Mogi das Cruzes - Curso sobre alimentação saudável e sustentabilidade atende 600 merendeiras mogianas

Reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pelo Governo Federal, a merenda escolar mogiana tem evoluído constantemente para aprimorar sua qualidade. 


 Curso sobre alimentação saudável e sustentabilidade atende 600 merendeiras mogianas


Entre os meses de abril e setembro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria de Educação, está promovendo para os 600 profissionais responsáveis pelas cozinhas das escolas municipais e creches subvencionadas uma capacitação sobre Alimentação Escolar: Manipulação e Higiene, ministrada pelo Senac. O curso tem duração de 40 horas divididas em 10 aulas no Crescer da Vila Natal.

Uma das aulas desta semana foi com a nutricionista Cristiane Botelho sobre alimentação saudável. As participantes tiveram a tarefa de produzir dois bonecos, um saudável e outro que não se preocupa com a saúde e leva uma vida sedentária. “É a primeira vez que trabalho com merendeiras e tem sido muito interessante. O conteúdo é o mesmo que leciono para profissionais de cozinhas de restaurantes, mas o público delas é diferente”, disse. 


As merendeiras estão aprovando a capacitação. “Estou gostando, aprendendo muitas coisas relacionadas a nossa área”, disse Cibele Amanda da Conceição, auxiliar de desenvolvimento da educação da EM Prof. Mario Portes.

A merenda escolar oferecida na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes tem números grandiosos. São atendidos 50.037 alunos e somente nos três primeiros meses deste ano foram servidas 5.635.168 refeições em 226 pontos abastecidos pelo Departamento de Alimentação Escolar. No período integral são oferecidas para mais de 21 mil crianças cinco refeições: café, colação, almoço, colação e jantar. O cardápio balanceado e nutritivo é feito por uma nutricionista. O setor também atende crianças com restrição alimentar (intolerância à lactose, diabetes, alergia). 

A formação, realizada pelo Senac, inclui relações interpessoais no trabalho e exercício de cidadania, higiene, segurança e prevenção de acidentes, informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), noções de alimentação e nutrição, tipos de contaminação, doenças transmitidas por alimentos, resíduos sólidos, recebimentos e armazenamento dos gêneros, pré-preparo dos alimentos e procedimentos para a distribuição para os alunos. 

Um dos pontos interessantes do curso fala das atribuições de merendeiras e merendeiros e seu papel como educadores na escola, integrando a comunidade escolar e formando hábitos alimentares saudáveis nas crianças para que elas tenham melhor qualidade de vida e saúde. A sustentabilidade também é um dos temas abordados, o curso apresentará o aproveitamento de alimentos, racionalização de água e energia e a reciclagem. 

Além da formação, o Departamento entregou para os profissionais no início do ano letivo o material “Preparações Culinárias” com orientações para o preparado de pratos, que fazem parte do cardápio das unidades escolares, inclusive com produtos da região, como o cogumelo champignon. Neste ano, a novidade é que receitas da segunda edição da publicação “Sabores da Merenda – 


Livro de Receitas Culinárias da Prefeitura de Mogi das Cruzes” também começarão a ser oferecidas para as crianças. (KCB)

Postagens mais visitadas deste blog