Parceria entre Facesp e Secretaria Estadual de Educação abre portas para primeiro emprego

Foto: Assessoria de Imprensa Marco Bertaiolli

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Secretaria Estadual de Educação assinam, no próximo dia 2 de abril, às 14h30, um protocolo de intenções o qual estabelecerá uma parceria para que as entidades ligadas ao comércio sejam a porta de entrada para o mercado de trabalho dos estudantes do último ano do Ensino Médio.

O projeto foi apresentado ao secretário José Renato Nalini pelo vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli.

Segundo Bertaiolli, o objetivo é ampliar a oferta de emprego oferecida aos jovens, que enfrentam diversas dificuldades para dar início à vida profissional. 

“Precisamos dar a oportunidade para que estes adolescentes entrem no mercado de trabalho, comecem a desenvolver uma profissão e criem independência financeira”, salienta o vice-presidente da Facesp.

Definido por Bertaiolli como “Escola do Trabalho”, o objetivo do programa é que as Associações Comerciais ofereçam esta primeira chance de uma carreira profissional.

“É óbvio que todo adolescente deve estudar, completar o Ensino Médio e encontrar oportunidades para ingressar na faculdade. Mas, para isso, precisa de recursos financeiros, que, muitas vezes, a família não tem como oferecer”, avaliou o vice-presidente.

De acordo com Bertaiolli, a inciativa da Facesp em parceria com a Secretaria de Estado da Educação permitirá que o jovem aluno, ao conquistar o estágio, aprenda valores como: respeito à hierarquia, responsabilidade, educação financeira, valorização do ambiente educacional, desenvolvimento de competências pessoais, entre outros benefícios

“Eu mesmo iniciei minha vida profissional cedo. Com 12 anos de idade já atuava como office-boy. Posso dizer que por ter começado a trabalhar cedo, somente colhi coisas boas”, garantiu.

Segundo a proposta, as Associações Comerciais terão que divulgar aos alunos às vagas colocadas à disposição pelos comerciantes associados. 

A Facesp conta com cerca de 400 associações em todo o Estado. A Secretaria de Estado divulgará o projeto nas escolas e diretorias de ensino.

O Ministério Público do Trabalho também terá um papel importante na aplicação. Os promotores irão elaborar um rol de atividades profissionais que os estudantes poderão desenvolver.

NOVO ENSINO MÉDIO

Nalini aceitou a proposta assim que teve conhecimento. Ele afirmou que a iniciativa está alinhada às diretrizes do novo Ensino Médio, que pretende levar ao aluno aulas voltadas a capacitação profissional e a preparação ao primeiro emprego.

“O Ensino Médio precisa estar alinhado a realidade do aluno e esta ação se encaixa perfeitamente neste conceito, porque levará ao estudante a oportunidade de vivenciar um ambiente de trabalho e tudo mais o que ele envolve, com direitos e deveres”, elogiou Nalini, durante a reunião no gabinete do secretário da Educação, na capital paulista.

Afonso Lamounier de Moura, presidente do Instituto Talentos, órgão fomentador dos programas de estágio da Facesp, que também estava presente na reunião, destacou que todos os alunos do terceiro ano do Ensino Médio poderão participar, no entanto, alguns critérios ainda serão definidos, entre eles a prioridade da vaga ao aluno com melhor desempenho escolar.

Este será o segundo programa fruto de uma parceria entre Facesp e Secretaria de Educação. 

O Movimento Degrau possibilita o primeiro contato com o mercado de trabalho dos alunos entre 14 e 18 anos. 

O objetivo deste projeto é oferecer oportunidade no mercado de trabalho aos jovens de baixa renda, por meio da Lei do Aprendiz (10.097/00).
Por - http://oidiario.com.br/

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog