Mogi Das Cruzes terá 50 novos ônibus em dois meses


Mogi News
Frota municipal será renovada com veículos zero-quilômetro e todos eles terão um controle eletrônico de velocidade que os passageiros poderão ver
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
Várias pessoas foram à Mogi Passes ontem comprar passagens pelo preço atual, sem o reajuste
O transporte coletivo municipal deve receber melhorias, segundo garantiu ontem o secretário de Transportes, Nobuo Aoki Xiol. 

De acordo com ele, em até 60 dias, 50 coletivos zero-quilômetro devem entrar em circulação, em substituição a ônibus com maior tempo de atividade (mais de três anos de operação). 

Todos os veículos terão um tacógrafo eletrônico, para ser visualizado pelos passageiros e pela administração municipal, para garantir o controle de velocidade. 

Além disso, dois semiexpressos (ônibus com 15 metros de extensão) devem ser incluídos no serviço para operarem em corredores de maior demanda de passageiros, a fim de diminuir o tempo de viagem e promover maior conforto, evitando a superlotação. 

As medidas, que incluem a ampliação de 30 minutos no tempo de integração (será 1h30 e não mais 1 hora) e a inclusão de dois novos micro-ônibus para o transporte gratuito de pessoas com deficiência, são, segundo Xiol, parte de um pacote de melhorias a serem implantadas em curto prazo pelas concessionárias do transporte coletivo municipal, que, a partir da zero hora de domingo, cobrarão R$ 3,30 pelo serviço na cidade. 

"Na verdade, não houve aumento, mas sim um reajuste tarifário, baseado no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos dois anos e três meses, período em que não houve realinhamento da tarifa. 

Além disso, aumentaram os gastos por parte das empresas concessionárias, como por exemplo no preço do diesel de mais de 24% em seis meses. Outro fator é o salário dos motoristas e cobradores, que está defasado em 16% e está em discussão de dissídio para os próximos dias.

 São questões que envolvem o transporte municipal e que podem comprometer a qualidade do serviço. O realinhamento é algo que consta no contrato de concessão, mas, desta vez, será efetuado em troca de muitas melhorias".

Postagens mais visitadas deste blog