Michel Temer diz que país precisa de 'políticos à altura dos desafios' Assessoria não respondeu se nota do vice se refere a Renan Calheiros. Presidente do Senado criticou PMDB e presidente Dilma Rousseff.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília



O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (30) que o Brasil precisa de 'políticos à altura dos desafios' do país e que respeito institucional é a "essência da atividade política".

G1 perguntou à assessoria da Vice-Presidência se, na nota, Temer se refere às recentes declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com críticas à presidente Dilma Rousseff e ao papel do PMDB no governo.

 Temer é presidente do partido e coordenador político do governo. A assessoria de Temer informou que a nota é "autoexplicativa".

"Não usarei meu cargo para agredir autoridades de outros Poderes. Respeito institucional é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura. Não estimularei um debate que só pode desarmonizar as instituições e os setores sociais. 

O País precisa, neste momento histórico, de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados", diz Michel Temer na nota.

Nesta quinta pela manhã, Renan Calheiros afirmou que o PMDB não pode se comportar como “coordenador de RH, distribuindo cargos e posições”. 

Em sua declaração, o parlamentar afirmou ainda que o partido não pode utilizar a articulação política para “distribuir boquinhas”. 

Novo responsável pela articulação política do governo, Temer tem discutido com os partidos que compõem a base aliada ao Planalto no Congresso Nacional o preenchimento de cargos do chamado “segundo escalão" (presidências de autarquias, direções de departamentos vinculados aos ministérios e empresas estatais).

Sobre Dilma Rousseff, Renan Calheiros afirmou que é "uma coisa ridícula" a decisão da presidente de não fazer pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV sobre o Dia do Trabalho. 

Segundo o presidente do Senado, Dilma "não tem o que dizer" aos trabalhadores. Na quarta, ele cobrou da presidente que manifeste "claramente" uma posição a respeito do projeto sobre terceirização nas empresas, aprovado pela Câmara e que atualmente tramita no Senado.

Ao G1, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que é preciso "respeitar aquilo que é competência de outro poder", ao ser indagado sobre a declaração de Renan Calheiros a respeito da decisão de Dilma sobre o 1º de Maio.

"Acho que ela tem a faculdade de decidir se deve ou não falar. 

Não tenho que me meter nisso. É decisão e direito dela. A independência de poderes pressupõe respeitar aquilo que é da competência de outro poder", declarou.

Leia abaixo a íntegra da nota assinada por Michel Temer:
Nota à imprensa

Não usarei meu cargo para agredir autoridades de outros Poderes. Respeito institucional é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura. Não estimularei um debate que só pode desarmonizar as instituições e os setores sociais. O País precisa, neste momento histórico, de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados.
Trabalho hoje com o objetivo de construir a estabilidade política e a harmonia ensejadoras da retomada do crescimento econômico em benefício do povo brasileiro. Se outros querem sair desta trilha, aviso que dela não sairei.
Michel Temer
Vice-Presidente da República

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog