Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes começa neste sábado

Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes começa neste sábado

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes fará a abertura oficial da Virada Cultural Paulista 2015 de Mogi das Cruzes, às 18h45 deste sábado, no Theatro Vasques


Às 18h45 deste sábado (30/05) acontece a abertura oficial da Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes. O evento, já tido como a maior intervenção cultural simultânea do Estado de São Paulo, é realizado na cidade desde 2008 e, neste ano, chega repleto de novidades. Uma delas é a feira gastronômica montada no Largo Bom Jesus, que terá 10 barracas comandadas por feirantes e microempreendedores da cidade e servirá como praça de alimentação para artistas e todo o público presente. 

Outra novidade é a apresentação de uma atração de Mogi das Cruzes abrindo o evento. Quem tomará o palco do Vasques a partir das 18h45 é a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, regida pelo maestro Lélis Gerson. Formado em 2003, o grupo já é referência dentro e fora da cidade no que se refere à difusão da prática musical, além do aspecto de formação sociocultural. 

A localização e distribuição dos palcos também têm mudanças neste ano. O palco principal, por exemplo, onde acontecerão os shows das atrações enviadas pelo Governo do Estado, estará no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, proporcionando mais segurança ao público. Já a praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, onde muito em breve será inaugurado o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, também receberá um palco, no qual serão apresentados shows de música autoral brasileira. 

Palco principal

 Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes começa neste sábado

Os shows contratados e enviados pelo Governo do Estado acontecerão todos no palco principal da Virada. No sábado (30/05) , o maior destaque é a apresentação da banda Titãs,a partir da meia-noite. Durante o show, que terá Mario Fabre (bateria) como músico convidado, músicas recentes e clássicos se misturarão. Já no domingo (31/05), às 15h30, tem o show da Banda Eddie. Liderada pelo vocalista Fábio Trummer, o grupo de Olinda está na estrada há mais de vinte e cinco anos. Em um show explosivo, eles repassam vários momentos da carreira. 

Também no domingo (31/05), às 17h é a vez da cantora Tiê se apresentar. Após um elogiado álbum de estreia, Sweet Jardim (2009), e o sucessor A Coruja e o Coração (2011), a cantora deu um passo mais sólido em 2014, quando lançou o disco Esmeraldas. Encontro entre o pop e rock, o trabalho tem entre os destaques a faixa All Around You. Trata-se uma parceria de Tiê com o músico David Byrne (ex-líder dos Talking Heads), Tim Bernardes e André Whoong. Além desta canção, ela mostra ainda A Noite e Máquina de Lavar.

O encerramento da Virada na cidade fica por conta de Renato Teixeira. Um dos ícones da música de raiz brasileira, o renomado cantor e compositor faz um show que reúne músicas de sua autoria e composições de outros nomes da música sertaneja. Além de Romaria, faixa que ficou conhecida na voz de Elis Regina e impulsionou a sua carreira, Renato Teixeira percorre ainda, com o violão em punho, Tocando em Frente, Amanheceu, Peguei a Viola e Cuitelinho.

Programação local

Muito além de parceira, Mogi das Cruzes já é vista como correalizadora da Virada Cultural Paulista. Isso porque, em todos os anos, a Secretaria Municipal de Cultura contrata dezenas de artistas e bandas locais, para complementar e rechear a programação no município. Neste ano não será diferente. No palco principal, por exemplo, onde se apresentarão todas as atrações enviadas pelo Governo do Estado, quem fará a abertura, às 19h30, é a banda Raiz Brasil, de Mogi das Cruzes. 

Em outros pontos, a programação completa será comandada por artistas locais. É o caso, por exemplo, do palco do rock, no Largo do Rosário. A partir das 19 horas do sábado (30/05), diversas bandas autorais da já conhecida cena rock do município farão show. Quem abre a programação é o Topsyturvy, que está com nova formação. Na sequencia vêm Motocontínuo, Maquiladora, Jesus Freack, Unholy Outlawm Murrugas e Palheta Perdida. A programação neste palco deve se encerrar perto das 5 horas. Ela será retomada ao meio-dia do domingo (31/05), com atrações de reggae e forró.

O palco da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, que estará em frente ao futuro Centro Cultural de Mogi das Cruzes, também terá diversas atrações locais, como Roberta Coentro, Vital de Souza, Enio Lobo, Waldir Vera e a Orquestra de Choro de Mogi das Cruzes. Neste palco, a programação também vai até o início da manhã do domingo (31/05) e depois já volta no começo do manhã.

A expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas de toda a região. Serão oito palcos, sendo quatro externos e quatro internos. Os externos serão: o palco principal (palco da música brasileira e autoral), palco da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros (palco da música brasileira e autoral), Largo do Rosário (palco do rock/reggaes) e Parque Botyra Camorim Gatti (palco da música eletrônica). Já os internos serão o Theatro Vasques (palco da cidade), a Casa do Hip Hop (palco do hip hop), o Ciarte (palco da diversidade) e o Casarão do Carmo (palco da literatura e música instrumental). O investimento total na Virada Cultural 2015 em Mogi das Cruzes é de R$ 204.724,81. (LMS)

Bertaiolli entrega a 57ª nova unidade escolar construída na cidade nos últimos seis anos

Bertaiolli entrega a 57ª nova unidade escolar construída na cidade nos últimos seis anos

Em pouco mais de seis anos, cidadãos de diferentes bairros de Mogi das Cruzes acompanham o grande crescimento do número de escolas na cidade. Na tarde desta sexta-feira (29/05) foi a vez dos moradores da Vila Nova Aparecida receberem em seu bairro mais uma creche e escola municipal de educação infantil, o CEIM Prof. Reynaldo Batalha. A 57ª nova unidade escolar da cidade, construída nos últimos seis anos, foi entregue pelo prefeito Marco Bertaiolli e autoridades. Ao todo são 52 escolas de educação infantil e cinco Cempres. Somente no distrito de César de Souza esta é a oitava unidade.

“A importância do nosso programa é a construção de creches e escolas de educação infantil nos bairros da cidade. Um bom exemplo é a unidade que entregamos hoje que atenderá os moradores do CDHU da Vila Nova Aparecida. A preocupação é de que a criança não se desloque pela cidade para ir até a escola”, disse o prefeito, que estava acompanhado pelo vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira. O chefe do executivo destacou que a educação é prioridade da administração municipal, em especial o período integral. 

Na cidade são atendidos 21 mil alunos em período integral, o que representa 50% dos estudantes da rede municipal. “O período integral é bom para a família e melhor ainda para as crianças. Lugar de criança não é na rua, é na escola”, disse Bertaiolli. Somente nas 57 novas escolas construídas nos últimos seis anos, são atendidos 10.673 alunos em período integral do berçário ao ensino fundamental.

A nova unidade será administrada pela Associação Mogiana de Ações para a Cidadania – AMAC, que já administra o CEIM Maria Martinha Cardoso Paes, em Biritiba Ussu. A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, acompanhada pela secretária adjunta, Valéria Campolino, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a instituição. “A Associação divirá conosco a responsabilidade de oferecer educação com qualidade social e equidade, porque todas as crianças merecem a mesma oportunidade. A Prefeitura não se preocupa somente em proporcionar a infraestrutura, mas também nos preocupamos com o acompanhamento e a formação de todos os funcionários”, disse.

A 52ª creche e escola municipal de educação infantil homenageia o professor Reynaldo Batalha, que lecionou na Escola Senai Nami Jafet por 35 anos. Sua neta, Tatiana Batalha Cunha dos Santos, agradeceu a homenagem em nome da família e ressaltou a importância que a educação tinha na vida do patrono da unidade escolar. “Meu avô acreditava em educar e formar o cidadão para ele melhor trabalhar e viver honestamente”, disse. 

A solenidade contou com a apresentação da Sinfoniquinha da Escola Municipal Profª Apparecida Ferreira Cursino, do Jardim Universo. Participaram da inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Lino da Silva e os vereadores Protássio Nogueira, Juliano Abe, Pedro Komura, Emerson Rong, Carlos Lucarefski e Pastor Carlos Evaristo, autor da propositura. (KCB)

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Funcionários da CPTM adiam greve para próxima terça-feira

Ferroviários aguardarão nova audiência de conciliação prevista para ser realizada na segunda-feira, no TRT

Publicada em 27/05/15
Divulgação
Ferroviários querem reajuste salarial de 7,78% mais 1,5% proposto pelo tribunal
Domingues Tomaz
Diário do Alto Tietê
Os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adiaram a greve programada para hoje, após assembleia realizada pelo Sindicato dos Ferroviários de São Paulo na noite de ontem. Uma nova audiência de conciliação está prevista para a manhã do dia 2 de junho no Tribunal Regional de Trabalho da 2ª Região (TRT).

A proposta apresentada durante a audiência será discutida em assembleia no final da tarde do mesmo dia. Caso não haja acordo, a categoria ameaça parar a partir da meia-noite do dia 3. De acordo com a liderança sindical, os funcionários da CPTM esperam que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) "enxergue o valor dos ferroviários e os reconheça da mesma forma que reconhece os trabalhadores do Metrô". Os dois órgãos são vinculados ao governo do Estado de São Paulo.

A nova reivindicação dos ferroviários é um reajuste salarial de 7,78% do INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 1,5% proposto pelo tribunal, totalizando um aumento de 9,29%. O novo índice representa a inflação anual mais 1% de aumento real. A CPTM havia elevado ontem, de 6,65% para 7,72%, a proposta de reajuste salarial para os trabalhadores, valor inferior aos 8,25% propostos pelo desembargador Wilson Fernandes na audiência da última segunda-feira.

Condições
Na semana passada, os ferroviários decidiram realizar uma greve por tempo indeterminado, que começaria hoje. Na última sexta-feira, a Justiça ordenou que, em caso de greve, os ferroviários devem manter 90% do efetivo de maquinistas e 70% dos demais funcionários nos horários de pico (entre 4hrs e 10hrs e entre 16hrs e 21hrs) e um contingente de 60% nos demais horários.

A decisão judicial também impede que os trabalhadores liberem as catracas para os usuários durante este período. Em caso do não cumprimento, os sindicatos que representam os funcionários estão sujeitos a pagar multa diária de R$ 100 mil caso não cumpram as determinações.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Mogi das Cruzes - Bertaiolli recebe homenagem da Bélgica e assina cooperação com a cidade de Tournai

Bertaiolli recebe homenagem da Bélgica e assina cooperação com a cidade de Tournai

Bertaiolli recebeu a medalha de Rudy Demotte, ao lado do cônsul Didier Vanderhasselt (à direita) e do embaixador Josef Smets (à esquerda)


O prefeito Marco Bertaiolli recebeu nesta quarta-feira (27/05), no gabinete, a medalha “Officier de L`ordre de Leopold II” (Oficial da Ordem de Leopold II), das mãos do ministro-presidente do Governo da Federação Valônia-Bruxelas, Rudy Demotte, que também é prefeito da cidade belga de Tournai. A honraria é um reconhecimento do Rei Filipe da Bélgica pelo trabalho de Bertaiolli e pela hospitalidade de Mogi das Cruzes ao receber a seleção belga durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. No mesmo evento, Bertaiolli e Demotte assinaram um ofício que estimula o intercâmbio e a cooperação entre Mogi das Cruzes e Tournai.

“Fiquei emocionado com a recepção aqui em Mogi das Cruzes e principalmente com a presença de crianças com as bandeiras da Bélgica e do Brasil. O presença da Orquestra Sinfônica também foi muito emocionante e sua apresentação fez com que nós pudéssemos sentir toda a riqueza de sentimentos presentes aqui. Nossos laços de amizade e intercâmbio serão cada vez mais fortes”, disse Demotte, ao lado do embaixador da Bélgica, Josef Smets, e do cônsul-geral da Bélgica no Brasil, Didier Vanderhasselt. A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, sob a regência do maestro Daniel Bordginon, apresentou-se durante o evento.

A honraria recebida por Bertaiolli é dada pelo reino da Bélgica e foi criada em 1900, pelo Rei Leopold II. A medalha é atribuída por decreto real aos cidadãos belgas mais importantes e alguns estrangeiros que, de alguma forma, contribuíram com o Estado belga. “É uma honra muito grande receber esta medalha, de um país antigo e desenvolvido como a Bélgica. Temos muitas experiências a serem trocadas e sempre disse que a experiência de receber a seleção belga em Mogi das Cruzes não se resumiria apenas à Copa do Mundo, mas seria o início de relações nas áreas cultural, econômica e social, entre outras”, disse Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e do presidente da Câmara Municipal, Antonio Lino. O evento contou com as presenças de secretários municipais, autoridades civis, militares e religiosas, além de representantes de empresas e entidades.

Desde a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, quando Mogi das Cruzes recebeu a delegação belga em Jundiapeba, a cidade tem estreitado seu relacionamento com o país europeu. Durante a Copa, alunos da rede municipal assistiram a treinamentos da seleção belga e Mogi recebeu o Mês da Cerveja Belga, uma parceria entre a Prefeitura e o Consulado Geral da Bélgica em São Paulo. Durante o evento, os mogianos puderam aproveitar as promoções e descontos especiais em 18 bares e restaurantes da cidade que participaram da programação. Outra opção foi o Festival Gastronômico, que ocorreu em julho de 2014.

Em novembro de 2014, o prefeito Marco Bertaiolli viajou para a Bélgica e participou de uma agenda de trabalho com várias lideranças locais, que renderam ao município várias parcerias e intercâmbios. Ele esteve com o embaixador brasileiro naquele país, André Mattoso Maia Amado, e com o prefeito de Bruxelas, Yvan Mayer. Em Bruxelas, Bertaiolli se reuniu, além do prefeito, com secretários das áreas da Saúde e Educação. 

Cada um apresentou os projetos desenvolvidos em suas áreas e o prefeito mogiano também mostrou os índices de desenvolvimento em Mogi das Cruzes, que nos últimos anos avançaram muito. O prefeito mostrou que Mogi conta uma rede integrada de Saúde, detalhou o funcionamento do SIS e também o período integral de educação, que foi implantado na cidade e atende fundamentalmente os bairros. “A viagem, a troca de experiência, de know how e de informações são frutos da estadia da seleção belga em Mogi das Cruzes. Esta foi uma relação que não se encerrou com a Copa do Mundo”, disse Bertaiolli.

Na Embaixada Brasileira, em Bruxelas, Bertaiolli conversou com o embaixador Maia Amado sobre as oportunidades de investimentos de empresas belgas em Mogi das Cruzes e colocou a cidade à disposição para conversar com empresários interessados em desenvolver atividades no Brasil. O prefeito visitou a Sonaca, maior indústria de produção de peças para o ramo de aviação da Bélgica e que está estudando novos investimentos no Brasil, onde já possui parceria com a Embraer e três fábricas em São José dos Campos. Bertaiolli encontrou-se com o CEO mundial da empresa, Bernard Delvaux, e apresentou a cidade como opção para receber uma nova unidade. (MAS)

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page