Pesquisar este blog

sábado, 28 de outubro de 2017

Empresários da construção temem que retirada de recursos do FGTS prejudique o setor Eles têm medo que medida impeça obras de moradia, saneamento e mobilidade. Além disso, citam a nova reforma trabalhista, que prevê demissão consensual e saque de até 80% do fundo pelo trabalhador, além de iniciativas em estudo no governo.


Michel Temer deve receber alta na segunda-feira depois de cirurgia Médico que coordena a equipe responsável pelo tratamento do peemedebista disse que a recomendação é de que Temer fique na capital paulista até dia 1º de novembro, na quarta-feira

Funaro diz que Temer sabia do pagamento de propina para o PMDB da Câmara Funaro citou o nome de vários peemedebistas como o ministro Moreira Franco e os ex-ministros Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves, como pessoas que sabiam do esquema. Ele disse que para Alves fez um repasse de R$ 5 milhões entregues em malas enviadas em um avião.

Lúcio Funaro tenta fechar acordo de delação premiada com a Lava-jato. Foto: Gustavo Miranda/Agência O Globo
http://cbn.globoradio.globo.com/

Cenário de taxa de juros e inflação baixas está consolidado Copom anunciou redução da taxa de juros para 7,5%.


Reunião do Copom. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Grafeno conheça as possíbidades

OLED - Diodos luminosos orgánicos


Taxa Selic influencia na parte variável dos financiamentos da tabela Price Alternativa também é buscada por quem quer uma modalidade de financiamento na hora de comprar imóvel de veraneio, por exemplo. No entanto, é preciso compreender bem como esse mecanismo funciona.

Redução da taxa Selic é muito boa para quem investe em fundos imobiliários ou de inflação. Além disso, quem tem dívidas também deve comemorar a nova decisão da equipe econômica do governo federal.

Órgãos de trânsito têm seis meses para implementar modelo para infrações de pedestres e ciclistas Resolução do Conselho Nacional de Trânsito estabelece como devem ser os procedimentos para multas sobre quem caminha ou anda de bicicleta pelas ruas. Texto foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira.

Ciclovia na cidade de São Paulo. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

Em dezembro, taxa de juros poderá cair ao menor patamar da Era Real Selic está em 7,5%. Setembro registrou uma menor taxa de juros se relacionado ao mesmo período no ano passado.

iPhone 8 chega ao Brasil dia 3 de novembro no valor inicial de R$4 mil Valores variam de acordo com o tamanho da tela e do armazenamento.

Novo modelo do iPhone. Foto: Thássius Veloso/TechTudo

UBER - Prazo para regulamentação do Uber continua indefinido Prefeitura de Mogi afirmou que aguarda aprovação do Senado ao projeto que regulariza o transporte no país

Luana Nogueira

O prazo para regulamentação do transporte por aplicativos em Mogi das Cruzes segue indefinido. Em julho, a Câmara encaminhou um anteprojeto para o Executivo regulamentar o serviço na cidade, no entanto, não há prazo para que a Prefeitura encaminhe o projeto final para a Câmara. A administração municipal afirmou que aguarda aprovação do Senado ao projeto que regulariza o transporte no país. Enquanto isso, os motoristas de aplicativos atuam por meio de liminares concedidas pela Justiça.
A administração municipal informou que está aguardando a definição do Senado. Em Brasília, está em análise um projeto para regulamenta o serviço em âmbito nacional. A Secretaria de Transportes informou que "Acompanha o andamento dos trabalhos do Congresso Nacional sobre o Projeto de Lei da Câmara Federal 28/2017, que trata sobre a regulamentação de aplicativos de transporte privado. O projeto Federal disciplinará o serviço em todo o Brasil e qualquer regulamentação municipal deverá seguir o que for aprovado em Brasília".
Nesta semana foi aprovado no Senado um requerimento de urgência para votação do projeto dos aplicativos de transportes. Com a medida, a expectativa é que a proposta possa ser votada ainda na próxima terça-feira. A Secretaria de Transportes informou que tem atuado em outra frente para regulamentar o serviço de aplicativos. "A pasta finalizou a elaboração de uma proposta, que também foi levada à Câmara Técnica de Transporte e Mobilidade Urbana do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). As definições, no entanto, aguardam a votação do projeto de lei Federal, que, segundo informações, deve acontecer em breve".
O vereador Caio Cunha (PV), que presidiu a Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Uber, avaliou que a proposta municipal precisa ser aprovada independentemente da decisão do Senado. "Ontem, tive uma reunião com o prefeito Marcus Melo (PSDB) e ele disse que alterou alguns pontos e apresentou para o Uber e outras operadoras de transporte.Não se pode ficar refém do Senado. Eles estão discutindo questões técnicas, mas cada município vai regulamentar o seu projeto", informou.
Cunha acredita que depois que o projeto de regulamentação for encaminhado para a Câmara, não haverá problemas para sua aprovação, já que o tema foi debatido com todos. "A informação que tive é que uma das mudanças feita pela Prefeitura foi a retirada do valor de inscrição das empresas e o aumento no valor de desconto por corrida, que não é em cima do motorista, mas sim, da empresa", acrescentou.
Protesto
O presidente da Associação do Alto Tietê de Motoristas por Aplicativo (Altimapp), Giovane Ricardo de Mello, informou que atualmente entre 500 e 600 pessoas trabalham com aplicativos de transporte em Mogi. "Temos 225 motoristas que tem liminar. Ela é um meio de tentar pelo menos parar as multas. Com a medida, os motoristas se sentem mais seguros, assim como os passageiros", destacou.
Melo cobrou a regulamentação do serviço e ressaltou que o projeto analisado no Senado da maneira que está deve prejudicar o trabalho. "Um dos pontos é a instalação da placa vermelha nos veículos, o que vai limitar o número de carros. A Uber, 99 e a Cabify não aceitarão essas exigências e poderão deixar os serviços", afirmou.
Para protestar contra a medida, o Altimapp realiza hoje, às 16 horas, uma carreata com os motoristas. O grupo sairá da avenida Cívica, no Mogilar.
http://www.portalnews.com.br

Detran - Serviços

 
Detran.SP recomenda que o cidadão confira o endereço e horário de atendimento no site para saber se mais algum posto teve o seu horário alterado por determinação municipal. 
Também é possível ligar para o Disque Detran.SP, que atende moradores das cidades com DDD 11 no 3322-3333 e residentes das demais localidades no 0300-101-3333. 
Sobre o Poupatempo, incluindo endereços, horários de atendimento, órgãos e serviços disponíveis, bem como documentos necessários, prazos, taxas e agendamento eletrônico, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou baixar o aplicativo SP Serviços.
No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 26 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e PID - habilitação internacional), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha. 
O cidadão conta ainda com três aplicativos gratuitos, com diversas funcionalidades, como solicitar segunda via da CNH e acompanhar a emissão do documento.

Coleção iconográfica brasiliana - O portal dará acesso às imagens em alta definição, com recurso de zoom para que as obras possam ser observadas em detalhes. Também estão disponíveis informações sobre cada peça: origem, temas, histórias e ficha catalográfica.


Duas mil e quinhentas obras iconográficas do acervo da Biblioteca Nacional, do Instituto Moreira Salles (IMS), do Itaú Cultural e da Pinacoteca de São Paulo estão, a partir de hoje (27), disponíveis gratuitamente na internet no portal Brasiliana Iconográfica .

O acervo é focado em obras que dizem respeito à cultura e história do Brasil a partir do século 16, época em que começam a circular os primeiros mapas e livros sobre a América Portuguesa, com pinturas e estudos científicos sobre a natureza do país. As imagens vão desde a chegada dos portugueses no século 16 até o início do século 20.

O portal dará acesso às imagens em alta definição, com recurso de zoom para que as obras possam ser observadas em detalhes. Também estão disponíveis informações sobre cada peça: origem, temas, histórias e ficha catalográfica.

Entre outras obras, a Biblioteca Nacional coloca no site desenhos originais de algumas das principais expedições científicas no território brasileiro, imagens que ilustraram publicações do século 19, e peças de artistas como Michelerie e Franz Keller.

Do acervo do Instituto Moreira Salles destaca-se o desenho Cidade de São Paulo (1825-1826), do artista inglês Charles Landseer, um dos únicos registros da área central da cidade do século 19, assim como a Cena na Rua Direita (atual Rua Primeiro de Março), do dinamarquês Paul Harro-Harring.

Do Itaú Cultural está disponível, entre outras obras, Povoado numa Planície Arborizada, óleo sobre madeira de Frans Post, datado do século 17, a primeira obra da Coleção Brasiliana Itaú. 

Entre os itens do acervo da Pinacoteca está uma das raras pinturas a óleo de Jean-Batiste Debret, datada de 1816, assim como um conjunto de desenhos em nanquim de Karl von Planitz para o álbum 12 vistas do Rio de Janeiro.

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Temer sanciona lei que transforma porte de arma de uso restrito em crime hediondo A proposta é de autoria do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, quando ele ainda era senador. O presidente afirmou que são muitas as angústias do Estado e que está sempre em contato com a bancada do Rio.

Temer veta uso de armas de fogo por agentes de trânsito

Por orientação do Ministério da Justiça, o presidente Michel Temer vetou integralmente o projeto de lei que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito

Consultado pelo presidente, o Ministério da Justiça disse que a medida vai contra o que preconiza o Estatuto do Desarmamento e que os agentes referidos na proposta não exercem atividade de segurança pública.

“A proposta de alteração do Estatuto do Desarmamento vai de encontro aos objetivos e sistemática do próprio Estatuto, de buscar restringir o porte de arma de fogo aos integrantes das forças de segurança pública, nos termos do disposto no Artigo 144 da Constituição. 
Os agentes aos quais o projeto pretende autorizar aquele porte não exercem atividade de segurança pública e, no caso de risco específico, há possibilidade de se requisitar a força policial para auxílio em seu trabalho”, destacou o ministério, em nota.

Em seu veto, Temer expôs a justificativa do Ministério da Justiça e argumentou que sua decisão se dá “por contrariedade ao interesse público”.

O projeto foi aprovado no Senado em 27 de setembro, em votação simbólica, e seguiu para sanção presidencial. 

O projeto concedia porte de arma de fogo a agentes da autoridade de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais. 

Guardas municipais nessa função também teriam o mesmo direito.

No Senado, o projeto havia recebido apoio de parlamentares tanto da base quanto da oposição.

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade

"A verdade venceu", diz Temer em vídeo ao agradecer deputados

Um dia após o plenário da Câmara ter rejeitado a segunda denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o presidente da República publicou nas redes sociais um vídeo afirmando que o Brasil teve suas “instituições testadas de forma dramática nos últimos meses” e que “no fim, a verdade venceu”.

No vídeo divulgado na tarde de hoje (26), Temer agradeceu aos parlamentares que reafirmaram o compromisso com o governo na votação de ontem (25) e disse que agora é hora de ter foco no que interessa ao povo brasileiro. Para o presidente, “a normalidade do país nunca foi afetada e agora prossegue ainda mais forte”.

Segundo ele, uma ponte para o futuro “sólida, firme e resistente” está em construção. Ele segue dizendo que essa ponte começou a ser construída em 2015 e que hoje é realidade na vida dos brasileiros com resultados visíveis. Ao citar os resultados, Temer falou da retomada do crescimento da economia após um período de recessão e a queda da inflação e dos juros.

"A economia voltou a crescer depois da maior recessão da nossa história. Essa é a maior obra de meu governo. Com a melhora da economia, estamos reencontrando os empregos, os investimentos estão voltando, o consumo das famílias está crescendo”, disse.
E completou “estamos consolidando avanços na educação e na saúde. Os programas sociais continuam e serão sempre minha prioridade. Os salários recuperaram o poder de compra”.
Segundo Temer “o trabalho venceu a recessão. A perseverança derrotou o medo”. Temer diz que na presidência tem o compromisso de fazer com que o país seja cada vez mais respeitado no cenário internacional e amplie a credibilidade para atrair investidores nacionais e estrangeiros, gerando emprego e renda.

Para Temer, serão gerados mais empregos nos próximos meses, com a aprovação da reforma trabalhista e, assim, “o crescimento [do país] é certo e seguro”. O presidente finaliza o vídeo dizendo que, com a ajuda do Congresso Nacional e de todos os brasileiros, será possível fazer ainda mais.

O trabalho venceu a recessão. Meu compromisso é fazer nosso País cada vez maior e melhor. Os resultados já são visíveis. Assista!
Votação
Na votação de ontem na Câmara, o plenário rejeitou por 251 a 233 votos o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o presidente Michel Temer, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha e o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Moreira Franco.

Com o resultado, o processo fica suspenso enquantoTemer estiver no exercício do mandato de presidente da República, ou seja, até 31 de dezembro de 2018.

Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil

Edição: Denise Griesinger

Índice Nacional de Custo da Construção - São Paulo e Rio de Janeiro puxam a alta do custo da construção no país

O Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M) acelerou, ao passar de 0,14% (em setembro) para 0,19% (em outubro). 

Houve elevação de preços no grupo materiais, equipamentos e serviços (de 0,37% para 0,44%).

 Em relação à mão de obra, o índice médio ficou em -0,01% (ante -0,04% no mês anterior). 

No acumulado do ano, o INCC-M teve alta de 3,59% e, nos últimos 12 meses, de 4,15%.

Essa taxa é calculada em sete capitais (Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), reunindo as variações e preços apuradas entre os dias 21 do mês anterior e 20 deste mês. 

Ela serve de referência para atualização dos valores das construções de habitações e também faz parte do conjunto de dados do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), utilizado na correção dos contratos de aluguel.

O aumento da taxa em outubro foi influenciado pela evolução dos preços em São Paulo (de 0,13% para 0,25%) e Rio de Janeiro (de -0,33% para 0,15%). 

Já na demais localidades, o índice desacelerou: 

Salvador (de 0,19% para 0,13%), Brasília (de 0,39% para 0,24%), Belo Horizonte (de 0,22% para 0,11%), Recife (de 0,28% para 0,24%) e Porto Alegre (de 0,19% para 0,08%).

Entre os itens que ajudaram a pressionar a taxa estão os materiais para estrutura (de 0,56% para 0,92%). 

Também subiram os materiais para acabamento (de 0,16% para 0,26%), com destaque para o segmento de pintura (de 0,12% para 0,86%).

Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil
Edição: Lidia Neves

Com denúncia enterrada, Planalto quer acelerar votação de projetos para a economia

Como Temer teve 12 votos a menos que na derrubada da primeira denúncia, a oposição diz que ele virou refém da barganha da base aliada no Congresso. Num dia em que o presidente foi levado às pressas ao hospital, deputados da base aliada deram trabalho ao governo para garantir o quórum de votação. No fim, a denúncia foi rejeitada por 251 votos a favor de Temer; 233 contra, além de duas abstenções e 25 ausências. 

O deputado federal Wladimir Costa mostra um cartaz de apoio ao presidente Temer. Foto: Aílton de Freitas / Agência O Globo
http://cbn.globoradio.globo.com

Mogi das Cruzes - Marcus Melo destaca importância da parceria entre setores público e privado durante evento com empresários

(Luiz Suzuki)
(Luiz Suzuki)
O prefeito Marcus Melo participou, na tarde desta segunda-feira (23/10), de uma reunião do Smart City Brasil, realizada na sede da Microsoft, em São Paulo. No encontro, o prefeito apresentou, além de um perfil de Mogi das Cruzes a um grupo de 25 grandes empresas de tecnologia, oportunidades de investimentos em diversas áreas que podem ser efetivadas por meio de parcerias público-privadas ou outros instrumentos de cooperação.
“Foi uma reunião muito produtiva. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa cidade, os projetos que estamos desenvolvendo e as necessidades, além da nossa disposição em firmar parcerias público-privadas para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, explicou Marcus Melo.
Durante o encontro, o prefeito pediu para que as empresas também ajudem o Poder Público a fomentar novos modelos para as parcerias público-privadas (PPP), levando em consideração a legislação e as diretrizes apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado para este tipo de ação.
“Com a crise e o aumento da demanda por serviços públicos, temos de investir na melhoria da gestão, tornando a Prefeitura mais inteligente e mais ágil. E as parcerias com a iniciativa privada são um caminho que queremos trilhar”, disse.
Novos programas voltados à tecnologia para melhoria da gestão pública também foram discutidos na reunião. Entre as empresas que participaram do evento estiveram a IBM, a Cisco e a Microsoft, além de consultorias internacionais. “Hoje, temos que investir em tecnologias para sermos mais eficientes. Fazer mais com menos recursos é o desafio que os gestores públicos precisam vencer”, completou o prefeito.
Marcus Melo foi um dos quatro prefeitos a participar da reunião, ao lado de Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto, Felício Ramuth, de São José dos Campos, e de Elvis Cezar, Santana de Parnaíba.
Esta é a segunda vez neste ano em que Mogi das Cruzes participa de eventos do Smart City Brasil. Em maio, o prefeito mogiano foi um dos palestrantes do Congresso Smart City Business América, realizado pelo instituto, em Curitiba. Na ocasião, ele apresentou o projeto de implantação do Polo Digital de Mogi das Cruzes, que foi inaugurado no dia 26 de setembro.
Durante este mesmo evento, o programa Cuida+Mogi, criado para otimizar o trabalho de manutenção e zeladoria da cidade, foi um dos grandes vencedores do Prêmio InovaCidade 2017. Os critérios de avaliação foram baseados no IMERIS – Indicadores de Mérito, Relevância e Impacto dos projetos e iniciativas na sociedade.
O indicador foi desenvolvido pela Comunicarte – Agência de Responsabilidade Social e tem sido utilizado para acompanhar e avaliar atividades que tenham como objetivos contribuir para a melhoria das condições de vida nas cidades, considerando os pilares da sustentabilidade: as questões sociais, econômicas, ambientais e culturais.
Inovações
Desde o início deste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações e programas de inovação e utilização da tecnologia para aproximar a população dos serviços públicos e criar novas oportunidades, dentro do conceito de cidades inteligentes.
A principal iniciativa é o Polo Digital, um espaço idealizado para conectar empreendedores e incentivar talentos regionais a criarem empresas que impactem de forma positiva o Brasil e o mundo. O local, localizado no distrito de Cezar de Souza, conta com café digital, coworking (espaço para empresas embrionárias), incubadora (dedicada startups em fase de crescimento) e uma arena de eventos com capacidade para até 50 pessoas.
Para colocar o programa em prática, a Prefeitura buscou a experiência de modelos em São Paulo e nos Estados Unidos, durante visita do prefeito em agosto. O espaço possibilita a troca de experiências, com destaque para o trabalho de mentoria. Além disso, no Polo Digital, os projetos podem ser validados antes da instalação.

Nove cidades do Alto Tietê são contempladas com polos da Univesp

A direção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia, divulgou ontem a relação das cidades classificadas a partir de chamamento público para sediar polos da instituição. 

A expectativa é de que a assinatura do convênio ocorra nas próximas semanas, após a homologação do resultado.
As cidades do Alto Tietê que tiveram intermediação do deputado estadual André do Prado (PR) no processo de inscrição para abrigar polos da universidade com cursos de ensino a distância e foram contempladas são: 
Arujá, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Biritiba Mirim foi outro município contemplado na região.
Para o parlamentar, a educação superior do Alto Tietê passará por uma revolução. 
"A modalidade EAD é uma tendência no mundo e traz um dinamismo muito grande, além de ser amplo e acessível. Isso deve causar um impacto positivo na educação e no mercado de trabalho da região. As novas tecnologias empregadas no ensino da Univesp ajudarão na formação de profissionais cada vez mais capacitados", comentou.
A convite do deputado, as cidades participaram de reuniões explicativas sobre a Univesp coordenadas pelo diretor administrativo da Univesp, professor Ricardo Bocalon.
A Univesp é considerada a quarta universidade pública estadual (as outras são USP, Unicamp e Unesp) e conta com os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química, além de Pedagogia
Na atualidade, a instituição já tem mais de 100 polos espalhados pelo Estado. Eles têm duração semelhante ao de modalidade presencial, de quatro a cinco anos.
Técnicos da Investe.SP, agência de fomento a investimentos em municípios, em parceria com a diretoria da Univesp, vão traçar um perfil dos municípios e das regiões em que eles estão inseridos, para estabelecer quais cursos podem ser implantados nas novas unidades
Até o fim da semana há prazo para recursos (por parte de cidades não classificadas). 
A partir da assinatura do convênio, que deve ocorrer nas próximas semanas (em data ainda a ser divulgada), os municípios fazem a preparação dos locais que devem receber a universidade. 
A contrapartida das cidades é oferecer salas amplas, com 50 computadores cada, além de um professor da rede municipal de ensino, que será treinado para atuar como coordenador do polo. 
Os professores e tutores serão direcionados pela instituição universitária. A previsão é de que as aulas possam começar já no primeiro trimestre de 2018.
Os interessados em estudar nos polos precisarão disputar vestibular (da mesma forma que as outras instituições estaduais). 
Os melhores classificados vão formar turmas para aulas em diferentes períodos. 
No primeiro ano, os alunos terão que ir aos polos a cada 15 dias para atividades presenciais e nos dias de prova. 
No segundo ano, a frequência deverá ser uma vez por mês. 
A partir do terceiro, apenas nas datas de avaliações. 
André do Prado (à direita) intermediou o processo com a direção da Univesp
As unidades ficam abertas todos os dias para atendimento a alunos com dúvidas sobre as disciplinas que cursam.
http://www.portalnews.com.br

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Copom diz que a economia está indo bem e a inflação baixa. Mas, em comunicado, o Banco Central enfatiza que o processo de reformas e ajustes necessários da economia brasileira contribuem para queda da taxa juro estrutural. Copom reduz juros básicos para 7,5% ao ano.

Copom reduz juros básicos para 7,5% ao ano



Economia brasileira

Copom reduz juros para 7,5% ao ano

Queda foi de 0,75 ponto percentual, a nona seguida. No entanto, houve diminuição no ritmo dos cortes. 


O Comitê de Política Monetária decidiu reduzir a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 7,5% ao ano confirmando a expectativa dos analistas do mercado financeiro. Nas últimas quatro reuniões do Copom os juros foram cortados em 1 ponto percentual - desta vez, portanto, o Comitê reduziu um pouco o ritmo dos cortes. Ainda assim, esta foi a nona queda seguida na taxa.



Guilherme Briggs: Como Fazer Uma Dublagem Criativa

Guilherme Briggs - Quem Dubla Entrevista


As vozes do Pateta

Entrevista Wendel Bezerra Dublador

Guilherme Briggs, o superstar da versão brasileira, empresta a voz ao novo Super-Homem

Aneel reajusta bandeira vermelha; taxa extra na conta de luz pode subir 43%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (24) uma proposta de reajuste de quase 43% sobre o atual valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, cobrada sempre que as usinas térmicas mais onerosas precisam ser mantidas ativas para suprir a alta demanda de consumo de energia.

A proposta será submetida à consulta pública, podendo sofrer mudanças. 

Se o reajuste for aprovado, quando a bandeira vermelha patamar 2 for acionada, os consumidores deixarão de pagar os atuais R$ 3,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) e passarão a pagar R$ 5 de taxa extra, já a partir de novembro.

A agência também sugeriu alteração da bandeira tarifária amarela, que poderá ficar 50% mais barata, passando de R$ 2 para R$ 1 de cobrança extra a cada 100 kWh. A bandeira amarela é a primeira da escala de cobrança adicional na conta de luz.

Segundo a Aneel, o objetivo da medida é reajustar os valores que as distribuidoras cobram dos consumidores para custear a compra de energia elétrica – custos que aumentam sempre que as usinas térmicas precisam ser acionadas para suprir o mercado consumidor, devido ao baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, que são a principal fonte de abastecimento no setor elétrico brasileiro.

A bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, foi acionada no início deste mês pela primeira vez desde que a bandeira vermelha foi desmembrada em duas, em janeiro de 2016. 

No mês passado, estava em vigor a bandeira amarela.

O acionamento da bandeira vermelha 2 foi adotado devido à baixa vazão das usinas hidrelétricas, já que as chuvas em setembro ficaram abaixo da média.

Nesta sexta-feira (27), a Aneel divulgará a bandeira tarifária que estará em vigor em novembro.

Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil
Edição: Luana Lourenço

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Estas são as melhores cidades do Brasil para morar

Uma pesquisa recente da empresa de consultoria Macroplan elegeu quais são as 100 melhores cidades brasileiras para morar. Analisando as cidades mais populosas do país – todas com mais de 266 mil habitantes –, os critérios considerados foram educação, economia, gestão, saneamento, saúde, segurança e transparência fiscal.

A lista analisou as 100 cidades mais populosas que mais se destacam no país

Na lista, a cidade de Maringá (PR) ficou em primeiro lugar. “A primeira posição no ranking não foi uma surpresa. Afinal, a cidade tem indicadores muito equilibrados em quase todos os setores”, contou Glaucio Neves, diretor da consultoria, de acordo com a publicação do ArchDaily.
Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Franca, todas em São Paulo, aparecem nas posições seguintes. O estado dominou o restante do ranking, aparecendo 26 vezes. No quesito regiões, a Sudeste é a que mais aparece na lista, com um total de 49 cidades – oito delas estão entre as dez melhores.
Entre as capitais, quase todas estão presentes. Curitiba (PR), aparece em nono lugar e Florianópolis (SC) ocupa a 17ª posição. Já Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) ficam em 19ª, 20ª e 21ª, respectivamente.
Confira, abaixo, as 100 melhores cidades brasileiras para morar:
  1. Maringá, PR
  2. Piracicaba, SP
  3. São José do Rio Preto, SP
  4. São José dos Campos, SP
  5. Franca, SP
  6. Campinas, SP
  7. Jundiaí, SP
  8. Limeira, SP
  9. Curitiba, PR
  10. Sorocaba, SP
  11. Ribeirão Preto, SP
  12. Taubaté, SP
  13. Santos, SP
  14. São Bernardo do Campo, SP
  15. Londrina, PR
  16. Uberlândia, MG
  17. Florianópolis, SC
  18. Cascavel, PR
  19. Vitória, ES
  20. Belo Horizonte, MG
  21. São Paulo, SP
  22. Santo André, SP
  23. Montes Claros, MG
  24. Uberaba, MG
  25. Niterói, RJ
  26. Mauá, SP
  27. Blumenau, SC
  28. Palmas, TO
  29. Suzano, SP
  30. Taboão da Serra, SP
  31. Caxias do Sul, RS
  32. Diadema, SP
  33. Joinville, SC
  34. Campo Grande, MS
  35. Mogi das Cruzes, SP
  36. Betim, MG
  37. Ponta Grossa, PR
  38. Bauru, SP
  39. Contagem, MG
  40. Praia Grande, SP
  41. Rio de Janeiro, RJ
  42. Santa Maria, RS
  43. Goiânia, GO
  44. Porto Alegre, RS
  45. Petrolina, PE
  46. Guarulhos, SP
  47. Osasco, SP
  48. Juiz de Fora, MG
  49. Campina Grande, PB
  50. São José dos Pinhais, PR
  51. Petrópolis, RJ
  52. Boa Vista, RR
  53. Carapicuíba, SP
  54. São Vicente, SP
  55. Governador Valadares, MG
  56. Vila Velha, ES
  57. Serra, ES
  58. João Pessoa, PB
  59. Cuiabá, MT
  60. Guarujá, SP
  61. Campos dos Goytacazes, RJ
  62. Fortaleza, CE
  63. Vitória da Conquista, BA
  64. Anápolis, GO
  65. Mossoró, RN
  66. Ribeirão das Neves, MG
  67. Salvador, BA
  68. Caruaru, PE
  69. Juazeiro do Norte, CE
  70. Itaquaquecetuba, SP
  71. Recife, PE
  72. Natal, RN
  73. Pelotas, RS
  74. Teresina, PI
  75. Caucaia, CE
  76. Cariacica, ES
  77. Rio Branco, AC
  78. Manaus, AM
  79. Gravataí, RS
  80. Canoas, RS
  81. Olinda, PE
  82. Aracaju, SE
  83. Camaçari, BA
  84. Feira de Santana, BA
  85. São Luís, MA
  86. Paulista, PE
  87. Aparecida de Goiânia, GO
  88. Santarém, PA
  89. Belém, PA
  90. São Gonçalo, RJ
  91. Jaboatão dos Guararapes, PE
  92. Várzea Grande, MT
  93. Maceió, AL
  94. Porto Velho, RO
  95. São João de Meriti, RJ
  96. Duque de Caxias, RJ
  97. Nova Iguaçu, RJ
  98. Macapá, AP
  99. Belford Roxo, RJ
  100. Ananindeua, PA

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page