Lula confirma indicação de Jorge Messias para o STF
NOVO MINISTRO
Por Ivan Longo
Escrito POLÍTICA 20/11/2025 · 13:16 hs
Lula confirma indicação de Jorge Messias para o STF
Presidente se reuniu com o advogado-geral da União, que deve assumir a vaga deixada por Luís Roberto Barroso na Corte
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu, nesta quinta-feira (20), confirmar a indicação do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que se aposentou, no Supremo Tribunal Federal (STF).
A escolha por Messias já vinha sendo dada como certa. Pela manhã, Lula se reuniu fora da agenda oficial com Messias no Palácio da Alvorada para comunicar sua decisão. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta quinta-feira, visto que Lula terá compromissos em São Paulo na sexta-feira (19) e, na sequência, embarcará para a África do Sul, onde participará da Cúpula do G20.
Quem é Jorge Messias
Nascido em 25 de fevereiro de 1980, em Recife (PE), Jorge Rodrigo Araújo Messias construiu uma carreira sólida no serviço público jurídico. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2003, obteve mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB) em 2018 e doutorado na mesma instituição em 2024, com tese sobre o Centro de Governo e a AGU em contextos de risco global.
Procurador da Fazenda Nacional desde 2007 – carreira integrante da estrutura da AGU –, Messias atuou em órgãos como o Banco Central, o BNDES e ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, além de ter sido subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil no governo Dilma Rousseff. Nomeado AGU por Lula em janeiro de 2023, após ser o mais votado em lista sêxtupla de entidades da categoria, ele ganhou notoriedade em 2016 ao ser apelidado de "Bessias" em áudios vazados da Operação Lava Jato, usados para inviabilizar ilegalmente a nomeação de Lula à Casa Civil, já que o então ex-presidente era perseguido pelo então juiz Sergio Moro. O episódio, ironizado pelo próprio presidente no anúncio de 2022, acabou por demonstrar a profunda lealdade do servidor.
https://revistaforum.com.br/politica/2025/11/20/lula-confirma-indicao-de-jorge-messias-para-stf-192554.html
