Prefeito Mamoru Nakashima sugere criar padrão para a atuação de médicos


DatPrefeito se reuniu ontem com secretários de Saúde para tentar encontrar soluções que atendam a região
Bras Santos
De Suzano
Jorge Moraes
Secretários se comprometeram a cobrar projetos da Agenda Metropolitana
Os secretários de Saúde das maiores cidades da região tiveram ontem, na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em Suzano, uma primeira conversa para a busca de soluções regionais que possam resolver os problemas enfrentados pelas prefeituras na área da Saúde. 

A reunião foi convocada pelo prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PTN), que corre contra o tempo para tirar o sistema de saúde do seu município de uma séria crise.

Além de sugerir aos secretários a adoção de medidas como a padronização na forma de pagamento dos médicos pelas prefeituras, a definição de cargas horárias que não impeçam o trabalho desses profissionais em mais de uma cidade no mesmo dia e outras alternativas que beneficiariam o conjunto dos municípios, Mamoru garantiu que pedirá ajuda ao governo do Estado para melhorar e ampliar o atendimento às pessoas que procuram o Pronto-Socorro Municipal gerenciado pela Prefeitura de Itaquá. 

O sucessor de Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, disse aos jornalistas que acompanharam a reunião em Suzano que o seu governo está encontrando dificuldades para contratar médicos e que por esse motivo ele pretende procurar a Secretaria de Estado da Saúde para que o Pronto-Socorro do Hospital Santa Marcelina, gerenciado pelo Estado, atenda pacientes que não estão conseguindo tratamento adequado no PS da prefeitura.

Ações estratégicas

"O pedido de apoio ao governo do Estado será feito pela Prefeitura de Itaquá para a solução de um problema emergencial. 

O Hospital Santa Marcelina restringe muito o atendimento e queremos apoio da pasta estadual para superar a crise no sistema de Saúde da cidade. 
Essa será uma ação da prefeitura, mas a conversa de hoje com os secretários da região foi importante porque nenhuma cidade conseguiu ou conseguirá resolver sozinha os problemas", argumentou.

Ele foi o primeiro prefeito da região a promover uma reunião extraordinária do Condemat para tratar dos assuntos relacionados à Saúde. 

"Não dá para dizer que os problemas serão resolvidos dentro de seis meses ou um ano por causa dessa reunião. 

Estamos começando um trabalho. Outras reuniões deverão ser promovidas com os secretários para avaliação dos problemas e soluções", completou o prefeito.


Definições
A iniciativa de Nakashima foi bem recebida pelos secretários de Suzano, de Ferraz de Vasconcelos, de Mogi das Cruzes, de Itaquá, de Salesópolis e de Santa Isabel que estiveram no encontro. 

A prova disso é que todos decidiram aderir ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes), incluindo as organizações sociais, para uma gestão ampla de carga horária em todos os municípios. 

Ficou decidido também no encontro que este grupo de trabalho da reunião dará andamento aos projetos que foram encaminhados ao governo do Estado durante a Agenda Metropolitana.

Postagens mais visitadas deste blog