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Picadas de escorpião podem ser letais. Foto: pixabay |
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quarta-feira, 27 de setembro de 2017
CCJ não fatiará nova denúncia contra Temer e ministros Acusação de organização criminosa impediria separação
Presidente é notificado e tem dez sessões plenárias para se defender
Ilan Goldfajn deu a entender que a taxa básica de juros seguirá caindo nos próximos meses.
Em entrevista ao Jornal da CBN, Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central, mostrou otimismo diante dos rumos da economia do Brasil no ano que vem e deu a entender que a taxa básica de juros seguirá caindo nos próximos meses.
Linha Coral da CPTM recebe novo trem
O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, entregaram ontem mais dois trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), totalizando 20 composições novas em operação: 16 na Linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato) e quatro no serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz - Guaianases).
As duas novas composições integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM.
Com mais essa entrega, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas.
O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado.
Com cerca de 700 mil passageiros transportados/dia útil, a Linha 11-Coral, que atende a região, é a mais movimentada.
Do total de 50,8 km de extensão,
24,2 km estão na capital e compreendem ao trecho de Luz a Guaianases - o chamado Expresso Leste, que transporta em média 500 mil usuários/dia útil.
24,2 km estão na capital e compreendem ao trecho de Luz a Guaianases - o chamado Expresso Leste, que transporta em média 500 mil usuários/dia útil.
De Guaianases a Estudantes, em Mogi das Cruzes, são 26,6 km, e cerca de 200 mil passageiros transportados/dia útil.
Com 60,5 quilômetros de extensão, a Linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, com média de 425 mil usuários transportados por dia útil.
O trecho maior, com
39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende cerca de 395 mil passageiros/dia útil.
39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende cerca de 395 mil passageiros/dia útil.
Já a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí tem 21,5 km e é utilizada em média por 30 mil usuários/dia útil.
http://www.portalnews.com.br/
http://www.portalnews.com.br/
Shibata de Suzano recebe mais de sete mil currículos para 170 vagas
Shibata de Suzano recebe mais de sete mil currículos para 170 vagas
A rede Shibata de supermercados recebeu mais de sete mil currículos de pessoas interessadas em trabalhar na nova unidade que será aberta em Suzano. Os candidatos disputam 170 vagas oferecidas pela empresa. O prédio que abrigará o supermercado passa atualmente por uma grande reforma. A loja funcionará no local que anteriormente abrigava o hipermercado Extra, no cruzamento das ruas Campos Salles e Abdo Rachid, na região central.
O Shibata ainda não divulgou uma data para a inauguração, mas a expectativa é que a loja comece a funcionar na segunda quinzena de novembro. Em relação a contratação dos funcionários que trabalharão na loja, a rede informou que no momento a unidade está "em pleno processo de contratação".
A empresa afirmou ainda, que "não foi definido a data inicial do treinamento dos novos colaboradores".
As pessoas que passam pelo prédio que abrigará a nova unidade podem notar as obras. Até agora, foi retirado o letreiro da antiga rede e o telhado também foi removido. Da estrutura anterior restou apenas as paredes. De acordo com a empresa, "estão sendo feitas reformas e adaptações para que fique nos moldes das demais lojas da rede".
O Shibata de Suzano contará com 1,5 mil metros quadrados de área de vendas, 90 vagas para estacionamento e 15 caixas. A loja vai oferecer os setores de açougue, padaria, frios, rotisserie, adega, flores, além de mercearia, higiene pessoal e limpeza.
Essa será a 21º loja da rede mogiana. Além das quatro lojas em Mogi, a marca está presente no Alto Tietê ainda em Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Biritiba Mirim. Nos últimos anos, a empresa tem ampliado sua atuação especialmente na região vizinha do Vale do Paraíba.
Luana Nogueira - http://www.portalnews.com.br
terça-feira, 26 de setembro de 2017
Cidades produtoras de água terão compensação financeira Grupo do Condemat receberá R$ 980 mil do Fehidro para realizar estudos que irão embasar o projeto de lei
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) foi habilitado para receber R$ 980 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para realizar estudos que embasarão um projeto de lei para o pagamento da compensação financeira para as cidades produtoras de água.
O valor deve ser liberado em 2018 e a expectativa é que o trabalho leve 12 meses para ser concluído. Depois de pronto, o levantamento será encaminhado para a Assembleia Legislativa de São paulo como minuta de projeto.
Ainda não existe uma previsão para que a legislação passe a vigorar, mas os municípios que contam com reservatórios e outras fontes de abastecimento, já comemoraram essa conquista.
De acordo com o presidente do Condemat, o prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR), o estudo contará com levantamento e critérios para que os repasses sejam destinados aos municípios.
Esse documento estipulará as diretrizes para os pagamentos, que podem ser, por exemplo, pela extensão da área protegida ou produção de água.
O convênio entre o Fehidro e o consórcio deve ser assinado até dezembro.
Segundo o Condemat, todos os municípios incluídos na lei de preservação de mananciais serão estudados.
"As cidades produtoras de água têm que ser compensadas, mas hoje não existem normas que tornem isso prático. Os municípios da região muitas vezes ficam restritos ao desenvolvimento, por terem que preservar os recursos hídricos da grande São Paulo, mas por outro lado, não têm nenhum tipo de compensação", destacou Leite.
De acordo com o presidente, o estudo contará com todos os elementos técnicos necessários para viabilizar a aplicação da legislação no futuro.
Leite afirmou que o projeto tem aceitação na Assembleia Legislativa e quando a proposta seguir para apreciação contará com o apoio dos deputados da região.
A Câmara dos Deputados também possui a Frente Parlamentar Mista dos Municípios Produtores de Água.
Para o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PR), cidade com 98% do território incluído na lei de proteção de mananciais, os recursos provenientes do repasse ajudarão no desenvolvimento sustentável do município, que conta com as represas da Ponte Nova, Paraitinga, além da nascente do rio Tietê, principal rio de São Paulo.
"Esse é um dos maiores e melhores projetos que o Condemat pode proporcionar para Salesópolis. Temos uma séria dificuldade na economia local, pois produzimos água para abastecer o Estado de São Paulo", destacou.
O prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PR) disse que os recursos podem ser utilizados para preservação dos rios e educação ambiental.
Os municípios de Biritiba, Ferraz, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano serão diretamente beneficiados, além de 18 no Estado.
A lei estadual de proteção dos mananciais (nº 898/75) introduziu restrições ao uso e ocupação do solo de vários locais, o que comprometeu a inserção de algumas atividades econômicas.
Luana Nogueira - http://www.portalnews.com.br
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Corpo de Bombeiros está com 20 vagas para guarda-vidas temporários

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo, será realizada uma prova de habilidades técnicas na manhã do dia 4 de outubro, às 9h30, que corresponde a um percurso de 1.300 metros na areia e 200 metros no mar.
Os interessados precisam ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, ter ensino fundamental completo, não ter antecedentes criminais e apresentar um atestado médico expedido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de 45 dias antes da prova.
As inscrições estão ocorrendo presencialmente nas sedes dos bombeiros na praia Martim de Sá e na praia do Travessão, até às 8h do dia 4 de outubro, mesma data da avaliação.
redemetropolitana.com.br
domingo, 24 de setembro de 2017
Casa Aberta de Itaquaquecetuba tem inscrições para oficinas No total 120 vagas são oferecidas em cursos de depilação, maquiagem e designer de sombrancelha.
A Casa Aberta para Juventude e Adultos de Itaquaquecetuba está com 120 vagas para oficinas de qualificação profissional e geração de renda.
Os interessados poderão escolher entre depilação, maquiagem e designer de sobrancelhas.
Para preencher uma das vagas é preciso ser morador de Itaquaquecetuba, ter idade mínima de 16 anos e fazer a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) - que posteriormente será destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
De acordo com a Secretaria, as capacitações do projeto duram de dois a seis meses com 80% do método voltado para aulas práticas. Haverá turmas para o período da manhã, tarde e noite dependendo da oficina escolhida.
O projeto tem como objetivo apoiar as unidades de proteção social básica, especial de trabalho à família e a comunidade de Itaquaquecetuba, promovendo apoio técnico e qualificação socioprofissional, na perspectiva da inclusão produtiva, da autonomia, na inclusão social e no resgate a dignidade humana.
As inscrições devem ser feitas na terça-feira (26), na Casa Aberta, localizada na Avenida Ítalo Adami, 2.480, Rancho Grande.
Para se inscrever os interessados deverão comparecer a partir das 8h, munidos de cópias do RG, CPF e de um comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4647-5165.
Os riscos de manter o celular e outros dispositivos conectados ao Bluetooth Falha recém-descoberta não atinge apenas smartphones, mas também TVs, tablets, computadores portáteis e até carros; veja como se defender.
Deixar o Bluetooth do celular ligado pode parecer inofensivo.
No entanto, existem alguns riscos que os usuários nem imaginam.

Dias atrás, um grupo de pesquisadores da empresa de segurança Armis encontrou uma nova falha que "afeta quase todos os dispositivos conectados ao Bluetooth".
Por BBC http://www.bbc.com/
Segundo a empresa, o problema não atinge apenas smartphones, mas também aparelhos de TV, tablets, computadores portáteis e até automóveis. A falha poderia afetar mais de 5,3 bilhões de dispositivos eletrônicos no mundo.
O problema consiste em um malware (programa malicioso) chamado BlueBorne, que "se expande como o ar" e permite que hackers tomem o controle de aparelhos.
Assim, eles conseguem acessar dados pessoais e invadir outros dispositivos conectados.
Além do BlueBorne, há mais riscos vinculados a essa tecnologia, segundo os pesquisadores.
"Nós acreditamos que existam muitas outras vulnerabilidades nas plataformas que usam Bluetooth ainda a serem descobertas", afirmou a empresa Armis.
Confira abaixo alguns dos perigos desse tipo de conexão e como os usuários podem se proteger.
'Bluebugging'
Esse tipo de ataque, considerado um dos mais graves, se aproveita de "bugs" (erros) na identificação do dispositivo para conseguir controlá-lo.
Os objetivos dos hackers vão da ciberespionagem e roubo de dados à propagação de vírus e criação da chamada botnet (grupo de máquinas infectadas).
O Blueborne não necessita de nenhuma ação do dono do aparelho para agir, como o click em um link. Bastam dez segundos para que o dispositivo conectado ao Bluetooth seja "invadido".
'Bluejacking'
Outro dos perigos é conhecido como "Bluejacking" - uma espécie de envio em massa de spam entre aparelhos conectados ao Bluetooth.
Neste caso, o hacker utiliza um protocolo do sistema para enviar mensagens à vítima através de um VCard (cartão eletrônico), uma nota ou um contato. Normalmente, ele nomeia o spam com o nome do próprio dispositivo para ser mais eficiente.
O principal objetivo do método é irritar usuários - ele não é tão nocivo quanto ataques por meio de malware. Mas hackers já desenvolveram ferramentas que conseguem acesso a agendas, mensagens e dados de celulares.
'Bluesnarfing'
É mais perigoso que o Bluejacking, pois implica necessariamente o roubo de informações. O mais comum é o furto de contatos, mas a ferramenta também pode acessar outros tipos de dados privados em celulares, tablets e computadores, como mensagens e imagens.
Para conseguir, porém, o invasor deve estar a menos de dez metros do equipamento hackeado.
Como se proteger
Microsoft, Google e Linux liberaram a seus clientes "patches" (espécie de programas que realizam correções em dispositivos com falhas);
Equipamentos mais modernos podem solicitar um código de confirmação quando alguém tenta se conectar ao dispositivo;
Configurar o aparelho para o "modo oculto" para que ele se torne invisível a hackers;
É mais seguro manter o Bluetooth desligado quando ele não está sendo usado de fato.
Uber não vai mais poder operar em Londres
http://www.bbc.com/
Os serviços do Uber foram suspensos pela Transport for London, agência que regula o transporte em Londres
O aplicativo de transportes Uber perdeu a licença para operar em Londres, um de seus maiores mercados no mundo. A permissão atual só vale até o dia 30 de setembro.
A licença foi cassada pela Transport for London (TfL), agência que regula o transporte na capital inglesa - a empresa americana afirmou que vai recorrer da decisão.
Ainda não está claro até quando o aplicativo ficará disponível para os cerca de 3,5 milhões de clientes na capital britânica. A decisão deixou apreensivos os mais de 40 mil motoristas que trabalham para a empresa em Londres.
O que a companhia fez de errado?
A Transport for London afirmou que a Uber é "inapta e inadequada" para manter a licença de operação na cidade. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, apoiou a decisão.
Segundo a agência, houve falta de responsabilidade da empresa com "potenciais implicações de segurança e proteção pública".
O órgão demonstrou preocupação com a falta de informações de casos de crimes ocorridos dentro dos carros e a forma como a empresa obtém certificados médicos e antecedentes criminais de seus motoristas.
Os serviços do Uber foram suspensos pela Transport for London, agência que regula o transporte em Londres
O aplicativo de transportes Uber perdeu a licença para operar em Londres, um de seus maiores mercados no mundo. A permissão atual só vale até o dia 30 de setembro.
A licença foi cassada pela Transport for London (TfL), agência que regula o transporte na capital inglesa - a empresa americana afirmou que vai recorrer da decisão.
Ainda não está claro até quando o aplicativo ficará disponível para os cerca de 3,5 milhões de clientes na capital britânica. A decisão deixou apreensivos os mais de 40 mil motoristas que trabalham para a empresa em Londres.
O que a companhia fez de errado?
A Transport for London afirmou que a Uber é "inapta e inadequada" para manter a licença de operação na cidade. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, apoiou a decisão.
Segundo a agência, houve falta de responsabilidade da empresa com "potenciais implicações de segurança e proteção pública".
O órgão demonstrou preocupação com a falta de informações de casos de crimes ocorridos dentro dos carros e a forma como a empresa obtém certificados médicos e antecedentes criminais de seus motoristas.
'Caminho de Santiago é um momento de ruptura'
O autor do livro 'O guia do viajante do caminho de Santiago', Daniel Agrela, diz que as pessoas se questionam cada vez mais sobre os rumos da vida. Recentemente, pesquisa mostrou que dobrou o número de brasileiros que fazem o percurso e o país já o 11º lugar no ranking de peregrinos.
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Caminho de Santiago leva milhares de peregrinos todos os anos à Espanha. Foto: Pixabay |
sábado, 23 de setembro de 2017
Município recebe a segunda pré-certificação Verde Azul Iniciativa do governo do Estado estimula na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável
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Foto: Ney Sarmento/PMMC |
Mogi das Cruzes recebeu ontem em Rio Claro a segunda pré-certificação do Programa Município Verde Azul, iniciativa do Governo do Estado que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
A primeira ocorreu no dia 8 de junho deste ano, durante o 1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do programa, que foi realizado no Cemforpe, e a terceira etapa está marcada para acontecer em dezembro deste ano.
O evento de ontem contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, além de representantes de vários municípios paulistas.
O prefeito mogiano Marcus Melo e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, também estiveram em Rio Claro.
"É uma conquista muito importante para Mogi, que sediou a primeira pré-certificação em junho passado, porque mostra que estamos no caminho certo, trabalhando na implantação de novas políticas para a proteção dos nossos recursos naturais", disse Melo.
No caminho para conseguir a certificação plena, Mogi das Cruzes vem realizando um trabalho integrado entre todas as secretarias municipais.
Daniel Lima destacou a atuação das secretarias e lembrou que a busca da certificação plena exige esforços conjuntos: "Estamos unidos neste objetivo e a ação vem dando bons resultados, tanto que conseguimos a segunda pré-certificação", frisou.
O Programa Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).
Este ano, serão destinados R$ 15 milhões ao programa. Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, 78 municípios receberam a certificação do programa.
Defesa do prefeito consegue parecer favorável na Justiça - Procuradoria analisará recurso apresentado pelo advogado de Mamoru sobre acusação de uso de 'caixa dois'
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Foto: Daniel Carvalho |
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em São Paulo publicou parecer favorável ao recurso apresentado pela defesa do prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), no processo por abuso de poder econômico, sob acusação de uso de "caixa dois" na campanha eleitoral de 2016. O prefeito e o vice-prefeito, Mário Lúcio da Silva (PSDB), o Mário Charutinho, haviam sido condenados pela Justiça Eleitoral e corriam o risco de perderem os cargos. Agora, o relator do processo analisará o parecer e decidirá se acatará ou não. A decisão final do caso só será tomada após a votação dos desembargadores.
O processo está em andamento no Tribunal Regional Eleitoral. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi ajuizada pela advogada Adriana Alvares da Costa, que também disputou as eleições do ano passado.
No caso, as denúncias são referentes a uma suposta transferência de recursos para o pagamento de horas extras da Guarda Civil Municipal (GCM), que teriam sido utilizados na campanha de Mamoru para a reeleição. O dinheiro seria recebido e repassado pelo secretário de Segurança, Alexandre Siqueira. Outro ponto seria o pagamento de cabos eleitorais com dinheiro não declarado e por fim a suposta contratação de uma empresa de marketing de campanha pela Prefeitura.
No despacho, o procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves declarou que "quanto ao uso de recursos provenientes de horas extras pagas indevidamente a GCMs na campanha dos recorrentes, não há provas suficientes nos autos".
Já no caso do suposto pagamento de cabos eleitorais com dinheiro não declarado, Gonçalves analisa que "embora haja fortes indícios nos autos de que a prática tenha ocorrido em relação a, pelo menos, quatro cabos eleitorais, o montante não é elevado diante do universo das contas de campanha, o que afasta a gravidade necessária para a procedência da referida ação".
Sobre a possível utilização da empresa de marketing de campanha na administração municipal, o procurador afirmou que "o suposto uso de verbas públicas para contratar empresa de marketing que teria prestado serviços da campanha é incabível inovação da causa de pedir, uma vez que os referidos fatos foram trazidos aos autos após o prazo".
Para Gonçalves, a decisão anterior, precisa ser revista. Mas lembrou que o caso está sendo analisado por outros órgãos. "Uma vez que os ilícitos imputados na exordial não restaram cabalmente provados ou não possuem gravidade suficiente para a cassação dos mandatos. No entanto, cabe destacar que os fatos estão em apuração na esfera penal não só pela PRE, mas também pelo Ministério Público de São Paulo".
http://www.portalnews.com.br/
sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Novas integrações de linhas intermunicipais começam neste sábado no Alto Tietê - EMTU destaca que elas só valem com o cartão BOM.
Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Apartir desse sábado (23), cinco cidades do Alto Tietê terão novas integrações. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as linhas que circulam por Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano com destino à região da estação Brás do Metrô, na capital terão a mudança.
Para proporcionar melhor mobilidade e fluidez ao transporte metropolitano, a operação dos ônibus ficará concentrada no trecho com maior carregamento entre as cidades do Alto Tietê e São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, por onde circulam 5 mil passageiros por dia, aproximadamente.
Os passageiros com destino ao Metrô Brás deverão fazer a transferência para a linha 076, ao longo da Avenida Marechal Tito, em São Paulo, utilizando somente o cartão BOM e garantindo, assim, os descontos nas integrações entre as linhas de ônibus metropolitanas.
A EMTU informou que cerca de 1,5 mil passageiros se deslocam entre São Miguel Paulista e o Metrô Brás.
Cartão BOM
Em São Paulo está funcionando o posto para a emissão do cartão no Shopping Itaim, no Supermercado Sonda, que fica na Av. Marechal Tito, 7.579.
Em Suzano o atendimento funciona no Terminal Vereador Diniz José dos Santos Faria, na Rua Jorge Bey Maluf, de segunda a sábado, das 8h às 17h. Além de emitir o cartão, os usuários já podem carregá-lo com créditos.
Os passageiros também podem obter o Cartão BOM no posto de Arujá e no quiosque da Estação Brás que funciona das 5h45 às 21h30, de domingo a domingo. A relação completa das unidades pode ser consultada no site do cartão BOM.
Linhas envolvidas na nova operação
- 038TRO Mogi das Cruzes (Estação CPTM Estudantes) – São Paulo (Metrô Armênia);
- 075TRO Arujá (Parque Rodrigo Barreto) – São Paulo (Metrô Brás);
- 075VP1 Arujá (Parque Rodrigo Barreto) – São Paulo (São Miguel Paulista);
- 076TRO Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) – São Paulo (Metrô Brás);
- 144TRO Mogi das Cruzes (Estação CPTM Estudantes) – São Paulo (Metrô Brás);
- 242TRO Itaquaquecetuba (Jardim Pinheirinho) – São Paulo (Metrô Carrão);
- 242BI1 Itaquaquecetuba (Pequeno Coração) – São Paulo (Metrô Carrão);
- 549TRO Arujá (Mirante) – São Paulo (São Miguel Paulista);
- 589TRO Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) – São Paulo (Penha).
Dia Mundial Sem Carro, paulistanos pedem melhorias - Paulistanos pedem melhorias na mobilidade urbana no Dia Mundial sem Carro Muitas pessoas reconhecem que não utilizam mais o sistema público de transporte por conta da precariedade do serviço prestado na capital paulista. Região central da cidade tem interdições.
Temer afirma ser vítima de conspiração, mas confia em vitória Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Michel Temer disse que foram feitas armações sem provas e criticou o trabalho de Rodrigo Janot. Ele ainda afirmou ter feito muito pela economia e que acredita em mais uma vitória no processo que tramita na Câmara.
Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro há pelo menos 20 anos, em crescente número de cidades do mundo - Desafio da bicicleta ganha cada vez mais adeptos
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Por saúde e economia, brasilienses têm trocado o carro pela bicicletaArquivo/Agência Brasil |
A decisão de estacioná-lo para sempre não foi de repente.
Eu estava ensaiando há algum tempo.
Fui algumas vezes para o trabalho de bicicleta, mas acabava usando o carro para todo o resto.
Ele precisou dar os últimos suspiros para me alertar que não aguentava mais e que uma nova vida nos esperava.
Fiquei por alguns segundos segurando o volante, olhos umedecidos tentando organizar os sentimentos.
No início, senti raiva, logo depois tristeza, gratidão e por fim a aceitação.
Fiz um carinho nele, uma lágrima caiu, saí de dentro, tranquei a porta e parti.
Foi assim que a artista Carol Oliveira, 31 anos, decidiu mudar sua forma de deslocamento na cidade.
O depoimento, postado em rede social, ganhou visibilidade, apoio e uma rede de adeptos.
Atualmente, três meses depois, a moradora de Brasília diz não se arrepender.
“Não tenho mais gastos com gasolina, nem aborrecimentos com manutenção. Eu não pego trânsito e ainda me exercito com a bike. Estou com as pernas bem mais firmes. Quando vou para mais longe pego ônibus ou carona”.
O hábito, segundo ela, também tem ajudado a conquistar amigos. “Consigo arrastar vários deles para andar comigo pela cidade”, comemora.
Apesar de prático, eficiente e cômodo, o automóvel particular é um meio de transporte de custo elevado:
Na conta entram impostos, combustível, estacionamento, seguro e custos de manutenção.
O carro também prejudica a saúde (por colaborar para o sedentarismo), o estresse e a intoxicação, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Cerca de 3 milhões de mortes por ano podem ter como causa a exposição à poluição.
O uso demasiado dos carros particulares provoca ainda congestionamentos, o que prejudica a produtividade e promove desgaste: 48% dos paulistanos gastaram, em 2015, pelo menos 2 horas por dia em seus deslocamentos, segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo.
Essas são as razões levantadas pelo movimento que propõe o Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro há pelo menos 20 anos, em crescente número de cidades do mundo.
A data, criada na França em 1997, incentiva o uso de meios alternativos de transporte e medidas de apoio para seus usuários, transporte público de qualidade, carona solidária e ciclovias.
Ao contrário do carro, a bicicleta é um meio econômico, limpo, saudável, prático, integrativo, silencioso e rápido para pequenos deslocamentos.
No entanto, ainda enfrenta desafios para se consolidar como alternativa viável de transporte nos centros urbanos do Brasil.
Segundo levantamento produzido pelo portal Mobilize, o país conta com pouco mais de 2,5 mil quilômetros de vias cicloviárias, entre ciclovias e ciclofaixas.
É uma parcela ínfima, diante da malha rodoviária do país, de cerca de 1,7 milhão de quilômetros.
Mesmo sendo poucas, as ciclovias têm conquistado novos adeptos.
Desde 2015, o publicitário Allan Alves, de 30 anos, trocou as estradas pelas ciclovias.
A mudança começou por uma questão financeira.
“Fiz os cálculos e vi que era muito mais econômico não ter carro do que te .
E quando percebi que em dias que não usasse a bicicleta tinha estrutura na cidade como a bikecompartilhada, ônibus e aplicativo de transporte, resolvi de vez abolir o trânsito”, afirma o publicitário.
Agora, não vê outra alternativa para se locomover em Brasília:
“Hoje em dia, tenho dificuldade em dirigir, é estressante.
Fora todos os benefícios de saúde e bem-estar da bicicleta, de explorar a cidade com mais calma”, disse Allan.
Na opinião do professor Pastor Willy Gonzales Taco, especialista em mobilidade urbana da Universidade de Brasília, apesar da vantagem financeira e do bem-estar, é preciso ter muita força de vontade para abandonar de vez o veículo no Brasil.
“É uma questão cultural, conceitual e econômica. O Brasil tem apostado muito nas rodovias e na indústria automobilística como condutores da economia.
Por outro lado, a promoção do uso de modos alternativos, como a bicicleta, o próprio andar a pé, as tecnologias estão só aos poucos sendo vistas.
Leis, como as que protegem os pedestres, ainda estão surgindo de forma tímida.
Falta vontade política”, critica.
Segundo Pastor, não há medidas de incentivo aos usuários dos meios alternativos de locomoção como em outros países:
“Não há gestão e investimento em infraestrutura.
Não há nenhum tipo de incentivo como redução de impostos para quem compartilha seu carro ou premiação para os usuários mais assíduos de aplicativos de caminhadas, viagens de bicicleta ou transportes públicos.
Não há promoção de novas tecnologias para complementar o uso dos mesmos, como informação ao usuário, horários, atendimento, qualidade do serviço.
Não há sistemas integrados para unir as várias possibilidades de mobilidade urbana”.
O professor Pastor cita exemplos de soluções simples e de baixo custo, como estímulos de empresas com benefícios para funcionários que decidam ir de bicicleta, a pé, de ônibus ou metrô, de esquemas de caronas.
Há aplicativos que promovem o aluguel de carros por tempo; de corridas compartilhadas.
O especialista elogia movimentos como o do Dia Mundial Sem Carro, mas diz que ações pontuais como essa são importantes para celebrar e dar visibilidade à causa, mas deveria ser uma atitude contínua.
"É muito tímido um dia,
quando se tem 365 para promover a mobilidade ativa”.
“Soluções existem em todo lugar.
O mundo está cheio delas.
Muitas são criadas aqui mesmo, como o BRT de Curitiba (PR): uma invenção brasileira, da década de 70, mas que só está sendo implementada agora, 40 anos depois.
Depois que outras cidades do mundo já fizeram”, ressaltou.
Exemplos de ações continuadas são os grupos de ciclistas que se reúnem diariamente ou semanalmente para promover passeios urbanos.
Além de ser um incentivo para quem ainda está se adaptando, a parceria de outros praticantes traz segurança e colabora para a manutenção do hábito saudável.
Aplicativo
O Instituto Akatu fez um levantamento de aplicativos que podem ajudar, em caso de locomoção:
Parpe: serviço que conecta pessoas que querem alugar carros ou oferecer carros para locação.
Pegcar: serviço que conecta pessoas que querem alugar carros ou oferecer carros para locação.
Vamo Fortaleza: sistemas de compartilhamento de carros elétricos.
Zazcar: aluguel de carros por hora.
E-moving: aluguel de bicicletas elétricas para pessoas físicas ou jurídicas.
Bike na porta: o cliente solicita a bicicleta para aluguel por dia, que é entregue e retirada no local definido.
Mobilicidade: sistema de aluguel de bicicletas presentes em 21 cidades em todas as regiões brasileiras.
A liberação de bicicletas e o pagamento são feitos pelo celular.
Estações de retirada estão espalhadas pelas cidades participantes.
Edição: Maria Claudia - Adriana Franzin - Repórter da Agência Brasil
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