Bispa de Washington confronta Trump em missa: “Tenha misericórdia de quem tem medo”
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Bispa de Washington confronta Trump em missa: “Tenha misericórdia de quem tem medo”
O presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou seu primeiro dia completo no cargo participando de um culto na Catedral Nacional de Washington, nesta terça-feira.
Durante o evento, a bispa episcopal Mariann Edgar Budde fez um apelo inesperado: pediu que o presidente demonstrasse compaixão pelos imigrantes e respeito pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
O sermão veio um dia após Trump declarar, em seu discurso de posse, que reconhecia apenas dois gêneros nos Estados Unidos e assinar decretos que intensificaram ações contra imigrantes. Budde dirigiu-se ao presidente, destacando a preocupação com aqueles que estavam apreensivos em relação às novas medidas.
“Há crianças gays, lésbicas e transgêneros em famílias democratas, republicanas e independentes, algumas que temem por suas vidas”, afirmou Budde.
Na segunda-feira, Trump deu início a uma série de medidas rígidas sobre imigração, incluindo a mobilização de militares para reforçar a segurança na fronteira, a imposição de uma proibição ampla ao direito de asilo e restrições à cidadania de crianças nascidas em território norte-americano.
Em seu discurso, a bispa defendeu a importância dos imigrantes, ressaltando o papel essencial que desempenham na sociedade. “São pessoas que colhem nossas plantações, limpam escritórios, trabalham em granjas, frigoríficos, restaurantes e hospitais. Muitos não possuem cidadania ou documentação adequada, mas a grande maioria não é criminosa”, afirmou.
Ela também pediu que Trump considerasse as famílias que temem a deportação de pais ou responsáveis e que acolhesse aqueles que fogem de guerras e perseguições. “Nosso Deus nos ensina a sermos misericordiosos com o estrangeiro”, concluiu.
Claramente contrariado, ao ser questionado sobre o sermão, Donald Trump disse que o sermão “não foi muito empolgante”. O presidente americano foi filmado durante a celebração e seu semblante fechado demonstra sua desaprovação ao discurso inclusivo da religiosa.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos