Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2024

Brasil volta de Paris dourado por causa, exclusivamente, de suas mulheres

 

Brasil volta de Paris dourado por causa, exclusivamente, de suas mulheres

Rodrigo Mattos e Bruno Doro
Do UOL, em São Paulo
Bia Souza, Duda e Ana Patrícia, Rebeca Andrade: mulheres que conquistaram os ouros do Brasil em Paris
Bia Souza, Duda e Ana Patrícia, Rebeca Andrade: mulheres que conquistaram os ouros do Brasil em Paris Imagem: David Ramos/Getty Images, Luiza Moraes/COB e Gabriel Bouys/AFP

O ouro de Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia, em uma performance monstruosa contra as canadenses Melissa e Brandie, só confirmou que a Olimpíada de Paris, para o Brasil, foi feminina. Fosse pelos homens, a delegação brasileira voltaria para casa sem medalhas de ouro.

Os três títulos olímpicos que o país conquistou até agora foram femininos:

Resta, ainda, uma esperança. A seleção de Lorena e Gabi Portilho enfrenta os EUA amanhã (10), às 12h, na final do futebol feminino.

E os homens?

Hoje, os últimos favoritos verde-amarelos superaram adversidades e, nem assim, foi o suficiente para o ouro.


Antes, veio Isaquias Queiroz. Quem assistiu à final do C1 1000 ficou impressionado. O brasileiro vinha em quinto lugar quando passou pela marca de 750 metros. Mas acelerou e teria passado todo mundo se a prova tivesse mais 100 metros. Mas não tinha e um tcheco ficou na frente.

A prata que Isaquias conquistou o levou ao segundo lugar na lista de maiores medalhistas do país, com cinco conquistas. Em primeiro? Sim, uma mulher, Rebeca Andrade, dona de seis medalhas.


Foi uma tendência em toda a Olimpíada. Tirando o primeiro pódio dos Jogos, a prata que Willian Lima conquistou no judô, as mulheres lideraram o quadro de medalhas brasileiro desde o dia 1 —minutos depois de Willian, Larissa Pimenta, também do judô, e Rayssa Leal, do skate, fizeram as medalhas femininas pularem à frente.

No total, são 11 pódios conquistados por mulheres (incluindo o do futebol), 7 por homens e um misto (no judô por equipes). Podem ser 12, já que a seleção feminina de vôlei ainda decide o bronze.

E se você acha que ainda resta esperança para os dois últimos dias olímpicos, um recado: se acontecer uma surpresa e o Brasil subir ao pódio em uma modalidade em que ninguém aposta, esse pódio será, também, de uma mulher, já que a participação brasileira em Paris será fechada por Laura Amaro no levantamento de peso, Isabela Abreu, no pentatlo moderno, Ana Paula Vergutz, no K1 500, e Valdenice Nascimento, no C1 200, ambas na canoagem.

Sem recorde, mas 2ª em número de medalhas

A sexta-feira também definiu que o Brasil não vai chegar ao recorde de medalhas conquistadas. Com 19 pódios assegurados até aqui e um que ainda pode acontecer, o posto seguirá com Tóquio-2020. O desempenho no total é, no mínimo, igual ao da Rio-2016.

"Entendo que vale mais o número de medalhas do que o de ouros. Porque um país pode ter só três ouros e ficar na frente de outro com 20 medalhas", disse Ney wilson, diretor de esportes de alto rendimento do COB. "Nossa intenção é sempre melhorar", finalizou.


A meta brasileira era ficar entre o 12º e 15º lugar no quadro de medalhas. Considerado o quadro por ouros, o Brasil está na 17ª posição. Pelo total, é 12º. Depois das Olimpíadas, com os resultados completos, o COB também analisa como serão distribuídas as verbas entre as modalidades. Aí, valem, além das medalhas, o desempenho geral nos Jogos, incluindo, por exemplo, classificações para finais. https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2024/08/09/brasil-volta-de-paris-dourado-por-causa-exclusivamente-de-suas-mulheres.htm

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

  agencia.brasil PLATAFORMA DE DELIVERY | O presidente Lula se reuniu nessa segunda-feira (15) com executivos da empresa 99, dona de aplicat...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page