Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto; Defesa Civil nega
Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto; Defesa Civil nega

Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) com um alerta de terremoto. A Defesa Civil nega ter emitido a notificação. A mensagem também incluía dicas de segurança para a população.
O que aconteceu
O alerta foi recebido por celulares com sistema Android. O sistema indicou tremores com magnitudes de 4,6 em Ubatuba e 5,5 na Baixada Santista.
A tecnologia funciona com sensores dos próprios dispositivos para detectar movimentações sísmicas e pode emitir notificações preventivas com base em dados globais de sismologia.
A notificação incluiu orientações de segurança. As recomendações incluem o uso de sapatos, a verificação das saídas de gás e a precaução para evitar construções que possam estar danificadas.
A Defesa Civil de São Paulo afirmou que o alerta não partiu do Centro de Gerenciamento. De acordo com o órgão, a notificação "possivelmente tenha sido emitida por algum serviço exclusivo do Google".
"Não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado de São Paulo", afirma o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Defesa Civil disse em nota que não emitiu nenhum alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14).