Vencedor do Global Teacher Prize será anunciado neste domingo; conheça os professores finalistas - Prêmio é considerado o 'nobel da educação'. A brasileira Debora Garofalo está entre os concorrentes.


A Varkey Foundation anuncia neste domingo (24), por volta das 12h (horário de Brasília), o vencedor do prêmio 'Global Teacher Prize', considerado o 'Nobel da educação'. O prêmio é de US$ 1 milhão. 

O anúncio será feito nos Emirados Árabes durante o Global Education and Skills Forum (GESF), o Fórum Mundial de Educação e Competências (em tradução livre).

Entre os finalistas está a brasileira Debora Garofalo, que ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo, cercada por quatro favelas famosas pela violência. 

Débora Garofalo, brasileira que está entre os finalistas, ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo. — Foto: The Varkey Foundation/Divulgação

Ela é a primeira mulher sul-americana entre os 10 melhores professores do mundo.

Em 2018, outro brasileiro ficou entre os 10 finalistas. Diego Mahfouz Faria Lima, diretor de escola de Rio Preto (SP), concorria com quatro propostas que ajudaram a mudar a realidade na escola em que atua. 


Mas quem venceu foi a professora britânica Andrea Zafirakou com a proposta de incentivar o ensino de artes para desenvolver a criatividade dos alunos e dar maior autonomia.

Em 2017, outro brasileiro também esteve entre os finalistas. O capixaba Wemerson da Silva Nogueira concorreu, mas quem levou o prêmio foi a canadense Maggie McDonnell.

Critérios de escolha 

Professores de todo o mundo podem se inscrever na premiação, desde que atuem ao menos 10 horas por semana em sala de aula e cumpram um currículo escolar reconhecido pelo governo com alunos de quatro a 18 anos. 

O vencedor será escolhido pelos integrantes da Academia Global Teacher Prize, formada por professores-chefes, especialistas em educação, comentaristas, jornalistas, funcionários públicos, empresários de tecnologia, diretores de empresas e cientistas de todo o mundo.

Confira abaixo os critérios que são levados em conta na premiação: 

Empregar práticas instrucionais eficazes que sejam replicáveis ​​e escalonáveis ​​para influenciar a qualidade da educação globalmente.

Empregar práticas instrucionais inovadoras que abordem os desafios específicos da escola, comunidade ou país e que tenham mostrado evidências suficientes para sugerir que podem ser eficazes para enfrentar esses desafios de uma nova maneira.

Alcançar resultados demonstráveis ​​de aprendizado dos alunos na sala de aula.

Impacto na comunidade além da sala de aula, que fornece modelos únicos e diferenciados de excelência para a profissão docente e outros.

Ajudar as crianças a se tornarem cidadãos globais através do fornecimento de uma educação baseada em valores que as equipa para um mundo onde elas potencialmente viverão, trabalharão e socializarão com pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e religiões.

Melhorar a profissão docente ajudando a elevar o nível do ensino, compartilhando as melhores práticas e ajudando os colegas a superar os desafios que enfrentam em suas escolas.

O reconhecimento do professor por parte dos governos, organizações nacionais de ensino, professores-chefes, colegas, membros da comunidade em geral ou alunos.
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/03/24/vencedor-do-global-teacher-prize-sera-anunciado-neste-domingo-conheca-os-professores-finalistas.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog