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sábado, 15 de fevereiro de 2014
Poá - Passarela da CPTM - Demolição não tem prazo para terminar
Demolição não tem prazo para terminar
Fábio Miranda
Da Redação
Da Redação
Mayara de Paula
Apesar da data limite estar indefinida, obras na passagem de pedestres estão em ritmo acelerado
A demolição da passarela que dá acesso a estação Poá, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não tem prazo estimado para ser concluída. A informação é do engenheiro da obra, Rafael Pugliese. No último dia 1º, o próprio profissional havia estimado que os serviços do lado sul da passagem de pedestres levaria 45 dias para serem finalizados, conforme o Dat publicou na edição de 4 de fevereiro.
Segundo Pugliese não tem como definir os prazos para uma intervenção como essa e um dos motivos é a própria operação comercial da CPTM, que interfere nos trabalhos. "Na verdade não existe um prazo estimado para a demolição da passarela e escadaria. Se fosse um local onde não tivesse movimento seria mais rápido, mas com os trens passando a todo o momento os trabalhos ficam mais lentos", argumentou.
O engenheiro também comentou que esta é somente a primeira fase do projeto, onde já é possível notar a parte da plataforma no sentido Guaianazes interditada. Uma estrutura de madeira foi construída para quem utiliza o trem com destino a estação Estudantes. Na segunda fase das obras as intervenções serão alternadas. "Quando começar a outra parte, aquela plataforma provisória irá para o outro lado (sentido Guaianazes) e parte utilizada pelos usuários hoje (sentido Estudantes) será interditada".
Concluídas as intervenções a estação de Poá contará com duas escadas rolantes internas com acesso às plataformas e quatro elevadores, sendo dois deles no interior da estação. O investimento para a reforma do local é de R$ 16,1 milhões. A previsão de entrega da reforma é até novembro deste ano.
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
Corredor custará R$ 336 mi e obra começará em 2015 - Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz
Transporte
Além de interligar quatro municípios, estão previstos terminais e estações de transferência
Cibelli Marthos
De Ferraz
De Ferraz
Daniel Carvalho
Alckmin assinou contrato ontem em Ferraz com o Consórcio Projeto BRT Arujá
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve ontem em Ferraz de Vasconcelos para anunciar a execução dos projetos básico, executivo e ambiental do Corredor BRT Metropolitano Alto Tietê, que irá interligar os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos e contará com uma alça de acesso à rodovia Ayrton Senna (SP-70). A previsão é de que os projetos, orçados em R$ 10,4 milhões, sejam concluídos em dezembro deste ano e a obra comece em 2015, para ser finalizada no primeiro semestre de 2016. O investimento total por parte do governo estadual é de R$ 336 milhões. Para que o corredor seja instalado, a expectativa é que poucas desapropriações sejam feitas, já que serão aproveitadas estradas existentes e também canteiros centrais das vias.
"Estamos assinando contrato com o Consórcio Projeto BRT Arujá, formado pela Vetec e pela Walm, para que seja construído o maior corredor de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo. Será um investimento para melhorar a vida da população. Não será uma obra para beneficiar quem tem carro próprio, não teremos viadutos novos. O que vamos ter é um transporte coletivo de qualidade", destacou.
No evento, foi apresentado um vídeo de dois minutos com detalhes do projeto. O corredor atenderá 47 mil passageiros por dia, que serão transportados em uma frota de 67 novos ônibus, sendo 55 articulados. Todos os veículos terão ar-condicionado, portas mais largas para embarque e desembarque, GPS, monitoramento por câmera e sistema WiFi. Está prevista ainda a construção de terminais de embarque e desembarque e de transferência de passageiro com plataformas no nível do coletivo.
Esses pontos terão painéis eletrônicos informativos, cobertura termoacústica, sistemas de iluminação que propiciam economia de energia elétrica, sistema de captação de águas pluviais, além de estruturas para captação de energia solar. Todos esses detalhes fazem parte do sistema Bus Rapid Transit (BRT), que está sendo empregado no projeto do Corredor Metropolitano.
Terminais
Com 20,9 quilômetros de extensão, o corredor foi divido em três trechos, sendo o primeiro em Arujá (avenidas Renova dos Santos e João Manuel) com a previsão de instalação de quatro estações de embarque, uma estação de transferência e um terminal de integração. Já em Itaquá, o projeto prevê 14 estações de embarque e uma de transferência na região do Monte Belo. O último trecho envolve também Ferraz e Poá e conta com oito estações de embarque, um terminal de integração (em Ferraz) e obras de adequação no terminal já existente na Cidade Kemel, em Poá.
"Estamos assinando contrato com o Consórcio Projeto BRT Arujá, formado pela Vetec e pela Walm, para que seja construído o maior corredor de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo. Será um investimento para melhorar a vida da população. Não será uma obra para beneficiar quem tem carro próprio, não teremos viadutos novos. O que vamos ter é um transporte coletivo de qualidade", destacou.
No evento, foi apresentado um vídeo de dois minutos com detalhes do projeto. O corredor atenderá 47 mil passageiros por dia, que serão transportados em uma frota de 67 novos ônibus, sendo 55 articulados. Todos os veículos terão ar-condicionado, portas mais largas para embarque e desembarque, GPS, monitoramento por câmera e sistema WiFi. Está prevista ainda a construção de terminais de embarque e desembarque e de transferência de passageiro com plataformas no nível do coletivo.
Esses pontos terão painéis eletrônicos informativos, cobertura termoacústica, sistemas de iluminação que propiciam economia de energia elétrica, sistema de captação de águas pluviais, além de estruturas para captação de energia solar. Todos esses detalhes fazem parte do sistema Bus Rapid Transit (BRT), que está sendo empregado no projeto do Corredor Metropolitano.
Terminais
Com 20,9 quilômetros de extensão, o corredor foi divido em três trechos, sendo o primeiro em Arujá (avenidas Renova dos Santos e João Manuel) com a previsão de instalação de quatro estações de embarque, uma estação de transferência e um terminal de integração. Já em Itaquá, o projeto prevê 14 estações de embarque e uma de transferência na região do Monte Belo. O último trecho envolve também Ferraz e Poá e conta com oito estações de embarque, um terminal de integração (em Ferraz) e obras de adequação no terminal já existente na Cidade Kemel, em Poá.
Itaquaquecetuba - Secretaria realiza obras para acabar com buracos
Osvaldo Birke/pmi
Previsão é de que o serviço seja concluído em, no máximo mais uma semana na avenida Ítalo Adami
A Secretaria de Serviços Urbanos de Itaquaquecetuba realiza uma obra para acabar com os buracos na avenida Ítalo Adami, na altura do número 150, no bairro Rancho Grande.
A medida é uma antiga reivindicação dos moradores e pretende solucionar o problema que aparece frequentemente devido ao acúmulo de água no local.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Laerte Vanderley, a obra consiste na colocação de cinco tubos subterrâneos para a drenagem de águas pluviais, uma boca de lobo e um sarjetão feito de concreto para o escoamento das águas até a galeria.
Este é um serviço muito aguardado pelos moradores daquela localidade e também pelos motoristas que cruzam diariamente a via, principalmente as linhas de ônibus que circulam pelo local.
Para Vanderley, o trabalho da prefeitura resolverá o problema da avenida. "Demoramos um pouco para realizar esta obra porque estávamos fazendo estudos de como eliminar este problema na avenida. Também tinha a dificuldade financeira. Acreditamos que em no máximo uma semana a obra estará pronta", declarou o secretário de Serviços Urbanos
Maior navio de cruzeiro no país tem escadas de cristal e piscina infinita Com pedras da marca Swarovski, cada degrau custou R$ 16,5 mil. MSC Preziosa tem também maior toboágua de cruzeiro do mundo.
Flávia MantovaniDo G1, em Santos - a repórter viajou a convite do Projeto Emoções
As escadas da recepção do navio MSC Preziosa são concorridas, e não só por causa das pessoas que querem subir ou descer de um andar para o outro. Cheias de cristais da marca Swarovski, elas se transformaram em um dos cenários de fotos preferidos para os passageiros, que posam constantemente para as câmeras de amigos e familiares em cima dos degraus cintilantes.
é feita de cristais (Foto: Flávia Mantovani/G1)
No hall principal, são quatro escadas com 50 cristais em cada degrau. Na primeira classe do navio, há outra também cheia de cristais Swarovski, mas na coloração dourada. Cada degrau custou em torno de 5 mil euros (cerca de R$ 16,5 mil) e o preço total de cada uma das escadas é de 80 mil euros (mais de R$ 265 mil).
Lançado em março de 2013 na Itália pela atriz Sophia Loren e em novembro no Brasil pela apresentadora Xuxa, o Preziosa é o maior navio de cruzeiro que já navegou pela América do Sul.
A exemplo das escadas de pedras nobres, tudo nele é feito para impressionar: são 18 deques (como são chamados os andares dos transatlânticos), 1.751 cabines e capacidade para 4.345 hospedes. A embarcação pesa 140 mil toneladas e tem 330 m de extensão -- quase cinco vezes mais do que o maior avião comercial do mundo, o A380.
Toboágua gigante, cinema 4D e piscina infinita
Entre as opções para entreter os passageiros estão cinema 4D, simulador de Fórmula 1, discoteca, boliche, 12 hidromassagens e cinco piscinas, uma delas com teto retrátil e outra com borda infinita (que dá a sensação de emendar com o mar). Para as crianças, há uma área com piscinas infantis e escorregadores.
parte transparente se projeta para fora do
navio e passa por cima do mar
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
Também fica no Preziosa um toboágua de 120 metros de extensão que é, segundo a companhia, o maior toboágua de navio do mundo. Chamado de Vertigo, ele tem um trecho transparente que passa por cima do mar.
Para comer e beber, há 20 bares e cinco restaurantes – um deles é um buffet gigantesco no 14º deque, sempre lotado. O teatro tem capacidade para 1,6 mil pessoas, o spa em tratamentos de beleza com propriedades de pedras preciosas e para os homens há uma “barbearia vintage”.
A primeira classe é chamada de Yacht Club e pretende ser uma espécie de iate dentro do navio. Os passageiros que ficam nessa área têm direito a mordomo particular e carta de vinhos e drinques 24 horas por dia. Também têm acesso, com seus cartões magnéticos especiais, a lounges e piscinas exclusivas, que não ficam repletas como podem ficar as demais áreas comuns do transatlântico.
O navio fica no país até o dia 19 de março. Ele parte do porto de Santos para minicruzeiros pelo Sudeste ou cruzeiros rumo ao Nordeste.
)
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Carros recém-aposentados têm descontos de até R$ 4 mil
Gol, Golf e Ka antigos, Mille e Kombi não são mais produzidos.
Mas lojas ainda têm esses modelos à venda; algumas até cobram mais.
Do G1, em São Paulo
André Paixão
Modelos como Fiat Mille, Ford Ka, Volkswagen
Gol G4 (geração antiga), Golf (geração antiga) e Kombi tiveram a
produção encerrada em dezembro passado, mas ainda podem ser encontrados
nas concessionárias. O G1 consultou, entre o fim de
janeiro e o início de fevereiro, 76 concessionárias que respondem pelo
estoque de 125 distribuidores, em sete capitais (São Paulo, Rio de
Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Manaus) e
encontrou descontos que podem chegar a R$ 4 mil. Veja abaixo.
Preços iniciais sugeridos:
Economy 2 portas: R$ 22.540
Economy 4 portas: R$ 24.320
As últimas unidades do Mille saíram da fábrica da Fiat em Betim (MG) em dezembro. Como não atendia à obrigatoriedade de airbags e freios ABS, válida a partir deste ano, o Mille deixou o mercado após quase 30 anos.
Mesmo com o encerramento da produção, ainda há estoque em 22 das 28 concessionárias da marcas pesquisadas. Em todas elas, é possível encontrar a série especial de despedida Grazie Mille, mais cara. A maioria das lojas informou cobrar o preço de tabela, R$ 31.200. Mas havia descontos em concessionárias de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Manaus, chegando a R$ 29.800. Uma loja paulista, no entanto, vendia a série por R$ 32 mil, com sobrepreço de R$ 800.
A versão básica, Economy 2 portas, que no site da marca aparece com preço de R$ 22.540, foi encontrada apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O menor valor pedido foi de R$ 20 mil, na capital paulista. A mesma versão, mas com 4 portas, só estava disponível em Manaus, Belo Horizonte e Curitiba. E, na maioria das vezes, com sobrepreço.
Preços sugeridos:
Básica: R$ 24.200
Intermediária: R$ 26.700
Completa: R$ 28.600
Com a proximidade do lançamento do Novo Ka, que deve chegar ainda no primeiro semestre deste ano, e a ausência de airbag e freios ABS, a atual geração do compacto deixou de ser produzida em dezembro passado. Nas 24 revendas da Ford pesquisadas, o Ka foi encontrado apenas em metade delas.
Cinco concessionárias tinham a versão mais simples, sendo que três delas ofereciam descontos de, no máximo, R$ 1.300. Por outro lado, uma distribuidora do Rio de Janeiro informou um sobrepreço de R$ 1.800.
Os maiores descontos estão nas unidades mais completas. Em São Paulo, o Ka com todos os opcionais pode ser encontrado por R$ 27.400, já com pintura metálica. O valor está R$ 1.900 abaixo da tabela.
Preços sugeridos:
2 portas: R$ 26.050
4 portas: R$ 28.130
O Gol G4, além de não atender às novas normas de segurança, também dá adeus ao mercado porque foi substituto pelo Up!, que chega no final do mês.
De acordo com as lojas consultadas, há poucas unidades ainda à venda, sendo que os estoques já se esgotaram em concessionárias de Fortaleza e Belo Horizonte.
O hatch foi encontrado em apenas oito das 24 autorizadas Volkswagen pesquisadas, sempre com desconto. Na maioria dos casos, a única opção disponível para o cliente era a de duas portas. O menor desconto informado foi de R$ 2.550, e o maior, de R$ 3.060. Na tabela da Volks, o Gol G4 custa a partir de R$ 26.050, com duas portas, e R$ 28.130, com quatro portas.
Preços sugeridos:
Sportline 1.6: R$ 58.900
Sportline 1.6 Limited Edition 1: R$ 61.715
Sportline 1.6 Limited Edition 2: R$ 62.661
Sportline 2.0 Tiptronic: R$ 64.370
Sportline 2.0 Tiptronic Limited Edition 2: R$ 68.131
O Golf vendido no Brasil antes da chegada da sétima geração estava em linha desde 2007, praticamente sem mudanças desde então. Agora, com um hatch mais moderno, a marca confirmou que encerrou a produção do antigo Golf em dezembro. Mas ele ainda consta no site da marca, em quatro versões.
Na prática, há descontos, quase sempre generosos. A versão mais fácil de ser encontrada é equipada com algum dos pacotes Limited Edition, que inclui teto solar, bancos esportivos de couro e, no caso da mais completa, rodas de liga leve aro 17.
O preço mais baixo verificado foi de uma concessionária em Curitiba, onde uma unidade com o pacote Limited Edition 1 era oferecida com R$ 3.661 de desconto, por R$ 59 mil, valor praticamente idêntico ao da versão Sportline básica.
O Golf equipado com câmbio automático só foi encontrado em duas concessionárias, sempre na versão Sportline. Em Curitiba, o desconto foi de R$ 3.170, enquanto, em São Paulo, o abatimento era de apenas R$ 131.
Preços sugeridos:
Furgão: R$ 48.120
Standard: R$ 52.070
Last Edition: R$ 85.000
A Kombi deixou o mercado como o veículo que mais tempo ficou em produção no país. A veterana era fabricada desde 1953.
Para celebrar o fim da Kombi, a Volkswagen criou a série especial Last Edition, limitada a 1.200 unidades. Ela vem com pintura em dois tons, bancos em vinil, cortinas em tear azul, pneus com faixa branca e placas de identificação numeradas. O preço? Salgados R$ 85 mil.
Das 24 lojas pesquisadas, a Last Edition era vendida pelo preço de tabela em oito, com desconto em três e sobrepreço em outras três. O maior desconto foi de R$ 4 mil, e o maior acréscimo, de R$ 4.900, chegando a R$ 89.900.
Versões “comuns” da veterana também foram encontradas. Na Furgão, todas as revendas informaram que dão descontos, que chegaram a R$ 3.120. Uma loja de Brasília se aproveitou do fato de ser a única do Distrito Federal onde havia o modelo Standard, para passageiros, e o vendia com sobretaxa de R$ 3.430.
Grazie Mille é encontrado por até R$ 29.800 em
algumas concessionárias (Foto: Divulgação)
Fiat Millealgumas concessionárias (Foto: Divulgação)
Preços iniciais sugeridos:
Economy 2 portas: R$ 22.540
Economy 4 portas: R$ 24.320
As últimas unidades do Mille saíram da fábrica da Fiat em Betim (MG) em dezembro. Como não atendia à obrigatoriedade de airbags e freios ABS, válida a partir deste ano, o Mille deixou o mercado após quase 30 anos.
Mesmo com o encerramento da produção, ainda há estoque em 22 das 28 concessionárias da marcas pesquisadas. Em todas elas, é possível encontrar a série especial de despedida Grazie Mille, mais cara. A maioria das lojas informou cobrar o preço de tabela, R$ 31.200. Mas havia descontos em concessionárias de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Manaus, chegando a R$ 29.800. Uma loja paulista, no entanto, vendia a série por R$ 32 mil, com sobrepreço de R$ 800.
A versão básica, Economy 2 portas, que no site da marca aparece com preço de R$ 22.540, foi encontrada apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O menor valor pedido foi de R$ 20 mil, na capital paulista. A mesma versão, mas com 4 portas, só estava disponível em Manaus, Belo Horizonte e Curitiba. E, na maioria das vezes, com sobrepreço.
Ford Ka deixou de ser produzido para dar lugar a
uma nova geração (Foto: Divulgação)
Ford Kauma nova geração (Foto: Divulgação)
Preços sugeridos:
Básica: R$ 24.200
Intermediária: R$ 26.700
Completa: R$ 28.600
Com a proximidade do lançamento do Novo Ka, que deve chegar ainda no primeiro semestre deste ano, e a ausência de airbag e freios ABS, a atual geração do compacto deixou de ser produzida em dezembro passado. Nas 24 revendas da Ford pesquisadas, o Ka foi encontrado apenas em metade delas.
Cinco concessionárias tinham a versão mais simples, sendo que três delas ofereciam descontos de, no máximo, R$ 1.300. Por outro lado, uma distribuidora do Rio de Janeiro informou um sobrepreço de R$ 1.800.
Os maiores descontos estão nas unidades mais completas. Em São Paulo, o Ka com todos os opcionais pode ser encontrado por R$ 27.400, já com pintura metálica. O valor está R$ 1.900 abaixo da tabela.
Gol G4 não possui freios ABS nem airbags, e será
substituído pelo Up! (Foto: Divulgação)
Volkswagen Gol G4substituído pelo Up! (Foto: Divulgação)
Preços sugeridos:
2 portas: R$ 26.050
4 portas: R$ 28.130
O Gol G4, além de não atender às novas normas de segurança, também dá adeus ao mercado porque foi substituto pelo Up!, que chega no final do mês.
De acordo com as lojas consultadas, há poucas unidades ainda à venda, sendo que os estoques já se esgotaram em concessionárias de Fortaleza e Belo Horizonte.
O hatch foi encontrado em apenas oito das 24 autorizadas Volkswagen pesquisadas, sempre com desconto. Na maioria dos casos, a única opção disponível para o cliente era a de duas portas. O menor desconto informado foi de R$ 2.550, e o maior, de R$ 3.060. Na tabela da Volks, o Gol G4 custa a partir de R$ 26.050, com duas portas, e R$ 28.130, com quatro portas.
VW Golf é encontrado apenas na versão Sportline,
quase sempre com motor 1.6 (Foto: Divulgação)
Volkswagen Golfquase sempre com motor 1.6 (Foto: Divulgação)
Preços sugeridos:
Sportline 1.6: R$ 58.900
Sportline 1.6 Limited Edition 1: R$ 61.715
Sportline 1.6 Limited Edition 2: R$ 62.661
Sportline 2.0 Tiptronic: R$ 64.370
Sportline 2.0 Tiptronic Limited Edition 2: R$ 68.131
O Golf vendido no Brasil antes da chegada da sétima geração estava em linha desde 2007, praticamente sem mudanças desde então. Agora, com um hatch mais moderno, a marca confirmou que encerrou a produção do antigo Golf em dezembro. Mas ele ainda consta no site da marca, em quatro versões.
Na prática, há descontos, quase sempre generosos. A versão mais fácil de ser encontrada é equipada com algum dos pacotes Limited Edition, que inclui teto solar, bancos esportivos de couro e, no caso da mais completa, rodas de liga leve aro 17.
O preço mais baixo verificado foi de uma concessionária em Curitiba, onde uma unidade com o pacote Limited Edition 1 era oferecida com R$ 3.661 de desconto, por R$ 59 mil, valor praticamente idêntico ao da versão Sportline básica.
O Golf equipado com câmbio automático só foi encontrado em duas concessionárias, sempre na versão Sportline. Em Curitiba, o desconto foi de R$ 3.170, enquanto, em São Paulo, o abatimento era de apenas R$ 131.
Kombi Last Edition pode ser encontrada com até
R$ 4.000 de desconto (Foto: Flavio Moraes / G1)
Volkswagen KombiR$ 4.000 de desconto (Foto: Flavio Moraes / G1)
Preços sugeridos:
Furgão: R$ 48.120
Standard: R$ 52.070
Last Edition: R$ 85.000
A Kombi deixou o mercado como o veículo que mais tempo ficou em produção no país. A veterana era fabricada desde 1953.
Para celebrar o fim da Kombi, a Volkswagen criou a série especial Last Edition, limitada a 1.200 unidades. Ela vem com pintura em dois tons, bancos em vinil, cortinas em tear azul, pneus com faixa branca e placas de identificação numeradas. O preço? Salgados R$ 85 mil.
Das 24 lojas pesquisadas, a Last Edition era vendida pelo preço de tabela em oito, com desconto em três e sobrepreço em outras três. O maior desconto foi de R$ 4 mil, e o maior acréscimo, de R$ 4.900, chegando a R$ 89.900.
Versões “comuns” da veterana também foram encontradas. Na Furgão, todas as revendas informaram que dão descontos, que chegaram a R$ 3.120. Uma loja de Brasília se aproveitou do fato de ser a única do Distrito Federal onde havia o modelo Standard, para passageiros, e o vendia com sobretaxa de R$ 3.430.
AVIONICOS - SENAI-SP INAUGURA ESCOLA MÓVEL Pioneiro no Brasil a Escola Móvel inova e traz mais mobilidade e qualidade à formação de profissionais no setor
SENAI-SP inaugura a primeira escola móvel de aviônicos do Brasil. A unidade móvel oferecerá cursos para os segmentos de manutenção e fabricação de aeronaves. Foto: Julia Moraes/Fiesp
Felipe Agne,
Agência Indusnet Fiesp, de São Carlos
Agência Indusnet Fiesp, de São Carlos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP) inaugurou, na sexta-feira, no Museu da TAM, em São Carlos, no interior de São Paulo, a primeira escola móvel de aviônicos do Brasil. A solenidade de abertura contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do SENAI-SP, Paulo Skaf.
A unidade móvel de capacitação profissional oferecerá cursos para os segmentos de manutenção e fabricação de aeronaves, contemplando toda a eletrônica embarcada presente nesses aparelhos, como sistema de navegação, comunicação e controle de voo. Os programas terão como foco a formação inicial e a formação continuada e terão carga horária variável de 40 a 200 horas.
“Estamos fazendo cinco unidades móveis de aviônicos e vamos dar o nome de Fernando (Botelho) à esta primeira unidade móvel de aviônicos, que vai rodar o estado, que vai levar conhecimento, o espírito e o nome de nosso companheiro e amigo Fernando de Arruda Botelho”, disse Skaf, numa referência ao empresário de mesmo nome falecido no ano passado e que agora é patrono de uma escola do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) em São Carlos.
Dentre os cursos que serão oferecidos estão: fios e cabos condutores; confecção de cablagens; sistema de radiocomunicação; instrumentos e sistemas aviônicos; painéis de instrumentos; sensores analógicos; sensores digitais; e mecanismos de pressão diferencial.
O objetivo do SENAI-SP é disponibilizar a escola móvel para todo o estado de São Paulo e atender a demanda por mão de obra especializada de aeroclubes, aeródromos e empresas aéreas. O SENAI-SP construirá outras três unidades móveis de aviônicos, o que representará investimento de cerca de R$ 7 milhões para essa modalidade de atendimento.
Setor em expansão
O Brasil é responsável pela segunda frota de aeronaves do mundo, com quase 20 mil aviões, incluindo equipamentos de grande porte, helicópteros, aviões agrícolas e experimentais. Atualmente, operam no país 50 empresas aéreas estrangeiras e 173 de táxi aéreo.
Também estão entre as metas do SENAI-SP para o setor de aviação a construção do Centro SENAI de Tecnologias Aeronáuticas, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, e a criação do Instituto de Inovação em Defesa, totalizando aporte superior a R$ 90 milhões. Os empreendimentos somarão mais de 21 mil metros quadrados de área construída. A escola de alta tecnologia que será construída no Vale do Paraíba oferecerá 5,8 mil matrículas por ano para cursos de formação inicial e continuada.
O SENAI-SP oferece programas regulares de capacitação profissional para a área de aviação nas escolas da rede instaladas nos municípios de São Carlos, São José dos Campos e Botucatu, totalizando 452 matrículas.
SENAI-SP - PROFESSORES RECEBEM TREINAMENTO DA PRICE INDUCTION Professores de Manutenção Aeronáutica do SENAI-SP recebem treinamento da Price Induction
Professores do SENAI-SP receberam em outubro em São Carlos – SP o treinamento para a operação da recém-adquirida estação avançada de montagem e desmontagem de um turborreator aeronáutico WESTT-SE-HP da Price Induction.
“O mercado aeronáutico está precisando hoje de profissionais proativos e prontos para atuar em aeronaves e sistemas de última geração, já no momento do ingresso na vida profissional. A formação de técnicos em motores antigos ou acidentados, muitas vezes da década de 70, está chegando ao seu limite”, diz Clecios Vinícius Batista, coordenador do Projeto de Aviação do Senai.
A estação WESTT-SE-HP é composta pelo conjunto de alta pressão de um turbofan DGEN 380, motor ideal para um treinamento versátil, pois possui o tamanho de uma turbina de helicóptero, a arquitetura de um turbofan da aviação comercial e o desempenho de um turborreator da aviação geral. Ela é fornecida com todas as ferramentas específicas e padrões necessárias para a montagem e desmontagem completa do conjunto, armazenadas numa bancada volante de padrão aeronáutico. A sequencia de operações pode ser visualizada através de animações em 3D nas quais o aluno pode efetuar cortes ou medidas, familiarizando-se também com conceitos de desenho técnico.
“Como o mercado está em permanente evolução, a utilização de equipamentos didáticos modernos e o aperfeiçoamento contínuo dos professores permite ao SENAI-SP capacitar os futuros mecânicos aeronáuticos em tecnologias mais avançadas, habilitando-os a lidar com os novos desafios do setor aéreo“ diz Stéphane Brand, diretor da Price Induction Brasil.
Sobre o SENAI e o SENAI SP
Ao longo de 70 anos de história, o SENAI projetou-se como a maior instituição de educação profissional e tecnológica da América Latina. Presente em todas as unidades da Federação, apoia empresas de uma extensa gama de setores industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de Serviços técnicos e tecnológicos. As ações formativas realizadas em suas escolas, nas empresas ou a distância alcançam os três níveis da educação profissional — básico, técnico e tecnológico —, formando jovens para o primeiro emprego e provendo educação continuada para os profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pelo SENAI incluem assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial e informação tecnológica.
O SENAI-SP tem contribuído com parcela muito expressiva da produção do SENAI nacional por meio de cursos de aprendizagem, técnico, superior e de pós-graduação, bem como de programas de formação inicial e continuada e de educação a distância.
Em diversos casos, as ações educativas são promovidas em parceria com entidades dos setores público e privado, ampliando o poder de penetração da instituição.
Refletindo a diversidade e a pujança da indústria paulista, o SENAI marca presença em um grande número de localidades do Estado de São Paulo, atendendo setores industriais representados no território paulista. São hoje 164 unidades de ensino próprias, entre escolas fixas e móveis.
Sobre a Price Induction
A Price Induction é uma empresa francesa, que desenvolve e fabrica turbofans leves, de arquitetura corpo duplo e fluxo duplo, configuração hoje em dia a mais usada na aviação comercial. Com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a Price Induction foi diretamente apoiada pelo grupo Safran, uma das empresas líderes mundiais na fabricação de turborreatores.
As turbinas produzidas pela Price Induction deverão revolucionar o mercado da aviação geral e executiva leve nos próximos anos, podendo motorizar aeronaves, tripuladas ou não (VANTs), de última geração. Não existe no mundo outra turbina com consumo tão baixo nas suas condições de vôo.
Após mais de dez anos de experiência em concepção e fabricação de turbinas aeronáuticas, a Price Induction desenvolveu uma linha de produtos chamada WESTT (Whole Engine Simulator Turbine Technology), dedicados ao ensino em universidades e escolas técnicas especializadas.
As bancadas didáticas (Linha WESTT) já são utilizadas nas grandes instituições de ensino da França - Arts et Métiers Paris Tech, Centre de Bordeaux – Talence, IPB/Einserb – Matmeca, Université de Bordeaux 1/CR-IMA e ESTIA, nos EUA – Georgia Tech e NASA, no Oriente Médio – Universidade de Balamand no Líbano e já iniciaram sua trajetória no Brasil através de instituições como SENAI SP e a tradicional escola de aviação EWM - Aviation Ground School em São Paulo/SP.
A Price Induction Brasil está estrategicamente localizada em São José dos Campos, SP
“O mercado aeronáutico está precisando hoje de profissionais proativos e prontos para atuar em aeronaves e sistemas de última geração, já no momento do ingresso na vida profissional. A formação de técnicos em motores antigos ou acidentados, muitas vezes da década de 70, está chegando ao seu limite”, diz Clecios Vinícius Batista, coordenador do Projeto de Aviação do Senai.
A estação WESTT-SE-HP é composta pelo conjunto de alta pressão de um turbofan DGEN 380, motor ideal para um treinamento versátil, pois possui o tamanho de uma turbina de helicóptero, a arquitetura de um turbofan da aviação comercial e o desempenho de um turborreator da aviação geral. Ela é fornecida com todas as ferramentas específicas e padrões necessárias para a montagem e desmontagem completa do conjunto, armazenadas numa bancada volante de padrão aeronáutico. A sequencia de operações pode ser visualizada através de animações em 3D nas quais o aluno pode efetuar cortes ou medidas, familiarizando-se também com conceitos de desenho técnico.
“Como o mercado está em permanente evolução, a utilização de equipamentos didáticos modernos e o aperfeiçoamento contínuo dos professores permite ao SENAI-SP capacitar os futuros mecânicos aeronáuticos em tecnologias mais avançadas, habilitando-os a lidar com os novos desafios do setor aéreo“ diz Stéphane Brand, diretor da Price Induction Brasil.
Sobre o SENAI e o SENAI SP
Ao longo de 70 anos de história, o SENAI projetou-se como a maior instituição de educação profissional e tecnológica da América Latina. Presente em todas as unidades da Federação, apoia empresas de uma extensa gama de setores industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de Serviços técnicos e tecnológicos. As ações formativas realizadas em suas escolas, nas empresas ou a distância alcançam os três níveis da educação profissional — básico, técnico e tecnológico —, formando jovens para o primeiro emprego e provendo educação continuada para os profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pelo SENAI incluem assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial e informação tecnológica.
O SENAI-SP tem contribuído com parcela muito expressiva da produção do SENAI nacional por meio de cursos de aprendizagem, técnico, superior e de pós-graduação, bem como de programas de formação inicial e continuada e de educação a distância.
Em diversos casos, as ações educativas são promovidas em parceria com entidades dos setores público e privado, ampliando o poder de penetração da instituição.
Refletindo a diversidade e a pujança da indústria paulista, o SENAI marca presença em um grande número de localidades do Estado de São Paulo, atendendo setores industriais representados no território paulista. São hoje 164 unidades de ensino próprias, entre escolas fixas e móveis.
Sobre a Price Induction
A Price Induction é uma empresa francesa, que desenvolve e fabrica turbofans leves, de arquitetura corpo duplo e fluxo duplo, configuração hoje em dia a mais usada na aviação comercial. Com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a Price Induction foi diretamente apoiada pelo grupo Safran, uma das empresas líderes mundiais na fabricação de turborreatores.
As turbinas produzidas pela Price Induction deverão revolucionar o mercado da aviação geral e executiva leve nos próximos anos, podendo motorizar aeronaves, tripuladas ou não (VANTs), de última geração. Não existe no mundo outra turbina com consumo tão baixo nas suas condições de vôo.
Após mais de dez anos de experiência em concepção e fabricação de turbinas aeronáuticas, a Price Induction desenvolveu uma linha de produtos chamada WESTT (Whole Engine Simulator Turbine Technology), dedicados ao ensino em universidades e escolas técnicas especializadas.
As bancadas didáticas (Linha WESTT) já são utilizadas nas grandes instituições de ensino da França - Arts et Métiers Paris Tech, Centre de Bordeaux – Talence, IPB/Einserb – Matmeca, Université de Bordeaux 1/CR-IMA e ESTIA, nos EUA – Georgia Tech e NASA, no Oriente Médio – Universidade de Balamand no Líbano e já iniciaram sua trajetória no Brasil através de instituições como SENAI SP e a tradicional escola de aviação EWM - Aviation Ground School em São Paulo/SP.
A Price Induction Brasil está estrategicamente localizada em São José dos Campos, SP
Banco do Povo de Mogi das Cruzes concede mais de R$ 7,5 milhões em empréstimos
O Banco do Povo de Mogi das Cruzes vai completar 13 anos de atividades no próximo dia 15 de março e exibe resultados expressivos na concessão de empréstimos
Prestes a completar 13 anos de atividades em Mogi das Cruzes, o Banco do Povo Paulista, programa de concessão de crédito para pequenos e micro empreendedores, ultrapassou a cifra dos R$ 7,5 milhões concedidos sob a forma de empréstimos em sua linha histórica. Até janeiro de 2014, foram exatamente 2.357 contratos assinados, que correspondem ao valor de R$ 7.543.841,75
Os bons resultados no número de atendimentos e de contratos assinados é reflexo direto de uma ampla estratégia de divulgação adotada pela equipe da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que firmou parcerias com entidades de orientação e atendimento a microempreendedores e passou a marcar presença em ambientes e eventos frequentados por aqueles que estão entrando no mundo dos negócios.
Uma dessas parcerias de sucesso, que será mantida em 2014, é com o Sebrae, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que auxilia os empreendedores no planejamento do novo negócio. As equipes do Banco do Povo da Prefeitura se fazem presentes todas as segundas e terças-feiras em palestras que são concedidas e passam informações e benefícios do Banco do Povo Paulista.
Outra ação estratégica é a divulgação do programa em parceria com os Centros de Iniciação Profissional (CIP) da Vila Natal e de Braz Cubas, que oferecem cursos profissionalizantes para os mais diversos segmentos profissionais. “Estaremos presentes novamente nos dois CIPS em 2014 e faremos a divulgação de sala em sala. Pudemos perceber que foi realmente a estratégia de divulgação que fez alavancar a procura pelo Banco do Povo, porque o produto é bom. O que falta é que todos os interessados saibam da sua existência e de toda a facilidade que ele oferece”, destaca Sueli Ikuta, coordenadora do programa em Mogi.
Só em janeiro de 2014, o Banco do Povo de Mogi das Cruzes teve 20 contratos assinados, num valor total de R$ 101.407,58 concedidos como empréstimos. Isso representa um crescimento da ordem de 49,2% ante janeiro de 2013, mês em que 13 contratos foram assinados, gerando um montante de R$ 67.940,00. Com isso, já se projeta um grande para o primeiro semestre de 2014. Do segundo semestre de 2012 para o mesmo período de 2013, o acréscimo foi de 42,29%.
Do total dos contratos liberados, 50% são de profissionais da área do comércio e de prestadores de serviço. Isso segue a tendência observada no acumulado de 2009 até 2012. Ao longo desse período, a maioria dos empréstimos foi contraída por profissionais da área comercial. Outros setores recorrentes que buscam o Banco do Povo para investir e melhorar o próprio negócio são o alimentício, feirantes ou ambulantes. Artesãos, profissionais liberais, costureiros, cabeleireiros e manicures, agricultores e empreendedores do setor de transportes também aparecem na listagem, embora com menor recorrência.
Ainda assim, o Banco do Povo continua tendo a disposição R$ 2.313.888,54 para a concessão de empréstimos. O valor tem de necessariamente ser aplicado no negócio, mas as condições são muito facilitadas, em especial no que se refere à taxa de juros, que é a mais baixa do mercado. Os interessados devem procurar o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no saguão da Prefeitura.
O aniversário de 13 anos do Banco do Povo Paulista em Mogi das Cruzes é no dia 15 de março.
Sobre o programa
O Banco do Povo Paulista é o programa de microcrédito produtivo do Governo de São Paulo, executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com prefeituras municipais. O programa é voltado à concessão de empréstimos para empreendedores formais ou informais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas, visando promover geração de emprego e renda.
Os juros oferecidos são os menores do mercado: apenas 0,5% ao mês e nada mais. Não são cobrados IOF ou taxa de abertura de crédito. Pessoas físicas (que trabalham por conta própria, informalmente) podem obter até R$ 3 mil no primeiro empréstimo, se o período de atividade for menor que 6 meses. Se trabalham há mais de 6 meses no ramo, o primeiro empréstimo é de até R$ 5 mil, podendo chegar ao máximo de até R$ 10 mil no terceiro crédito, com prazo de pagamento variando de 2 a 24 meses.
Pessoas jurídicas podem obter até R$ 5 mil no primeiro empréstimo, se o período de inscrição no CNPJ for menor que 6 meses. Se trabalham há mais de 6 meses no ramo, o primeiro empréstimo é de até R$ 7,5 mil, podendo chegar ao máximo de até R$ 15 mil no terceiro crédito, com prazo de pagamento variando de 2 a 36 meses. (LMS)
Os bons resultados no número de atendimentos e de contratos assinados é reflexo direto de uma ampla estratégia de divulgação adotada pela equipe da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que firmou parcerias com entidades de orientação e atendimento a microempreendedores e passou a marcar presença em ambientes e eventos frequentados por aqueles que estão entrando no mundo dos negócios.
Uma dessas parcerias de sucesso, que será mantida em 2014, é com o Sebrae, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que auxilia os empreendedores no planejamento do novo negócio. As equipes do Banco do Povo da Prefeitura se fazem presentes todas as segundas e terças-feiras em palestras que são concedidas e passam informações e benefícios do Banco do Povo Paulista.
Outra ação estratégica é a divulgação do programa em parceria com os Centros de Iniciação Profissional (CIP) da Vila Natal e de Braz Cubas, que oferecem cursos profissionalizantes para os mais diversos segmentos profissionais. “Estaremos presentes novamente nos dois CIPS em 2014 e faremos a divulgação de sala em sala. Pudemos perceber que foi realmente a estratégia de divulgação que fez alavancar a procura pelo Banco do Povo, porque o produto é bom. O que falta é que todos os interessados saibam da sua existência e de toda a facilidade que ele oferece”, destaca Sueli Ikuta, coordenadora do programa em Mogi.
Só em janeiro de 2014, o Banco do Povo de Mogi das Cruzes teve 20 contratos assinados, num valor total de R$ 101.407,58 concedidos como empréstimos. Isso representa um crescimento da ordem de 49,2% ante janeiro de 2013, mês em que 13 contratos foram assinados, gerando um montante de R$ 67.940,00. Com isso, já se projeta um grande para o primeiro semestre de 2014. Do segundo semestre de 2012 para o mesmo período de 2013, o acréscimo foi de 42,29%.
Do total dos contratos liberados, 50% são de profissionais da área do comércio e de prestadores de serviço. Isso segue a tendência observada no acumulado de 2009 até 2012. Ao longo desse período, a maioria dos empréstimos foi contraída por profissionais da área comercial. Outros setores recorrentes que buscam o Banco do Povo para investir e melhorar o próprio negócio são o alimentício, feirantes ou ambulantes. Artesãos, profissionais liberais, costureiros, cabeleireiros e manicures, agricultores e empreendedores do setor de transportes também aparecem na listagem, embora com menor recorrência.
Ainda assim, o Banco do Povo continua tendo a disposição R$ 2.313.888,54 para a concessão de empréstimos. O valor tem de necessariamente ser aplicado no negócio, mas as condições são muito facilitadas, em especial no que se refere à taxa de juros, que é a mais baixa do mercado. Os interessados devem procurar o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no saguão da Prefeitura.
O aniversário de 13 anos do Banco do Povo Paulista em Mogi das Cruzes é no dia 15 de março.
Sobre o programa
O Banco do Povo Paulista é o programa de microcrédito produtivo do Governo de São Paulo, executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com prefeituras municipais. O programa é voltado à concessão de empréstimos para empreendedores formais ou informais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas, visando promover geração de emprego e renda.
Os juros oferecidos são os menores do mercado: apenas 0,5% ao mês e nada mais. Não são cobrados IOF ou taxa de abertura de crédito. Pessoas físicas (que trabalham por conta própria, informalmente) podem obter até R$ 3 mil no primeiro empréstimo, se o período de atividade for menor que 6 meses. Se trabalham há mais de 6 meses no ramo, o primeiro empréstimo é de até R$ 5 mil, podendo chegar ao máximo de até R$ 10 mil no terceiro crédito, com prazo de pagamento variando de 2 a 24 meses.
Pessoas jurídicas podem obter até R$ 5 mil no primeiro empréstimo, se o período de inscrição no CNPJ for menor que 6 meses. Se trabalham há mais de 6 meses no ramo, o primeiro empréstimo é de até R$ 7,5 mil, podendo chegar ao máximo de até R$ 15 mil no terceiro crédito, com prazo de pagamento variando de 2 a 36 meses. (LMS)
Mogi das Cruzes - Secretaria de Serviços Urbanos faz manutenção e reforço de iluminação ornamental
As pistas de caminhada e ciclismo às margens do córrego dos Canudos tiveram a reposição de duas luminárias que foram abalroadas, para reforço na segurança de quem as utiliza
As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão realizando um trabalho de manutenção da iluminação ornamental em pontos distintos da cidade. Em alguns locais, o serviço se dá para reposição de luminárias que, em sua maioria, foram abalroadas por caminhões ou deixaram de funcionar. Em outros pontos, entretanto, os trabalhos têm como intuito reforçar a iluminação já existente, melhorando as condições de trafegabilidade e de segurança para motoristas e pedestres.
Um dos locais que recebe o trabalho é a Via Perimetral, especificamente no ponto em que se aproxima a entrada para o bairro da Volta Fria. Ali, como explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, dois postes de iluminação ornamental foram acidentalmente arrancados por veículos de médio e grande porte, que são muito comuns na via, portanto a reposição dos mesmos era necessária.
Outro local que recebe luminárias para efeito de reposição, também em virtude de acidentes com veículos, é a margem do córrego dos Canudos. “Ali estamos fazendo a reconstrução de bases para recolocação de dois postes que foram alvo de abalroamentos. Como os pontos ficam com pouca iluminação, colocamos na programação e executamos o trabalho o mais rápido possível”, afirma Ferreira.
A Praça da Bandeira, na área central, é outro alvo dos trabalhos de manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos, porém ali o serviço visa reforçar a iluminação ornamental já existente, garantindo ainda mais segurança a quem passa pelo local no período noturno. Além das luminárias já implantadas, duas extras foram colocadas. Adicionalmente, estão sendo feitos reparos no piso e trabalhos de pintura do espaço público.
Limpeza
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão dando sequencia nesta semana aos trabalhos de limpeza da região do Conjunto São Sebastião. Os serviços incluem capinagem e raspagem de vias públicas, corte de mato e remoção de lixo e entulho de terrenos municipais, além da limpeza de praças.
Nesta terça-feira as equipes cuidaram da limpeza no Conjunto Primavera, e nos próximos dias, elas seguem para os bairros Caminho do Mar, Parque Morumbi e Vila da Prata. Outra equipe dá continuidade ao trabalho específico de limpeza de praças, cuidando da Norival Tavares, no Parque Monte Líbano (trecho não adotado) e de uma das rotatórias da Via Perimetral, na altura do Jardim Rodeio. (LMS)
Um dos locais que recebe o trabalho é a Via Perimetral, especificamente no ponto em que se aproxima a entrada para o bairro da Volta Fria. Ali, como explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, dois postes de iluminação ornamental foram acidentalmente arrancados por veículos de médio e grande porte, que são muito comuns na via, portanto a reposição dos mesmos era necessária.
Outro local que recebe luminárias para efeito de reposição, também em virtude de acidentes com veículos, é a margem do córrego dos Canudos. “Ali estamos fazendo a reconstrução de bases para recolocação de dois postes que foram alvo de abalroamentos. Como os pontos ficam com pouca iluminação, colocamos na programação e executamos o trabalho o mais rápido possível”, afirma Ferreira.
A Praça da Bandeira, na área central, é outro alvo dos trabalhos de manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos, porém ali o serviço visa reforçar a iluminação ornamental já existente, garantindo ainda mais segurança a quem passa pelo local no período noturno. Além das luminárias já implantadas, duas extras foram colocadas. Adicionalmente, estão sendo feitos reparos no piso e trabalhos de pintura do espaço público.
Limpeza
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão dando sequencia nesta semana aos trabalhos de limpeza da região do Conjunto São Sebastião. Os serviços incluem capinagem e raspagem de vias públicas, corte de mato e remoção de lixo e entulho de terrenos municipais, além da limpeza de praças.
Nesta terça-feira as equipes cuidaram da limpeza no Conjunto Primavera, e nos próximos dias, elas seguem para os bairros Caminho do Mar, Parque Morumbi e Vila da Prata. Outra equipe dá continuidade ao trabalho específico de limpeza de praças, cuidando da Norival Tavares, no Parque Monte Líbano (trecho não adotado) e de uma das rotatórias da Via Perimetral, na altura do Jardim Rodeio. (LMS)
Itaquaquecetuba - Praça de Exercícios do Idoso
Mamoru inaugura Praça de Exercícios do Idoso
Oswaldo Birke/AIPMI
Alguns presentes no Parque Ecológico Municipal já aproveitaram a entrega e começaram as aulas
A Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio do Fundo Social de Solidariedade inaugurou na manhã de ontem a Praça de Exercício do Idoso, localizada ao lado da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, dentro do Parque Ecológico Municipal. A praça é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em conjunto ao Fundo Municipal.
O evento contou com a presença do prefeito Mamoru Nakashima (PTN), da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joerly Nakashima, da vice-prefeita Ondina da Cruz (PTN), além de vereadores e secretários municipais.
No discurso, a primeira-dama falou sobre o empenho em trazer mais praças deste tipo para a cidade. "Estamos procurando junto à dona Lú Alckmin que é a presidente do Fundo Social do Estado, pelo menos mais três praças como esta, sabemos que precisamos cuidar da terceira idade, e nós temos feito isso", declarou Joerly.
Mamoru disse que o trabalho do governo já começa a aparecer. "Nossa equipe tem buscado melhorias para a cidade tanto do governo federal como do estadual. Hoje temos uma grande dificuldade financeira, mas com apoio estamos melhorando a qualidade de vida da população", complementou o prefeito.
A Praça de Exercícios do Idoso foi implantada a partir de um projeto doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com o principal objetivo de prevenir quedas, e é composta por barras paralelas, estação senta-levanta, rampa-escada, estação ergométrica, placa giratória e escadas para dedos.
O evento contou com a presença do prefeito Mamoru Nakashima (PTN), da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joerly Nakashima, da vice-prefeita Ondina da Cruz (PTN), além de vereadores e secretários municipais.
No discurso, a primeira-dama falou sobre o empenho em trazer mais praças deste tipo para a cidade. "Estamos procurando junto à dona Lú Alckmin que é a presidente do Fundo Social do Estado, pelo menos mais três praças como esta, sabemos que precisamos cuidar da terceira idade, e nós temos feito isso", declarou Joerly.
Mamoru disse que o trabalho do governo já começa a aparecer. "Nossa equipe tem buscado melhorias para a cidade tanto do governo federal como do estadual. Hoje temos uma grande dificuldade financeira, mas com apoio estamos melhorando a qualidade de vida da população", complementou o prefeito.
A Praça de Exercícios do Idoso foi implantada a partir de um projeto doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com o principal objetivo de prevenir quedas, e é composta por barras paralelas, estação senta-levanta, rampa-escada, estação ergométrica, placa giratória e escadas para dedos.
sábado, 1 de fevereiro de 2014
Itaquaquecetuba - Prefeitura faz concurso para estagiários amanhã
Daniel Carvalho
Mamoru: ´Incentivar os jovens no primeiro emprego´
Mais de 1,8 mil estudantes participam amanhã de um processo seletivo para 256 vagas de estágio na Prefeitura de Itaquaquecetuba. As oportunidades são para cadastro de reserva e serão preenchidas de acordo com a necessidade. A iniciativa é uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), onde os alunos fizeram sua inscrição. Mais informações pelo site www.itaquaquecetuba.sp.gov.br.
Serão selecionados estudantes dos cursos de nível superior de Administração, Arquitetura, Engenharia, Comunicação, Jornalismo, Direito, Logística, Marketing, Ciências Contábeis, Políticas Públicas, Engenharia Ambiental, Química, Biologia, Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fonoaudióloga e Informática.
Os contratados terão direito a uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo e auxílio-transporte e o contrato é válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12. A carga horária de trabalho será de 30 horas semanais.
"Essa é uma importante colaboração do Poder Público para incentivar jovens estudantes no seu primeiro emprego, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos futuros profissionais", disse o prefeito Mamoru Nakashima (PTN).
Serão selecionados estudantes dos cursos de nível superior de Administração, Arquitetura, Engenharia, Comunicação, Jornalismo, Direito, Logística, Marketing, Ciências Contábeis, Políticas Públicas, Engenharia Ambiental, Química, Biologia, Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fonoaudióloga e Informática.
Os contratados terão direito a uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo e auxílio-transporte e o contrato é válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12. A carga horária de trabalho será de 30 horas semanais.
"Essa é uma importante colaboração do Poder Público para incentivar jovens estudantes no seu primeiro emprego, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos futuros profissionais", disse o prefeito Mamoru Nakashima (PTN).
EMTU anuncia empresa que fará Corredor Metropolitano
A.I. Prefeitura Arujá
Lopes confirmou ao prefeito que um terminal será construído em Arujá
O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, esteve com o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR) nesta semana para anunciar que a empresa Vetec Engenharia, vencedora de licitação, foi contratada para desenvolver o projeto do Corredor Metropolitano de ônibus. A obra do governo estadual, ligará Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
Na reunião, que teve a participação do secretário municipal de Planejamento, Flávio de Senço, e do secretário-adjunto de Serviços, Edson Nasser, a EMTU informou que a intenção é seguir com os projetos e até o segundo semestre de 2014 lançar a obra. Ao lado dos técnicos Arthur Xavier e Paulo Leão, Joaquim Lopes confirmou que um terminal de embarque e desembarque de passageiros será construído em Arujá.
Larini reafirmou no encontro o avanço que o corredor trará para Arujá e região. "Essa é uma das obras previstas na Agenda Metropolitana que mais trará benefícios, especialmente ao cidadão que diariamente usa o transporte público. O corredor nos ajudará a reorganizar o trânsito entre Arujá a Itaquá, garantindo melhorias importantes", destacou.
Segundo a EMTU, no trecho entre Arujá e Ferraz são atendidas atualmente 47 mil pessoas. O corredor de ônibus terá extensão de 20,9 quilômetros e atenderá cerca de 890 mil usuários.
Na reunião, que teve a participação do secretário municipal de Planejamento, Flávio de Senço, e do secretário-adjunto de Serviços, Edson Nasser, a EMTU informou que a intenção é seguir com os projetos e até o segundo semestre de 2014 lançar a obra. Ao lado dos técnicos Arthur Xavier e Paulo Leão, Joaquim Lopes confirmou que um terminal de embarque e desembarque de passageiros será construído em Arujá.
Larini reafirmou no encontro o avanço que o corredor trará para Arujá e região. "Essa é uma das obras previstas na Agenda Metropolitana que mais trará benefícios, especialmente ao cidadão que diariamente usa o transporte público. O corredor nos ajudará a reorganizar o trânsito entre Arujá a Itaquá, garantindo melhorias importantes", destacou.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Mogi das Cruzes - Ministério das Cidades aprova financiamento para passagem subterrânea da Sacadura Cabral
A passagem subterrânea é um das principais obras previstas no programa Avança Mogi e irá unir os dois lados da linha férrea, desafogando o trânsito na região central da cidade e melhorando a mobilidade urbana na região. A confirmação do Ministério das Cidades da aprovação para o financiamento foi encaminhada à Prefeitura nesta segunda-feira (27/01). A obra foi incluída no programa Pró-Transporte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com a aprovação do Ministério das Cidades, o processo foi encaminhado para a Caixa Econômica Federal.
“O Governo Federal aprovou a totalidade do pedido de recurso apresentado para esta obra. Isso mostra a qualidade do projeto apresentado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e também a importância que a passagem subterrânea terá para a população da cidade”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli.
Após a análise da Caixa Federal, a Prefeitura poderá realizar a contratação da empresa que executará a obra da passagem subterrânea. Atualmente, o projeto encontra-se em fase final de adequação técnica, inclusive com as diretrizes das intervenções que a CPTM fará para a construção da nova estação Mogi das Cruzes.
Para a execução do projeto, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Com a mudança de local, haverá espaço para a construção da passagem subterrânea para os veículos na praça Sacadura Cabral, em que os veículos vindos da rua Cabo Diogo Oliver poderiam acessar a avenida Governador Adhemar de Barros, enquanto quem está na rua Doutor Ricardo Vilela pode ir à rua Hamilton da Silva Costa.
Outro destaque do projeto da passagem de nível é que haverá ainda um espaço para a circulação de pedestres que poderão cruzar a linha férrea. Já a parte de cima da passagem, a atual praça Sacadura Cabral terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres.
A obra permitirá o fechamento das passagens de nível existentes na praça Sacadura Cabral, rua Doutor Deodato Wertheimer e Presidente Campos Sales, eliminando dois outros gargalos do trânsito da cidade.
“É uma proposta bastante audaciosa, que irá mudar toda aquela região. É uma obra que Mogi das Cruzes merece e precisa. Teremos um novo centro da cidade, mais moderno e com mobilidade. Iremos resolver um problema que estrangula Mogi das Cruzes”, destaca o prefeito.
O prefeito lembrou ainda que a intenção da Administração Municipal é que os projetos da passagem subterrânea e da nova estação da CPTM sejam desenvolvidos simultaneamente. (LM)
domingo, 26 de janeiro de 2014
193 mil estudantes voltam às aulas nas escolas estaduais
Férias escolares do meio do ano serão antecipadas para junho por causa da realização da Copa do Mundo
Lailson Nascimento
Da Redação
Da Redação
Em 2014, por causa da Copa do Mundo no Brasil, a pasta elaborou um cronograma especial, que antecipa a volta às aulas e o recesso do meio do ano. Segundo a secretaria, os estudantes ficarão em casa entre os dias 12 de junho e 13 de julho, período em que os jogos do evento da Fifa acontecerão. Em outubro, haverá mais uma semana de recesso, prevista para acontecer entre os dias 13 e 19. O término das aulas deverá ocorrer na segunda quinzena de dezembro.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o calendário especial é uma maneira de se garantir os 200 dias letivos previstos em lei sem causar prejuízos curriculares aos estudantes.
A diretora do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério da Coordenaria da Educação Básica (CGEB), Eunice Turrini, dá dicas de organização estratégicas para os alunos que retornam às aulas amanhã. "A participação da família é fundamental para o ensino e a secretaria oferece vários mecanismos, como reuniões de pais e mestres periódicas, boletins escolares bimestrais na versão online e impressa, além de um canal sempre aberto entre direções escolares e família", afirma.
Números
O município que terá o maior número de alunos de volta às escolas no Alto Tietê é Itaquaquecetuba: 47.863 em 41 escolas estaduais instaladas na cidade. Na sequência vem Mogi das Cruzes, com 44.859 estudantes e a maior quantidade de escolas da região (59). Em Suzano, 42.981 alunos já estão matriculados nas 45 unidades de ensino.
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Todas as 211 escolas da região receberam reformas por meio do programa "Trato na Escola", sendo que o total investido supera R$ 1,6 milhão.
Para executar um mutirão de serviços, como pintura, jardinagem e higienização, o governo do Estado liberou pouco mais de R$ 1,6 milhão paras as escolas da rede estadual do Alto Tietê. O repasse foi feito em dezembro.
Para executar um mutirão de serviços, como pintura, jardinagem e higienização, o governo do Estado liberou pouco mais de R$ 1,6 milhão paras as escolas da rede estadual do Alto Tietê. O repasse foi feito em dezembro.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Veja cidades que mais contrataram e mais demitiram em 2013 Dez localidades concentraram quase 25% das vagas criadas no país. São Paulo continua na liderança do ranking, com 83,6 mil novos postos.
Do G1, em São Paulo
Apenas dez cidades concentraram 25% das vagas formais criadas em 2013 no Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em todo o país, as contratações formais superaram as demissões em 1,1 milhão, uma queda de 14,4% em relação ao mesmo período de 2012.
Dessas vagas, 278,2 mil – 24,8% do total – foram criadas em dez cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Guarulhos (SP), Salvador, Altamira (PA) e Porto Alegre. A cidade de São Paulo continua na liderança do ranking, com 83,6 mil novos postos de trabalho abertos no ano passado, seguida pelo Rio de Janeiro (48,9 mil) e por Manaus (22,8 mil).
As cidades que mais tiveram crescimento na criação de vagas entre as 50 que mais contrataram foram Itabirito (MG), onde houve alta de 1.378%; Marabá e Canaã dos Carajás, ambas no Pará, com alta de 732% e 424%, respectivamente.
Na classificação por estado, São Paulo foi o que mais abriu vagas, com 267,8 mil. O Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com 100,8 mil, e o Paraná ficou em terceiro, com 90,3 mil no saldo de contratações.
Demissões
Entre as cidades que mais demitiram, Porto Velho (RO), Parauapebas (PA), Paulínia (SP), Salgueiro (PE), São Lourenço da Mata (PE), Joaquim Nabuco (PE), Nova Lima (MG), Coruripe (AL), São Miguel dos Campos (AL) e Matão (SP) lideraram.
Entre as cidades que mais demitiram, Porto Velho (RO), Parauapebas (PA), Paulínia (SP), Salgueiro (PE), São Lourenço da Mata (PE), Joaquim Nabuco (PE), Nova Lima (MG), Coruripe (AL), São Miguel dos Campos (AL) e Matão (SP) lideraram.
Confira abaixo as listas das 50 cidades que mais geraram postos de trabalho em 2013 e as 50 que mais demitiram no período (nesse caso, é enumerado o saldo de vagas, ou seja, a diferença entre contratações e demissões). As capitais estão em negrito.
50 CIDADES QUE MAIS CONTRATARAM EM 2013:
São Paulo (SP): 83.614
Rio de Janeiro (RJ): 48.974
Manaus (AM): 22.805
Fortaleza (CE): 21.217
Brasília (DF): 19.718
Goiânia (GO): 18.777
Guarulhos (SP): 16.833
Salvador (BA): 16.738
Altamira (PA): 15.053
Porto Alegre (RS): 14.440
Curitiba (PR): 11.673
Recife (PE): 10.666
Sorocaba (SP): 9.696
Aracaju (SE): 9.326
Ribeirão Preto (SP): 8.527
Teresina (PI): 8.158
Campo Grande (MS): 7.602
Florianópolis (SC): 7.601
Maringá (PR): 7.232
João Pessoa (PB): 6.958
Contagem (MG): 6.908
Três Lagoas (MS): 6.713
São Luis (MA): 6.657
Campinas (SP): 6.554
Joinville (SC): 6.491
Santo Andre (SP) 6.389
Uberlândia (MG): 6.049
Sobral (CE): 6.048
Cuiabá (MT): 5.724
São José (SC): 5.433
Niterói (RJ): 5.025
Serra (ES): 5.022
Londrina (PR): 4.840
Nova Iguaçu (RJ): 4.839
Anápolis (GO): 4.748
Campos dos Goytacazes (RJ): 4.734
Montes Claros (MG): 4.623
São Bernardo do Campo (SP): 4.558
São Gonçalo (RJ): 4.556
Macaé (RJ): 4.550
Gravataí (RS): 4.496
Canaã dos Carajás (PA): 4.488
Feira de Santana (BA): 4.416
Barueri (SP): 4.249
Maragogipe (BA): 4.227
Marabá (PA): 4.136
Caruaru (PE): 4.135
Itabirito (MG): 4.080
Osasco (SP): 3.857
Cascavel (PR): 3.712
Rio de Janeiro (RJ): 48.974
Manaus (AM): 22.805
Fortaleza (CE): 21.217
Brasília (DF): 19.718
Goiânia (GO): 18.777
Guarulhos (SP): 16.833
Salvador (BA): 16.738
Altamira (PA): 15.053
Porto Alegre (RS): 14.440
Curitiba (PR): 11.673
Recife (PE): 10.666
Sorocaba (SP): 9.696
Aracaju (SE): 9.326
Ribeirão Preto (SP): 8.527
Teresina (PI): 8.158
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