Itaquaquecetuba - Itaquá quer reestruturar rede de hospitais com 70 médicos para PSM



A nova secretária de Saúde de Itaquaquecetuba, Luzia Mariko Shibata, disse ter como o maior objetivo para a área da saúde reestruturar a rede de hospitais, começando pelo Pronto-Socorro Municipal (PSM). 
Segundo ela, a unidade precisa de no mínimo 70 médicos. 
A nova chefe da pasta afirma que apesar da saída da antiga secretária, ela dará continuidade ao plano de governo do prefeito Mamoru Nakashima (PTN). 
As informações foram dadas ontem durante a entrega de três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
"O que nós temos em foco é plano de governo do doutor Mamoru. Reestruturação da rede e o fortalecimento do funcionalismo", explica a secretária. 
Ela ainda diz que durante muito tempo ocorreu processos seletivos sem que houvesse investimento nos profissionais já atuantes, portanto seu objetivo é trabalhar maneiras de incentivar e valorizar os profissionais, como investir em plano de carreira, por exemplo.

Questionada sobre a situação do PSM, a secretária diz que enxerga o fechamento temporário que ocorreu como uma maneira de proteger os pacientes, já que não havia médicos suficientes, mas ressalta que dentro dos próximos 15 dias a Prefeitura abrirá inscrições para o processo seletivo de novos médicos para a unidade. 
A intenção é contratar pelo menos 40 médicos. 
Os detalhes para participar serão dados pela secretaria nos próximos dias.
De acordo com Luzia, o ideal seria 70 médicos trabalhando no PSM, sendo dez profissionais por dia. 
"Com dez médicos por dia seria tranquilo. Infelizmente temos bem menos". 
A médica explica que oficialmente o PSM possui 61 médicos, entretanto não são todos que comparecem.
 "Mesmo diante dos acordos que fizemos há deslealdade por parte de alguns médicos que não comparecem para trabalhar. 
Vamos verificar quantos vão realmente ficar e começar a reestruturação".
AMBULÂNCIAS
 A entrega de três ambulâncias para o Samu foi o primeiro evento oficial da nova secretária. Com os novos veículos, o serviço passará a contar com seis ambulâncias para atendimento de emergência.

Postagens mais visitadas deste blog