Mogi das Cruzes - SIS e Cure 192 são destaques em Congresso Internacional de Serviços de Saúde

O SIS - Sistema Integrado de Saúde foi um dos trabalhos


apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde durante a 


edição 2015 do QualiHosp, em São Paulo.


 SIS e Cure 192 são destaques em Congresso Internacional de Serviços de Saúde

Mogi das Cruzes teve dois trabalhos selecionados para a edição 2015 do QualiHosp – Congresso Internacional em Serviços e Sistemas de Saúde, que termina nesta quarta-feira (29/4), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Ao longo da semana, o município apresentou os avanços alcançados pela Cure – Central de Urgências, Remoções e Emergências e também as inovações do SIS – Sistema Integrado de Saúde. O Qualihosp é promovido pela GVsaúde - Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde com o objetivo de contribuir para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção científica.

A Cure 192 entrou em funcionamento em 2011 e integrou, de forma inédita, a operacionalização dos chamados para 192 e 193, quando todas as ligações passaram a ser reguladas da unidade instalada no Shangai, onde estão concentrados os chamados de emergência do Setor de Ambulâncias da Prefeitura de Mogi, do Corpo de Bombeiros e do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O Samu é resultado de um consórcio firmado entre os municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Arujá.

 SIS e Cure 192 são destaques em Congresso Internacional de Serviços de Saúde

Há quase quatro anos, a Cure 192 mudou o conceito de atendimento móvel na cidade, garantindo mais segurança aos mogianos em momentos críticos como acidentes, maus súbitos, urgências e emergências de saúde. “Grande parte do sucesso na recuperação de uma vítima depende basicamente do primeiro socorro realizado, seja em acidentes ou casos clínicos, e Mogi das Cruzes deu um salto muito grande neste tipo de atendimento com a oferta de um serviço que serve de modelo para outros gestores”, afirma o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

Com a implantação da Cure, ao ligar para o telefone 192 o cidadão é atendido por um técnico de regulação capacitado para indicar o tipo de socorro mais adequado para a ocorrência, partindo da unidade a regulação para o envio da viatura mais indicada para o atendimento de um caso clínico, acidente de trânsito ou até incêndio. Somente em 2014, a Cure 192 prestou 91.125 atendimentos, dos quais 33.627 foram urgências e emergências. No total, a Cure reúne 38 ambulâncias e vans para atendimento aos pacientes. Só pelo Samu são 15 viaturas, duas delas equipadas com UTI Móvel. 

Já o Sistema Integrado de Saúde foi implantado em 2011 e, desde então, vem promovendo importantes avanços no atendimento e gerenciamento de saúde em Mogi das Cruzes. O trabalho começou com a informatização da rede municipal de saúde e a interligação das unidades e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como o controle de estoques e vagas, a confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas e o prontuário eletrônico. O Sistema conta, ainda, com um recurso importante que é o Cartão SIS, uma facilidade de acesso aos mogianos que hoje já soma mais de 120 mil usuários cadastrados. 

“Com os indicadores provenientes das informações coletadas pelo SIS está sendo possível monitorar diversas situações, como o absenteísmo, criando ferramentas e ações que possam contribuir para a redução dos altos índices de faltas entre os usuários. Conseguimos também maior visibilidade das informações gerenciais por meio de relatórios e gráficos que auxiliam nas tomadas de decisões dos gestores, criando processos novos e mais dinâmicos e modernos”, finaliza Cusatis. 

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog