Ranking aponta Lenio Streck como o segundo jurista mais citado no mundo em Teoria do Direito
Ranking aponta Lenio Streck como o segundo jurista mais citado no mundo em Teoria do Direito

O advogado e parecerista Lenio Streck é o segundo jurista mais citado do mundo na categoria Jurisprudence, que agrega Filosofia e Teoria do Direito, segundo a AD Scientific Index 2025, um ranking internacional que classifica cientistas e instituições de acordo com o desempenho científico.
Segundo o sistema de classificação, Streck foi citado em 20.758 trabalhos acadêmicos, e, entre os dez mais com mais citações, ele é o único que não pertence a um país anglo-saxão. Também é o terceiro jurista mais citado na América Latina em todos os ramos do Direito, atrás apenas de Rita Segato e Celso Antônio Bandeira de Mello.
Juristas comentam fala de Bolsonaro sobre ser chefe da Casa Civil de Michelle
Na categoria Jurisprudence, o primeiro colocado é o advogado e professor da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, Daniel Farber, com 21.934 citações.
'Como uma indicação ao Oscar'
À revista Fórum, Streck falou sobre o resultado. "Antes de tudo, é muito importante ser reconhecido como o terceiro jurista do Brasil e da América Latina englobando todos os ramos do direito. E ser reconhecido como o segundo jurista mais citado do mundo na categoria Teoria do Direito é como uma indicação ao Oscar, o que representa o reconhecimento da relevância de uma produção acadêmica que se dedica à crítica e à reflexão profunda sobre o Direito e suas implicações na sociedade", diz Streck.
"A tentativa de Golpe de Estado é considerada um ato criminoso em si", apontam juristas
"Mais do que um destaque individual, esse reconhecimento reforça a importância de um pensamento jurídico comprometido com a construção de uma hermenêutica constitucional que dialogue com os desafios democráticos do nosso tempo. Estar nesse espaço significa afirmar que o Direito pode e deve ser um instrumento de transformação", pontua o jurista.
Mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa, Streck é professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Universidade Estácio de Sá e falou à Fórum sobre o trabalho acadêmico e sua função transformadora.
"Ademais, o lugar no ranking do AD Scientific Index 2025 é particularmente significativo porque reflete um trabalho que prioriza a interdisciplinaridade, o rigor teórico e o enfrentamento das questões estruturais do Direito, para além de modismos ou simplificações acadêmicas", afirma. "Esse reconhecimento internacional simboliza não apenas o impacto das ideias, mas também o valor de contribuir para a formação de uma comunidade jurídica global mais crítica, reflexiva e comprometida com os valores democráticos. Mais do que um prêmio, é um convite a continuar insistindo no papel transformador que a ciência jurídica pode desempenhar."
https://revistaforum.com.br/direitos/2025/1/24/ranking-aponta-lenio-streck-como-segundo-jurista-mais-citado-no-mundo-em-teoria-do-direito-172998.html