Pesquisar este blog

sábado, 6 de setembro de 2025

Pronunciamento 7 de Setembro: do lado do povo brasileiro

 PRONUNCIAMENTO | O presidente Lula destacou, nesta véspera do 7 de setembro - Dia da Independência do Brasil, a importância da soberania nacional e da união dos brasileiros na defesa da democracia, do meio ambiente e das instituições do país.


Em pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão, Lula afirmou que o 7 de Setembro simboliza a conquista da liberdade e da soberania brasileira.

Em referência a ataques contra a democracia, Lula afirmou que “é inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil”.

“Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará”, disse o presidente Lula.
 Agência Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender neste sábado (6/7) a soberania nacional. O discurso do mandatário foi transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão neste sábado (6/7), véspera do feriado de 7 de Setembro.

“Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitaremos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, declarou o presidente.

O presidente enfatizou: “é inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil. [Eles] foram eleitos pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesse pessoais. São traidores da pátria. A história não os perdoará”, disse o presidente.

O discurso de Lula seguiu o mote do “Brasil Soberano”, adotado pelo Planalto para sintetizar a ideia de uma espécie de “resistência nacional” diante da pressão de ala da oposição por intervenção estrangeira.

Tal movimento culminou no tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros, anunciado para demover os Três Poderes de ações consideradas antagônicas ao interesse da Casa Branca.

Neste sábado (6/9) completa um mês das tarifas unilaterais sobre produtos de brasileiros, como a carne bovina e o café. Em abril, o Brasil havia sido alvo de sobretaxa de 10% e no começo de julho o presidente norte-americano anunciou tarifas adicionais de 40%.
metropolespolitica


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page