Donald Trump lamenta prisão de Jair Bolsonaro: ‘só acho uma pena’
Donald Trump lamenta prisão de Jair Bolsonaro: ‘só acho uma pena’
Por Lorenzo Santiago – Brasil de Fato
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se limitou a dizer que “acha uma pena” ao ser questionado sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em conversa com jornalistas na Casa Branca, o mandatário se mostrou surpreso com a notícia e perguntou se era verídica.
“Eu não sei nada sobre isso. Foi isso que aconteceu? É uma pena, eu só acho que é uma pena”, afirmou.
Ao longo do ano, Trump usou o julgamento contra Bolsonaro para pressionar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o anúncio de tarifas de 50% aos produtos brasileiros. Em documento, o governo estadunidense justificou a decisão afirmando que o Estado brasileiro perseguiu politicamente Bolsonaro e seus aliados, além de promover “graves violações de direitos humanos” e comprometer o Estado de Direito.
“A perseguição, intimidação, assédio, censura e processos contra Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores são abusos sérios”, diz o documento, que não se baseia em provas.
A ordem também atacava diretamente o Supremo Tribunal Federal (STF), com destaque para o ministro Alexandre de Moraes. Segundo a Casa Branca, o magistrado teria atuado de forma coordenada com outros membros do Judiciário para supostamente censurar opositores políticos, inclusive nos Estados Unidos.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) reivindica a articulação com os EUA para a imposição dessas tarifas. Ele está no país norte-americano desde março para conversar com assessores do presidente e aumentar a pressão contra o Brasil.
Em outubro, Lula se reuniu com Trump para negociar as tarifas. Essas conversas surtiram efeito e, na semana passada, o governo dos Estados Unidos anunciou a retirada da tarifa extra de 40% que incidia sobre produtos brasileiros desde agosto. A medida foi formalizada por meio de uma nova ordem executiva.
Segundo o documento, a decisão decorre de um “progresso inicial” nas negociações entre os governos do Brasil e Estados Unidos. As conversas foram iniciadas em 6 de outubro, durante uma ligação entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Trump comenta prisão de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) pela Polícia Federal. Em nota, a PF informou que cumpriu “um mandado de prisão preventiva em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal”.
Em regime domiciliar desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro foi levado à Superintendência da PF após ser detido em sua casa por volta das 6h da manhã, em Brasília.
Segundo informaram as autoridades, a detenção deste sábado tem caráter de medida cautelar e não se trata do início do cumprimento da pena de 27 anos e três meses pela qual o ex-presidente de extrema direita foi condenado no julgamento da trama golpista.
Na decisão, o ministro do STF Alexandre de Moraes cita risco de fuga e afirma que o pedido de prisão preventiva foi motivado por uma convocatória de um ato – chamado de “vigília” – feita por Flávio Bolsonaro, que ocorreria em frente à residência do ex-presidente. Além disso, segundo Moraes, Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica.
