Lula critica comportamento “anti-Brasil” de Campos Neto e elogia Galípolo: ‘será o melhor presidente que o BC já teve’

 



247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao ex-presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmando que seu comportamento foi “anti-Brasil”. Em uma entrevista concedida à Rádio Diário FM, de Macapá, Lula apontou que Campos Neto, à frente do BC, frequentemente falava mal do Brasil e passava uma imagem negativa para empresários, inclusive no cenário internacional. Segundo o presidente, essa postura contribuiu para o aumento das taxas de juros no país, impactando negativamente a economia.

“O Roberto Campos foi um cidadão que teve um comportamento muito ‘anti-Brasil’ no Banco Central. Era um cara que falava mal do Brasil o tempo inteiro, passava descrédito para os empresários, inclusive no exterior”, afirmou Lula. Ele criticou ainda a decisão de Campos Neto em manter altas taxas de juros, o que, segundo o presidente, prejudicou o desenvolvimento econômico do Brasil. “Ele foi se comprometendo e aumentando cada vez mais a taxa de juros”, destacou.

Lula também comentou sobre a necessidade de uma mudança no rumo da política monetária e afirmou que ajustes são necessários, mas devem ser feitos com cautela. “Não é possível imaginar um país do tamanho do Brasil, uma economia do tamanho da brasileira, você dar um cavalo de pau. Um cavalo de pau você dá num ‘Fusquinha’, agora, num navio do tamanho do Brasil, em um mar revolto como está revolto o mundo com a democracia e com a economia”, disse.

Na entrevista. Lula manifestou total confiança em Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central. Ele ressaltou que, apesar de ser um desafio ajustar a taxa de juros de forma rápida, Galípolo tem o perfil necessário para liderar a instituição. “Eu tenho certeza que o Gabriel Galípolo vai consertar a taxa de juros neste país. Nós só temos que dar a ele o tempo necessário para fazer as coisas. Ele não poderia entrar e dar um cavalo de pau, ‘bom, estamos a 180 km/h e vamos voltar para 30 km/h’. Não. É preciso que vá com cuidado para que a gente não dê uma trombada”, explicou.

Ainda segundo Lula, “possivelmente, Gabriel Galípolo passará para a história como o melhor presidente que o Banco Central já teve em toda a história. Ele é muito inteligente, muito capaz e muito brasileiro”.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ https://www.brasil247.com/economia/lula-critica-comportamento-anti-brasil-de-campos-neto-e-elogia-galipolo-sera-o-melhor-presidente-que-o-bc-ja-teve

Postagens mais visitadas deste blog

Paralimpíadas de Paris.