Onda de calor pode causar sensação térmica de até 50°C no Sul e Sudeste
Onda de calor pode causar sensação térmica de até 50°C no Sul e Sudeste
Uma onda de calor, que atua sobre o Centro-Sul do país desde início da semana, pode causar sensação térmica acima dos 50 °C em vários lugares nesta terça-feira (11), principalmente nas regiões Sul e Sudeste. A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que 10 capitais do Centro-Sul devem registrar temperaturas acima de 30 °C.
Segundo os meteorologistas do MetSul, esta terça-feira (11) pode ser o dia mais quente de onda de calor no Sul do Brasil. Alguns municípios do Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas máximas entre 40 °C e 43 °C. Cidades do Paraná e de Santa Catarina também devem ser muito afetadas. Em algumas localidades, a sensação térmica pode ser maior que de 50 °C.
Na região Sul, a onda termina na quarta-feira (12) com a aproximação de uma frente fria. Já na região Sudeste, o calor deve ficar mais intenso a partir da quarta, com temperaturas próximas aos 40 °C no Rio de Janeiro, entre 34 °C e 35 °C em São Paulo.
De acordo com o MetSul, o calorão no Sudeste também pode causar temporais, com maior movimento atmosférico e formação de nuvens carregadas. As chuvas devem ser intensas e com vendavais, mas com curtos períodos de duração. Há chance de chuva de granizo em algumas localidades. Os temporais mais fortes devem cair principalmente em Minas Gerais e São Paulo.
Segundo os meteorologistas do Inmet, o calor deve ser muito intenso nesta terça nas seguintes capitais:
- Porto Alegre: máxima de 39 °C.
- Florianópolis: máxima de 33 °C.
- Curitiba: máxima de 30 °C.
- São Paulo: máxima de 32 °C.
- Rio de Janeiro: máxima de 37 °C.
- Vitória: máxima de 32 °C.
- Belo Horizonte: máxima de 31 °C.
- Campo Grande: máxima de 34 °C.
- Cuiabá: máxima de 31 °C.
- Goiânia: máxima de 31 °C.
Rio atinge nível 3 de calor com previsão de altas temperaturas por três dias seguidos
![onda de calor](https://iclnoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/10/calor-rj-2-2-925x420-1.webp)
Dez capitais do Centro-Sul devem registrar temperaturas acima de 30 °C nesta terça-feira
A cidade do Rio de Janeiro entrou em alerta para o nível 3 de calor (NC3) na última segunda-feira (10), com temperaturas extremamente elevadas, variando entre 36 °C e 40 °C. De acordo com a prefeitura, a previsão é de que a temperatura intensa persista por pelo menos três dias consecutivos.
Onda de calor faz Justiça suspender início das aulas na rede estadual do RS
A onda de calor que o Rio Grande do Sul enfrenta nos últimos dias fez a Justiça suspender no domingo (9) o início das aulas na rede estadual, que estava prevista para esta segunda-feira (10), adiando o retorno para o dia 17. Cabe recurso.
A decisão, da desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, foi dada em resposta a um pedido do CPERS (sindicato que representa professores e funcionários de escolas do estado), que mencionava a falta de condições para a volta às aulas com o calor extremo, de temperaturas acima de 40 °C no interior.
Algumas prefeituras do Rio Grande do Sul já tinham decidido adiar o início das aulas devido ao calor.
![onda de calor](https://iclnoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/12/rvrsa_0410211431.webp)
Onda de calor faz Justiça suspender início das aulas na rede estadual do RS. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
A decisão destaca que a maioria das escolas estaduais não possui um sistema adequado de ar-condicionado, com muitas delas apresentando problemas na rede elétrica que impedem o uso dos aparelhos.
A desembargadora também cita a falta de ventilação e bebedouros nas escolas, além das dificuldades de deslocamento dos estudantes e professores em dias de altas temperaturas.
Como se proteger do calor
A secretaria de Saúde do Rio emitiu uma série de recomendações para proteger a saúde e o bem-estar da população durante esse período de calor:
- Beba muita água e consuma frutas, legumes e verduras.
- Use protetor solar.
- Enrole gelo em um pano e aplique nas nuca, axilas e virilhas para ajudar a reduzir a temperatura corporal.
- Não deixe de tomar os medicamentos de uso contínuo.
- Use roupas leves e proteja-se com bonés, chapéus e óculos de sol.
- Evite a prática de atividades físicas nos horários mais quentes do dia.
- Sempre que possível, permaneça em locais ventilados. Tenha cuidado com os choques térmicos causados pela diferença de temperatura entre o calor externo e o ambiente com ar-condicionado.
- Ofereça água fresca aos animais de estimação e evite passeios nos períodos de maior temperatura.
*Com Folhapress e Tempo Real RJ
https://iclnoticias.com.br/onda-de-calor-sensacao-termica-de-ate-50c/