PGR denuncia Léo Índio, primo dos filhos de Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado
PGR denuncia Léo Índio, primo dos filhos de Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado
22/01/2025 | 09h00
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e outros crimes.
Léo Índio participou dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Na época, ele publicou, nas redes sociais, imagens em cima do Congresso Nacional e próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em uma das postagens no dia 8 de janeiro de 2023, Léo Índio aparecia com os olhos vermelhos, segundo ele devido ao gás lacrimogêneo usado pela Polícia Militar. Léo também participou de acampamentos erguidos em frente a quartéis após o resultado das eleições de 2022.
Denúncia da PGR
Léo Índio foi denunciado pelos crimes de associação criminosa armada; Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de Estado; Dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima; e Deterioração de patrimônio tombado.
De acordo com a denúncia, Léo Índio tentou abolir o Estado de Direto por meio da destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, com ações direcionadas à sede do Congresso Nacional.
“[Léo Índio] destruiu e concorreu para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, ao avançar contra a sede do Congresso Nacional, fazendo-o com violência à pessoa e grave ameaça, emprego de substância inflamável e gerando prejuízo considerável para a União”, diz a PGR.
Quem é Léo Índio?
Léo Índio é filho de Rosemeire Nantes Braga Rodrigues, irmã de Rogéria Nantes Braga Rodrigues, primeira esposa de Jair Bolsonaro e mãe de Flávio, Carlos e Eduardo. Morador do Rio de Janeiro, onde dividiu um imóvel com Carlos Bolsonaro, Léo se mudou para Brasília no primeiro ano do governo Bolsonaro, em 2019.
Léo se apresenta como sobrinho de Bolsonaro nas redes sociais.
Léo, que se apresenta como sobrinho de Bolsonaro nas redes sociais, concorreu pelo PL nas eleições para a Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2022, porém não foi eleito.
https://iclnoticias.com.br/pgr-denuncia-leo-indio/