Gonet finaliza denúncia contra Bolsonaro, que pode pegar até 28 anos de prisão

 

Gonet finaliza denúncia contra Bolsonaro, que pode pegar até 28 anos de prisão

Paulo Gonet deve apresentar denúncia contra Jair Bolsonaro antes do Carnaval. Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado/Tânia Rego/Agência Brasil
Por Ivan Longo
POLÍTICA14/2/2025 · 05:30

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, está com a denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado praticamente finalizada

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o PGR disse a interlocutores ao longo desta semana que a denúncia está pronta para ser oficializada e que deve apresentá-la ao Supremo Tribunal Federal (STF) antes do Carnaval – ou seja, ainda no mês de fevereiro. 

  • Rogério Correia: denúncia da PGR contra Bolsonaro deve ser apresentada nos próximas dias

Nessas conversas com interlocutores, Gonet teria sinalizado, ainda, que a denúncia, em um primeiro momento, focará apenas na tentativa de golpe de Estado deflagrada por Bolsonaro. Os casos do roubo e venda de joias do acervo da União e falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19 devem constar em denúncias posteriores. 

A expectativa é que Gonet enquadre Bolsonaro em vários crimes, amparado por uma gama de documentos e materiais obtidos pela Polícia Federal (PF) ao longo das investigações.

É possível que Gonet peça na denúncia que Bolsonaro seja condenado a 28 anos de prisão, que corresponde à soma das penas pelos crimes atribuídos ao ex-presidente. 

Indiciamento e denúncia

Paulo Gonet tem em mãos o relatório da Polícia Federal (PF) apresentado em novembro de 2024 que indiciou Jair Bolsonaro e outras 39 pessoas pela trama golpista entre o fim de 2022 e início de 2023, que tinha por objetivo impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e manter o ex-mandatário de extrema direita no poder. Entre os indiciados, estão militares e ministros do governo Bolsonaro, entre eles o general Walter Braga Netto, que está preso, e o general Augusto Heleno. 

A partir da análise deste relatório, o procurador-geral da República fará ajustes e suas conclusões sobre o caso constarão na denúncia, que será enviada a Alexandre de Moraes. Caberá ao ministro, então, aceitar ou não a denúncia e, em caso de aceitação, Jair Bolsonaro se torna oficialmente réu e dá-se início a uma ação penal no STF, que desaguará em um julgamento que definirá se o ex-presidente é culpado ou não pela tentativa de golpe. Se condenado, Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão. 

No relatório em que indiciou o ex-presidente, a PF afirma que Bolsonaro "planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva" no plano de golpe para se manter no poder. Os investigadores afirmam, ainda, que "atos executórios" realizados por um grupo "liderado" por Bolsonaro tinham o objetivo de abolir o Estado democrático de direito (...) fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à vontade de Bolsonaro". 

Conforme apontou reportagem da Fórum, é possível ainda que a PF apresente um relatório complementar a ser anexado àquele de novembro de 2024 que indiciou 40 pessoas. O fato, entretanto, não atrasaria a denúncia da PGR, que também pode complementar a denúncia em outro momento. 

https://revistaforum.com.br/politica/2025/2/14/gonet-finaliza-denuncia-contra-bolsonaro-que-pode-pegar-ate-28-anos-de-priso-174075.html

Postagens mais visitadas deste blog

Paralimpíadas de Paris.