Ferraz de Vasconcelos - “Meta é alcançar 5.4 pontos no Ideb”, diz prefeito de Ferraz



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Durante a cerimônia que marcou a adesão do município ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Acir Filló (PSDB) garantiu que vai trabalhar para que a Educação Básica tenha melhor desempenho na aferição realizada pelo governo federal

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos pretende alavancar ainda este ano sua pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que tem média de 4,9 pontos. Na última avaliação, realizada em 2011, a cidade atingiu 5 pontos. A meta foi compartilhada pelo prefeito Acir Filló (PSDB) e pela secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, no sábado (20 de abril), durante o evento que marcou a adesão do município ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
          O encontro foi realizado entre 8 e 17 horas na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Antônio Bernardino Correia”, na Vila Correia. O lançamento do curso de dois anos que será oferecido a 216 professores que lecionam nas classes de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino fundamental da rede ocorreu por volta das 11 horas, com a presença de demais profissionais da Educação, da Imprensa regional e de autoridades locais. O Poder Legislativo foi representado pelos vereadores Luiz Tenório de Melo (PR), o Luiz Tenório, e Cláudio Squizato (PSB).
 O objetivo da formação é dinamizar a atuação do educador ferrazense em sala de aula quanto à alfabetização, já que o pacto nacional prevê que toda criança deve ser alfabetizada no Brasil entre 6 e 8 anos, ou seja, ela deve chegar ao fim do 3º ano sabendo ler e escrever.
Ao valorizar a figura do professor e admitir que Ferraz ainda está longe do razoável nas avaliações do Ideb, Filló disse durante o evento que a intenção é melhorar a colocação da cidade quanto ao índice no fim do ano letivo de 2013, passando dos atuais 5 pontos para, no mínimo, 5,4 pontos. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo reiterou seu compromisso de alavancar o ensino do município que governa oficialmente desde o dia 2 de janeiro, dizendo-se, inclusive, favorável ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:
 “A exemplo de outras regiões brasileiras, Ferraz está aderindo ao pacto. Também queremos que nossas crianças cheguem ao 4º ano sabendo ler e escrever corretamente. Qualificando os nossos professores para que isso se torne uma realidade, vamos melhorar o ensino na cidade e, de forma sintomática, sua pontuação no Ideb. Nosso índice é o pior da região e um dos mais baixos do Estado de São Paulo. No começo do ano, peguei a Educação arrasada, com professores desestimulados. Estamos focados e determinados para reverter essa situação”, comprometeu-se.
 Ainda de acordo com o prefeito tucano, aderir ao pacto de alfabetização é o primeiro passo de uma longa etapa de trabalho, já que os primeiros resultados devem aparecer apenas daqui há dois anos:
“Ter um baixo índice na Educação não reflete apenas em sala de aula. Seu significado é muito maior. O resultado faz com que empresários deixem de investir em Ferraz, principalmente na Educação. Quando um empresário faz o estudo sobre o município onde pretende investir, ele verifica todos os índices, inclusive os do Ideb. Portanto, nossa preocupação é atingir já neste ano uma boa pontuação e, futuramente, dentro dos próximos dois anos, atrair mais investimentos para a cidade”, finalizou.
Segundo a secretária de Educação de Ferraz, há na cidade em torno de 7,5 mil crianças em idade de alfabetização, sendo que muitas apresentam dificuldades de aprendizagem. Portanto, para a gestora, é de extrema importância melhorar o ensino na fase da alfabetização, minimizando, assim, o número de analfabetos funcionais:
“O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é decorrente dos baixos índices de aprendizagem do brasileiro. Em todo o Brasil há muitos analfabetos funcionais, aqueles que passaram pela escola, porém não sabem ler e escrever corretamente. Além disso, eles não têm análise, interpretação e criatividade. Nas idades iniciais, é fundamental que essa aprendizagem tenha sua primeira sedimentação. A educação infantil e as séries iniciais de ensino fundamental é que vão definir o percurso de toda a vida escolar do aluno. Portanto, somos a favor deste projeto”, defende Cervan.

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