Poá - Testinha apresenta o projeto da nova alça do viaduto
O prefeito de Poá Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, apresentou na tarde desta sexta-feira, dia 26, em seu gabinete, o projeto para a construção da nova alça do viaduto “Tancredo Neves”. Na ocasião, o chefe do Executivo poaense informou que o processo de concorrência para a contratação da empresa que fará o projeto executivo da obra será aberto.
Acompanhado do secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, Testinha explicou na coletiva de imprensa como deverá ser a nova alça, tendo em vista que o projeto básico foi preparado pela equipe da Secretaria de Obras.
“É uma obra necessária, principalmente com a vinda do Rodoanel. A nova alça do viaduto terá duas faixas em que os carros irão descer, e as duas faixas do atual elevado será para os veículos que subirem”, disse o prefeito.
De acordo com o projeto, a nova alça do viaduto começa paralelo ao viaduto existente e chegará até a Avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva. Conforme explicou o secretário de Obras, nesta Avenida terá ainda duas faixas de rolamento, sendo uma paralela ao córrego Itaim e a outra do lado direito, para atender o comércio e residências existentes nesta via.
“É importante frisar, que diante de uma obra deste porte muitos questionamentos a respeito de mudanças mais drásticas surgem, portanto vou frisar que a nova alça não irá causar grandes impactos, pois não será preciso fazer desapropriações e também não haverá interferência na linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)”, contou o secretário.
Ainda segundo o responsável pela pasta de Obras, a nova alça do viaduto deverá ser construída de forma deslizante, ou seja, aéreo, por isso a obra não será impactante: “Apenas será preciso pedir a anuência da CPTM porque a nova alça passará próxima a linha férrea, mas ela não será atingida. Este é o procedimento quando qualquer obra passe perto da linha, já que a CPTM precisa ser informada”.
O prefeito também ressaltou que para a realização desta, que para ele é uma importante obra para o município, buscará recursos na esfera estadual. “Tenho um ótimo relacionamento com o governo do estado e vou buscar recurso para construir a nova alça do viaduto. A estimativa é que esta obra custe de R$ 25 a 30 milhões”, enfatizou Testinha.
O valor estimado do projeto executivo, segundo informou o secretário de Obras é de R$ 650 mil, sendo que este deve ser custeado com verba municipal. No projeto executivo deve constar, sondagem, análise geológica, entre outros processos técnicos necessários para realização de uma obra.
| Testinha mostra o projeto da alça do viaduto (Foto: Eduardo Guimarães) |