Mogi das Cruzes promove VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança

Mogi das Cruzes promove VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança

O secretário adjunto de Assistência Social, Edson dos Santos, e a presidente do CMDCA, Rozália Magaldi, receberam o palestante Danilo Meirelles de Souza


O secretário adjunto de Assistência Social, Edson dos Santos, representou o prefeito Marco Bertaiolli na abertura da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta quinta-feira (30/4), no Instituto Árvore da Vida, na Volta Fria. O principal objetivo do evento foi a mobilização do sistema de garantia de direitos e da população em geral para a importância do controle social na consolidação e o monitoramento da Política Nacional de Direitos Humanos.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas entre representantes de entidades sociais que atuam na área, representantes do Poder Público, crianças e adolescentes. “O prefeito Marco Bertaiolli é um grande incentivador dos Conselhos Municipais, o que tem garantido a participação efetiva da comunidade na elaboração de políticas públicas nas mais diversas áreas. Hoje existem muitas leis e resoluções importantes que surgiram de eventos como essa Conferência”, afirmou Santos. Ele ressaltou, ainda, a importante atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na cidade. O CMDCA é presidido atualmente por Rozália Magaldi.

Depois da abertura oficial e da leitura do regimento, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com uma palestra do educador Danilo Meirelles de Souza, que atua desde 1999 na área da Infância e Adolescência, Cultura, Cidadania e Direitos Humanos, tendo participando da criação do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente em Mogi das Cruzes. Em sua participação, o palestrante detalhou o tema central “Políticas e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

A partir daí, os grupos se reuniram para discutir os cinco eixos temáticos do encontro: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A VIII Conferência realizou, ainda, a eleição dos delegados.

Postagens mais visitadas deste blog