Preços dos ovos registram aumento de até 40% no país, afirma Associação Brasileira de Supermercados


A pesquisa teve como base a segunda quinzena de janeiro




247 - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou nesta terça-feira (11) uma pesquisa mostrando que o preço dos ovos de galinha subiu até 40% desde a segunda quinzena de janeiro no Brasil. De acordo com a instituição, a alta demanda e a oferta restrita influenciaram o aumento do custo deste alimento.

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, afirmou que “a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam os supermercados”. “O consumidor também tem recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta dos preços das demais proteínas”, disse.

Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o grupo de energia recuou 14,21%, o de alimentos continua pressionando o índice para cima, com alta de 0,96% em janeiro, consolidando a sequência de cinco altas consecutivas.

A inflação (0,16%) teve o menor resultado para um mês de janeiro desde 1994, antes do Plano Real, iniciado em julho daquele ano. Em dezembro de 2024, o IPCA foi de 0,52%. A desaceleração não significa queda dos preços, mas sim que, na média, aumentaram em menor velocidade.

No acumulado de 12 meses, o IPCA registrou 4,56%, acima da meta do governo. Em dezembro, o acumulado era de 4,83%. A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, intervalo de 1,5% a 4,5%.

Resposta do governo

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotará políticas de formação de estoques reguladores de arroz, milho e trigo. O governo ajudará produtores com financiamentos e possíveis ajustes nas tarifas de importação. Chefiado pelo ministro Paulo Teixeira, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) planeja investir aproximadamente R$ 1 bilhão na compra desses grãos.

Com essas medidas, o objetivo não é apenas diminuir a inflação dos alimentos, mas também assegurar a segurança alimentar da população brasileira, principalmente das pessoas mais pobres.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

https://www.brasil247.com/agro/precos-dos-ovos-registram-aumento-de-ate-40-no-pais-afirma-associacao-brasileira-de-supermercados

Postagens mais visitadas deste blog

Paralimpíadas de Paris.