Itaquaquecetuba - Mamoru diz que novas UBSs e UPAs vão melhorar Saúde


Dat
Prefeito falou sobre ações que estão sendo feitas, durante evento de apresentação de três ambulâncias do Samu
Bras Santos
De Itaquá
Erick Paiatto
´Se eu não conseguir melhorar a saúde, vou melhorar o que?´, destacou o prefeito
Depois de intervir para melhorar o atendimento aos pacientes no Pronto- Socorro Municipal, a Prefeitura de Itaquaquecetuba pretende agora implantar até sete novos serviços médicos entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A estratégia de tornar mais eficiente a prestação de serviços nos postos instalados nos bairros foi destacada ontem pelo prefeito Mamoru Nakashima (PTN) e pela nova secretária de Saúde da cidade, Luzia Mariko Shibata, que no início dessa semana assumiu o posto de Maria José Pereira Zago. Ela pediu exoneração do cargo.
Mamoru e a chefe da pasta falaram sobre as ações desenvolvidas para salvar o sistema municipal de saúde, durante solenidade realizada no Largo Monumental da Vila São Carlos para a apresentação de três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), avaliadas em pelo menosR$ 750 mil.

Com a inclusão desses carros, a frota do Samu na cidade terá seis ambulâncias. Mamoru destacou que a chegada dos veículos indica os esforços do seu governo para colocar a casa em ordem e garantir atendimento qualificado a milhares de pessoas que precisam dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde.

"Na campanha prometemos melhorar a saúde, estamos encontrando dificuldades, mas se eu, que sou médico, não conseguir melhorar a saúde, vou melhorar o que?", disse o prefeito para as cerca de 50 pessoas que participaram da entrega das viaturas liberadas pelo governo federal.

UPA
Ele ressaltou ainda que existe a possibilidade de a prefeitura colocar para funcionar ainda neste primeiro semestre a UPA que começou a ser construída em 2011 no Jardim Caiuby. "Não vou cravar data, porque a conclusão da obra depende da empreiteira, mas o funcionamento (da unidade) será importante para desafogar o Pronto- Socorro", argumentou.
Sobre o PS que fechou no feriado de carnaval em razão da falta de médicos, o prefeito observou que a Câmara aprovou o projeto que autoriza a contratação de médicos para o serviço de urgência. Ao menos 30 deverão ser chamados nas próximas semanas.
A nova secretária, por seu lado, conversou pela primeira vez com os jornalistas depois de assumir o posto. Ela garantiu que dará continuidade ao trabalho iniciado por Maria Zago e que o atendimento nos postos de saúde será melhorado com obras, contratação de funcionários e melhoria da gestão.

"Tem uma UPA que poderá ser inaugurada nos próximos meses, outra em construção e uma terceira que ainda terá as obras iniciadas. O objetivo é implantar sete novos serviços (entre UBSs e UPAs) e melhorar o atendimento nos postos já existentes, isso reduzirá a demanda no Pronto-Socorro e também no hospital Santa Marcelina. A reestruturação dos postos existentes e a implantação de outros vão garantir qualidade para o atendimento em toda a rede", completou a chefe da pasta.

Postagens mais visitadas deste blog