Alto Tietê - Servidores da região obtém reajustes salariais



DatLailson Nascimento
Da Redação
Daniel Carvalho
Até o momento, Prefeitura de Poá foi a que ofereceu o maior reajuste: 10%, sendo 5,83% de recomposição salarial e 4,17% de aumento real
Os municípios do Alto Tietê já concedem reajustes de salários para os funcionários públicos. Poá, com 10% de aumento, é a cidade que ofereceu o maior percentual. Em Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba não há previsão de aumento para o funcionalismo.

A Prefeitura de Poá ofereceu recomposição de 5,83% aos vencimentos dos servidores municipais, mais o repasse de ganho real de 4,17%. Na proposta que foi discutida na Câmara ontem, há também um abono salarial de R$ 100. De acordo com o projeto, a partir de 1º de maio, o aumento passa a valer, e deve beneficiar cerca de 3 mil trabalhadores. Para o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, o reajuste está adequado às disponibilidades financeiras da prefeitura e ele deve sancioná-lo assim que chegar do Legislativo.

Em Suzano, o reajuste de 8% foi proposto pela prefeitura e aprovado por unanimidade pelos vereadores. O Sindicato dos Servidores Públicos do município pediu aumento de 10%, mais a reposição da inflação. Apesar do ajuste ter sido menor, o órgão considerou importante o universo de melhorias para o setor, como a formação de uma comissão permanente para tratar sobre os interesses do funcionalismo público. Falta a sanção do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB).

A Prefeitura de Mogi das Cruzes também concedeu reajuste salarial aos cerca de 5 mil servidores municipais. O aumento para o funcionalismo será de, pelo menos, 5,10%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação dos últimos 12 meses. A diferença é que, além dos 5%, cada funcionário público deverá receber o reajuste real, que varia de 1,25% a 19%, conforme o cargo e o plano de carreira.

Indefinido
O reajuste para os servidores de Ferraz de Vasconcelos segue indefinido, de acordo com a Secretaria de Administração. O mesmo dilema é vivido pelos servidores de Itaquaquecetuba, que receberam, no começo do ano, um repasse de 6% por conta de reposição de perdas, de acordo com a assessoria de Imprensa da prefeitura. Em Arujá, o governo já encaminhou a proposta e deve ser analisada nos próximos dias na Câmara.

Postagens mais visitadas deste blog