Alckmin - “Um Zé Ninguém a serviço de uma grande causa”. E, assim, ele faz história.
Por muitos anos, Geraldo Alckmin foi considerado uma referência do campo conservador.
Governador de sucesso em São Paulo, travou um duro embate com Lula em 2006 na disputa presidencial, e ninguém diria então e nos anos subsequentes que integrariam um dia a mesma chapa, a exemplo do que se viu, e com sucesso, em 2022.
Escanteado em seu próprio partido, migrou para o PSB, ainda que muitos dessem a sua carreira política por encerrada.
A turbulenta história contemporânea brasileira aproximou os dois líderes, e o vice-presidente Alckmin — também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços — tornou-se um dos mais leais auxiliares de Lula.
Por intermédio dele, o país voltou a ter uma política industrial com os olhos voltados para o futuro.
A sanha tarifária trumpista o colocou no centro de uma das mais importantes negociações empreendidas pelo Brasil.
Alckmin discorre com impressionante riqueza de detalhes sobre os números dos programas de sua pasta.
Quem o conhece sabe que se revigorou e que o agora líder progressista parece experimentar um inédito prazer no exercício da vida pública, que ele dignifica como poucos.
E como deve ser um político?
Ele responde citando o padre Lebret: “Um Zé Ninguém a serviço de uma grande causa”. E, assim, ele faz história. Imperdível. Créditos: Produção Dia Estúdio Direção Geral: Rafa Dias Direção de Podcasts: Léo Cardoso Direção do episódio: Léo Cardoso Coordenação: Lilian Mahfud Produção Técnica: Gabriela Leitão Cinegrafista: Jázio Durais Operador de Áudio: Alandson Silva Coordenação de Design: Bruno Andrade Design: Pedro Padilha Gerência de Pós-Produção: Renata Correa Coordenação de Pós-Produção: Nicole do Nascimento Moderação e Edição: Fabiano Santos Edição: Fram Costa