ANO NOVO! 1º de janeiro é o Dia Mundial da PAZ
ANO NOVO!
(Breve reflexão para crentes ou não)1º de janeiro é o Dia Mundial da PAZ - e, nesse momento, há guerras, bombas, bloqueios criminosos e mortes em vários territórios do planeta. Mas em milhões de ZAPs - Paz ao contrário! - insistimos no repúdio à violência, ao desatino, ao abismo.
E na busca da paz interior, que nenhum míssil destrói quando edificada no afeto, na generosidade, no cuidado com o outro e com o planeta.
Nas praias brasileiras ainda há flores das oferendas a Iemanjá, gesto bonito de quem mantém a teimosa esperança de tudo se ajeitar. Vozes d’África que nos relembram quem “viu a crueldade bem de frente e ainda assim produziu milagres de fé no extremo ocidente” (Caetano Veloso). AXÉ!
Na liturgia católica, hoje é o dia de Maria, Mãe de Cristo - aquela que guardava em seu coração as maravilhas de um Deus que “derruba os poderosos e os soberbos de seus tronos e eleva os humildes (Lucas 1, 46-56). AMÉM!
Todo Ano Novo serve pra gente recomeçar, “como canções e epidemias/ como a lua, as colheitas e a covardia/ Ah, recomeçar como a paixão e o fogo!” (Aldir Blanc e João Bosco).
Hoje e sempre é dia de renovar nossos propósitos de melhorar como gente. E também de contribuir pro mundo e o Brasil se tornarem mais justos, fraternos e inteligentes, onde todos tenham vez - sem ódios, mentiras e estupidez.
Assim seja e sejamos, oferecendo sentido solidário à graça de estar aqui!
Saúde, paz e bem pra você e os que você ama!
