas é principalmente respeito à mulher.

Marco Bertaiolli - Está marcado para o dia 26 um amplo debate nacional sobre a modernização e desburocratização da Lei do Jovem Aprendiz. A proposta é encontrar os mecanismos para estreitar a relação entre o mercado de trabalho e o jovem em busca do primeiro emprego.

Marco Bertaiolli - Recebi hoje em Brasília a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto, e a secretária de Saúde, Estela Santana. Conversamos sobre os investimentos necessários para ampliar e fortalecer a Rede Municipal de Santa Isabel e já estamos levantando no Ministério da Saúde os programas e projetos que podemos viabilizar juntos. Saúde é e sempre será minha prioridade. O meu gabinete está de portas abertas para o desenvolvimento de Santa Isabel e de todo o Alto Tietê.


Marcio Alvino - SANTA ISABEL EM BRASÍLIA - Recebi no início desta noite em meu gabinete em Brasília, a prefeita Fabia Porto e a secretaria municipal da saúde Estela Santana de #santaisabel, onde vieram solicitar recursos para saúde do município. Eu e o deputado estadual André do Prado temos compromisso com Santa Isabel e já conseguimos enviar recursos tanto para investimentos na saúde municipal, como para melhorias na Santa Casa!


João Doria - Recebemos o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e empresários da Colônia Japonesa para reunião que antecede a nossa missão ao Japão na próxima semana. Teremos uma agenda focada em atrair novos investimentos e estreitar a relação comercial entre São Paulo e Japão.


Defesa Civil Estadual alerta para forte calor em SP - Regiões do Estado podem registrar temperaturas de até 39ºC nesta quinta-feira; hidratação é essencial nesse período

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu novo alerta em razão da forte onda de calor que atinge o Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (12).
As temperaturas máximas devem oscilar entre 35ºC e 39ºC, nas regiões de Bauru, Barretos, Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Na Região Metropolitana, São José dos Campos e Campinas a previsão é de máxima de até 35ºC.
O calor e a baixa umidade favorecem ocorrência de doenças respiratórias, irritação dos olhos, sangramento no nariz, além do ressecamento dos lábios.
As recomendações em dias de temperaturas altas e tempo seco são:
– Evite fazer exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (entre 11h e 17h);
– Permaneça em locais protegidos do sol;
– Evite sair ao ar livre sem proteção solar;
– Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
– Umidifique o ambiente.

Mesmo quem evita ficar exposto ao sol nos horários mais intensos pode estar sob o radar dos raios UVA e UVB. É importante manter o corpo hidratado, principalmente nos períodos de maior intensidade solar. Os cuidados devem ser tomados por pessoas de todas as idades, em especial crianças e idosos.
“A desidratação ocorre quando a perda de água corporal não é reposta adequadamente”, explica o médico Alysson Moraes Souza, que atua no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”, unidade da Secretaria da Saúde, localizada no bairro de Heliópolis, zona Sul da capital.
Outros cuidados:
– Beba muita água;
– Use filtro solar;
– Use hidratantes corporais;
– Evite banhos muito quentes;
– Evite ambientes com ar condicionado.

Orçamento repassado ao Sirius impede concluir centro de pesquisa científica em 2020, diz diretor - Maior complexo científico do país recebeu, até setembro, repasse de R$ 75 milhões dos R$ 255,1 milhões previstos para 2019 — 29,4% do total. Previsão agora é que conclusão de complexo seja só em 2021.

O principal projeto do governo federal de pesquisa científica, o Sirius, em Campinas, interior de São Paulo, não ficará completamente pronto até o fim de 2020, conforme previsto inicialmente.
Por Fernando Evans, G1 Campinas e Região
Com a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil (leia mais ao final da reportagem), o projeto recebeu até setembro repasse de R$ 75 milhões dos R$ 255,1 milhões previstos para 2019 — 29,4% do total. Do valor repassado, R$ 50 milhões foram gastos.
O Sirius é um laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, que atua como uma espécie de "raio X superpotente" que analisa diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas. Atualmente, há apenas um laboratório de 4ª geração de luz síncrotron operando no mundo: o MAX-IV, na Suécia.
No Brasil, essa tecnologia só está disponível em equipamentos de 2ª geração, em funcionamento há 30 anos.
Apesar de garantir o início de operação no próximo ano, o diretor do projeto, Antônio José Roque da Silva, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), destaca que o orçamento dotado pelo governo federal impede a conclusão no prazo inicial. Segundo ele, a entrega de todas as 13 linhas de pesquisa previstas no Sirius deverá ficar para 2021.

"Se das 13 [linhas de pesquisa] vamos entregar sete, oito ou nove em 2020, tudo vai depender de como as coisas andem. À medida que os recursos forem liberados, conseguimos programar as outras linhas", diz o diretor.
"Não tem milagre. Você atrasa o escopo total do projeto, mas o ponto importante é que foi possível fazer uma gestão para que o Sirius comece a dar retorno. Com a entrega da primeira linha de luz, ele começa a ser utilizado", defende Silva.

Possibilidade de remanejar verba

No início deste mês, ao anunciar o remanejamento de R$ 82 milhões do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou que umas das possibilidades de recursos adicionais da pasta para pagamentos de bolsas do CNPq poderia ser remanejar verba inicialmente prevista para o Sirius.
O diretor do projeto, no entanto, afirmou que a entrega por etapas das 13 linhas de pesquisa não tem relação com a fala do ministro Pontes. Em nota enviada nesta quarta-feira (11), o próprio ministério negou que haverá "remanejamento de recursos das entidades vinculadas para pagamento de bolsas."
Sobre o atraso na conclusão do Sirius, a pasta informou que tem se empenhado, em um "cenário de restrição orçamentária", para manter recursos para seus institutos de pesquisa e entidades vinculadas.
Projetado para ser uma das estruturas de pesquisa mais modernas do mundo, conforme mostra o vídeo acima, o Sirius é uma obra 100% pública. O terreno onde está instalado foi desapropriado pelo governo do estado de São Paulo e cedido ao CNPEM. Os recursos para a construção e funcionamento, são fornecidas pelo MCTIC.
Segundo informações obtidas pelo G1 via Lei de Acesso à Informação (LAI), desde 2012 o Ministério de Ciência e Tecnologia fez dotação orçamentária de R$ 1,472 bilhão para o projeto, sendo que R$ 1,249 bilhão foram, de fato, pagos.
Os R$ 55 milhões gastos neste ano no projeto, do total de R$ 255,1 milhões previstos para este ano, foram empregados principalmente na montagem do terceiro e principal acelerador e na instalação das três primeiras linhas de luz .
"Vamos aguardar até o final de setembro, ver quanto dos R$ 255 milhões ainda vamos conseguir empenhar e receber. O que recebemos priorizamos para garantir a primeira linha de luz. Já é um entendimento que vamos ter de escalonar", diz o diretor.

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page