Quem são os responsáveis por projeto que oferece dinheiro para escanear as íris das pessoas

 Quem são os responsáveis por projeto que oferece dinheiro para escanear as íris das pessoas



 Atualizado em 20 de janeiro de 2025 às 13:05 
Empresas têm promovido o escaneamento de íris em troca de dinheiro em São Paulo. 
O objetivo, segundo os responsáveis pela iniciativa, é oferecer às pessoas uma forma de “diferenciar interações humanas reais daquelas impulsionadas por inteligência artificial”.

A íris é única e a detecção tem sido feita pelo projeto World, comandado pela Fundação World, uma organização sem fins lucrativos com sede nas Ilhas Cayman, e pela Tools For Humanity (TFH), empresa de tecnologia global com sede em São Francisco, nos Estados Unidos.

As instituições são comandadas por Alex Blania e Sam Altman, que também é CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, chatbot de inteligência artificial lançado em 2022. 
Ele é apoiador do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e doou US$ 1 milhão para sua campanha.

Altman chegou a ser demitido do conselho diretivo da OpenAI em novembro de 2023, mas
voltou ao posto no mesmo mês.
Sam Altman, CEO da OpenAI. Foto: Jason Redmond/AFP

Blania, CEO da TFH, é formado em física e engenharia industrial pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha. Ele estudou inteligência artificial durante seu mestrado  Instituto Max Planck e como pesquisador no Instituto de Informação e Matéria Quântica da Cal Tech.

Além do projeto para escaneamento de íris, Blania também está por trás do criptoativo worldcoin, um dos segmentos do projeto World.

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), vinculada ao Ministério da Justiça, afirmou que instaurou um processo para investigar a iniciativa. 

A autarquia afirma que dados biométricos, como a íris, são informações sensíveis e pediu explicações à Fundação World e à TFH.

A iniciativa tem oferecido uma média de 48 worldcoin, uma criptomoeda que pode ser convertida em reais, para quem permitir o escaneamento da íris. Algumas pessoas relatam que já sacaram até R$ 700 após liberarem os dados biométricos. 

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-sao-os-responsaveis-por-projeto-que-oferece-dinheiro-para-escanear-as-iris-das-pessoas/

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula