Para Alckmin, vitória do PSDB marca virada de página O partido venceu em cinco das dez cidades mais populosas de São Paulo, com destaque para São Bernardo do Campo. PSDB foi o partido que mais levou prefeituras no estado, com 167 municípios.

Geraldo Alckmin, governador de SP, falou sobre conclusão das eleições (Foto: Vaner Santos / EPTV)

Do G1 Campinas e Região

"Acho que o grande recado das urnas é: o Brasil tem pressa; os prefeitos eleitos, grande responsabilidade, porque os tempos não serão fáceis, vão ser tempos difíceis, ainda de dificuldade fiscal", disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sobre o resultado das eleições municipais em todo o país. 

Ele esteve nesta segunda-feira (31) em Jaguariúna (SP), na região de Campinas (SP).

O PSDB, partido do governo, ficou com 11 prefeituras na Grande SP, além de outras cidades com partidos aliados, como o PSB e o PTN. Na capital, Alckmin elegeu João Doria (PSDB), o primeiro prefeito de São Paulo eleito em primeiro turno desde 1992, quando as eleições passaram a ter dois turnos.

Em visita a Jaguariúna, o governador deu início às obras de construção de Unidades Básicas de Saúde, como parte do projeto "Saúde em Ação".

Ele acredita que os trabalhos para retomar a economia no país devem começar o quanto antes.
"Quanto mais rápido nós conseguirmos implementar as reformas estruturantes que vão fazer com que o Brasil tenha mais competitividade, eficiência e possa crescer, mais rápido sai da crise", afirma.

'Virada de página'
Alckmin afirmou que a leitura que se faz do Brasil é uma "virada de página", em relação à crise econômica, de natureza ética e fiscal, segundo ele, que se instalou no país.

"Eleição se ganha, eleição se perde.

Eu aprendi com meu pai há 40 anos atrás que na derrota, altivez, e na vitória, humildade. 

Acho que a leitura que se faz no Brasil ao todo é uma virada de página: olha, chega de PT que levou o país a uma crise econômica muito grave, 12 milhões de desempregados. 

Uma crise de natureza ética e fiscal, e o Brasil tem pressa. 

Vamos ao trabalho. Recuperar economia, recuperar emprego, recuperar renda. 

Esse é o empenho que temos todos nós a fazer", diz.

Apoio de prefeituras
A recuperação da atividade econômica deve ser prioridade no governo, e ele acredita que estar cercado de prefeituras com os mesmos objetivos acelera essa recuperação.

"O nosso foco tem que ser a recuperação da atividade econômica. (...) Claro que com número de prefeitos com o mesmo objetivo, com o mesmo empenho, isso se torna mais rápido. É o que nós esperamos. Recuperar a atividade econômica", afirma.

Candidatura federal
Sobre a eventual candidatura à Presidência da República em 2018, Alckmin disse ser cedo para fazer uma relação da vitória do PSDB nos municípios com uma eleição presidencial.

"2018 é outro momento. Agora, encerrada a eleição municipal, que é uma eleição muito importante. Dizem que o século 19 foi o século dos impérios; o século 20, o século dos países; e o século 21 é o século da cidade. Ela é a grande protagonista. Então, são governos importantíssimos. Depois, o futuro a Deus pertence", explica.

"Acho que o que nós temos que fazer agora, nós estamos fazendo. Já tô aqui em Jaguariúna desde cedo trabalhando iniciando as Unidades Básicas de Saúde. 

Quem escolhe é o povo, governar é escolher. A saúde é uma das prioridades da população brasileira. Estamos suando a camisa aqui para trabalharmos à altura das esperanças e da confiança da população", afirma.

Mapa apuração grande São Paulo (Foto: Editoria de Arte/G1)

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog