Mogi Das Cruzes - Pronto Atendimentos 24 horas reforçam pediatria e inauguram consultório infantil -

Pronto Atendimentos 24 horas reforçam pediatria e inauguram consultório infantil

Além de salas, unidades do Jardim Universo, Vila Suíssa e Jundiapeba passam a contar com um profissional a mais de pediatria nos plantões aos sábados, domingos e feriados

A partir deste final de semana, os Pronto Atendimentos 24 horas do Jardim Universo, Vila Suíssa e Jundiapeba passam a contar com reforço médico para o atendimento de pediatria aos sábados, domingos e feriados. Cada unidade terá um profissional a mais nos plantões e receberam também consultórios caracterizados para garantir melhor acolhimento às crianças durante as consultas de urgência e emergência. 

A reformulação no sistema de atendimento foi anunciada pelo secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, nesta manhã de sexta-feira (26/4), durante uma visita ao Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo. Segundo ele, as medidas foram determinadas pelo prefeito Marco Bertaiolli para garantir mais conforto e segurança aos pais neste período de aumento da demanda em pediatria. 

“Nas últimas semanas, o Pró-Criança vem passando por uma sobrecarga de atendimento gerada pelas mudanças climáticas típicas desta época, mas também pela procura por pacientes de outros municípios e de convênios médicos. Para suprir esta demanda, estamos fortalecendo as três unidades 24 horas, que já contam com raio-x, exames laboratoriais, medicamentos, enfim, toda estrutura necessária para atender as crianças com a mesma qualidade oferecida pelo Pró-Criança”, explicou o secretário.

No início da semana, a equipe do Pró-Criança realizou uma pesquisa para identificar junto à população as principais razões pelas quais utilizam a unidade (veja detalhes da pesquisa em matéria abaixo). O estudo revelou, entre outras informações, que a maioria dos usuários realizam acompanhamento de rotina nas unidades do Jardim Universo (11%) e Vila Suíssa (9%). “Estes são apenas alguns pessoas de poderiam procurar atendimento nas unidades de costume, mais próximo de casa e com a mesma tranquilidade”, afirma Marcello Cusatis.

Na visita, o secretário também apresentou números de pediatria. Na última quinta-feira (25/4), por exemplo, foram realizados 1.123 atendimentos de pediatria, sendo 703 de urgência e emergência. Destas, 50% foram realizadas no Pró-Criança e 50% distribuídos entre os Pronto Atendimentos 24 horas da Vila Suíssa (48), Jardim Universo (126) e Jundiapeba (122) e o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes (54). No mesmo período, as 20 unidades básicas de saúde realizaram 420 consultas agendadas, para acompanhamentos de rotina, sendo que outros 122 pacientes faltaram ao compromisso agendado e confirmado previamente. 

Pesquisa

Entre os dias 22 e 24 de abril, a equipe do Pró-Criança entrevistou 300 acompanhantes de crianças atendidas para identificar, junto à população estudada, as principais razões pelas quais utilizam esse serviço de saúde. Doze por cento dos entrevistados confirmaram possuir convênio médico, sendo que 65% afirmaram que a qualidade no atendimento é o diferencial da unidade. Em seguida, as justificativas foram: ter farmácia 24 horas (17%); não ter conseguido consulta pelo convênio (9%); facilidade de localização (6%); e a presença de profissionais especializados (3%).

“As qualidades elencadas pela população existem também nos três Pronto Atendimentos 24 horas, como farmácia 24 horas, profissionais especializados”, explica o secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis.

A pesquisa revelou também que 74% das crianças realizam acompanhamento pediátrico de rotina nas unidades de saúde e 26% relataram não realizar. Das pessoas que realizam o acompanhamento, 11% afirmaram utilizar o Posto de Saúde do Jardim Universo e 9% o da Vila Suíssa. Em terceiro lugar, empatados com 8% cada, ficaram os Postos de Saúde do Conjunto Santo Ângelo, Nova Jundiapeba e Jardim Camila. 

Outro dado que chama a atenção é o de usuários que procuraram outro serviço de saúde antes de vir ao Pró-Criança. De acordo com a pesquisa, 22% relataram ter passado por outra unidade. “A maioria (18%) recebeu orientação do Hospital Luzia de Pinho Melo para procurar o Pró-Criança”, acrescentou Marcello Cusatis. (APF)

Postagens mais visitadas deste blog