USP oferece curso de mecatrônica e automação industrial durante as férias Iniciativa é voltada para alunos da 3ª série do Ensino Médio/Técnico ou já formados; inscrições terminam em 21 de abril - Serão abordadas quatro áreas fundamentais da área: Mecânica, Elétrica, Computação e Controle.

No mês de julho, a Universidade de São Paulo (USP) promove atividades para o período de férias escolares. 
Uma delas é o curso “Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica” (EAEM), que será realizado entre 30 de junho e 7 de julho. 
A iniciativa é voltada para estudantes da 3ª série do Ensino Médio/Técnico ou alunos já formados no Ensino Médio, mas que não ingressaram no Ensino Superior.
As inscrições podem ser feitas até dia 21 de abril, às 23h59. O edital pode ser consultado pela internet. O curso busca oferecer uma introdução à universidade e possibilidades de atuação aos alunos.
“Nosso objetivo é promover um primeiro contato universitário e incentivar o ingresso em Engenharia Mecatrônica”, explica Gabriel de Moura Machado, coordenador da EAEM 2019 e ex-participante da turma de 2016.
Serão abordadas quatro áreas fundamentais da área: Mecânica, Elétrica, Computação e Controle. 
As aulas são ministradas por professores doutores da USP e os participantes devem entregar um projeto final que integra as áreas do conhecimento.
“Esperamos que os estudantes tenham uma visão mais abrangente sobre o que é engenharia mecatrônica e se sintam encorajados a seguirem carreira nessa área”, ressalta Bruna Sayuri de Souza Suzuki, coordenadora do EAEM 2019.
Inovações
Além disso, a iniciativa apresenta inovações e atualizações do setor. “Há uma demanda crescente de colaboradores que tenham não apenas conhecimentos técnicos, mas também competências interpessoais para lidar com projetos complexos. 
Nesse sentido, a EAEM pode ser considerada parte integrante da formação técnica e humana do aluno participante”, acrescenta Gabriel de Moura Machado.
Participante da 10º edição da EAEM, Vinícius Ken Sassaki destaca que o curso promove um contato de fundamental importância para a vida acadêmica. 
“A atividade me deu a oportunidade de conhecer a Escola Politécnica e ter aula com alguns dos melhores professores do mundo, além de possibilitar a mim fazer amizades com alunos do País todo”, revela.
Bruna Maia Barbosa, que veio do Piauí para participar da EAEM de 2016, relata que o curso foi a realização de um sonho. 
“Quis vir para a USP para fazer Engenharia. E eu vim, passei uma semana dormindo na USP, fazendo todas as refeições na universidade, com professores, e o melhor: fazendo um projeto de Mecatrônica. Isso me deu uma visão maior de Engenharia”, salienta.
A EAEM inclui gratuitamente estadia nas dependências da USP, material didático e alimentação parcial (almoço e jantar no restaurante da universidade de segunda a sexta-feira e almoço no sábado). 
Para a alimentação extra, que inclui cafés da manhã de segunda a sábado e jantares do primeiro domingo e sábado, a organização pede a quantia de R$ 100 de cada aluno.

Postagens mais visitadas deste blog