Itaquaquecetuba - Secretário quer facilitar chegada de indústrias

Dat                    Trabalho

 Oferecer, até o final deste ano, 1,5 mil vagas em cursos profissionalizantes é outro compromisso. 

Em 2012, segundo informações obtidas pelo DAT, foram abertas cerca de 250 vagas para a qualificação de metalúrgicos, pedreiros, soldadores e outras funções requisitadas por empresas instaladas no município. 

"Estamos formalizando parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de outras entidades para que esses cursos gratuitos sejam oferecidos em espaços que a prefeitura colocará à disposição dos professores dessas entidades", completou. (B.S.)


Daniel Carvalho
Acelerar e tornar mais transparente o processo para a instalação de novas indústrias e estabelecimentos comerciais e investir na qualificação da mão-de-obra são as metas principais do novo secretário da Indústria e Comércio de Itaquaquecetuba, Dalton Luiz Dename, de 53 anos.

Funcionário de carreira da prefeitura e presidente do PTN no município, partido que elegeu o prefeito Mamoru Nakashima, Dename conversou com o DAT sobre as ações que pretende desenvolver para melhorar e ampliar o serviço no Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), que oferece diversos serviços à população, e dos projetos que serão desenvolvidos para ampliar o parque industrial e o setor comercial, o que resultaria, segundo o secretário, em crescimento na arrecadação de impostos e na elevação do poder de compra dos moradores e da capacidade de investimento do governo.


Precariedade
O escolhido pelo prefeito para comandar uma pasta considerada estratégica para o crescimento econômico da cidade, disse que encontrou a Secretaria de Indústria e Comércio do mesmo jeito que outros secretários encontraram suas respectivas pastas, ou seja, sem estrutura adequada e prestando atendimento precário para a população. 
No caso da Indústria e Comércio, o governo do ex-prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, não teria deixado nem previsão de Orçamento para este ano. "Estamos fazendo o que é possível para atender as mais de 700 pessoas que procuram todos os dias os serviços do PAT. Nosso objetivo é aumentar e capacitar o quadro de servidores que trabalham lá. As pessoas precisam ser atendidas com maior rapidez", ressaltou Dename. 

Burocracia
Uma das prioridades do secretário é padronizar o atendimento aos empresários e comerciantes. 
"Fiquei sabendo de casos onde um empreendedor ficou esperando sete meses para saber se poderia ou não instalar uma empresa metalúrgica em um determinado ponto da cidade. Essa falta de eficiência e respeito vai acabar", garantiu Dename, que adiantou a disposição do novo governo em reativar um convênio da prefeitura com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). 
"Por meio desse convênio, que terá de ser restabelecido com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, a prefeitura assumirá  o licenciamento ambiental de empresas com baixo impacto poluidor, situação que facilitará a chegada de novos negócios", observou Dename, garantindo que não haverá doação de terrenos pela Prefeitura de Itaquá. 

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog