O embrião do Sistema Integrado Martins foi um armazém de 110 m² inaugurado dia 17 de dezembro de 1953, em Uberlândia, por Alair Martins do Nascimento, que até hoje está à frente da empresa.  
  
Transformar a pequena loja no maior grupo atacadista do Brasil exigiu do empresário empenho, determinação, muito trabalho e o cumprimento da promessa feita a seu pai, Jerônimo Martins, de jamais abandonar os valores que lhe haviam sido ensinados em casa. 
  
Além disso, Alair soube detectar uma carência do mercado: a venda por unidade para pequenos e médios varejistas que não precisavam de grandes volumes para suas lojas.  
  
Assim, tornou-se o elo com a indústria, comprando em seu nome e distribuindo a carga excedente entre os colegas varejistas da cidade de Uberlândia.  
  
Uma das características que diferem a Martins Comércio e Serviços de Distribuição (atacado) da concorrência é a venda fracionada, em que os pequenos varejistas podem comprar pequenas quantidades ou até unidades de um produto. 
  
Até 1964 o negócio era um misto de varejo e atacado – vendedores cobriam a região de Uberlândia, enquanto caminhoneiros levavam mercadorias para o Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Bahia.  
  
Foi então que Alair tomou a decisão de se dedicar somente ao atacado. 
  
Em 1972, o empresário deu o primeiro passo para a profissionalização da empresa, quando começou a delegar funções.  
  
Em menos de dois anos, o processo de profissionalização foi implementado em toda a empresa, tornando-a referência no mercado. 
  |  
| Clique na imagem para acessar página |  
 
  
 |