Escolas de Itaquá ganham kits - Instituto EDP lança Concurso Arte com Energia na EMEB Vereador João Marques

Alunos da EMEB Vereador João Marques receberam , kits escolares por meio de uma parceria com o Instituto EDP, responsável pela organização e administração dos investimentos socioambientais do Grupo EDP, por conta do lançamento do Concurso Arte com Energia 2019
O objetivo deste concurso é retratar o tema “Nossa energia para construir um mundo melhor”, utilizando a linguagem artística da fotografia como mecanismo desencadeador de reflexão sobre os Objetivos do Desenvolvimento sustentável (ODS). 
Foram contemplados 740 crianças do Ensino Fundamental.
De acordo com o regulamento do concurso a ação consistirá na formação continuada de professores da unidade que orientará posteriormente seus alunos a registrarem uma intervenção socioambiental que reflita o que foi discutido em sala de aula, retratando o tema do concurso. 
Ato contínuo, os grupos deverão postar até 3 fotos da ação de sala que mais se destacou de cada ano escolar, contendo nome da ação, texto referência, ano escolar e quantidade de alunos da sala.
O concurso contará com 3 fases, sendo a primeira fase formada pela criação do instagram para postar as ações, a segunda fase classificação por escola, momento em que cada escola analisará as ações produzidas pelos alunos da sua escola, a fim de realizar a triagem dos trabalhos que concorrerão no âmbito nacional. 
Por fim, a terceira fase classificação nacional, nesta etapa, as ações serão analisadas pela Comissão Avaliadora externa que decidirá pelas melhores intervenções socioambientais e selecionará as 3 melhores por ano escolar.  
Estão participando do concurso os estados do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. 
Participam os municípios paulistas: Guarulhos, Salesópolis, Santa Branca e Itaquaquecetuba, representado pela EMEB, Ver. João Marques.
O planejamento da ação vai obedecer as seguintes etapas: de 19/3 a 18/4 lançamento do concurso; 20/3 a 30/6 execução pelas escolas; até 5/7 envio dos trabalhos; até 19/7 validação dos trabalhos; até 31 de julho avaliação dos trabalhos pelo comitê Externo; 9/8 divulgação de resultado; setembro e outubro, premiação de alunos, 18 a 20/10 premiação dos professores.
Em relação a premiação os alunos vencedores em 1º lugar por ano escolar receberão, como prêmio 1 kit Arte com Energia Personalizado(cada aluno do ano escolar vencedor). 
Os alunos premiados em 2º e 3º lugar por ano escolar receberão uma camiseta e boné. 
Já os professores dos melhores trabalhos serão premiados com um curso de capacitação em Arte, a ser ministrados em São Paulo, em outubro/2019.
A diretora da Unidade Escolar, Cleide Bezerra dos Santos, disse que o Instituto EDP em parceria com a EMEB Ver. João Marques por meio do incentivo da arte com energia cria um elo entre a educação e a comunidade. 
“Ideias inovadoras dos professores com auxílio dos alunos e pais irão dar sentido a criação de um mundo melhor. Com cidadãos mais conscientes respeitando direitos a vida e a vida do planeta, a nossa escola se sente grata por essa escolha estamos dentro de um contingente de 4 escolas no estado de São Paulo e divulgando para o Brasil entre 9 estados o trabalho de uma educação inovadora da cidade de Itaquaquecetuba”.
Presente ao evento a supervisora da escola, Monica Aquino, falou que a parceria com a EDP é uma ação que favorece o compromisso com o meio ambiente. 
“A equipe João Marques está empenhada em desenvolver um Projeto de Conscientização com alunos e comunidade local, sensibilizando a todos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente”.
A secretária de Educação, Jane Moura Santos, avalia o projeto. 
“Esta ação é muito importante para a formação integral de nossas crianças, visando a construção de um mundo melhor,” conclui Jane parabenizando todos os envolvidos na ação.
Já a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou a interação do tema com outros assuntos. 
“Estas ações veem de encontro ao cumprimento dos temas transversais conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que articula por meio da interdisciplinaridade ações de conscientização e educação preventiva objetivando melhorar as relações socioambientais, interpessoais etc.” finalizou Verônica.

Postagens mais visitadas deste blog