Pesquisar este blog

sábado, 3 de setembro de 2022

Justiça Eleitoral cumpre mandados contra Sergio Moro |

 


Expertise - Charges do Renato Aroeira

 3 de setembro de 2022, 16:33 h 

https://www.brasil247.com/charges/expertise 



INACREDITÁVEL! BOLSONARO LANÇA GUERRA...ESPIRITUAL! ISSO DARÁ VOTO?

 03/09/22- Faltam 29 dias para as nossas eleições.

Estamos começando a ver coisas que em nenhuma eleição foram vistas.

A batalha está migrando para outros mundos.
Estão em curso coisas inacreditáveis!
Mas isso mudará o quadro eleitoral? Sigamos.


Alvo de busca e apreensão, Moro é escrachado nas redes: 'está provando do próprio veneno'

 "Tudo na vida dele é irregular, tudo, até a campanha", disse um internauta. Confira mais reações

"o maior símbolo do ativismo judicial virou refém da sua própria estratégia"

 O líder do MTST e candidato a deputado critico o "estrago" de Sergio Moro no Judiciário

Justiça determina busca e apreensão na casa de Sergio Moro

 O motivo são materiais de campanha irregulares, que violam a legislação eleitoral

CNBB condena manipulação religiosa na eleição

 Democracia tem que ser protegida, afirma entidade episcopal

Amazônia perdeu o equivalente a dez vezes o estado do Rio de Janeiro em 37 anos, aponta MapBiomas


Desmatamento na Amazônia Legal — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Desmatamento na Amazônia Legal — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

A Amazônia perdeu o equivalente a 12% de florestas nos últimos 37 anos, de acordo com o levantamento do MapBiomas, divulgado nesta sexta-feira (02). 

A atualização dos dados sobre uso e cobertura da terra de 1985 a 2021 demonstrou que 44 milhões de hectares foram perdidos.

 O desmatamento é o equivalente a dez vezes a área de todo o estado do Rio de Janeiro.

Durante esses anos, 44,5 milhões de hectares foram convertidos para agropecuária, atividade que representa o principal vetor de desmatamento da região. 

Em 2021, a agropecuária ocupava 15% do bioma.

“O atual modelo de desenvolvimento econômico, baseado na conversão descontrolada de áreas de vegetação natural, coloca o Brasil frente a graves problemas no atual cenário de mudanças do clima”, explica Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.

Dentre todos os estados que compõem a Amazônia Legal, o Pará foi o mais desmatado, com 35,2% das florestas convertidas em áreas de agricultura ou pastagem. 

O estado também tem uma estrada ilegal que atravessa áreas protegidas.

Perda de água e avanço do garimpo

Ainda de acordo com o levantamento, a Amazônia perdeu 14,5% de água, sendo Roraima o estado mais afetado. Em 25 anos houve uma redução de 53%.

Outro ponto de atenção é o avanço do garimpo. Em 2021, a atividade respondeu por três em cada quatro hectares (74%) mapeados como mineração na Amazônia. Dos pouco mais de 217 mil ha de área minerada no bioma, 64% foram mapeados no estado do Pará. Esse estado é também o que registrou maior expansão urbana nos últimos 37 anos.

Pouco mais da metade (54,3%) das áreas florestais remanescentes estão em áreas legalmente protegidas, como Terras Indígenas e Unidades de Conservação (exceto APA) – percentual semelhante ao das formações campestres que estão dentro de áreas protegidas (58,7%).   

Os recentes recordes de desmatamento e de queimadas comprovam que a Amazônia não está protegida. É importante ressaltar que não se trata apenas de desmatamento: parte da floresta remanescente está degradada. Esse processo coloca a floresta mais perto do ponto de inflexão a partir do qual ela entra em colapso", alerta Luis Oliveira Jr., que integra a equipe Amazônia do MapBiomas


Em julho deste ano, a divulgação do segundo o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas demonstrou que só nos últimos três anos (2019-2021) o Brasil perdeu quase um Estado do Rio de Janeiro de vegetação nativa.     

Por Júlia Putini, g1

03/09/2022 

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/09/03/amazonia-perdeu-o-equivalente-a-dez-vezes-o-estado-do-rio-de-janeiro-em-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml

Com fala inédita de Janja, Lula acena a cristãos e rebate Bolsonaro no MA

Lucas Borges Teixeira e Rafael Neves

Do UOL, em São Luís e em São Paulo

02/09/2022 21h39

Atualizada em 02/09/2022 22h38

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu falar mais abertamente sobre as acusações de corrupção que tem sofrido, em especial pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), e voltou a fazer acenos aos evangélicos em comício ontem à noite em São Luís, capital do Maranhão. O ato petista teve ainda uma fala inédita de Janja da Silva, esposa de Lula, durante o evento.

Em viagem desde quarta (31), Lula chegou à capital maranhense ontem a  tarde e deverá ficar até este sábado. Antes, ele passou por Manaus e Belém. Estavam presentes ainda o ex-governador Flávio Dino (PSB) e o governador Carlos Brandão (PSB).

Aceno aos cristãos. O ex-presidente rebateu as alegações de líderes evangélicos bolsonaristas de que irá perseguir o segmento religioso se voltar ao poder.

 Além de afirmar que durante o seu governo foram criadas a Lei de Liberdade pela Religiosa, o Dia do Evangélico e a Marcha para Jesus, o petista criticou Bolsonaro.

O voto evangélico é um dos redutos mais sólidos do presidente nesta eleição e Lula tem tentado se aproximar. 

A campanha, no entanto, evita entrar nas chamadas "pautas de costume" —algo que, no entendimento petista, seria uma guerra perdida.

A estratégia é dialogar via economia. 

Se não pretende entrar em temas conservadores, foca no bolso. 

O ex-presidente avalia, todavia, que é preciso combater as fake news relacionadas à igreja e tem investido nisso, como hoje.

"Eu acho que o meu Deus não é o Deus do Bolsonaro. O dele é outra coisa, porque ele sabe que não se pode falar o nome de Deus em vão. E ele fala todo dia. E quando ele falar, olhe nos olhos dele. Porque a gente aprende se a pessoa está mentindo não é pela boca, é pelos olhos. E ele mente cada vez que abre a boca"
Lula (PT), em comício em São Luís (MA)

Fala inéditaJanja tem rodado o país junto ao marido. Nos discursos, sempre sentada à direita dele, tem o papel de apresentar o clipe "Sem Medo de Ser Feliz", cantando e animando o público, mas não costuma falar. 

Hoje, foi diferente. Antes do vídeo, ela pediu para "dar um recadinho" e pediu animação para a reta final da eleição.

Faltam 30 dias para a gente voltar a ser feliz. Trinta dias. A gente tem uma missão grande dia 2 de outubro: eleger Lula no primeiro turno. E para isso, a gente precisa contar com cada um de vocês. Quando a gente sair daqui hoje, a gente vai conversar com o nosso vizinho, vai conversar lá na esquina, vai conversar com todo mundo.
Janja da Silva, em São Luís

O discurso de possível vitória de Lula no primeiro turno vai na contramão das últimas pesquisas.

 O levantamento mais recente do Datafolha, divulgado na última quinta-feira (1), apontou uma oscilação para baixo do petista, com 45%.

Somado à estabilidade de Bolsonaro e ao crescimento dos nomes da terceira via, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), o cenário aponta para uma queda nas chances do ex-presidente decidir a disputa no dia 2 de outubro.

Tocando na ferida.

Lula falou mais abertamente sobre os ataques de Bolsonaro contra ele.

 Questionado por não ter rebatido o presidente quando interpelado sobre corrupção, o petista tem mudado a estratégia para refutar mais as acusações e provocações sobre sua prisão.

"Não pensem que eu me ofendo quando ele me chama de presidiário. Eu sou o único cara que sou condenado porque sou inocente. O que aconteceu é que a imprensa foi enganada pelo Ministério Público da força-tarefa. Foi enganada pelo [ex-juiz Sérgio] Moro", disse.

O ex-presidente já havia tratado do tema ontem em Belém. A campanha avalia que o posicionamento que tinha por fim parecer tranquilo acabou parecendo apático, passivo. 

A recomendação é que ele volte a rebater acusações mais ativamente.

Durante 5 anos, eles acreditaram na mentira de um juiz e na mentira de um procurador. E agora eles têm vergonha, eles não sabem como voltar atrás. E pedir desculpas não é fácil. Pedir desculpas é para quem tem caráter. É para quem tem dignidade. É para quem tem respeito
Lula (PT), durante comício em São Luís (MA)

Preso em Curitiba entre 2018 e 2019, Lula teve suas condenações anuladas em 2021 após o STF (Supremo Tribunal Federal) julgar parcial o ex-juiz Sergio Moro —atual candidato ao Senado pelo União Brasil no Paraná— ao lidar com os processos contra o ex-petista, que admitiu, recentemente, ter havido corrupção em governos do PT.

Lula no MA - Marcelo Ferraz/UOL - Marcelo Ferraz/UOL
02.set.2022 - Bandeira coma a inscrição 'Fora Bolsonaro' em ato de Lula em São Luís do Maranhão Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Imóveis de Bolsonaro. O deputado Márcio Macedo (PT-SE), tesoureiro da campanha, falou durante seu discurso sobre as casas e apartamentos comprados com dinheiro vivo por Bolsonaro e seus familiares. 

A informação foi revelada pelo UOL nesta semana.

"É muita cara-de-pau desse Bolsonaro vir falar de corrupção. Eu quero que ele explique essa imobiliária, que ele e a família dele compraram imóveis com R$ 26 milhões de dinheiro vivo. Eu quero que Bolsonaro explique ao Brasil por que ele bota 100 anos de sigilo para os comparsas dele", disse o parlamentar petista.

Ele [Bolsonaro] precisa explicar ao Brasil onde é que está Queiroz, que é o chefe da imobiliária dele.

 Ele precisa explicar ao Brasil como é que chega dinheiro na conta da família dele, das rachadinhas
Deputado Márcio Macedo (PT-SE), em comício de Lula

Segundo o UOL apurou, desde os anos 1990 até os dias atuais, o presidente, irmãos e filhos negociaram 107 imóveis, dos quais pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro vivo, segundo declaração dos próprios integrantes do clã. O uso de dinheiro em espécie para transações imobiliárias pode indicar operações de lavagem de dinheiro ou ocultação de patrimônio.

Ato mais aberto. Realizado na Praça Maria Aragão, no centro histórico, o comício em São Luís teve um aspecto diferente dos outros atos de campanha. As grandes divisórias de metal usadas nos eventos, forjando muros, foram substituídas por grades baixas, que davam a impressão de o evento ser completamente aberto —apesar de ser necessário passar por detector de metais e revista para entrar no perímetro.

O palco podia ser visto (e ouvido) à beira do Rio Anil, do outro lado da avenida. Havia mais gente fora das grades do que dentro, com ambulantes com bandeiras, bonés e diferentes tipos de comida.

Direto do Pará. Nesta manhã, em Belém, o ex-presidente participou de um ato junto a lideranças indígenas. Meio ambiente e em desenvolvimento sustentável são dois dos pilares do plano de governo lulista. Ontem, o ex-presidente promoveu ainda um encontro com artistas e profissionais da cultura e, à noite, fez um comício.

Próximos passos. Lula está em viagem de campanha desde a última quarta. Em Manaus, ele visitou uma fábrica na Zona Franca, reuniu-se com povos indígenas e fez um grande ato público à noite. Em Belém entre  (1º) e (2), promoveu um encontro com artistas e profissionais da cultura no Theatro da Paz, símbolo da cidade, e outro grande ato à noite.

O ex-presidente, que tem leve vantagem sobre Bolsonaro no Norte, tem usado o discurso sobre desenvolvimento sustentável, meio ambiente e emprego para puxar votos do adversário. 

Amanhã, tem mais um evento cultural em São Luís e depois deverá voltar para São Paulo. 

No próximo domingo (4), promoverá um encontro com trabalhadoras domésticas em São Bernardo do Campo (SP). 

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/09/02/lula-no-ma-tem-aceno-a-cristaos-fala-inedita-de-janja-e-rebate-a-bolsonaro.htm

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

TV 247 lança documentário 580 dias, sobre a prisão e a volta triunfal de Lula

 Estreia do filme, realizado e dirigido pelo jornalista Joaquim de Carvalho, será neste sábado (3) às 21h, no Youtube

Joaquim de Carvalho | Lula com o povo, antes de sua entrega à PF
Joaquim de Carvalho | Lula com o povo, antes de sua entrega à PF

247 - O repórter Joaquim de Carvalho foi a campo para reconstituir os 580 dias da prisão de Lula - ocorrida entre 7 de abril de 2018 e 8 de novembro de 2019. O resultado é o documentário “580 dias - A prisão e a volta triunfal de Lula”, que será lançado neste sábado (3) às 21h no canal da TV 247 no Youtube.

O filme traz depoimentos exclusivos de quem acompanhou de perto o dia a dia do ex-presidente desde a concentração no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, passando pela apresentação à Polícia Federal, o voo a Curitiba, o cárcere até a libertação. 

O documentário mostra bastidores e histórias inéditas e tem um enfoque especial à Vigília Lula Livre, localizada durante todo o tempo da prisão ao lado do prédio da Polícia Federal na capital do Paraná, e alguns de seus personagens - lideranças a sindicatos, MST e outros movimentos sociais.

CONTINUA DEPOIS DAS RECOMENDAÇÕES

Em entrevista exclusiva, o advogado Cristiano Zanin conta que um policial federal tentou algemar o ex-presidente Lula durante o voo de São Paulo para Curitiba e outro fez o voo de pé, com metralhadora em posição ostensiva.

Marco Aurélio Carvalho, também advogado, fundador do grupo Prerrogativas e amigo de Lula, assegura que a violência cometida pela Lava Jato, e o juiz Sérgio Moro em particular, contribuiu para agravar o estado de saúde de um dos melhores amigos de Lula, Sigmaringa Seixas, que faleceu em 25 de dezembro de 2018.

Dois advogados que visitavam Lula de segunda a sexta-feira e se tornaram grandes amigos do ex-presidente reconstituem conversas marcantes, de caráter histórico, como a que Lula teve com o ex-ministro da Economia da Itália Roberto Gualtieri. 

Atual prefeito de Roma, Gualtieri ouvia Lula falar sobre a situação da Europa e traçar perspectivas quando pediu papel e caneta. “Preciso escrever. Poucas pessoas no mundo são capazes de fazer uma análise como esta sobre a Europa”, disse.

Ao final, abraçou Lula, chorou e disse não entender como o Brasil permitiu o encarceramento de um político da estatura do ex-presidente, sem prova de crime algum.

Outras conversas de lideranças estrangeiras que iam a Curitiba durante o período de prisão de Lula, sem passar por Brasília, também são reconstituídas no documentário.

Há revelações de momentos que não eram políticos, como o dia em que Lula fez um autorretrato, atendendo ao pedido de uma criança que lhe havia enviado uma carta.

“580 dias”, um documento para a história, tem a direção de Joaquim de Carvalho e Patri Salgado, com imagens de Eric Monteiro e fotografia de Ricardo Stuckert e da Vigília Lula Livre. O filme foi produzido com recursos da Comunidade 247 - e exibe os nomes de todos os apoiadores nos créditos.

Assista ao documentário pelo link abaixo, por onde é possível também acionar um lembrete: 


https://www.brasil247.com/midia/tv-247-lanca-documentario-580-dias-sobre-a-prisao-e-a-volta-triunfal-de-lula?amp

PM atira em fiel após discussão política em igreja evangélica de Goiás



Líder de igreja em Goiânia (GO) começou a pedir nos cultos para que os fiéis não votem em partidos “vermelhos”. Fala gerou revolta em alguns

GALTIERY RODRIGUES
02/09/2022 11:58,ATUALIZADO 02/09/2022 16:21 








 Goiânia – Um homem de 40 anos foi baleado dentro de uma igreja evangélica em Goiânia, nessa quarta-feira (31/8), após uma confusão que teria sido provocada por divergências políticas.

 O caso ocorreu na igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB), localizada no Setor Finsocial, bairro da região noroeste da capital goiana. 

O autor do disparo foi um cabo da Polícia Militar de Goiás (PMGO), que também frequenta o local, identificado como Vitor da Silva Lopes, 37. 

As discussões entre os fiéis teriam começado há cerca de um mês, segundo parentes da vítima, depois que ele e um irmão passaram a se posicionar contra as falas políticas do líder da igreja. 

O pastor começou a pedir para que os integrantes da Congregação não votem em partidos “vermelhos”. 

A vítima, Davi Augusto de Souza (foto), foi atingida por um tiro na perna. 

O caso aconteceu à noite, durante o culto evangélico. 

De início, houve tumulto e desespero, a celebração foi paralisada, mas logo em seguida o culto foi retomado e continuou, como se nada tivesse acontecido. 

Uma equipe da Polícia Militar esteve no local e fez o registro da ocorrência. 

Socorristas do Corpo de Bombeiros foram acionados e levaram Davi para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). 
Família contesta ocorrência 
No registro da PM, não há menção à questão política. 

É dito, somente, que a vítima e o irmão teriam entrado em luta corporal com o policial e que o cabo, para se desvencilhar de um deles, pegou a arma e efetuou o disparo. 

O irmão de Davi, o bacharel em Direito Daniel Augusto, de 45 anos, que estava no local, apresenta uma versão diferente. 

De acordo com ele, o cabo é quem teria iniciado a discussão, dando socos nele e no irmão. 

Em seguida, o policial sacou a arma e teria tentado atirar mais de uma vez contra Davi. 

O revólver, no entanto, teria falhado na maioria das tentativas.

Diante das divergências entre uma versão e outra, a PMGO informou que instaurou um procedimento administrativo disciplinar para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Reação a uma entrevista

Daniel acredita que a agressão tenha sido uma reação a uma entrevista que ele deu para um jornal local, há uma semana, e que teria contribuído para o enfraquecimento do pastor dentro da igreja.

Na reportagem, ele denunciou o líder da Congregação, diante das falas recorrentes dele sobre política durante os cultos. 

De acordo com o bacharel em Direito, o ancião passou a indicar em quem os fiéis deveriam votar.   
 
Os dois chegaram a travar um embate direto na igreja.

 Em uma das celebrações, Daniel levantou a mão e pediu que o pastor parasse de falar sobre política e falasse mais sobre Jesus. 

Nesse momento, o pastor teria retrucado e o chamado de “demônio” e “rebelde”.

Uso político

O Metrópoles tentou contato com o representante da igreja, mas não conseguiu localizá-lo. 

Apesar de o estatuto da CCB vedar o uso do nome da igreja para fins políticos, um documento elaborado pela direção nacional, e publicado recentemente, deixa essa questão em aberto.

“Não devemos votar em candidatos ou partidos políticos cujo programa de governo seja contrário aos valores e princípios cristãos ou proponham a desconstrução das famílias no modelo instruído na palavra de Deus, isto é, casamento entre homem e mulher”, orienta o documento.    https://www.google.com/amp/s/www.metropoles.com/brasil/pm-atira-em-fiel-apos-discussao-politica-em-igreja-evangelica-de-goias%3famp


Vice-presidente argentina sofre atentado armado, e manifestantes vão às ruas; Datafolha aponta avanço de Bolsonaro na região sudeste do Brasil; Justiça determina que Silas Malafaia apague publicações falsas contra jornalista Vera Magalhães

 Jornal da Cultura | 02/09/2022


Josias de Souza / Ciro e Simone empurram Bolsonaro para o 2º turno

 


Desespero de Bolsonaro aumenta a tensão da manifestação golpista de 7 de Setembro

 





TCHUTCHUCA, MENTIROSO.

 


Datafolha mede intenções de voto para a Presidência de acordo com a renda

 


QG de Bolsonaro está em alerta por alta rejeição

 


Lula atende imprensa em São Luís do Maranhão

 



Reinaldo Azevedo - 02/09/2022

 



🔴 Ataque a Cristina Kirchner; campanha de Lula, fala de Bolsonaro, Daniel Silveira e mais | UOL News

 


BOLSONARO: TRUQUES ACABARAM! E AGORA? MILAGRES EXISTEM? A ARGENTINA É AQUI! EXÉRCITO: URNAS 100%!

 02/09/22- FALTAM 30 DIAS! O povo brasileiro tem que ser advertido. Temos uma quadrilha de batedores de carteiras dando cobertura a esquemas comandados por gangsters, cujo líder é aquele a quem o presidente classifica como LADRÃO-MOR: PAULO GUEDES!


DEBOCHADO: BOLSONARO SE PRONUNCIA SOBRE CRISTINA KIRCHNER: "MANDEI NOTINHA"

 


Rachel Sheherazade vence SBT em 2ª instância por unanimidade

 Por Daniele Amorim Publicado em 01/09/2022 às 23:05:00, atualizado em 02/09/2022 à   s 07:27:55 

Jornalista entrou na justiça em 2021 para reconhecer vínculos trabalhistas com o canal de Silvio Santos


Rachel Sheherazade no cenário do SBT Brasil
Rachel Sheherazade no cenário do SBT Brasil: jornalista venceu processo movido contra ex-emissora - Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (1), Rachel Sheherazade venceu o SBT na segunda instância após processar a emissora por direitos trabalhistas e danos morais em 2021. A jornalista, que foi âncora do SBT Brasil de 2011 a 2020, entrou na Justiça para reconhecer seu vínculo celetista mesmo tendo sido contratada como pessoa jurídica. Todos os integrantes do julgamento concordaram com a decisão da primeira instância, que havia decidido em janeiro deste ano pela condenação da emissora com o pagamento do montante de 500 mil reais à ex-contratada. 


Dessa vez, o julgamento foi feito por magistrados da 14ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho, e a relatora Raquel Gabbai de Oliveira concordou com a visão do primeiro juiz acerca da situação.

"A forma como o trabalho se desenvolvia era uma forma que não tem como afastar o enquadramento no artigo terceiro da CLT. Então. a despeito de toda a formalidade de contratação de pessoas jurídicas de certo, é que a prova produzida demonstrou exatamente que, no âmbito dos fatos, havia uma relação de verdadeiramente falando. Então [...] eu ratifico integralmente a minha proposta de voto", disse a juíza, durante a reunião que aconteceu de maneira remota.


De acordo como artigo citado pela magistrada, "considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário". No caso de Rachel Sheherazade, ela divulgou no processo que, em 2011, começou sua carreira no SBT com o salário de 30 mil reais por mês. Em troca, a jornalista tinha o horário fixo de trabalho de segunda à sexta-feira das 16h às 21h. 

Rachel Sheherazade vence SBT em 2ª instância por unanimidade

Acusação de dano moral no Troféu Imprensa 

Em seguida, foi a vez do revisor Davi Furtado Meirelles dar seu parecer. Por sua vez, o desembargador concordou com a relatora e também reforçou a decisão da primeira instância de também condenar o SBT por danos morais por conta de uma fala de Silvio Santos no Troféu Imprensa 2017. Na época, o comunicador disse à jornalista que:

continua depois da publicidade

"Você foi contratada para ler notícias, não foi contratada para dar a sua opinião. Se quiser fazer política, compre uma estação de televisão vá fazer por sua conta, aqui não. Chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, para ler as notícias no teleprompter. Não foi para você dar a sua opinião".

Silvio Santos

"Aconteceu, está gravado, o Brasil inteiro assistiu e ela foi exposta a uma situação realmente muito constrangedora por ocasião da entrega do prêmio do Troféu Imprensa. E então  está a merecer sim uma indenização", acrescentou Davi Furtado Meirelles. 

Último voto da sessão, o desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto concordou com os dois colegas: "O contrato de  serviços tem muitas afinidades com o contrato de trabalho. No tocante ao dano moral, de certa maneira, as palavras adquirem um contexto principalmente quando esse contexto fica gravado para todo o sempre e [...] a imagem da mulher foi afetada. Nós vivemos num país machista, num país que discrimina a mulher em todos os sentidos e posições como esta, e o valor composto está coerente", finalizou. 


Procurado pela reportagem, o advogado de Rachel Sheherazade, André Fróes de Aguilar, disse que não tinha dúvidas de que o Tribunal iria referendar a inatacável sentença de primeiro grau.

O SBT ainda pode recorrer da decisão no TST (Tribunal Superior do Trabalho). A reportagem procurou a emissora e a assessoria informou que o canal irá recorrer.

Rachel Sheherazade
https://natelinha.uol.com.br/televisao/2022/09/01/rachel-sheherazade-vence-sbt-em-2-instancia-por-unanimidade-186819.php

Pilotos brigam durante voo, e tripulação intervém.

 

Todos a Bordo - Por que avião não caiu?

Imagem ilustrativa de avião da Air France: Pilotos brigam durante voo, mas avião não perdeu o controle - Divulgação/Air France
Imagem ilustrativa de avião da Air France: 

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2022 04h00

Dois pilotos brigaram durante um voo da Air France na rota entre Genebra e Paris, recentemente. A confusão resultou na troca de "gestos inapropriados" entre eles, segundo a própria Air France, e foi necessária a intervenção de outros tripulantes para que o voo seguisse sem mais problemas e em segurança até o destino.

Testemunhas relataram que um funcionário da companhia permaneceu dentro da cabine de comando até o final da viagem para garantir que tudo transcorresse bem. A situação ganhou notoriedade apenas na última semana, devido à repercussão na imprensa internacional.


Por que o avião não caiu, mesmo com os pilotos brigando entre si?

Embora não tenham sido divulgadas muitas informações sobre o que aconteceu de fato ali dentro, alguns fatores podem ter contribuído para que o avião pousasse sem problemas.

Por que o avião não caiu? A empresa não divulgou o que ocorreu exatamente durante aquele voo.

Acredita-se que o problema não tomou proporções maiores porque os demais integrantes da tripulação intervieram, e que a discussão foi resolvida, com os pilotos realizando o pouso após a briga.

Caso os dois pilotos parassem de pilotar o avião para brigar, a aeronave, ainda assim, não fugiria da rota: o piloto automático continuaria o voo até próximo da pista, pelo menos.

Dali, se não fosse realizado nenhum comando, o avião continuaria voando em linha reta, como aconteceu recentemente com um avião da Ethiopian Airlines, quando qual os pilotos dormiram e perderam o momento do pouso.

Em situações como essa, avião pode cair? Em situações mais drásticas, se os pilotos partissem para a agressão física, poderiam esbarrar nos controles, levando a uma perda de controle do avião, um mergulho e até mesmo a uma queda.

Se o avião inclinasse muito para o lado, alarmes soariam na cabine alertando ser necessária uma ação para evitar perda de sustentação. Situação parecida ocorreria se o nariz da aeronave subisse muito. Nesse caso, dispositivos também alertariam sobre o risco.

Com o alerta, os pilotos teriam um curto espaço de tempo para interromper a briga, retomar o controle do avião e recuperar o voo regular.

Organizações internacionais da aviação vêm estimulando com maior frequência nos últimos anos capacitações para que os tripulantes consigam sair de situações nas quais o avião não esteja mais voando com uma atitude normal.

Se os pilotos, ainda assim, não se comportarem adequadamente e deixarem de seguir os procedimentos estipulados, permanece o risco de queda.

Qual o risco ao se esbarrar nos controles? Aviões de passageiros modernos têm proteções para situações nas quais os controles são acionados de maneira equivocada, ignorando comandos exagerados. A proteção serve para ignorar comandos exagerados, por exemplo.

Se o piloto esbarrasse no manche, ou no sidestick (dispositivo que controla o voo em aeronaves da Airbus, similar a um joystick), por exemplo, o avião poderia interpretar aquele comando como errado e ignorá-lo, dependendo da situação.

Ainda que fizessem um movimento fora do planejado, o avião levaria um certo tempo para responder a esses comandos, permitindo que o avião fosse recuperado para o voo normal.

Como tripulantes agem nessas situações? Cada empresa tem procedimentos operacionais padronizados para diversos tipos de ocorrências. Em várias delas, há regras sobre como agir em situações como brigas.

Uma dessas regras é manter um funcionário da empresa dentro da cabine quando algum risco é detectado.

Outro exemplo é trocar o piloto, desde que haja outro disponível no voo.

O que empresas fazem para prevenir brigas e confusões entre os tripulantes a bordo? Existe uma série de medidas de segurança para evitar problemas graves em caso de briga ou confusão no voo.

Uma delas é o CRM (Corporate Resource Management - Gerenciamento de Recursos Corporativos). De maneira simplificada, essa técnica busca melhorar a atuação dos pilotos e o gerenciamento na cabine de voo para evitar o risco de erros e conflitos.

Por exemplo, recomenda-se a utilização de uma comunicação padronizada e o mais curta possível, diminuindo a possibilidade de erros na operação. Ainda se busca criar um ambiente mais igualitário e menos autoritário, onde os pilotos são estimulados a questionar os comandantes caso observem algum erro cometido por eles.

O procedimento serve para evitar tanto problemas técnicos quanto problemas causados pelas pessoas, o chamado fator humano.

Leia a nota da Air France sobre o ocorrido em junho:

"A Air France confirma que, após um desentendimento entre dois pilotos voando um A320 na rota Genebra-Paris em junho de 2022, gestos inapropriados foram trocados. O incidente foi rapidamente resolvido, sem afetar a conduta ou a segurança do voo, que prosseguiu normalmente. Os pilotos envolvidos estão atualmente suspensos de voar e aguardam uma decisão gerencial sobre o resultado/tratamento do incidente. A Air France lembra que a segurança de seus clientes e equipes de bordo é sua prioridade absoluta."

https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2022/09/02/pilotos-briga-voo-air-france-nao-caiu.htm

Quanto rende o dinheiro gasto no álbum da Copa de 2022 até 2026?

Pedro Leite Knoth

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2022 04h00

Álbum e pacotinhos de figurinhas da Copa do Mundo da Panini  - Bruno Madrid/UOL
Álbum e pacotinhos de figurinhas da Copa do Mundo da Panini Imagem: Bruno Madrid/UOL
só para assinantes

Pedro Leite Knoth

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2022 04h00

O colecionador de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2022 pode se assustar ao conferir a banca da esquina em busca dos pacotinhos da Panini. A versão tradicional do livro da editora custa R$ 12, enquanto a versão de capa dura pode ser adquirida por R$ 44,90 quase quatro vezes o preço do álbum básico. Uma embalagem com cinco figurinhas custa R$ 4 — o dobro do preço do pacote do último mundial.

A alta no preço das figurinhas superou o avanço da inflação desde 2018. Conforme um levantamento feito pelo UOL usando a calculadora do IPCA, o índice avançou 30,5%, enquanto a alta de preço das figurinhas foi de 100%.

Mas e se eu não comprar o álbum e investir o dinheiro? Quanto vou ter na próxima Copa do Mundo, de 2026?

O economista Bruno Komura, estrategista de renda variável, calculou o rendimento de um "álbum da copa", ou o valor mínimo para completá-lo, de R$ 548, investido em três opções de renda fixa por quatro anos: poupança, Tesouro Selic e CDI.

Quanto custa o álbum? O valor mínimo a ser gasto para completar o álbum da Copa do Mundo de 2022 é de R$ 548. Mas é quase impossível que um colecionador gaste apenas esse valor. Considerando que o produto tem 670 espaços para figurinhas, se a pessoa não tirar nenhuma repetida, pode completar o álbum com 134 embalagens, além do álbum.

Com o aumento da inflação e dos juros, ao invés de comprar o álbum da Copa, o investidor pode ter um retorno acima da metade do preço do álbum, dependendo do tipo de título de renda fixa escolhido.

Quanto rende o álbum de figurinhas da Copa na poupança?

A previsão do economista consultada pelo UOL é de que a Taxa de Rendimento (TR) da poupança mensal permanecerá a mesma até 2026, quando ocorre o próximo mundial da FIFA. No entanto, a TR anual deve variar de 0,16% (nível atual) para 0,10% em 2024.

O rendimento mensal da poupança deve se manter o mesmo até 2026. Mas o retorno anual do título de renda fixa deve diminuir de 6,37% para 6,27% a partir de 2024, com a queda da taxa Selic. O rendimento da poupança entre 2022 e 2026, no total, deve ser de 27,71%.

Considerando o preço mínimo a ser gasto para completar o álbum da Copa, o investidor pode aplicar o mesmo dinheiro na poupança e receber R$ 151,86, chegando a R$ 699,86. O rendimento médio do álbum da Copa na poupança entre os dois mundiais é de 6,31%. Vale mencionar que a poupança é isenta de imposto de renda e que não há valor mínimo de entrada para o investimento.

Quanto rende o álbum de figurinhas da Copa no Tesouro Selic?

Outra opção de investimento viável na renda fixa é o Tesouro Selic. Com o dinheiro do álbum da Copa, o investidor poderia comprar títulos emitidos com base na taxa básica de juros. O economista Komura calculou que a taxa Selic média dos próximos quatro anos será de 11,75% - hoje está 13,75%. Isso porque o mercado acredita que a taxa deve cair a partir do ano que vem.

A cada ano, o investidor teria de pagar a taxa de custódia do investimento atrelado ao título, deduzindo 0,2% dos ganhos. Ou seja, o rendimento líquido médio é de 11,73% anual.

A tabela de Imposto de Renda sobre investimentos no Tesouro Selic é regressiva e varia de acordo com o prazo de vencimento ou com a venda de títulos. Se o cliente quiser segurar o investimento até 2026, o imposto a ser cobrado sobre o depósito é de 15%, já que o período ultrapassa o prazo de 720 dias definido pela Receita Federal.

Com a dedução de impostos, o dinheiro do álbum da Copa de 2022 renderia R$ 255,68 em quatro anos. Ao final do investimento, o cliente teria R$ 803,68, pagando um pouco menos da metade do valor do álbum (46%)

Quanto rende o álbum de figurinhas na Fundos DI?

Os fundos DI são a opção mais rentável da renda fixa para o investidor pessoa física para fazer valer o dinheiro do álbum da Copa do Mundo. No entanto, não são todos os fundos que aceitam o valor de investimento inicial de R$ 548.

Bruno Komura destaca que há algumas boas opções de Fundos DI com limite de depósito inicial mais baixo e que aceitariam o valor, como o BNP Paribas Match DI e o AZ Quest Luce.

Para Fundos DI, o economista fez os cálculos considerando o rendimento atual do CDI de 105%. Vale destacar também que, assim como no caso do Tesouro Selic, os investimentos atrelados à taxa DI tem uma tabela regressiva de imposto de renda — acima de 720 dias para Fundos DI de investimento em longo prazo, o cliente deve pagar 15% na alíquota de imposto.

O rendimento médio do valor para completar o álbum da Copa do Mundo em Fundos DI é de 12,24% ao mês. Em quatro anos, o retorno total é de 58,68% sem a dedução dos impostos. Até o próximo mundial, o lucro bruto de um investimento do tipo em Fundos de DI é de R$ 321,57. Com a dedução de impostos, o rendimento vai a R$ 273,24 - terei R$ 821,24. Isso equivale a praticamente metade do valor do álbum que retorna às mãos do investidor.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

https://economia.uol.com.br/mais/ultimas-noticias/2022/09/02/quanto-rende-o-dinheiro-gasto-no-album-da-copa-de-2022-ate-2026.htm

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page