VÍDEO: O dia em que Lula escancarou o viralatismo vexatório de Bolsonaro com os EUA
A fala é de 2019, mas resume bem a bajulação humilhante a que bolsonaristas se submeteram durante a posse de Donald Trump
Por Ivan Longo
Escrito POLÍTICA 22/1/2025 · 11:13 hs
Desde segunda-feira (20), quando Donald Trump tomou posse para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, vem viralizando nas redes sociais um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escancara o "complexo de vira-lata" do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.
Tal declaração de Lula foi dada durante entrevista em 2019, quando o presidente estava preso no âmbito de um processo da Lava Jato que posteriormente seria anulado, e foi resgatada por internautas diante da bajulação humilhante a que bolsonaristas se submeteram nos EUA na tentativa de acompanhar a posse do novo presidente do país.
No vídeo em questão, Lula menciona que Bolsonaro, à época em seu primeiro ano de governo, já havia dado sinais claros de submissão ao bater continência para a bandeira dos EUA e falar "eu te amo" para Donald Trump.
Para internautas, Lula, com anos de antecedência, resumiu o viralatismo vexatório de Bolsonaro e outros falsos patriotas que foi observado nos últimos dias.
“Lamento profundamente o desastre que está acontecendo neste país, e é por isso que eu me mantenho em pé. No dia que eu sair daqui –eles sabem–, eu estarei com o pé na estrada para, junto com este povo, levantar a cabeça e não deixar entregar o Brasil para os americanos. Acabar com esse complexo de vira-lata! Eu nunca vi um presidente ficar batendo continência para a bandeira norte-americana. Eu nunca vi um presidente ficar dizendo: ‘Eu amo os Estados Unidos!” Alguém acha que os Estados Unidos vão favorecer o Brasil?”, questionou Lula na ocasião.
“Americano pensa em americano em primeiro lugar, pensa em americano em segundo lugar, pensa em americano em terceiro lugar (…) e, se sobrar tempo, pensa em americano. E ficam os lacaios brasileiros achando que os americanos vão fazer alguma coisa por nós. Quem tem de fazer por nós somos nós!”, disse ainda.