‘Apoio à extrema direita é inaceitável’, diz chanceler alemão sobre gesto feito por Elon Musk

 Charges do Nando Motta



Musk está sendo criticado por gesto que remete à saudação nazista, utilizada por Adolf  e seus apoiadores
 21/01/2025 | 15h12

Por Brasil de Fato

O chanceler alemão, Olaf Scholz, criticou nesta terça-feira (21) o apoio de Elon Musk a “posições de extrema direita” depois que o magnata da tecnologia apoiou o partido de extrema direita AfD da Alemanha e provocou críticas com um gesto que remete à saudação nazista, utilizada por Adolf Hitler e seus apoiadores.

“Temos liberdade de expressão na Europa e na Alemanha”, disse Scholz ao Fórum Econômico Mundial quando perguntado sobre Musk, que fez o gesto em um evento que marcou a posse do presidente dos EUA, Donald Trump. “Todo mundo pode dizer o que quiser, mesmo que seja um bilionário. O que não aceitamos é se ele estiver apoiando posições de extrema direita”.

Elon Musk

O gesto aconteceu após Musk ressaltar que a posse de Trump como presidente dos EUA “marcou um ponto de virada para a civilização humana” e expressar sua empolgação com os planos de pousar uma missão tripulada em Marte durante o segundo mandato de Trump.”Só quero agradecer a vocês por fazerem isso acontecer”, disse o bilionário, antes de bater com a mão direita no peito, com os dedos abertos, e estender o braço direito em uma diagonal para cima, com os dedos juntos e a palma da mão voltada para baixo.

Musk está sendo criticado por gesto que remete à saudação nazista, utilizada por Adolf Hitler e seus apoiadores

A Liga Anti-Difamação (ADL), que faz campanha contra o antissemitismo, define a saudação nazista como “levantar o braço direito estendido com a palma da mão para baixo”.

“Começo a me perguntar se alguém nessa nova administração, se alguém no universo Maga [sigla para Make America Great Again — Faça a América Grande de Novo] já pegou um livro de história”, disse a jornalista estadunidense Anne Bagamery à France 24, reagindo ao fato de Musk oferecer aos apoiadores de Trump o que parecia ser uma saudação nazista enquanto ele fazia seu discurso.

O jornal israelense Haaretz descreveu Musk fazendo “uma saudação romana, uma saudação fascista mais comumente associada à Alemanha nazista”.

Conforme descrito pela ADL, na Alemanha, entre 1933 e 1945, a saudação dos seguidores de Adolf Hitler “era frequentemente acompanhada de cânticos ou gritos de ‘Heil Hitler’ ou ‘Sieg Heil’. Desde a Segunda Guerra Mundial, os neonazistas e outros supremacistas brancos continuaram a usar a saudação, tornando-a o gesto supremacista branco mais comum no mundo”.

Em uma declaração publicada em suas mídias sociais nesta segunda, a ADL disse: “este é um momento delicado. É um novo dia e, ainda assim, muitos estão nervosos. Nossa política está inflamada, e a mídia social só aumenta a ansiedade”.

“Parece que Elon Musk fez um gesto estranho em um momento de entusiasmo, não uma saudação nazista, mas, novamente, entendemos que as pessoas estão nervosas. Neste momento, todos os lados devem se dar um pouco de graça, talvez até mesmo o benefício da dúvida, e respirar fundo. Este é um novo começo. Vamos torcer pela cura e trabalhar pela unidade nos próximos meses e anos”, segue o texto.

Musk fez diversas contribuições para Trump desde sua campanha presidencial. O valor total que o empresário sul-africano naturalizado estadunidense gastou com o republicano foi de U$ 250 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão).

Em troca, Trump prometeu um cargo em seu governo. Musk comandará, ao lado de outro bilionário, Vivek Ramaswamy, o Departamento de Eficiência Governamental.

https://iclnoticias.com.br/chanceler-alemao-sobre-gesto-elon-musk/

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula