Mogi das Cruzes - 1,4 mil motoristas foram multados por falar ao celular

Fiscalização é feita pelos agentes de trânsito de Mogi, porém, policiais militares também podem aplicar multas


Divulgação
Muitos cidentes são causados por pessoas ao celular
Luana Nogueira 
Da Redação
Jornal Dat
Nos três primeiros meses de 2015, 1.426 motoristas foram flagrados falando ao celular no trânsito.

 No mesmo período de 2014, 1.804 pessoas foram multadas por utilizar o aparelho. 

Para o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, a queda de 26% registrada de um ano para outro, não indica que os motoristas estão mais conscientes. Ele afirmou que a utilização e remanejamento dos agentes de trânsito na orientação do tráfego devido às obras no município foi o que motivou a queda.

A fiscalização do uso de aparelhos de celular no trânsito é feita pelos agentes de trânsito, porém, Xiol esclareceu que os policias militares também podem aplicar multas, no entanto, o número de autuações provenientes de policiais é pequeno.

"Os meses com os maiores índices de multas foram aqueles em que tivemos mais tempo para fazer a fiscalização. Desde o fim do ano, as orientações e operações de trânsito têm sido maiores. Como o número de agentes é pequeno, se comparado ao tamanho da frota e da cidade, as multas caíram", afirmou. Dirigir falando ao celular rende uma multa no valor de R$ 85,12 que é considerada média, além de quatro pontos na carteira de habilitação.

Para o secretário, ainda é preciso que os motoristas se conscientizem sobre os riscos de usar o celular. "Não podemos dizer que o comportamento do motorista melhorou, muito pelo contrário, pois, agora, além de falar ao celular, as pessoas usam o aparelho para mandar mensagens em aplicativos", alertou.

Xiol disse que o número de pessoas que utilizam o celular enquanto dirigem é ainda maior do que a quantidade de multas. Durante todo o ano passado, 7.460 autuações foram emitidas, o que equivale a 20 multas por dia. "Parece um número significativo, mas nossa frota é de 228 mil veículos, sem contar o trânsito de passagem. Muitos acidentes são causados por pessoas que estavam utilizando o celular enquanto dirigiam", ressaltou.
 
Nos próximos meses, a Prefeitura deve fazer uma campanha alertando sobre os riscos de dirigir falando ao celular. "Já fizemos uma campanha sobre os semáforos e agora sobre o cinto de segurança", disse Xiol. 

Postagens mais visitadas deste blog