Pesquisa Quaest mostra que aumentou rejeição à anistia e PL da dosimetria
52% da população considera que as penas aplicadas foram justas e 37%avaliam que as sentenças foram muito duras
08/10/2025 | 07h47A pesquisa Quaest divulgada hoje revela que aumentou o perentual de brasileiros que se coloca contra qualquer tipo de anistia para aqueles que foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Segundo o levantamento, neste último mês passou de 41% para 47% a fatia da população que é contrária a qualquer tipo de anistia.
O percentual dos que são favoráveis ao perdão para todos os golpistas, incluindo Jair Bolsonaro, se manteve estável, mas reduziu um ponto: era de 36% no mês passado e passou para 35%.
Além disso, é grande o percentual de entrevistados que é contra o PL da dosimetria, que tem o objetivo de reduzir as penas dos condenados por tentativa de golpe.
Segundo a pesquisa, 52% da população considera que as penas aplicadas foram justas e 37%avaliam que as sentenças foram muito duras.
Outro ponto que é favorável para os governistas é o aumento significativo da rejeição à PEC da Bandidagem, que passou de 53% para 63%.
As manifestações contra PEC e anistia chegaram ao conhecimento de 51% da população e 39% dos entrevistados acreditam que o governo ficou mais forte após os protestos, enquanto 30% acreditam que ficou mais fraco.
A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistados e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
https://iclnoticias.com.br/aumentou-rejeicao-a-anistia-e-pl-da-dosimetria/