Mogi Das Cruzes - Técnica de produção e oferta de cogumelo na merenda são exemplos para a Bahia




Apresentação do panorama da merenda escolar mogiana e a introdução do champignon no cardápio das escolas.

 Após a visita, secretário baiano visitou produtores locais.


Técnica de produção e oferta de cogumelo na merenda são exemplos para a Bahia
A produção de cogumelo champignon e seu uso na merenda escolar de mais de 52 mil crianças de Mogi das Cruzes será referência para um projeto de cultivo do alimento no semi-árido baiano a partir do sisal, planta característica da região. A informação foi dada pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Paulo Câmera, que esteve na cidade na tarde desta terça-feira (22/01) e foi recebido pelos secretários municipais de Agricultura, Oswaldo Nagao e de Educação, Rose Roggero.

A partir da experiência mogiana, pioneira no Brasil, a proposta do secretário é criar uma nova fonte de renda para a região que contempla 68 cidades, vítimas da grave seca que assola o sertão baiano. “Estou buscando informações nas universidades e incentivando pesquisas em diferentes estados. Vimos a possibilidade de produzir cogumelo a partir do sisal e também gostaríamos de utilizá-lo na merenda das escolas. Não vamos inventar a roda, estamos buscando experiências que deram certo para aplicar nestes municípios, incentivando a produção e o consumo”, disse.

Cerca de 400 quilos de champignon são servidos a cada 15 dias nas escolas. A diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Maria Helena Cecin Resek Albernaz apresentou um panorama da merenda escolar da cidade e detalhou a introdução do cogumelo no cardápio das escolas. O modelo de produção do alimento em Mogi também foi apresentado ao secretário baiano. Estiveram presentes Yusi Edagi e João Paulo Rodrigues Alves Pereira, da Secretaria de Agricultura e Renato Neguishi, representante da empresa Aica, produtora de cogumelo em Mogi. 

O secretário Paulo Câmera foi alertado sobre a questão climática, já que o clima quente não é favorável para este tipo de produção. Na Bahia teriam que ser usadas estufas climatizadas. O secretário Oswaldo Nagao comentou sobre as ações da administração municipal em prol da agricultura local, como o Portal Persefone, realizado em parceria com a Fatec de Mogi das Cruzes. A plataforma de internet terá informações atualizadas (o que é produzido, o uso de fertilizantes, entre outros itens). O objetivo é aprimorar as políticas públicas para o setor. Após a visita, o secretário baiano visitou produtores mogianos. (KCB)


🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog